Centro Cultural Humberto Mauro esteve lotado de artistas, produtores e agentes culturais na noite do dia 4 de setembro para o lançamento da gravação do vídeoclipe do Hino a Cataguases, que teve a participação de 65 artistas locais. Realizado pela Acriar (Associação dos Criadores de Arte de Cataguases), com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a gravação, conforme explicou o seu principal articulador e realizador, Emanuel Messias Mariquito, "é um presente para a cidade que completa 136 anos neste dia 7 de setembro".
O evento contou com shows do grupo Samba de Dois, de Leopoldina, Grupo Aero e do músico cataguasense, radicado em Juiz de Fora, Eduardo Henriques. Também participaram do evento o ator Kaká Massena, que interpretou um poema de Francisco Marcelo Cabral sobre Cataguases, e a historiadora Joana Capella, que apresentou um estudo sobre a história do hino, que foi composto em 1908 e retrata em sua letra fatos marcantes daquele período na cidade, como a crise do café e o início da industrialização da cidade. O hino, inclusive, foi composto para as festividades de inauguração da energia elétrica em Cataguases.
Em seguida, foi apresentado o making of das gravações e por fim o videoclipe do hino, que emocionou todas que participavam daquele momento histórico, entre os quais, o Secretário Municipal de Cultura, Zeca Junqueira, de Administração, Walter de Paula, e de Educação, Luciana do Carmo Barbosa Moreira. O evento foi encerrado com a participação de todos os participantes do vídeo, que subiram ao palco para cantar em conjunto a canção "O que é, o que é", de Gonzaguinha.
A gravação do videoclipe com o hino de Cataguases teve produção musical de Ezequiel Sabino, produção artísticas e fonográfica de Emanuel Messias Mariquito, na assistência e produção, Chiquinho (Grupo Aero), nas filmagens Marcelo Produções, sonorização, TSP Sonorização e Eventos e fotografias da Acriar. As gravações foram feitas no Stúdio Sabino Records.
{{banner-interno}}
Nos dias 13 e 14 de setembro, acontece na cidade de Recreio o V Festiviola, com apresentação de violeiros de toda a região. Conforme informou a Assessoria de Comunicação da Prefeitura daquele município, este ano o evento fará parte da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural.
No primeiro dia, a competição será entre as músicas de autoria própria e no dia seguinte as músicas de interpretação entrarão na disputa. Os violeiros serão avaliados por um corpo de jurados com conhecimentos na área musical e a premiação terá um total de R$ 3 mil, que será dividido entre os melhores de cada dia.O V Festiviola é uma realização da Prefeitura de Recreio , através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e levará para a cidade dois destaques da música nacional: Daniel Monnerat e a dupla Gil e Guaxupé. No primeiro dia, a noite começa com a participação do grupo de violeiras do Conservatório de Música Lia Salgado, de Leopoldina. Depois sobem ao palco os competidores do festival e a noite termina com Daniel Monnerat, cantando sucessos de Almir Sater, Renato Teixeira, Sérgio Reis, Zé Ramalho entre outros.
No segundo dia do festival, mais competição entre os violeiros e a atração principal ficará por conta da dupla Gil e Guaxupé, seguido de Diseixas, fechando a noite. "Recreio espera por todos de braços abertos neste evento que preserva a nossa cultura musical", disse o Prefeito Ônio Fialho Miranda.
{{banner-interno}}
A alegria e a animação deram o tom à festa de aniversário do pequeno Felippe Antunes Fortuce Filho, no Clube das Palmeiras, na cidade de Miraí. Filho do casal Luciana Carneiro Fortuce e Felippe Antunes Fortuce, o aniversariante recebeu seus convidados com o tema "Circo", encantando todos com a magia do tema, as cores e as personagens.
A ornamentação da festa ficou a cargo de Neima Festas e o buffet contou com a maestria de Leydiane Festas. O aniversário de Felippe teve ainda doces personalizados de Patrícia Placides e bolas especiais de João de Muriaé, da FlyBalloon. A cobertura fotográfica coube ao talento cataguasense Hernani Cine Fotografia. Confira toda a felicidade do aniversariante.
Alteração feita às 12h15 do dia 06/09/13 para atualização de fotos.{{banner-interno}}
A constante chuva que caiu na noite dessa quarta-feira, 4, não impediu o início da II Copa América de Futebol Para Amputados, evento que até o próximo dia 7 acontece em Cataguases e Leopoldina, com a participação das seleções do Brasil, Argentina, México do Sul e México do Norte. Devido às condições climáticas, a abertura oficial marcada para as 19 horas foi cancelada, mas os dois jogos da noite foram disputados com muita garra e determinação no Estádio Rodrigo Lanna (campo de Flamenguinho).
