A comida desperdiçada no mundo responde por mais emissões de gases causadores de efeito estufa do que qualquer país, exceto China e Estados Unidos, disse a ONU em um relatório divulgado nesta quarta-feira.
Todos os anos, cerca de um terço de todos os alimentos para consumo humano, aproximadamente de 1,3 bilhão de toneladas, é desperdiçado, juntamente com toda a energia, água e produtos químicos necessários para produzi-la e descartá-la.
Quase 30 por cento das terras agrícolas do mundo, e um volume de água equivalente à vazão anual do rio Volga, são usadas em vão.
No seu relatório intitulado "A Pegada do Desperdício Alimentar", a Organização das Nações Unidas para Agricultura e a Alimentação (FAO) estima que a emissão de carbono dos alimentos desperdiçados equivale a 3,3 bilhões de toneladas de dióxido de carbono por ano.
Se fosse um país, seria o terceiro maior emissor do mundo, depois da China e dos Estados Unidos, sugerindo que um uso mais eficiente dos alimentos poderia contribuir substancialmente para os esforços globais para reduzir as emissões de gases do efeito estufa e diminuir o aquecimento global.
No mundo industrializado, a maior parte do lixo vem de consumidores que compram muito e jogam fora o que não comem. Nos países em desenvolvimento, a causa principal é a agricultura ineficiente e falta de instalações de armazenamento adequadas.
"A redução de desperdício de alimentos não só evitaria a pressão sobre recursos naturais escassos, mas também diminuiria a necessidade de aumentar a produção de alimentos em 60 por cento, a fim de atender a demanda da população em 2050", diz a FAO.
A organização sugere que se melhore a comunicação entre produtores e consumidores para gerenciar a cadeia de suprimentos de forma mais eficiente, bem como investir mais na colheita, resfriamento e métodos de embalagem.
A FAO também disse que os consumidores no mundo desenvolvido devem ser encorajados a servir pequenas porções e fazer mais uso das sobras. As empresas devem dar comida excedente para instituições de caridade, e desenvolver alternativas para o despejo de resíduos orgânicos em aterros sanitários.
A FAO estima o custo do desperdício de alimentos, excluindo os peixes e frutos do mar, em cerca de 750 bilhões de dólares por ano, com base em preços de produção.
O desperdício de alimentos consome cerca de 250 quilômetros cúbicos de água e ocupa cerca de 1,4 bilhão de hectares- grande parte de hábitat natural transformado para tornar-se arável.
{{banner-interno}}
Os secretários Municipais de Obras, Alberico Dutra de Siqueira e o de Serviços Urbanos, Nicolau Siervi, estiveram na Câmara Municipal de Cataguases na sessão desta terça-feira, 10, para esclarecerem temas referentes às suas pastas. Dois assuntos, porém, tornaram-se o centro das atenções: uma obra na subida da rua para o clube Unidão e a Copasa. O vereador Walmir Linhares questionou Alberico sobre a obra de reconstrução de um muro de arrimo que vem sendo feita por um morador da avenida Eudaldo Lessa. Há cerca de dois anos a encosta ali existente desmoronou prejudicando um trecho da rua Ministro José Fabrino Baião que ficou desde aquela época parcialmente interditada. O problema, porém, não é do município e a justiça, inclusive determinou ao proprietário a recuperação do local sob pena de pagar multa de cinco mil reais por dia de atraso.
