Aconteceu, na noite do último dia 14, no Ginásio Poliesportivo João Antônio Bilheiro, em Miraí, a formatura das turmas participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) naquele município. A solenidade foi marcada por um grande número de pessoas e autoridades que prestigiaram as apresentações musicais e as danças realizadas por alunos do PROERD e artistas da comunidade.
O evento também contou com a participação da Banda de Música do 21º Batalhão de Polícia Militar, de Ubá e, segundo o instrutor do PROERD, Sargento Charles Henrique Coelho, "o grande sucesso do evento se deu em razão da união dos alunos, profissionais da Educação, Comando da Polícia Militar de Minas Gerais, Poder Público municipal e Sociedade Civil". Charles agradeceu a todos que "direta ou indiretamente contribuíram com a realização de mais um grande evento pela paz".
Após um período de inatividade em Miraí, o PROERD voltou a atender os jovens do município no primeiro semestre de 2013 pelo Sargento Charles, que integra a 146ª Companhia Especial de Polícia Militar de Cataguases. A população que compareceu à formatura embalou no clima de alegria contagiante que tomou conta do espaço e elogiou os trabalhos realizados do PROERD. (Fotos: Ribeiro Video Foto)
{{banner-interno}}
Começa, no dia 24 de agosto, a Campanha Nacional de Multivacinação, realizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com as secretarias municipais de Saúde, com o objetivo de atualizar o esquema vacinal das crianças brasileiras menores de 5 anos. A Campanha se estenderá até o dia 30, mas o maior movimento nos postos de vacinação deverá acontecer no primeiro dia de vacinação, considerado como o dia "D" de mobilização nacional.
Em Cataguases, todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança estarão disponíveis na Policlínica Municipal e nos PSF’s dos bairros Bandeirantes, Paraíso, Leonardo, Granjaria, Sereno e Vista Alegre, das 8h às 17h, até quando durar a Campanha. Para que as crianças sejam imunizadas, é importante que os pais apresentem as carteiras de vacinação, a fim de que seja feita a seleção adequada das vacinas necessárias, de acordo com os esquemas preconizados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).
O objetivo da Campanha é diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal. Em todo o Brasil, o público-alvo da ação chega a 14,4 milhões de crianças. Conforme revelou Lívia Machado Milani, coordenadora do setor de Epidemiologia da Prefeitura de Cataguases, "a meta do município é vacinar, de forma seletiva, todas as crianças que estiverem com o esquema vacinal em atraso", destacou.
Veja abaixo o calendário de vacinação e confira se seu filho está em dia com as vacinas obrigatórias.
{{banner-interno}}
Um grupo de trabalho formado por 18 procuradores do Ministério Público Federal vai acompanhar, nos próximos meses, as ações que estão sendo feitas pelas autoridades públicas para prevenir desastres naturais no estado do Rio de Janeiro, como as chuvas que mataram quase mil pessoas na região serrana fluminense em 2011. O grupo se reúne hoje (16) com representantes das secretarias de Defesa Civil Nacional e estadual.
Daqui a 15 dias, está prevista uma reunião com o secretário estadual de Obras, Hudson Braga. Segundo a procuradora Luciana Gadelha, o Brasil gasta mais na recuperação de desastres do que na prevenção, o que provoca desperdício de recursos público e, mais importante, mortes. "No Brasil, o Poder Público tem uma cultura de só adotar medidas, depois dos desastres."
Segundo ela, o MPF quer saber como funcionam os sistemas de defesa civil, como é a comunicação à população, que obras vêm sendo realizadas para a prevenção, entre outras informações.
"Pretendemos atuar de forma coordenada e em parceria com o poder público no estado e nos municípios. Nossa atuação será através de reuniões e, eventualmente, de recomendações ao estado do Rio ou às prefeituras. Se as recomendações não forem suficientes, aí sim, entraremos com uma ação judicial [contra as autoridades]", disse a procuradora.
{{banner-interno}}
O artista plástico cataguasense Luiz Lopez não para de inovar. Criativo que é, já fez miniesculturas com giz escolar, trabalhos com palitos e uma infinidade de utensílios que em suas mãos não são simples objetos, mas peças de uma obra de arte. E arte com "a" maiúsculo. Luiz Lopez, tem mais de trinta anos de carreira e trabalhos belíssimos reconhecidos pela crítica especializada e público em geral, que encantam e chamam a atenção para um olhar mais detido, apurado.
No próximo dia 6 de setembro, véspera do aniversário de Cataguases, Luiz Lopez abre sua mais nova exposição, desta vez formada por miniobjetos e que recebeu o simpático nome "Sofá para combinar com quadro". São peças, na verdade, pequenas preciosidades que o artista montou cuidadosamente formando um universo único, como a da foto acima. A exposição será montada na Casa de Leitura da Chácara Dona Catarina, em frente à antiga Estação Ferroviária. A abertura ao público vai acontecer às 19:30 horas do próximo dia 6 de setembro, com entrada franca, e poderá ser visitada até o dia 27 do mesmo mês, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. O evento é, também, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura de Cataguases. {{banner-interno}}
A Escola Estadual Professor Clóvis Salgado realizou, na manhã dessa sexta-feira, 16, a Festa dos Estudantes, evento que contou com apresentações musicais e danças em comemoração ao Dia dos Estudantes, celebrado no último domingo, 11. A ocasião foi uma ótima oportunidade para os alunos demonstrarem suas habilidades artísticas no "Show de Talentos" e se divertirem com as dinâmicas em grupo realizadas pelos professores.
O evento também contou com reflexões de motivação e fé, que foram muito bem acolhidas pelos jovens, preenchendo o pátio da escola com alegria e jovialidade. A diretora Luciana Pinholi, sempre animada, parabenizou os alunos pelo Dia dos Estudantes e os ressaltou o ótimo trabalho desempenhado por toda "equipe Clóvis Salgado. Sucesso aos jovens talentos e a todos os alunos e funcionários da Escola", desejou Luciana. (Fotos: Paulo Victor Rocha)
{{banner-interno}}