Os irmãos Ana Lídia e Tarcísio Vória representam Cataguases no 7º Festival Curta na UERJ que começou nesta segunda-feira, 15, e termina no próximo dia 13 de novembro com o anúncio dos finalistas sendo que a premiação será realizada em 06 de dezembro. Eles participam com o curta "Batalha na Pista" na categoria Teen. O evento é aberto à participação de qualquer pessoa maior de 12 anos, residente em qualquer parte do mundo e dividido em duas categorias "Teen" e "Adulto". O trabalho deles mostra a cultura que é desenvolvida na periferia da cidade e que ainda é desconhecida de grande parte da população. O 7º Festival Curta na Uerj tem como tema "70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos". Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. O primeiro artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos ainda está longe de ser realidade, para milhares de pessoas em todo o mundo. Em tempos de crescente intolerância, segregação e extremismos, o 7º Festival Curta na Uerj convida a refletir sobre o direito à vida, à liberdade, ao trabalho, à educação, à liberdade de expressão, entre outros expressos no documento das Nações Unidas.{{banner-interno}}
Ana Lídia é a diretora de "Batalha na Pista", que tem produção de seu irmão, Tarcísio Vória, e roteiro escrito pelos dois. O curta, conforme explica Ana Lídia, "concorre ao prêmio do Júri Popular e pode ser votado pela internet (clique aqui para acessar o link e votar). O documentário retrata uma batalha de rap na cidade, revelando um movimento cultural da periferia de Cataguases restrito à estas comunidades onde estão arraigadas, ainda segundo Ana Lídia, "as mais diversas manifestações. Negligenciar e 'marginalizar' a cultura é impossibilitar um intercâmibo político. É frear o desenvolvimento social e urbano", acrescenta. O vídeo, de quatro minutos de duração, pode ser visto no link citado. "Quem puder compartilhar e votar no nosso curta, ficaremos muito agradecidos", finaliza a diretora. (Fotos: Reprodução do curta "Batalha na Pista")
Começa a valer nesta terça-feira, 16 de outubro, a modalidade simplificada de licenciamento de novas obras em Viçosa. O Agiliza Viçosa estará disponível no Instituto de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Iplam).
O programa foi instituído pela lei nº 2.708/2018, sancionada em julho e com validade de cinco anos. O texto permite a aprovação e o licenciamento de obras sem a análise prévia do projeto arquitetônico pelo Iplam, o que implica na responsabilidade solidária entre o proprietário e o responsável técnico na elaboração de projetos e execução de obras.
Pelo que prevê o Agiliza Viçosa, o licenciamento da obra poderá ocorrer mediante adesão e apenas nos casos de edificações consideradas de baixo impacto ambiental e urbanístico. Segundo a Prefeitura, estes são 60% das obras aprovadas pelo órgão.
Os casos em que o programa se aplica são:- edificações destinadas ao uso residencial unifamiliar;- projetos de edificações destinadas ao uso comercial, serviços ou residencial que não necessitam de análise prévia do Corpo de Bombeiros;- projetos de edificações destinadas ao uso residencial multifamiliar e uso misto (comercial, residencial e serviço) com área construída total coberta inferior a 750 metros quadrados;- projetos de edificações com prazo de execução máximo de 36 meses.
O licenciamento deve ser requerido na sede do Iplam, que fica na Rua Dr. Milton Bandeira, nº 380, no 3º piso do Viçosa Shopping. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (32) 3892-4360.
Sem os serviços da Agência da Receita Federal que fechou suas portas em Cataguases no dia 04 de julho último, conforme anunciou à época com exclusividade o Site do Marcelo Lopes, esta segunda-feira, 15 de outubro, marcou a inauguração do Posto de Atendimento daquela instituição na cidade. Inicialmente previsto para funcionar nas dependências do Centro Administrativo da Prefeitura - o antigo Pronto Cordis - o órgão foi instalado na área externa da Câmara Municipal, em uma sala anexa onde já funcionam serviços aos cidadão como emissão de carteiras de trabalho e de identidade.O presidente da Câmara Municipal, vereador Michelangelo Correa, o vice-prefeito Tita Lima, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Gestão Institucional, Anísio Araújo, entre outros vereadores participaram da rápida solenidade de inauguração do novo espaço. Dois servidores da Receita Federal que já trabalhavam na extinta agência permanecem realizando o atendimento ao público. Gilberto Venturini e Maria Célia Ribeiro Lacerda vão atender inicialmente apenas demandas de pessoas físicas e os casos mais complexos serão encaminhados para as agências daquele órgão em Ubá ou Muriaé e até mesmo para a Delegacia da Receita Federal em Juiz de Fora.
