Confrontos começaram no centro do Cairo nesta terça-feira, quando apoiadores do presidente deposto do Egito Mohamed Mursi foram atacados enquanto marchavam em direção ao Ministério do Interior, disse um repórter da Reuters.
Defensores do novo governo instalado por militares arremessaram pedras contra os manifestantes e atiraram garrafas contra eles a partir das varandas. A polícia então disparou gás lacrimogêneo contra os manifestantes pró-Mursi.
Alguns milhares de manifestantes favoráveis a Mursi participavam da marcha quando surgiu o confronto. Os moradores locais insultaram eles, chamando-os de terroristas e dizendo que não eram bem-vindos. Os residentes começaram então a atirar pedras contra os manifestantes.
Os apoiadores de Mursi reagiram também lançando pedras.
Manifestantes mulheres e crianças fugiram do local em pânico. Dois homens armados com machetes foram vistos perseguindo manifestantes.
Os manifestantes pedem a reintegração de Mursi, que foi destituído pelos militares em 3 de julho e agora é mantido preso em local não revelado.
{{banner-interno}}
No período de 2 a 7 de setembro, Cataguases vai sediar a II Copa América de Futebol para Amputados, evento que reunirá as seleções da Argentina, Colômbia, Haiti e do México, além da Seleção Brasileira que, em 2009, venceu a primeira edição da Copa, após vencer a Argentina por 4x3 na disputa de pênaltis. Naquele ano, o evento aconteceu na cidade de Crespo, na Argentina.
Desta vez, os jogos serão realizados no estádio Rodrigo Lanna (Campo do Flamenguinho) e, segundo o secretário municipal de Esportes Ricardo Dias, "com o apoio do Prefeito Cesinha, nós acolhemos essa proposta por entendermos que, além do exemplo de histórias de superação que esta modalidade representa, o evento tem também a importância de reunir em nossa cidade delegações de quatro países, além da Seleção Brasileira, somando mais de cem atletas, o que, certamente vai atrair a atenção da imprensa esportiva especializada para Cataguases", destaca.
A Copa América para Amputados é organizada pela Associação Brasileira de Desportos para Amputados, que será a responsável pela divulgação do evento, bem como pelo custeio das equipes de arbitragem e das premiações com troféus e medalhas. A Prefeitura de Cataguases ficará com o dever de providenciar acomodação, alimentação e transporte para as delegações envolvidas no evento.
A competição será disputada em sistema de pontos corridos e a tabela dos confrontos será divulgada nas próximas semanas. Conforme ressalta Anderson Ventura, coordenador de apoio da Secretaria Municipal de Esportes, a realização desta competição conta também com o fundamental apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, "uma vez que este campeonato tem um importante apelo para divulgação das ações de pessoas com necessidades especiais através do esporte". Ricardo Dias diz que "é motivo de orgulho para nosso município sediar um evento internacional que tem o objetivo de incentivar o paradesporto".
{{banner-interno}}
Pela terceira vez neste ano, as operações de crédito ficaram mais caras em julho, segundo pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). Para as pessoas físicas, o aumento médio foi 0,55% com a taxa passando de 5,45% para 5,48%, o que corresponde a um acumulado ao ano de 89,69%. Com esse resultado, a taxa foi a maior desde novembro de 2012, mês em que estava em 5,63% ao mês e 92,95% ao ano.
Das seis linhas de crédito pesquisadas, cinco tiveram correções e uma ficou estável. A maior alta ocorreu, justamente, na modalidade em que as tomadas representam sempre o menor custo, a do Crédito Direto ao Consumidor (CDC) obtido nos bancos e em financiamentos sobre a compra de automóveis, com taxa fixada em 1,58% ou 3,27% acima do índice de junho.
Isso significa que, por ano, o consumidor vai pagar juros de 20,70% ante 19,99%, registrado em junho. Essa taxa é a maior desde novembro do ano passado quando o juros do CDC atingiu 1,64% ao mês e 21,56% ao ano. Já no caso do cartão de crédito, que tem os maiores juros, a taxa permaneceu a mesma da registrada em junho com 9,37% ao mês e 192,94% ao ano. No comércio, o índice subiu de 4,08% para 4,10%.
