O Cartório Eleitoral da Comarca de Cataguases já está finalizando os preparativos para as eleições majoritárias que acontecem no domingo, 1º de setembro, no município de Santana de Cataguases. Conforme informou o chefe daquele órgão, Antônio Carlos Gonçalves, as treze urnas eletrônicas que serão utilizadas no pleito já receberam a carga de dados para a votação e aguardam somente o seu transporte para as devidas sessões.
Antônio Carlos lembrou que o município de Santana de Cataguases possui dezesseis sessões, mas, em algumas delas, as urnas são compartilhadas, daí a existência de treze equipamentos para a votação. Ele também explicou que a carga com os dados são transmitidos ao cartório pelo Tribunal Regional Eleitoral, através de uma linha segura, copiados em um cartão de memória e instalados nas urnas, que antes são auditadas.
O chefe do Cartório Eleitoral também ressaltou que só poderão participar do pleito naquele município os 3253 eleitores inscritos até o dia 4 de abril de 2013. "Quem se inscreveu na Justiça Eleitoral após esta data, mesmo possuindo título de eleitor, não estará apto a participar da eleição de domingo em Santana", destacou. Antônio Carlos ainda informou que os eleitores que trabalharão nas sessões eleitorais foram devidamente comunicados e uma lista com os nomes está disponível na sede do cartório. Além disso, no último sábado, 24 de agosto, todos os presidentes e primeiros mesários das sessões receberam treinamento para o exercício de suas funções.
As eleições em Santana de Cataguases acontecem neste domingo de 8 às 17 horas. Os eleitores devem comparecer aos seus locais de votação munidos de qualquer documento de identificação, com foto. Concorrem ao cargo de prefeito daquele município os candidatos Evaldo Milani (PSC), Manoel Matias (DEM) e Gumercindo Rezende (PSDB). A expectativa de Antônio Carlos Gonçalves é de que todo o processo corra tranquilamente e que até o final da noite de domingo a cidade de Santana de Cataguases possa conhecer seu novo prefeito.
{{banner-interno}}
A economia dos Estados Unidos acelerou de maneira mais rápida que o esperado no segundo trimestre, graças ao aumento nas exportações, reforçando o cenário para que o Federal Reserve, banco central do país, reduza seu programa de estímulo econômico.
Outros dados econômicos divulgados nesta quinta-feira mostraram que o número de norte-americanos que solicitaram novos pedidos de auxílio-desemprego caiu na semana passada, sinal potencial de aceleração de contratações em agosto.
O Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA cresceu a uma taxa anual de 2,5 por cento no período entre abril e junho, de acordo com estimativas revisadas para o período que foram divulgadas pelo Departamento do Comércio nesta quinta-feira. A taxa de crescimento do trimestre foi mais que o dobro do ritmo registrado nos três meses anteriores.
Os relatórios podem estimular a confiança de que a economia está melhorando apesar das medidas de austeridade do governo e uma taxa de desemprego ainda alta.
O governo havia estimado inicialmente que o PIB cresceu a uma taxa de 1,7 por cento no segundo trimestre. Mas dados recentes sobre o comércio mostraram que as exportações saltaram no período no ritmo mais rápido em mais de dois anos.
O governo também informou que os dados dos varejistas mostraram que as empresas reabasteceram suas prateleiras em um ritmo mais veloz no período de abril a junho do que inicialmente estimado.
Economistas consultados pela Reuters esperavam que a economia cresceria a um ritmo de 2,2 por cento.
Muitos economistas esperam que a economia irá acelerar mais no segundo semestre do ano, conforme as medidas de austeridade começarem a pesar menos sobre a produção nacional.
Esse peso ficou evidente no segundo trimestre, quando os gastos contraíram em todos os níveis do governo. De fato, os dados desta quinta-feira mostraram que o peso econômico dos cortes de gastos foi maior no segundo trimestre do que inicialmente previsto.
Ainda assim, os dados podem deixar as autoridades do banco central norte-americano mais confiantes em seu plano de começar a reduzir as compras mensais de títulos ainda neste ano.
"O mercado receberá (os dados como um sinal de que) a redução será mais provável no próximo mês", disse o economista Scott Brown, da Raymond James.
O programa do Fed reduziu os custos de empréstimo e ajudou a gerar uma recuperação no mercado imobiliário do país, que entrou em colapso durante a recessão de 2007-09.
No segundo trimestre, os investimentos no setor imobiliário representaram cerca de um quinto do crescimento da economia durante o período.
Entretanto, outros relatórios sugerem que o setor começou a parecer mais instável perto do fim do trimestre. Expectativas de que o Fed pode reduzir suas compras de 85 bilhões de dólares ao mês em títulos a partir de setembro têm elevado as taxas hipotecárias fortemente desde maio.
No segundo trimestre, os impostos mais altos pareceram segurar os consumidores. Os gastos do consumidor, que representam mais de dois terços da atividade econômica dos EUA, desacelerou para um ritmo de crescimento de 1,8 por cento, após ter subido 2,3 por cento no primeiro trimestre.
Os lucros corporativos, entretanto, saltaram de modo inesperado no segundo trimestre. Após a subtração do impostos pagos pelas empresas, os lucros subiram a uma taxa anual de 4,2 por cento, o aumento mais veloz desde o fim de 2011.
