Um grave acidente ocorrido na manhã desta quarta-feira, 21 de agosto, no Km 42 da BR-393, próximo à localidade de Fernando Lobo, em Além Paraíba, matou o cabo da polícia militar, Márcio Florentino da Silva, 36 anos. Ele era lotado na 52ª Companhia de Polícia Militar, naquela cidade e pertencia aos quadros da corporação havia quinze anos.
Aparentemente as causas do acidente são uma incógnita e somente a perícia técnica poderá revelar o que provocou o choque frontal e a morte do policial. Márcio retornava a Além Paraíba após uma noite de trabalho na cidade de Volta Grande em seu carro, um Gol vinho, placa GUS-2644, quando seu carro se chocou de frente contra a carreta bitrem, da Transportadora Travisani, de Iconha (ES). O caminhão, de placa MRX 8634, dirigido por Wilde Pereira Correia, de 36 anos, que nada sofreu. Segundo ele, após ter feito uma pequena curva em frente ao Sítio Bom Pastor (também conhecido por "Sítio do Eusébio"), no sentido Além Paraíba-Volta Grande, deparou-se com o veículo Gol, vindo em direção contrária, em uma pequena reta, desgovernado, rodando na pista. "Foi impossível evitar a colisão", afirmou. A pista naquele momento encontrava-se molhada, devido à chuva fina que caiu durante a manhã e com vestígios de óleo espalhado pelo asfalto.
O corpo de Márcio ficou preso nas ferragens do carro, cuja frente foi destruída pelo choque. Populares que estiveram presentes ao local momentos depois do acidente disseram que não foi possível salvar a vida do policial por não terem conseguido retirá-lo das ferragens sem a ajuda dos bombeiros. Ele teve as pernas esmagadas e perdeu muito sangue. O Corpo de Bombeiros da cidade do Carmo resgatou o policial gravemente ferido e o levou para o Hospital São Salvador, em Além Paraíba, onde chegou sem vida. Seu corpo será sepultado nesta quinta-feira, 22, às 10 horas no cemitério daquela cidade. (Fotos: Thiago Filgueiras){{banner-interno}}
O Sinserpu (Sindicato dos Servidores das Prefeituras de Cataguases, Astolfo Dutra, Santana de Cataguases, Itamarati de Minas e Dona Eusébia) realizou no começo da noite da última terça-feira, 20 de agosto, reunião extraordinária da diretoria para discutir as demissões que vem sendo feitas pela Prefeitura de Cataguases nas duas últimas semanas, definidas como "ilegais" pela presidente da entidade, Maria Lúcia de Souza Lima Silva.
Além dos diretores, alguns servidores filiados à instituição e que foram dispensados participaram da sessão e deram seus depoimentos, demonstrando enorme indignação com a maneira como as demissões foram feitas. A diretoria, por sua vez, garantiu a todos que vai lutar até a última instância para que os trabalhadores demitidos tenham seus direitos garantidos.
Segundo informou Maria Lúcia, nenhum trabalhador dispensado recebeu qualquer indenização até o momento. "Todos têm direito ao aviso prévio e à multa rescisória e, em alguns casos, à reintegração no quadro de servidores da Prefeitura", lembrou a presidente, acrescentando que o fato de serem aposentados não os desqualifica em relação aos direitos trabalhistas. Segundo ela, a aposentadoria voluntária, por tempo de contribuição, não extingue o vínculo trabalhista, conforme súmula vinculante do Superior Tribunal do Trabalho. "Aposentar-se, neste caso, é um ato voluntário e não uma razão para dispensa do serviço", explicou, lembrando que a aposentadoria só é compulsória a partir dos 70 anos de idade.
Após a reunião, que também discutiu outros assuntos e ratificou a filiação do Sinserpu à Feserp-MG (Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos de Minas Gerais), a presidente e os diretores compareceram à sessão da Câmara Municipal, onde várias manifestações foram feitas sobre as demissões. (Foto: Paulo Lúcio "Carteirinho"){{banner-interno}}
O Programa Nacional de Banda Larga, que possibilita a oferta de internet rápida a preços populares, está disponível em mais de 3,2 mil municípios do país, segundo dados do Ministério das Comunicações. Até o fim do próximo ano, todos os municípios brasileiros devem ser atendidos pelas operadoras.
Por meio da parceria entre o Ministério das Comunicações e as concessionárias de telefonia, as empresas comercializam pacotes de acesso à internet com velocidade de 1 megabit por segundo a R$ 35 mensais (com impostos). Das 364 localidades atendidas no primeiro trimestre deste ano, a maioria está situada nas regiões Norte e Nordeste do país.