A obra, segundo relatou Walmir Linhares, teve início mas está paralisada "há cerca de dois meses desde que o jornal oficial do município publicou que o governo de Minas vai mandar recursos para obras de contenção de encostas para Cataguases", disse o vereador. Ele, porém, questionou o Secretário de Obras sobre a veracidade desta informação e Alberico disse não ter nenhuma informação a respeito de quando destes recursos serão encaminhados para Cataguases. Walmir, questionou se seria justo investir recursos públicos em obra particular e quis saber o que a prefeitura vem fazendo no sentido de fiscalizar aquela obra. Duas moradoras da rua interditada também se manifestaram cobrando do Secretário de Obras medidas que obriguem o proprietário do imóvel concluir a construção do muro de arrimo. Alberico, no entanto, disse que seria preciso saber como o caso está sendo tratado na justiça.A solução encontrada pelos vereadores foi a formação de uma Comissão para apurar as responsabilidades e a partir daí exigir o cumprimento da decisão judicial que obriga o proprietário do imóvel a concluir a obra. Uma das moradoras (foto ao lado) da rua interditada revelou que convive com esta situação há seis anos e que se nada for feito até o início da época da chuva "minha casa também vai desmoronar porque só há um pedaço pequeno de rua na frente da minha casa", revelou.Sobre a Copasa, Alberico Siqueira defendeu a empresa que foi qualificada por ele como sendo uma das mais "capacitadas do país para realizar este serviço" citando inclusive a experiência de cerca de cinquenta anos neste mercado. O Secretário não soube informar se a Prefeitura já autuou a Copasa e suas designadas por causa das obras de construção da rede de esgoto em Cataguases.{{banner-interno}}
Um dos destaques do desfile
cívico do dia 7 de setembro em Cataguases foi a participação do SENAI. Aliás, a
escola tradicionalmente emociona os expectadores com a sua passagem, e em 2013
não foi diferente, fechando com brilhantismo o evento que lotou a Avenida
Astolfo Dutra, já no começo da tarde daquele sábado.
Segundo a diretora da
instituição, Maria Augusta Ribeiro Fróes, este ano o SENAI trouxe representantes
de todos os cursos atualmente em andamento naquela escola. "Temos mil e cem alunos
que estão se preparando para serem técnicos nas mais diversas áreas da
indústria e estarão aptos a trabalhar em qualquer empresa do país. Isto, para
nós, é motivo de muito orgulho", disse.
E como acontece todos os anos, o
desfile foi um show de civismo e disciplina, ao som de uma bateria vigorosa que
dá o ritmo à marcha dos estudantes perfeitamente perfilados. O resultado foram aplausos
entusiasmados da multidão que ficou na Avenida Astolfo Dutra à espera do
desfile do SENAI.
Durante toda esta terça-feira, 10, a Polícia Civil de Cataguases, com o apoio da equipe da Vigilância Sanitária Municipal, fiscalizou as condições de higiene de lanchonetes, restaurantes e até supermercados. Ao todo foram vistoriados treze estabelecimentos e dois deles foram interditados, conforme informou ao final da Operação o delegado Gutemberg de Souza Filho, que coordenou todo o trabalho realizado pelos detetives de sua delegacia e de Leopoldina.
"Em todos os estabelecimentos que estivemos encontramos irregularidades", informou Gutemberg que acrescentou: "Isto revela que os comerciantes não estão preocupados com a saúde do consumidor, em cumprir a legislação e muito menos com a qualidade da comida que vendem", completou o delegado. Em sua avaliação a operação foi um "sucesso" graças à dedicação de nossa equipe de detetives que fez um belo trabalho e também pela competência do pessoal da Vigilância Sanitária que nos dá este suporte técnico essencial", destacou Gutemberg.
Durante a Operação foram interditados, por falta de higiene e não cumprimento das normas sanitárias, a Pastelaria Chinesa, que fica na Praça Governador Valadares, próximo à agência da Caixa Econômica Federal e, no bairro Ibrahim, o Restaurante da Fifi. Os responsáveis por estes estabelecimentos foram conduzidos até a Delegacia de Polícia onde prestaram depoimentos e serão indiciados por crime contra as relações de consumo, segundo revelou o delegado. Os demais estabelecimentos fiscalizados foram autuados pela Vigilância Sanitária e terão prazo para fazer as adequações exigidas, além de pagar multa.Na parte da tarde a fiscalização voltou-se para os supermercados, e no Bahamas que fica no bairro Beira Rio, foram encontradas as maiores irregularidades segundo revelou a Coordenadora da Vigilância Sanitária Municipal Roseli Batista Ferreira. "Além de produtos sem procedência, que são os fatiados, as carnes que são embaladas em bandejas, foram os produtos que a gente encontrou danificados, por exemplo, pacote de arroz. Aí retira da embalagem original e passa para uma embalagam do próprio estabelecimento. Isto é gravíssimo, porque a gente não sabe como foi que furou; se foi por um roedor ou se foi em depósito mesmo inadequado (sic)", explicou.
O supermercado foi multado e os gerentes conduzidos até à Delegacia onde prestaram depoimento e corriam o risco de serem presos em flagrante por causa das irregularidades. Ao final da Operação o pátio da delegacia ficou tomado de produtos apreendidos.
