Se você é como eu provavelmente tem centenas, se não milhares, de fotos em seu smartphone. Mas você não deve deixá-las lá, afinal, se perder seu aparelho perderá também todas as imagens. Felizmente copiá-las para um PC ou enviá-las para um serviço online é fácil, e há vários métodos à sua disposição.
Via USB
O método "tradicional" para transferir arquivos de um PC para um smartphone, e vice-versa, é plugando o smartphone no PC usando um cabo USB.
O Windows trata um smartphone Android como se fosse uma câmera (em aparelhos com o Android 3.0 ou superior) ou um pendrive (em aparelhos com Android 2.3 ou mais antigo), e quando você pluga o aparelho no computador o sistema irá perguntar o que você deseja fazer. É possível "Abrir o dispositivo para exibir arquivos" e ver o conteúdo da memória do aparelho com o Windows Explorer, como se ele fosse um pendrive, ou importar as imagens automaticamente usando um aplicativo como o Fotos no Windows 8.
No OS X as coisas são um pouco mais complicadas. Se seu aparelho roda o Android 3.0 ou mais recente, é necessário um app gratuito da Google chamado Android File Transfer para transferir arquivos do smartphone para o computador. Ele é basicamente um gerenciador de arquivos simples, e uma vez instalado abre automaticamente sempre que você plugar seu smartphone a seu Mac, permitindo que você arraste e solte arquivos à vontade.O Android pode armazenar as imagens em dois locais na memória interna do aparelho, a pasta DCIM ou a pasta Pictures. As fotos provavelmente estarão na pasta DCIM (de "Digital Camera IMage", um nome de pasta padrão nos sistemas de arquivos de câmeras digitais), talvez dentro de uma subpasta chamada Camera. Basta abrir esta pasta e copiar os arquivos lá dentro para o PC. Já os screenshots (capturas de tela), fotos do Instagram ou outras imagens criadas no aparelho estarão na pasta Pictures.
Note que se seu smartphone tem um cartão microSD você pode ter outras pastas DCIM e Pictures no cartão, com mais imagens.
Por e-mail
No Android é fácil mandar fotos por e-mail para si mesmo. Não é a melhor opção se você tem mais que três ou quatro imagens, mas está lá se você precisar usar. Abra o app Galeria e vá até o álbum que contém as fotos que você deseja compartilhar. Clique nos três pontinhos no canto superior direito da tela e em Selecionar item no menu que surge na tela.Selecione as fotos que deseja enviar para o computador e clique no ícone do Gmail na barra de ferramentas no topo da tela. Se o ícone não aparecer, clique no botão Compartilhar (que se parece com um V deitado) e selecione Gmail no menu (se Gmail ainda não aparecer na lista, clique em Ver todos). Você verá uma janela de composição de e-mail com as imagens já anexadas, agora é só prencher um endereço e enviá-las para onde quiser.
Google Drive
A Galeria também permite o upload de fotos para o Google Drive. E se você instalar o aplicativo do Google Drive em seu Mac ou PC, pode ter suas fotos e outros arquivos em seu smartphone automaticamente sincronizados com seu computador.Para mandar fotos para o Google Drive o processo é o mesmo do GMail, mas ao clicar no botão Compartilhar escolha a opção Drive no menu. Na janela que surge você poderá mudar o nome do arquivo, confirmar para qual conta no Google Drive ele será enviado e para que pasta. Depois basta clicar em OK para iniciar o upload.
Dropbox e outros serviços online
O Dropbox é outra boa opção para retirar fotos de seu smartphone. Instale um app do serviço em todos os seus computadores e aparelhos, e os arquivos em sua conta no serviço estarão sincronizados em todos eles. No Android o app do Dropbox se integra com a Galeria, e você pode compartilhar imagens exatamente da mesma forma que via Gmail ou Google Drive: selecione as imagens na Galeria, clique em Compartilhar, escolha a opção Adicionar ao Dropbox, indique para onde elas serão enviadas, clique em Adicionar e pronto.Outro recurso legal do Dropbox é o Envio da câmera (Camera Upload), que automaticamente envia quaisquer fotos feitas com seu smartphone para sua conta no Dropbox, então você não precisa se preocupar em fazer o backup e upload manualmente. Este recurso pode ser ativado assim que o Dropbox é instalado, ou nas configurações do app: clique nos três pontos no canto superior direito da tela, em Configurações e em Ativar Envio da câmera. Você pode dizer ao app para só fazer o upload quando você estiver conectado a uma rede Wi-Fi, o que é útil para quem tem um plano 3G com tráfego limitado.
