Um Fiat Palio branco capotou, pouco depois das 19 horas, na estrada que liga Cataguases ao Distrito de Cataguarino. O único ocupante do veículo, o motorista Ivan Rodrigues Gregório, 42 anos, sofreu um corte profundo na panturrilha de uma das pernas, mas deixou o veículo que caiu com as rodas para cima, sozinho e andando. Ele foi medicado e passa bem, conforme informou a PM.
Os Policiais Militares que estavam fazendo a segurança na Exposição Comunitária daquele distrito, que termina na noite deste domingo, 11, foram informados por moradores do local sobre o acidente e se dirigiram para o local, a cerca de dois quilômetros de Cataguarino. Ao chegarem encontraram Ivan de pé e aparentemente em bom estado de saúde, com um corte na perna. A ambulância da Prefeitura também compareceu ao local e o levou para o Pronto Socorro Municipal onde recebeu cuidados médicos.
Segundo a PM informou à reportagem do Site do Marcelo Lopes, Ivan teria perdido controle do carro quando voltava para Cataguases ao tentar desviar de um cavalo que estaria na pista. Com isso, o veículo saiu da pista, tombou - uma descida com curva no final - caindo com as rodas para cima em uma vala, aparentemente, de escoamento de água de chuva. Ele relatou ainda aos policiais que para sair do carro, teve que quebrar o parabrisa dianteiro o que, possivelmente, provocou o corte em uma de suas pernas. (Fotos: Paulo Victor Rocha)
Veja mais fotos na galeria abaixo.{{banner-interno}}
O Android Device Manager, um serviço da Google projetado para rastrear um smartphone ou tablet perdido ou roubado, começou a ser ativado nesta quarta-feira. Não é necessário instalar ou baixar nada: ele é uma atualização "silenciosa" que será enviada automaticamente para todos os aparelhos com o Android 2.2 ou mais recente, da mesma forma que a Google faz com as atualizações da loja Google Play ou com o recente utilitário "Configurações do Google".
Para usar o serviço basta acessar o endereço www.google.com/android/devicemanager em um navegador enquanto logado com a mesma conta do Google que está registrada em seu smartphone ou tablet. A página mostra um mapa com a localização aproximada do aparelho além de um painel com informações como o nome, quando ele foi registrado em sua conta no Google, a última vez que foi usado e a última que foi localizado.
Você pode tentar localizar novamente o aparelho clicando no botão com as duas setinhas, fazê-lo tocar uma campainha a todo volume (ótimo para encontrar um aparelho perdido em casa) clicando no botão Tocar e até mesmo usar a opção Apagar dispositivo para apagar remotamente todas as informações do aparelho caso não tenha mais esperanças de encontrá-lo. Essa opção tem de ser habilitada previamente no próprio aparelho.
Não testei o recurso "Apagar dispositivo" em meu próprio smartphone, mas posso afirmar que a opção Tocar funciona muito bem, mesmo com fones de ouvido plugados. O serviço de localização usa as redes Wi-Fi mais próximas para "triangular" a posição aproximada do aparelho, e a precisão varia de acordo com o local. Em nossos testes o serviço indicou corretamente uma área de 66 metros ao redor de nossa redação, como mostrado na imagem acima.
Mas notamos que o serviço de localização para de funcionar se você desabilitar a opção Acesso a minha localização dentro do item Serviços de localização nas configurações do aparelho. Ou seja, um ladrão mais esperto seria capaz de burlar o localizador facilmente. Além disso, o smartphone ou tablet precisa estar conectado à internet (via 3G, 4G ou Wi-Fi) para que o Android Device Manager funcione.
O Android Device Manager é um passo substancial para a Google. A Apple oferece há anos um recurso similar chamado "Find my iPhone", mas até hoje os usuários de aparelhos Android tinham de recorrer a serviços de terceiros, alguns deles pagos, para ter algo similar. Não mais.
{{banner-interno}}
O Programa Pai Presente completa três anos este mês. Coordenado pela Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com os tribunais de Justiça de todo o país, foi criado para incentivar pais que não registraram os filhos. O programa contribuiu para cerca de 22.830 reconhecimentos espontâneos de paternidade desde a criação, em agosto de 2010.