Obs: Agora a pouco o delegado Gutemberg de Souza Filho, informou que os responsáveis pelo Supermercado Bahamas em Cataguases foram autuados em flagrante delito por fraude nas relações de consumo. Segundo ainda o delegado, funcionários daquele supermercado reembalavam com a marca Bahamas, arroz e açúcar de outras marcas e que estariam com o prazo de validade vencido ou tiveram seus pacotes rasgados e recolocam à venda. Eles vão pagar fiança de dez salários mínimos para responder ao inquérito em liberdade.
Veja as fotos da Operação na galeria abaixo.
Matéria atualizada às 21h12 minutos para alteração de texto.{{banner-interno}}
Na maioria das vezes a feira de tecnologia IFA, em Berlim, é tranquila. Claro que há sempre um ou dois smartphones sendo anunciados por lá para chegar às lojas antes da temporada de compras no fim do ano, mas não é nada comparado à enxurrada de produtos apresentados anualmente na CES, nos EUA, e na Computex, em Taiwan.
Mas este ano foi diferente. Vimos um monte de híbridos, notebooks, tablets, all-in-ones… e estamos falando só dos computadores. Veja a seguir alguns dos produtos que mais nos chamaram a atenção durante a IFA 2013.
Samsung Galaxy Gear
Quem disse que a Samsung não sabe inovar? O relógio inteligente Galaxy Gear, que custará US$ 300, é um dos mais sofisticados equipamentos em sua categoria, equipado com uma bela tela AMOLED de 1.6 polegadas, câmera de 1.2 MP, processador de 800 MHz, vários apps e a capacidade de fazer e receber chamadas, quando pareado com um Galaxy Note II, Galaxy Note 3, Galaxy S III, Galaxy S 4 e Galaxy Tab 10.1 Edição 2014.Mas o Gear não é perfeito, especialmente se você tem pulsos pequenos, já que é grandalhão. Para saber mais, confira o artigo com nossas primeiras impressões sobre ele.
Samsung Galaxy Note 3
O mais novo phablet da Samsung, equipado com uma imensa tela de 5.7 polegadas, foi lançado junto com o Galaxy Gear. Além de ser mais rápido, mais fino e mais leve que seu predecessor, ele traz muitas melhorias no software, que tornam a caneta mais útil e versátil. Também colocamos as mãos nele.
HP Envy Recline
Este não é um All-In-One típico. A HP projetou estas máquinas, equipadas com telas de 23 e 27 polegadas, de forma a colocar o centro de gravidade no meio da tela. Com isso você pode fazer vários truques legais, como puxar a tela até a borda da mesa, recliná-la em qualquer ângulo e tocar à vontade sem medo de que ela tombe no seu colo.Isso por si só é bem legal, e o fato de que todos os modelos da linha HP Envy Recline usam processadores Haswell e GPUs Nvidia torna as coisas mais legais ainda.
Toshiba Satellite Encore
Durante meses o Acer Iconia W3 deteve a honra de ser o único tablet Windows com tela de 8 polegadas. Mas não mais: o Toshiba Satellite Encore não só roda o novo Windows 8.1 como também é o primeiro tablet Windows 8 baseado num processador Intel da família Bay Trail, projetado sob medida para uso em tablets. E a tela tem resolução de 1280 x 800 pixels. E se isso tudo não for o bastante, saiba que o Satellite Encore virá com uma versão completa do Microsoft Office 2013 Home & Student pré-instalada.
Sony QX10 and QX100
Essas são criaturas estranhas, uma mistura da tecnologia de uma câmera tradicional com a idéia de lentes intercambiáveis encontradas em DSLRs. Elas tem todos os componentes (lente, sensor de imagem, memória e bateria) de uma câmera comum, mas se encaixam em seu smartphone, usando a tela como "visor" e a conexão de rede para compartilhar as imagens. Viu só? Não são só os computadores que estão se tornando híbridos.
Lenovo Yoga 2 Pro
A família IdeaPad Yoga, da Lenovo, tem o conceito híbrido mais legal que já vimos. Para deixá-lo melhor o Yoga 2 Pro é mais fino, mais leve e muito mais bonito que seu antecessor, e tem uma tela de 13 polegadas com a impressionante resolução de 3200 x 1800 pixels. Boa jogada, Lenovo!
Lenovo ThinkPad Yoga
O IdeaPad Yoga é um produto voltado para os consumidores, e com isso algumas empresas podem hesitar em abraçar o conceito. A solução da Lenovo? Adicionar alguns recursos corporativos, aumentar a durabilidade, pintar a máquina de preto e chamá-la de ThinkPad Yoga. Outra boa jogada.