Segundo o ministério, a Telebras, estatal responsável pela execução do PNBL, já construiu mais de 25 mil quilômetros de redes de fibras ópticas para chegar às localidades onde ainda não há oferta por parte das concessionárias.
A lista dos municípios atendidos pelo PNBL está disponível no site do Ministério das Comunicações
{{banner-interno}}
O saldo líquido da geração de empregos em julho passado foi o pior dos últimos dez anos, com a criação de 41,4 mil postos - resultado de 1.781.308 admissões e 1.739.845 demissões. Um desempenho pior só havia sido registrado em julho de 2003, com 37,2 mil. No mesmo mês do ano passado, o volume de empregos gerados foi 142,4 mil - mais de 100 mil a mais do que neste ano.
Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado hoje (21) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Com relação aos sete primeiros meses de 2013, o país teve o pior desempenho desde 2009, com a criação de 907,2 mil postos de trabalho com carteira assinada. No mesmo período de 2009, haviam sido criados 397,9 mil postos, enquanto, de janeiro a julho de 2012, o saldo foi 1,3 milhão.
O ministro do Trabalho, Manoel Dias, informou que o desempenho do mercado de trabalho nos sete primeiros meses do ano está de acordo com as perspectivas da economia do país. "O mundo todo está [com geração de emprego] negativo e nós estamos positivos. Essa é a nossa realidade. Estamos crescendo, o emprego está crescendo. Não é o número que eu gostaria que fosse, mas é um crescimento de acordo [com o da economia brasileira]", explicou Dias.
De acordo com o ministério, esse número revela, ainda assim, sinais de perda de dinamismo na geração de emprego.
Os setores com os desempenhos mais expressivos nos primeiros sete meses do ano foram os de serviços, com saldo de mais de 384,1 mil postos criados; indústria (198 ,3 mil); e construção civil (146,6 mil). Os piores resultados foram no comércio, com saldo de fechamento de 3,3 mil vagas nesse mesmo período; e no setor de extração mineral, com a criação de 2,2 mil postos.
Em relação a julho, os setores com os piores resultados foram o de serviços industriais (-1,3 mil) e extração mineral (-236). Os melhores o de agropecuária (18,1 mil), serviços (11,2 mil) e indústria (7,1 mil).
Os estados com a mais quantidade de fechamento de postos foram Rio Grande do Sul (-3,6 mil), Pernambuco (-2,9 mil) e Espírito Santo (-1,9 mil). Os estados com os melhores resultados em julho foram Minas Gerais (11,6 mil), São Paulo (8,4 mil) e Mato Grosso (8,4 mil).
Dias não confirmou a previsão de 1,4 milhão para o saldo de postos gerados em 2013, como havia sido anunciado no mês passado. "Acredito que [o mercado] vá melhorar porque há investimentos suficientes para gerar novos empregos. O empresariado está investindo. Para o próximo mês, vamos torcer que melhore. A tendência é a recuperação", informou o ministro.
{{banner-interno}}
No próximo dia 1º, a Praça Rui Barbosa será palco do show "Por Causa de Você", realizado pela cantora e intérprete Marcê Porena, em homenagem à compositora e cantora carioca Adiléia Silva da Rocha, artisticamente conhecida como Dolores Duran. O evento terá direção musical e arranjos de Max Robert, e, ao lado do pianista Leandro Braga, Marcê apresentará canções e poemas consagrados de Dolores, bem como passagens marcantes da vida da homenageada.
"Por Causa de Você" foi apresentado pela primeira vez em 2009 e contribui para a preservação e divulgação da obra de Dolores, uma das maiores cantoras e compositoras que já existiu no Brasil e que morreu prematuramente aos 29 anos, após ser acometida por um infarto fulminante em outubro de 1959.
A cataguasense Marcê traz em seu currículo diversos trabalhos musicais importantes, como a participação no musical brasileiro "Histórias de Alexandre", baseado na obra de Graciliano Ramos e apresentado no Centro Cultural Banco do Brasil, do Rio de Janeiro e de Brasília. Sua apresentação em Cataguases será um grande presente para o público do município que no dia 7 vai comemorar 136 anos de emancipação política.
O show terá patrocínio da Distribuidora Nº1, Restaurante Super Nutre, CDL, G30, MIB Imobiliária, Salatelly Temperos, Caixa Econômica Federal, Casa Mattos e SAL (Regularização e Consultoria Ambiental). Também contará com o apoio cultural do Hotel Cataguases, Natally Nihelly Cabeleireira, Rádio Energia Fm, Cataguases Am, Prefeitura Municipal de Cataguases e Secretaria de Cultura e Turismo.
{{banner-interno}}