Um relatório divulgado separadamente mostrou que o número de norte-americanos que solicitaram novos pedidos de auxílio-desemprego caiu em linha com as expectativas.
Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego caíram em 6 mil, para 331 mil em dados ajustados sazonalmente, informou o Departamento do Trabalho. Os pedidos não ficaram muito longe do nível de 330 mil desde meados de julho, reforçando as expectativas de aceleração no ritmo de aumento de empregos em agosto.
{{banner-interno}}
O Conselho Municipal de
Assistência Social aprovou, no dia 20 de agosto, o Convênio firmado entre a
Secretaria Municipal de Assistência Social e a Obra Unida Lar São Vicente de
Paulo para a realização do projeto "Vigor na Terceira Idade", que visa levar a
prática de atividades físicas entre os idosos de Cataguases.
O Convênio considera a Política
de Proteção Social ao Idoso e o Estatuto do Idoso, permitindo que os cidadãos
com mais de sessenta anos, que estejam cadastrados na Entidade conveniada, no
Centro de Convivência da Terceira Idade – Pró-idoso ou nos Centros de
Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros Leonardo, São Vicente e do
distrito de Sereno realizem gratuitamente atividades físicas de natação,
hidroginástica, caminhada e alongamento.
Conforme destacou o coordenador
da Proteção Social Básica Murilo Matias, além da equipe de profissionais
direcionados às atividades físicas, os participantes também terão acesso a atendimento
de assistente social e psicólogo, bem como a serviços de fortalecimento de
vínculos. O projeto "Vigor na Terceira Idade" funcionará em espaço localizado
no bairro Ibrahim o que, segundo Murilo, contribuirá para reforçar os serviços socioassistenciais
ofertados naquela região.
"Além do idoso, tem o neto, o
filho, a sobrinha, enfim, famílias que precisam de assistência. O projeto, neste
sentido, também servirá como uma porta de entrada para estudo das demandas do lugar
em que ele acontece", frisou o coordenador da Proteção Social Básica,
destacando que, no local do projeto, ainda serão ofertadas atividades de
natação para adolescentes que tenham Número de Inscrição Social (NIS). "A
intenção é criar um grupo de atletas competidores e assim promover o
fortalecimento de vínculos através do prazer do esporte. Para isso, contaremos
com a Secretaria de Esportes", concluiu Murilo.
Aqueles que não foram convocados no Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec) ou não puderam participar da seleção por não terem feito Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 poderão, a partir de hoje (29), inscrever-se para as vagas que não foram ocupadas. A partir das 19h desta quinta-feira até as 23h59 do dia 16 de setembro, os interessados poderão acessar as vagas e fazer a inscrição no portal do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
As vagas no ensino técnico são gratuitas e serão preenchidas por ordem de inscrição. O candidato deverá apresentar a seguinte documentação na hora de se inscrever: o certificado de conclusão e o histórico escolar do ensino médio, a certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade ou de Trabalho, o Cadastro de Pessoa Física (CPF), uma foto 3x4 recente, o título de eleitor e comprovante de votação e o comprovante de residência.
Depois de se inscrever, o candidato terá prazo de dois dias para confirmar a matrícula na unidade de ensino. Caso não compareça, a inscrição será cancelada automaticamente. A primeira edição do Sisutec ofereceu 239.792 vagas em instituições da rede pública, privada e do Sistema S. Os cursos têm de um a dois anos de duração, com carga horária entre 800 e 1.200 horas-aula. Ao todo, foram 383.080 inscritos no Sisutec.
{{banner-interno}}
No final da tarde da última terça-feira, 27, o vereador Serafim Spíndola ingressou com Mandado de Segurança Preventivo, com pedido liminar, contra ato do Presidente da Câmara Municipal de Cataguases, vereador Fernando Pacheco, alegando que não lhe vem sendo assegurado o direito de "vista" dos projetos de lei submetidos ao regime de urgência naquela Casa, o que estaria impedindo a ele de exercer seu direito de controle das proposições.
Serafim alegou que, com base no que lhe faculta o Art. 215 do Regimento Interno da Câmara, tanto na sessão de 6 de agosto, como na de 20 deste mesmmo mês, requereu por escrito "vista" de projetos em discussão, mas o vereador Fernando Pacheco, na presidência dos trabalhos, "verbal, arbitrária e ilegalmente" indeferiu seu pedido. Ainda no Mandado de Segurança, o vereador Serafim Spíndola requereu "o traslado das peças do presente feito, com remessa ao Ministério Público para promover ação penal contra o impetrado (vereador Fernando Pacheco, presidente da Câmara) e de improbidade administrativa, se assim entender", relatou na peça encaminhada à justiça.
O processo recebeu o nº 0082016-49.2013.8.13.0153 e foi distribuído por sorteio ao Juiz Edson Geraldo Ladeira que, na tarde desta quarta-feira, 28, deferiu parcialmente o pedido de liminar, "no sentido de assegurar ao autor (vereador Serafim Spíndola) o direito de, quando da discussão e votação, ter acesso ao Projeto de Lei em regime de urgência para exercer seu direito de controle e fiscalização". Aquele magistrado determinou também a intimação do vereador Fernando Pacheco para, "no prazo legal, prestar informações".{{banner-interno}}