O Dropbox é um dos mais populares serviços de armazenamento e sincronização de arquivos no mercado, mas não é o único. Há alternativas como o Box, Microsoft SkyDrive ou Amazon Cloud Drive Photos. Todos eles se integram ao menu Compartilhar na Galeria do Android, embora os detalhes possam ser um pouquinho diferentes.
{{banner-interno}}
Diversos leitores ligaram para o Site do Marcelo Lopes por volta das 13 horas informando sobre a mortande de peixes no ribeirão Meia Pataca nesta terça-feira, 24, na ponte da Manufatora. A reportagem do Site esteve lá e confirmou a existência de inúmeros peixes descendo o ribeirão, muitos deles mortos e outros com dificuldade para respirar. Dezenas de pessoas assistiam à cena sem, no entanto, poderem fazer algo para salvar os peixes.
A Polícia do Meio Ambiente foi chamada e esteve no local, mas não pode dizer a causa da mortandade. "Seria preciso fazer uma análise da qualidade da água", revelaram. A Polícia Militar também esteve no local, algumas pessoas conseguiram pescar alguns peixes dizendo que iriam se alimentar deles, o que é um risco para a saúde uma vez que não se sabe a causa da morte dos animais. Pessoas que estavam no local disseram que os peixes são da espécie tilápia e traíra. (Fotos: Paulo Victor Rocha e Lilian Donofre)
Matéria alterada às 15h33 para inclusão de novas fotos.{{banner-interno}}
Veja as vagas de emprego oferecidas pelo SINE de Cataguases.
- 1 Doméstica- 1 Garçom- 4 Costureira- 3 Vendedor- 1 Serralheiro- 1 Técnico em Controle na qualidade de alimentos- 1 Vidraceiro- 1 Tecelão- 1 Operador de Empilhadeira- 1 Motorista de Ônibus- 1 Balconista de Farmácia - 1 Professor de Informática- 2 Auxiliar de Escritório
O SINE também informa que na próxima segunda-feira, dia 30 de setembro de 2013, os candidatos que participarão da entrevista para preenchimento de vagas na cidade de OUro Branco, devem comparecer na sede daquela entidade às 10 horas, munidos de currículo, CPF, carteiras de Identidade e de Trabalho.
O SINE funciona na Rua Ofélia Resende, 101, Bairro Bandeirantes, em Cataguases e o telefone é (32) 3422-1521.
{{banner-interno}}
A responsabilidade social, segundo o Instituto Ethos é a forma de gestão ética e transparente com que a organização se relaciona com todo o ambiente em que está inserida, promovendo o desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades sociais assim como, preservando os recursos ambientais e culturais. Nesse sentido, buscando realizar sua missão, a FIC – Grupo Unis, promoveu no dia 19 de setembro o dia da responsabilidade social das faculdades particulares. O dia foi marcado pelo lançamento do Projeto Doe Felicidade 2013.
O projeto foi idealizado pelo professor Mestre Altamiro Junior e os alunos do curso de Administração. O projeto busca disseminar nos discentes o empreendedorismo social, combinando paixão por uma missão social com disciplina, inovação e determinação. "Buscamos através do Doe Felicidade romper as barreiras acadêmicas, através do projeto integramos os alunos, a comunidade local e os empresários em prol de uma missão social. Na primeira edição (2011) nosso projeto atendeu 40 famílias carentes de nossa cidade proporcionando a elas uma cesta de natal com produtos típicos dessa data. Em 2012 realizamos uma festa para 360 crianças e funcionários da APAE de Cataguases".