O primeiro confronto da Copa em Cataguases foi entre Brasil e México do Sul e a disputa terminou empatada em 1x1. Logo após, o jogo foi entre Argentina e México do Norte e o resultado final foi um empate em 2x2. No último dia 3, aconteceu o Torneio Inicio no Estádio do Ribeiro Junqueira, em Leopoldina e a Seleção Argentina conquistou o título na disputa dos pênaltis contra o Brasil. Nessa segunda rodada, os jogos terão início a partir das 14h30 e o Brasil vai encarar o México do Norte; em seguida, a Argentina enfrentará o México do Sul, ambos os jogos serão realizados em Cataguases.
Antes de começar a primeira disputa da Copa América de Futebol Para Amputados em Cataguases, o prefeito Cesinha Samor compareceu ao Campo do Flamenguinho e saudou as equipes participantes. Ele destacou que é um evento importantíssimo para o Esporte de Cataguases, porque envolve seleções de três países. "Certamente o evento vai contribuir para estimular a modalidade de futebol para amputados no município e em toda região. Parabenizo as equipes que viajaram longa distância para vir a Cataguases disputar a Copa", disse o prefeito.
A Reportagem do Site do Marcelo Lopes conversou com o técnico da Seleção Brasileira Luiz Henrique Mendonça, com o vice-presidente da Federação Mexicana de Futebol de Amputados Jan Gauna e com o diretor técnico da seleção sul mexicana José Bernardo Leyva Martinez. Para Luiz, a II Copa América de Futebol Para Amputados "está sendo importante em Cataguases porque é uma chance de divulgar o futebol de amputados, pouco conhecido aqui em Minas. Vamos torcer para que esse esporte cresça em Cataguases e que a cidade possa sediar outras disputas", disse o técnico, lembrando que, no comando da Seleção Brasileira, já conquistou o 5º lugar no mundial da Argentina, onde participaram 18 países. "O grupo está focado e veio para buscar o título", concluiu o técnico.
José Bernardo destacou que "participar desse evento em Cataguases é uma experiência muito bonita para o grupo, lembrando que é a primeira vez que o México participa da Copa América e, por isso, será um grande aprendizado, inclusive para o próximo mundial que será no México em 2014, com a participação de cerca de 20 países", disse. De acordo com Jan, o futebol para amputados vem ganhando muita simpatia entre a população do México e ainda sem ajuda do governo, a seleção trabalha para conseguir bons resultados. "Estamos muito gratos por participar da Copa em Cataguases" finalizou Jan.
{{banner-interno}}
Os dois homens encontrados mortos a tiros no Km 1 da rodovia MG-454, estrada para Recreio e próximo ao trevo da BR-116, tiveram suas identidades reveladas pelos policiais da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar em Leopoldina. Ambos, de Muriaé, são Carlos Roberto de Freitas e Marcos Silva Lucas.
Na ocasião este site divulgou equivocadamente, o nome de uma das vítimas como sendo Marcelo Rodrigues Gouvêa, 36 anos, que na verdade foi uma das testemunhas e agente funerário que esteve no local para levar os dois corpos ao IML. O equívoco deveu-se ao Boletim de Ocorrência que registrou seu nome no campo destinado às vítimas. Um dos homens mortos naquele crime que teve característica de execução, era proprietário da extinta casa de prostituição que funcionou próximo ao trevo da estrada Cataguases-Leopoldina.
Uma mulher que passava pelo local pouco depois do crime, avisou a POlícia Militar de Leopoldina que fez o primeiro atendimento e passou o caso para a Polícia Rodoviária Estadual em Dona Eusébia. Todos os objetos da cena do crime foram recolhidos e o veículo, um Ford Focus cinza, ano 2002, placa GZW-1301, de Barroso-MG, foi conduzido para um pátio credenciado do Detran-MG onde foi periciado.
A perícia da Polícia Civil de Leopoldina constatou várias perfurações de arma de fogo na região da cabeça de Carlos Roberto, e nas costas, abdome e cabeça de Marcos que trazia no bolso a quantia de R$1.500,00. A delegada em Leopoldina, Gisela Borges de Matos, revelou que as investigações em busca das causas do crime e seus autores vem sendo feitas através de várias diligências de sua equipe.{{banner-interno}}