3Doodler
Este produto é basicamente uma "impressora 3D de mão". A caneta derrete um filamento plástico que, em contato com o ar, se solidifica rapidamente. À medida em que você move o aparelho pode desenhar formas em pleno ar. É possivel "rabiscar" até mesmo objetos complexos, como esta Torre Eiffel, apenas traçando sobre as linhas de um gabarito. Para crianças de todas as idades.
Ricoh Theta
Longa e fina, esta câmera de 400 dólares captura uma imagem em 360 graus de seus arredores. É como ter sua própria versão de um carro do Google Street View no bolso. As imagens são legais, e ela é muito fácil de usar.
Sony VAIO Flip
Os notebooks VAIO Flip tem uma dobradiça de borracha no meio da tela. Com isso ela pode ser colocada na posição tradicional, virada para o teclado, ou virada para fora, transformando a máquina em um tablet. É uma idéia similar à do IdeaPad Yoga, mas enquanto na máquina da Lenovo as teclas ficam expostas atrás da tela, neste VAIO elas ficam escondidas debaixo dela, o que é uma grande vantagem.Outra vantagem é a tela atraente: o modelo de 15 polegadas tem resolução de 2880 x 1620 pixels, enquanto os modelos de 13 e 14 polegadas tem telas Full HD.
Panasonic TC-L65WT600
A IFA tinha uma abundância de TVs 4K, embora o público ainda não esteja muito interessado em comprá-las. O modelo acima é a Smart Viera TX-L65WT600, um modelo de 65" que é a primeira tela Ultra HD da Panasonic. Ela é a primeira TV com entrada HDMI 2.0, que permite a transmissão de imagens em 4K a 60 quadros por segundo, e é capaz de reproduzir vídeos em 4K armazenados em um pendrive ou HD externo e também via streaming. Além disso pode ser controlada com um smartphone ou tablet, usando um app da Panasonic, e responde a comandos de voz.
Panasonic Toughpad 4K
É um tablet com tela de 20". Com resolução de 3840 x 2560 pixels. Que custa US$ 6 mil. E tem autonomia de bateria de apenas duas horas. Pensando bem, o Panasonic Toughpad 4K UT-MB5 é um monumento aos excessos do mundo corporativo.
Asus Transformer Book Trio
É um notebook com Windows! É um desktop com Windows! É um tablet Android! É tudo isso junto!
A ASUS está levando os híbridos a um novo patamar colocando um processador Haswell, 4 GB de RAM e até 1 TB de espaço em disco na base, além de um processador Atom Z2760, 2 GB de RAM e 64 GB de memória flash na tela de 11.6 polegadas, que é destacável. A base tem um adaptador Wi-Fi no novo padrão 802.11ac, muito mais rápido que o atual 802.11n, que é usado na tela.
Asus Zenbook UX301
O Zenbook da ASUS tem sido um exemplo perfeito da nova geração da computação móvel desde os primeiros dias dos Ultrabooks, e os novos modelos apresentados na IFA parecem dispostos a manter a reputação. O Zenbook UX301 e UX302 tem telas protegidas por Gorilla Glass 3, processadores Intel Core de 4ª Geração (família Haswell), teclados iluminados e interfaces Wi-Fi já compatíveis com o novo padrão 802.11ac. O Zenbook UX301 é o mais atraente dos dois, com uma tela com resolução de 2560 x 1440 pixels e 512 GB de espaço em disco, composto por duas unidades de 256 GB em um array RAID 0 rápido como um raio.
Roteador Belkin Linksys EA6900
O roteador Belkin Linksys EA6900/Smart Wi-Fi AC1900 é notável por vários motivos, e o nome ridiculamente longo não é um deles. O primeiro é que ele é o primeiro produto da Linksys desde que a marca foi adquirida pela Belkin, e o segundo é que ele suporta o novo padrão Wi-Fi 802.11ac, o mesmo que a ASUS e muitos outros fabricantes estão começando a incluir em suas máquinas.Isso significa que com este roteador, e máquinas compatíveis, teoricamente é possível transferir dados a até 1.3 Gigabits por segundo, mais de quatro vezes mais rápido que as redes 802.11n atuais, que atingem no máximo 300 Mbits por segundo.
{{banner-interno}}