O Projeto Doe Felicidade em 2013 surge com uma nova proposta: Integrar toda a comunidade acadêmica da FIC além das parcerias já firmadas com a comunidade e empresários. O projeto lançado ontem no auditório da FIC, vai beneficiar duas instituições de Cataguases: A APAE e o LAR SÃO VICENTE DE PAULA (nosso asilo). O start da ação buscou proporcionar aos discentes da faculdade um momento de felicidade, os organizadores do DIA da Responsabilidade social, levaram para o auditório palhaços e algodão doce para todos os presentes, reafirmando o sentido do projeto que é proporcionar FELICIDADE.Na ocasião foram apresentados: nova logomarca e slogan do projeto, modelo da camisa que será utilizada em 2013, a mecânica das doações e as instituições que serão contempladas com a ação.
Os alunos responsáveis pela condução do Dia da responsabilidade Social através do clima de confraternização pelos resultados alcançados e euforia para a realização de mais essa edição convidaram todos os presentes a fazerem parte dessa corrente do bem. (Fotos: FIC/UNIS)
{{banner-interno}}
Com
suas obras em fase final de acabamento, conforme informou este Site em
reportagem publicada na última semana, o Residencial São Marcos, conjunto
habitacional do Programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, vem
recebendo especial atenção da Prefeitura de Cataguases, a fim de finalizar
algumas pendências burocráticas que poderiam impedir a ocupação do local pelas
famílias beneficiadas. Entre elas, a Licença Operacional (LO), concedida pela
Supram (Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento
Sustentável), da Zona da Mata, com sede em Ubá, e que dependia do cumprimento
de cerca de quinze condicionantes apuradas quando do pedido da Licença de
Instalação, no início da obra. "As exigências do órgão ambiental foram todas cumpridas
e um relatório as providências adotadas já foi compilado e será enviado ainda
nesta semana, de modo a sanar todos os impedimentos verificados no início dos
trabalhos", explicou o servidor municipal Tiago Viana, que acompanhou todo o
processo junto ao Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José de
Alencar Farage, que está de licença médica após ter se submetido a uma
cirurgia.
Além
da questão ambiental, a Secretaria Municipal de Assistência Social também está
empenhada no assunto e, conforme explicou o coordenador de Proteção Básica,
Murilo Matias, foram cumpridos todos os trâmites que dependiam daquele setor.
"A Caixa Econômica, que é quem vai financiar os imóveis, já tem em mãos todos
os dossiês das famílias que vão ocupar as 464 unidades habitacionais do São
Marcos. Vale esclarecer que o sorteio de que tanto se fala é tão somente das
unidades, ou seja, qual unidade determinada família vai ocupar, lembrando que,
de acordo com as normas do Programa, 3% dos imóveis no andar térreo deverão ser
ocupados por famílias com algum membro com deficiência física e outros 3%,
também no térreo, por famílias com idosos", esclareceu.
Murilo
Matias (foto à esquerda) também explicou que as famílias que foram chamadas através da mídia
local para comparecer à Secretaria de Assistência Social são aquelas onde ficou
constatada a falta de algum documento ou cópia ilegível do mesmo. "Não ter sido
chamado não significa, portanto, que esta pessoa está fora do programa, pois
muitas pessoas entregaram a documentação correta. Quem decide quem está apto a
adquirir o imóvel é o órgão financiador, no caso a Caixa Econômica Federal",
lembrou o coordenador, acrescentando que as famílias selecionadas passaram por
cinco critérios, dos quais três são em acordo com a Portaria 140, do Ministério
das Cidades: quando a mulher é considerada arrimo de família; famílias com
renda mensal de até R$ 1.595,00 e famílias que vivem em área de risco. Os
outros dois critérios foram decididos pelo Conselho Municipal de Assistência
Social: mães com mais de dois filhos menores de 18 anos e famílias atendidas
pelo Promac.
O
coordenador também adiantou a necessidade da presença do Setor de Proteção
Básica da Secretaria Municipal de Assistência Social no condomínio quando as
famílias se mudarem. "A Caixa vai estar presente num primeiro momento,
ordenando os condomínios e a ocupação em si, mas pretendemos apresentar um
projeto àquela instituição, de modo a levar os programas de proteção social
básica e especial para o local, com toda a infraestrutura da assistência
social, através de um Cras (Centro de Referência em Assistência Social) itinerante,
de modo a criar no São Marcos, por exemplo, sua associação de moradores,
projetos de sustentabilidade, inclusão e geração de renda, entre outros, de
acordo com a demanda e as necessidades que forem surgindo", concluiu Murilo
Matias.