O Pai Presente atende a mães e filhos maiores de 18 anos, que ainda não possuem o nome do pai na certidão, ou pais que desejam registrar seus filhos tardiamente. Para isso é preciso que o interessado procure o cartório de registro civil e dê início ao processo de reconhecimento de paternidade. O cartório então localiza e intima o suposto pai para que se manifeste sobre a paternidade ou toma as providências necessárias para dar início à ação investigatória.
De acordo com o CNJ, magistrados de todo o país já realizaram 22.887 audiências, com o objetivo de garantir o registro paterno às pessoas que não têm essa informação na certidão de nascimento. Também foram feitos 13.093 exames de DNA, desde o início do programa.
A iniciativa aproveita os 7.324 cartórios com competência para registro civil no país, em localidades onde muitas vezes não há unidade de Justiça ou postos do Ministério Público (MP), para dar início ao processo de reconhecimento de paternidade tardia.
{{banner-interno}}
O governo da África do Sul informou hoje (11) que o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela tem feito "progressos lentos, mas regulares". De acordo com a nota divulgada no site do governo, apesar da melhora, Mandela continua em estado de saúde considerado crítico.
Nelson Mandela, de 95 anos, está hospitalizado há mais de dois meses em Pretória, tratando uma infecção pulmonar. Ontem (10), a filha do líder sul-africano, Zindzi Mandela, disse, em entrevista para a televisão pública SABC, que Nelson Mandela já consegue sentar em uma cadeira durante alguns minutos por dia e que está a cada dia mais alerta.()
No comunicado divulgado hoje, o atual presidente do país, Jacob Zuma, que não atualizava notícias sobre Mandela desde 31 de julho, disse que a equipe médica destacou que a situação do líder ainda é crítica e pediu para que a população continue "rezando pelo restabelecimento de Mandela".
Winnie Madikizela-Mandela, ex-mulher de Mandela e mãe de Zindzi, anunciou na última quinta-feira (8) que o líder africano já respirava normalmente. Winnie e Zindzi descartaram risco de morte.
Autoridades africanas informaram que os problemas pulmonares de Mandela estão provavelmente relacionados com sequelas de uma tuberculose contraída durante a detenção do líder africano na prisão de Robben Island, ao largo da cidade do Cabo, onde passou 18 dos 27 anos de prisão sob o regime do apartheid, movimento de segregação racial.
Mandela é reconhecido mundialmente por liderar, com o último presidente imposto pela minoria branca, Frederik de Klerk, uma transição para a democracia baseada na reconciliação nacional. O líder africano recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1993 e sua última aparição pública foi na cerimônia de encerramento da Copa do Mundo de Futebol de 2010, disputada na África do Sul.
{{banner-interno}}
A Casa de Cultura Simão divulgou recentemente o resultado do Edital "Sua Banda e sua Peça na Casa Simão" 2013/2014. Dos 59 inscritos foram escolhidos seis projetos que vão se apresentar no Anfiteatro Ivone Barbosa Silva no período entre agosto de 2013 e junho de 2014.
Conheça, abaixo, os escolhidos e clique nos links para assistir aos videoclipes destes artistas.
- Alexandre Scio - Juiz de Fora (MG), jazz, rock; https://myspace.com/alexandrescio/video/alexandre-scio-no-1-festival-da-revista-guitar-player-em-t/57973630
- Grupo Burundanga de Teatro - Ouro Preto (MG) - comédia com a adaptação do espetáculo "A mente capta", de Mauro Rasi; http://www.youtube.com/watch?v=vsApPc0h1cQ
- Lúdica Música - Juiz de Fora - MG, MPB; https://www.youtube.com/watch?v=YSM1hMoFuLU
- Os Beatnics - Leopoldina (MG), reggae, rock, samba, MPB; http://youtu.be/spvxxuZdABk
- Stone Age - Quem foi que falou que morreu o rock'n roll - Cataguases (MG), rock, blues; https://www.youtube.com/watch?v=mv2lUc2mkSk
- Renato Barushi - Cataguases (MG) - indie rock, MPB; http://www.youtube.com/watch?v=f3hGNTigoUY
As propostas selecionadas recebem uma verba de R$ 2.000,00 (dois mil reais), sendo a Programação da Casa Simão responsável pela produção, divulgação e cobertura das atrações. O evento conta com o Incentivo da Lei Estadual de Cultura de Minas Gerais e patrocínio da Bauminas e Hidroazul. (Foto: reprodução da internet)
{{banner-interno}}