Um desfile cívico, na manhã de 6 de setembro, na Avenida Guido Marliérie, reuniu cerca de 500 alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental das escolas municipais Vigário Cassimiro, Turminha da Mônica, Monsenhor Solindo e da Escola Estadual Guido Marliére. Com suas faixas, bandeiras e adereços em verde e amarelo, acompanhados pela bateria da Escola Estadual Francisco Inácio Peixoto, os pequenos estudantes puderam, enfim, homenagear a pátria, pela Independência do Brasil, e o município, pelos 136 anos de emancipação político-administrativa de Cataguases.
Conforme explicou a diretor da Escola Municipal Monsenhor Solindo, Renata Abritta, em função da pouca idade, aqueles alunos não participam do desfile cívico oficial que acontece no dia 7 de setembro, na Avenida Astolfo Dutra. "Mas nem por isso deixam de também vivenciar o momento histórico para o nosso país e nossa cidade", ressalta.
Segundo ela, o desfile daquelas quatro unidades de ensino, que atendem públicos de regiões próximas, já é tradicional às vésperas do 7 de setembro, e reúne, além dos alunos e professores, familiares das crianças e moradores das redondezas, que fazem questão de prestigiar a passagem das escolas. "Foi um momento muito bonito e muito importante para nossas crianças desenvolveram os sentimentos de civismo, amor à pátria e pertencimento", finalizou.
{{banner-interno}}
Seis equipes da Polícia Federal sob o comando do delegado Sílvio estão em Cataguases neste momento cumprindo em diversas áreas da cidade mandados de busca e apreensão.A operção começou pouco depois de 6 horas da manhã e não tem hora para terminar.Maiores informações a qualquer momento.{{banner-interno}}
A partir de 2014, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão elaboradas em um local com segurança reforçada. O espaço terá acesso restrito e será construído na nova sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Quem ali entrar, passará por um scanner e será monitorado por câmeras.
Além do Enem, serão elaboradas no local as questões do Banco Nacional de Itens, que serve de subsídio para a Revalidação dos Diplomas Médicos (Revalida), a Prova Brasil, o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), entre outras avaliações. O novo ambiente deve evitar vazamentos de questões, como os que ocorreram no Enem em 2009 e 2011.
De acordo com o Inep, serão 988 metros quadrados, divididos em 21 salas com controle de acesso, uma sala de monitoramento, uma sala para a identificação dos usuários e uma sala para escaninhos, onde serão guardados os objetos pessoais daqueles que tiverem acesso ao local.
Na entrada, o usuário é identificado e passa por um scanner, capaz de detectar objetos como pen-drives e CDs. Para entrar em uma das 21 salas, é necessário passar por um leitor biométrico, que irá garantir que a pessoa tem autorização para entrar na área. Cada ambiente terá quatro câmeras para gravação de imagens, que serão gerenciadas por um sistema de monitoramento, com central de comando e controle.
O Inep lançou edital para a contratação da empresa especializada para cuidar da instalação dos equipamentos e adequação do ambiente, bem como do monitoramento e suporte técnico. A sessão está agendada para o dia 17 deste mês. A estimativa é que o ambiente custe R$ 15.276.370,90.
Segundo o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, a estrutura é necessária pelo aumento da adesão aos exames. Só o Enem 2013 tem 7,2 milhões de candidatos - em 2012 foram 5,7 milhões. Ele esclarece que atualmente há segurança para a elaboração das provas, mas falta agilidade. "A vantagem é que poderemos ter equipes trabalhando em paralelo".
Mesmo sem as salas, Costa garante a segurança do Enem 2013. "Hoje a gente não consegue ter uma agilidade maior. Mas não teve nenhuma insegurança", diz. A prova será aplicada nos dias 26 e 27 de outubro. Para reforçar a segurança no deslocamento, neste ano, todos os malotes com provas do Enem vão ter lacre eletrônico, que registram o horário do fechamento do malote na gráfica e o horário em que foi aberto no local de aplicação da prova. A 50 dias da prova, para ajudar o estudante a se preparar para a prova, o Portal EBC criou uma página na internet que reúne todas as questões do Enem de 2009 a 2012. No sistema, é possível escolher quais áreas do conhecimento o candidato quer estudar. O banco de provas seleciona as questões de maneira aleatória.
