Estão abertas as inscrições para o curso de licenciatura em Física, ofertado pela UFJF, através do polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Cataguases. As vagas são para os candidatos à mudança de curso para outro na UFJF, à transferência de outra Faculdade para a UFJF, graduados em curso superior e os que tenham participado do ENEM nos anos de 2011 e 2012.
Os interessados devem realizar as inscrições até dia 21 de agosto pelo site www.cead.ufjf.br e, em seguida, efetivá-la na sede do polo da UAB, localizado na Avenida das Indústrias, 450, Santa Clara, no mesmo prédio onde funciona o CAIC. Para isso, o candidato deverá comparecer pessoalmente e levar duas cópias da certidão de nascimento ou de casamento, uma do histórico escolar, cédula de identidade, título de eleitor, comprovante da última votação, CPF, certificado de reservista ou atestado de alistamento militar e foto 3x4 recente.
Além disso, os interessados deverão apresentar cópias dos documentos necessários para cada tipo de inscrição. Por exemplo: se o candidato estiver pleiteando a transferência de curso, existe uma documentação específica, se for se inscrever como graduado, já serão outros documentos exigidos, conforme o edital. O interessado também deverá apresentar declaração de próprio punho, demonstrando que não é beneficiário do PROUNI e que não possui nenhum vínculo acadêmico em curso de graduação em outra Universidade pública. Para mais informações, leia o edital 071/2013 disponível no site acima citado ou entre em contato com o polo da UAB em Cataguases pelo telefone (32) 3421-1955.
{{banner-interno}}
Começou às 18:30 h desta quinta-feira, 8, no Centro Cultural Humberto Mauro, em Cataguases, a IX Conferência Municipal de Assistência Social, cujo tema é a "Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS". A abertura solene foi realizada pelo presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Rubens Roberto Santana de Melo que destacou o objetivo do encontro no sentido de "implementar evoluções no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)". Além do presidente, compuseram a mesa o prefeito Cesinha Samor, o secretário municipal de Assistência Social Vanderlei Teixeira Cardoso, o vice-prefeito Sérgio Gouvêa, o coordenador administrativo da Fundação Ormeo Junqueira Botelho Fausto Menta e a assistente social Meirijane Teodoro. Para Rubens, "os esforços da Conferência culminarão com o bem estar de toda sociedade" e a presença de cada um "pode ser o pavio para que seja formado o poder da energia plena".
Vanderlei destacou que Cataguases tem uma ótima equipe de Assistência Social "que tem consciência exata do que é uma política de assistência social e que vê aquele setor não como uma atitude de caridade, mas sim como direito do cidadão e dever do estado". O secretário também destacou o apoio do prefeito Cesinha à Pasta, revelando que "em nenhuma ocasião o prefeito ‘podou’ nossos trabalhos, pelo contrário, sempre nos deu força".O chefe do executivo também fez uso da palavra, ressaltando a importância da realização da Conferência Municipal de Assistência Social, uma vez que ela "é preparatória para a Conferência Estadual, ao mesmo tempo em que é um momento oportuno de avaliarmos os serviços desta área em Cataguases". Cesinha disse que "fará tudo o que puder para ajudar cada vez mais a alavancar a Assistência Social de Cataguases", destacando que seu governo "é popular e participativo".
Após os pronunciamentos iniciais, Meirijane (foto acima) ministrou uma palestra sobre os seis eixos a serem debatidos na Conferência, ressaltando pontos que poderão ser abordados nas discussões e nas propostas que serão elaboradas no decorrer de toda esta sexta-feira, 9, no auditório da Igreja Nossa Senhora das Graças, localizada na Vila Domingos Lopes. Os eixos a serem estudados são: 1: Co-financiamento obrigatório da Assistência Social; 2: Gestão do Sistema Único de Assistência Social; 3: Gestão de Trabalho; 4: Gestão de Serviços; 5: Gestão de Benefícios no SUAS e 6: Regionalização. (Fotos: Paulo Victor Rocha)
{{banner-interno}}
A partir do dia 15 de agosto, os atendimentos do programa Bolsa Família e do Cadastro Único em Cataguases serão realizados em novo endereço, localizado na Avenida Humberto Mauro, 340, Centro. Essa mudança proporcionará benefícios à população no que diz respeito à acessibilidade, "pois nesse novo local não existem escadas e o espaço é mais amplo, podendo melhor acomodar as pessoas em dias de grande demanda", conforme disse o coordenador Antônio Augusto dos Prazeres Gomes.