Se a opção foi recorrer ao empréstimo pessoal em financeiras, o tomador encontrou na média juros de 6,99%, alta de 0,43% sobre junho, que elevou a taxa ao ano para 124,97%. Essa taxa é mais alta desde novembro de 2012, quando estava em 7,42% ao mês e 136,06% ao ano.
Essa mesma operação, nos bancos teve correção no mês de 3,08%, com alta de 1,32% e uma taxa ao ano de 43,91%. O empréstimo pessoal em bancos também apresentou a taxa mais elevada desde novembro do ano passado, época em que estava em 3,14% ao mês e 44,92% ao ano.
No uso do dinheiro do cheque especial, a segunda linha mais cara entre as seis pesquisadas, houve aumento de 0,52% com a taxa passando de 7,73% para 7,77% ao mês, e 145,46% ao ano. Neste caso, a taxa foi a maior desde dezembro do ano passado quando alcançou 7,82% ao mês e 146,83% ao ano.
A taxa de juros média praticada no mercado no conjunto de seis estados (São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná), além de Brasília, atingiu 4,10% ao mês e 61,96% ao ano. A mais elevada foi encontrada no Paraná com índice de 4,18% no mês e de 63,46% e a menor foi praticada em São Paulo com 3,94% no mês e 59% ao ano.
O diretor executivo de Estudos Econômicos da Anefac, Miguel José Ribeiro de Oliveira, justificou por meio de nota que os aumentos são reflexos da última alta da taxa básica de juros, a Selic, que subiu de 8% para 8,5%, em 10 de julho passado.
{{banner-interno}}
A sexta edição da campanha "Universitário sangue bom", criada pelo Instituto Estadual de Hematologia (Hemorio), voltou hoje (12) a instituições de ensino superior. A primeira a receber a coleta foi a Unilasalle em Niterói, região metropolitana do Rio. De acordo com agentes do Hemorio que estavam no local, 31 jovens doaram sangue, que será distribuído a hospitais públicos abastecidos pelo Hemorio.
Para a médica responsável pelas coletas externas do instituto, Márcia Ben, apesar de os números não terem sido significativos em Niterói, o balanço foi positivo. "Essa campanha é inédita nesta universidade, então sempre esperamos uma expectativa inferior ao [que é] comum, mas os jovens receberam muito bem a ideia e participaram de forma ativa."
Segundo o diretor da agência idealizadora do projeto em parceria com o Hemorio, Caio Barreto, o principal objetivo da campanha é incentivar os jovens a doar. "Nossa plataforma cria um ponto de contato entre o jovem, que é o doador de amanhã, e o Hemorio. Buscamos estratégias descoladas para chamar a atenção dos universitários. Usamos as redes sociais para incentivá-los a participar", ressaltou.
A diretora-geral do Hemorio, Clarisse Lobo, destacou a importância da difusão da campanha pela internet. "Os canais digitais são estratégicos para atingir esse público específico."
O estudante Sergio Machado, de 21 anos, participou da campanha de hoje. "Não conhecia o projeto, apesar de ser a terceira vez que doo sangue. Fui pego de surpresa, mas acho importante contribuir para a saúde de alguém, já que eu tenho a minha em perfeito estado. Eu e mais dois amigos topamos participar na hora", contou.
Amanhã (13) a campanha irá para a universidade Unigranrio na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. A lista completa das instituições de ensino superior em que haverá coleta de sangue está disponível no site do governo do Rio de Janeiro. Nas edições anteriores, 3,6 mil bolsas de sangue foram coletadas.
{{banner-interno}}
Com o propósito de aproximar e facilitar o acesso da população ao mundo virtual, a Prefeitura Municipal de Guiricema, em parceria com a Câmara de Vereadores, implantará a partir desta quinta-feira, 15/08, o programa Internet na Praça.
Segundo o prefeito Antônio Vaz de Melo, a iniciativa visa à democratização da informação para todos. "A instalação da rede Wi-Fi tem um caráter de inclusão social", disse. "Esperamos que o serviço seja usado com bom senso por todos que precisarem do acesso rápido a internet".
O acesso à rede é gratuito em toda abrangência da Praça Coronel Luiz Coutinho, no Centro da cidade. O sinal ficará disponível de 18h às 8h durante a semana e 24 horas nos finais de semana.
Para acessar a internet será preciso ter em mãos qualquer dispositivo móvel, como notebooks, tablets e celulares equipados com o serviço de internet sem fio, Wi-Fi.
{{banner-interno}}