Quanto ao atendimento às empresas, o serviço ainda será implementado nos próximos dias, afirmou o Secretário Anísio Araújo (foto ao lado). Segundo revelou, alguns programas ainda estão sendo instalados para que este serviço também possa ser ofertado. Ele ressaltou ainda que a maioria dos serviços relativos à Receita Federal são resolvidos pelo próprio cidadão pela internet e que em casos de erros e dúvidas é que deve-se dirigir até ao Posto agora inaugurado. Ele vai funcionar das 13 horas às 16:30 horas, o mesmo horário da extinta agência, acrescentou. {{banner-interno}}
Michelangelo explicou que a mudança de endereço de instalação do Posto foi proposto por ele e "prontamente aceito pela direção da Receita Federal devido a sua melhor localização e facilidade para os usuários", destacou. O vice-prefeito Tita Lima ressaltou que a Administração Municipal "fez tudo que estava ao seu alcance para evitar o fechamento da Agência (da Receita) de Cataguases mas já havia uma determinação daquele próprio órgão neste sentido. Então coube à nós buscar uma alternativa que foi a abertura deste posto que vai atender às principais necessidades da população e de nossas empresas, neste caso, num futuro muito próximo", salientou o vice-prefeito.
Um caminhoneiro de 34 anos morreu após ser baleado na manhã desta segunda-feira, 15 de outubro, na altura do Km 745 da rodovia BR-116, próximo ao trevo do município de Recreio (58 km de Cataguases).
De acordo com as informações obtidas no local pela Reportagem do site O Vigilante Online, por volta de 9 horas, Giovanni Porcino Araújo (foto abaixo), natural de Leopoldina e residente em Recreio, teria sido surpreendido pelos autores que estavam em dois automóveis quando saía do trevo de Recreio. Segundo a Polícia Rodoviária Federal o caminhão Mercedes Benz L1618 estava carregado com farelo de soja e seguia de Uberlândia para Coimbra. O caminhoneiro foi atingido por disparos de arma de fogo e veio a óbito no local.
A Perícia Técnica da Polícia Civil foi acionada e realizou os trabalhos periciais para investigar as causas do homicídio. A Polícia Militar e a Polícia Civil também foram acionadas. A ocorrência segue em andamento. (Foto: Júlio César Cabral/O Vigilante Online)
Com o objetivo de criar espaços para discussão e reflexão sobre a sexualidade na adolescência, a Secretaria Municipal de Saúde, através dos setores de Promoção em Saúde, das Equipes de Saúde da Família (ESF) e do Núcleo Ampliado em Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), em parceria com a Secretaria Regional de Ensino, iniciou no mês de setembro, o projeto "Educação Sexual nas Escolas", que tem como público-alvo os jovens matriculados no Ensino Médio das Escolas Estaduais de Ubá.
Dividido em quatro etapas, o projeto aborda junto aos jovens os temas: "Transformação do corpo", "Relações Humanas na adolescência: amizade e namoro", "Métodos contraceptivos e gravidez na adolescência" e "Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), HIV/AIDS".
"As abordagens no ambiente escolar se fazem necessárias, pois visam construir a consciência, o autocuidado e o cuidado com o outro, tendo em vista que é na escola que estes adolescentes preenchem a maior parte de seu tempo", afirmou a Coordenadora de Promoção em Saúde, Patricia Colli Francisco.
Para execução do projeto, que vai de setembro a dezembro, os fomentadores contam com a colaboração de diversos profissionais de Saúde: Médicos, Enfermeiros, Psicólogos e Assistentes Sociais. "Os assuntos são abordados em caráter de oficinas, e visam ampliar o conhecimento dos alunos a respeito da sexualidade e das vulnerabilidades desta etapa da vida, bem como sensibilizar os mesmos sobre às implicações da gravidez na adolescência e das IST’s" ressaltou Patrícia. (Foto: Prefeitura de Ubá)