O novo endereço também vai abrigar as atividades do Projovem e, segundo Antônio Augusto, "a grande área externa que existe lá será bem aproveitada para a realização das oficinas e encontros desse programa". O coordenador destacou que "as pessoas que possuem renda familiar de até três salários mínimos podem se inscrever no Cadastro Único para terem direito a diversos benefícios, como isenção em taxas de inscrição em concursos públicos, direito à participação em programas como o PRONATEC e o Minha Casa, Minha Vida, entre outros serviços socioassistenciais"."Graças ao empenho de toda a equipe, as pessoas que nos procuram atualmente para serem inscritas no Cadastro Único conseguem o Número de Inscrição Social (NIS) em no máximo 48 horas, frisou Antônio Augusto", lembrando que "anteriormente, a geração do NIS demorava em torno de 30 dias e a espera já chegou a 82 dias em algumas ocasiões". (Fotos cedidas por Antônio Augusto dos Prazeres Gomes)
{{banner-interno}}
O Grupo Especializado de Policiamento Ostensivo Rápido - GEPMOR - que trabalha com patrulhamento em motocicletas, durante ação preventiva no Bairro Ana Carrara, prendeu em flagrante, Wanderson Borchadt por corrupção ativa. A equipe de policiais abordou o veiculo que ele dirigia, um Fiat Uno placa LCD-4973, quando ele informou não possuir carteira de habilitação nem trazia consigo os documentos do carro. Os policiais disseram que iriam fazer a multa pelas infrações cometidas e que se não providenciasse os documentos, o veiculo seria removido até o Auto Socorro Dois Irmãos.
Ao ouvir as medidas que estavam sendo tomadas por causa das infrações cometidas, Wanderson pegou a carteira, retirou seis notas de cinqüenta reais e as colocou no banco do carona dizendo serem para o soldado Fernandes e o Cabo Dionísio "dividirem", acrescentando que ele ficaria com "um troco" e pedindo então que os policiais relevassem a situação. A proposta foi presenciada por uma testemunha que estava sentada na porta de sua casa a cerca de três metros do local. Os policiais deram voz de prisão em flagrante a Wanderson por crime de corrupção ativa.
O veículo foi removido pelo Guincho e Wanderson conduzido para o Posto Avançado da Policia Militar anexo ao Pronto Socorro Municipal onde foi registrada a ocorrência e Wanderson fez o exame de corpo delito. Logo depois foi levado para a delegacia de Policia em Cataguases onde prestou depoimento e está preso aguardando a definição da justiça.
{{banner-interno}}
A Google está sendo seriamente criticada pela forma como o Chrome pode revelar senhas salvas a qualquer pessoa com acesso ao seu computador. Mas a empresa defende sua decisão, com o líder da equipe de segurança do navegador argumentando que outras medidas de proteção ofereceriam apenas uma "falsa sensação de segurança".O problema é relacionado à forma como o Chrome armazena as senhas salvas. Todas elas aparecem em uma lista acessível ao digitar chrome://settings/passwords na barra de endereços do navegador. Basta clicar em um item da lista e no botão "Mostrar" para ver a senha.
Basta um clique para ver os nomes de usuário e senhas salvas no Chrome
Este não é um novo "recurso" do Chrome, mas foi trazido à tona recentemente pelo desenvolvedor de software Elliot Kember. "Os usuários não esperam que seja tão fácil acessar suas senhas", disse Kember em um post no Facebook. "Todos os dias milhões de usuários estão salvando suas senhas no Chrome. Isto não está certo".
Justin Schuh, líder da equipe de segurança do Chrome, defende a prática, dizendo que se alguém já tem acesso ao seu computador e à sua conta no sistema operacional, sua segurança já foi comprometida. Neste ponto, disse Schuh, um agressor poderia instalar malware no sistema ou acessar outras informações sensíveis. "Acreditamos que limites dentro da conta do usuário no sistema simplesmente não são confiáveis, e são apenas "teatro", disse Schuh.
Schuh tem razão se estivermos falando de evitar ataques sérios. Mas e quanto à "bisbilhotagem" mais convencional, por um "amigo", esposa ou colega de trabalho? Parece improvável que alguns destes usuários cheguem ao ponto de instalar malware, mas rápida "espiadinha" em uma conta do Facebook ou Twitter não parece estar fora de questão. Schuh não endereça este ponto.
E há outro problema com a lógica de Schuh: ele vê o Chrome como meramente um software que existe dentro de outro sistema operacional. Mas cada vez mais o Chrome é um sistema operacional por si só, hospedando apps como o Dropbox e o Google Drive, recheados de informações sensíveís. Alguém com breve acesso ao seu computador poderia dar uma espiadinha nestes apps, mas alguém com as senhas de acesso a eles pode continuamente monitorar suas contas a partir de qualquer outra máquina. E o Chrome torna fácil para qualquer pessoa perto de você conseguir estas senhas.
Elimine o problema
Se tudo isso te deixou preocupado, há algumas soluções. A primeira é não salvar senhas no Chrome clicando em Configurações / Mostrar configurações avançadas... e desmarcando a opção Ofereça para salvar senhas quando eu entrar na web em Senhas e formulários. Clique também em Gerenciar senhas salvas e limpe todas as senhas armazenadas.Se você detesta ficar digitando e lembrando senhas, considere o uso de um gerenciador de senhas como o LastPass ou Dashlane, e use a autenticação via Google, Facebook ou Twitter para fazer login em sites sempre que possível. Outra opção é clicar no botão "Desconectar sua conta do Google" nas configurações do Chrome sempre que você deixar alguém usar seu computador.
Idealmente, a Google deveria pedir uma senha extra quando um usuário tenta visualizar senhas. Isso não irá impedir um hacker de acessar seu PC, mas manterá os bisbilhoteiros à distância sem grande prejuízo para o usuário. O Firefox, que também pode exibir as senhas salvas, dá ao usuário a opção de definir uma "senha mestra" para isso, mas ela deve ser habilitada manualmente.
{{banner-interno}}