{{banner-interno}}
Aconteceu no dia 31 de agosto, sábado, a Ordenação Presbiteral do Diácono Antonio Marcio de Queiroz, na cidade de Estrela Dalva. O evento foi precedido por um Tríduo Vocacional e uma Missão Vocacional que prepararam espiritualmente a Paróquia Imaculada Conceição de Estrela Dalva para este evento, ao longo de três dias.
Na véspera da Ordenação, a cidade acolheu muitos visitantes vindos de diversas Dioceses, além do Coral dos Canarinhos de Petrópolis, que cantou a Missa da Ordenação Presbiteral, e foi composto por 42 cantores e pelo Maestro Marco Aurélio Lischt, um pianista, um violinista e um diretor geral.
Antes da Ordenação foi servido um café no ‘Clube Romeu Piscinas’ a todos os visitantes que vieram de outras cidades e Dioceses. Enquanto isto, a Banda Sete de Setembro, da cidade de Além Paraíba, alegrava a todos tocando músicas religiosas na Praça principal da cidade ao lado da Igreja Matriz.
O evento contou com a participação de duas equipes de Buffets: o Buffet Requinte e o Buffet Estilo´s Festas, sendo que o primeiro foi responsável pela organização do almoço e o segundo se encarregou da ornamentação geral do evento, utilizando para isto 200 dúzias de rosas, entre outras flores. A ordenação contou com a participação de aproximadamente 1.800 pessoas que lotaram a Igreja Matriz e o espaço em frente à Igreja, onde havia cadeiras, sonorização e telões para que todos pudessem ver o que acontecia no interior da Igreja. A ordenação do Diácono Antonio Marcio de Queiroz ainda teve a cobertura de Hernani Barroca Cine e Fotografia.
A Missa de Ordenação começou às 9 horas e terminou ao meio dia, e foi presidida pelo Senhor Bispo Dom José Eudes Campos do Nascimento, Bispo da Diocese de Leopoldina, com a participação de 50 padres e 25 seminaristas provenientes da Diocese de Leopoldina e outras Dioceses e congregações religiosas. O neo-sacerdote Padre Antonio Marcio escolheu como lema de sua ordenação "Em tudo o Amor"; deste modo, ele quer nos dizer que só possível seguir Jesus Cristo quando entramos na dinâmica do amor e da doação ao próximo.
Ao final da Ordenação todos foram convidados para um almoço na Escola Estadual José Bittencourt de Souza e, no mesmo dia, às 19 , na Igreja Matriz da Imaculada, aconteceu a Primeira Missa celebrada pelo Padre Antonio Marcio.
{{banner-interno}}
A segunda rodada dos jogos da II
Copa América de Futebol Para Amputados, realizada nesse dia 5, no Estádio
Rodrigo Lanna (campo do Flamenguinho), em Cataguases, colocou as seleções do
Brasil e da Argentina mais perto da classificação para a final da competição. Primeiro
a Argentina venceu o México do Sul por 3x1 e, em seguida, a Seleção Brasileira,
jogando com seu uniforme azul, enfrentou o México do Norte e ganhou por 3x2.
Agora, as duas equipes vitoriosas
somam 4 pontos e, na rodada dessa sexta-feira, 6, se enfrentarão no Estádio
Esporte Clube Ribeiro Junqueira, em Leopoldina, a partir das 18 horas. Se o
confronto terminar empatado, Argentina e Brasil garantem a classificação, pois
as outras duas seleções participantes podem chegar a no máximo 4 pontos, caso
uma delas ganhe o próximo jogo.
O capitão da Seleção Brasileira, Ademir
Cruz de Almeida (foto ao lado), destacou que "a partida contra a Seleção do México do Norte
foi muito boa" e lembrou que o Brasil saiu na frente, ficou no empate duas
vezes, mas, com a experiência que possui, conseguiu passar a frente, cadenciar
o jogo e vencer. "Agora, é ganhar da Argentina para ir direto à final da
competição", disse Ademir, que defende a Seleção Brasileira de Futebol Para
Amputados desde 1989, quando foi formado o primeiro grupo.
Mesmo com o tempo nublado e
parcialmente chuvoso, dezenas de pessoas compareceram ao estádio para assistirem
às partidas, que tiveram início às 14h:30. Dentre o público presente, estavam
alunos e professores do Projovem e da Escola Estadual Professor Quaresma, além
de cidadãos atraídos pelo evento internacional que terá sua final disputada no
próximo sábado, 7, no mesmo local onde as seleções jogaram nessa quinta-feira.
Veja mais fotos da segunda rodada da Copa América de Futebol Para Amputados na galeria abaixo.