Veja as vagas de emprego oferecidas pelo SINE de Cataguases.
- 1 Mecânico- 1 Forneiro- 1 Motorista Eentregador- 2 Serralheiro- 1 Auxiliar Administrativo- 1 Salgadeira- 1 Balconista de Lanchonete- 4 Vendedor- 3 Tecelão- 1 Serviços Gerais- 1 Vidraceiro- 2 Auxiliar de Produção- 1 Doméstica- 1 Técnico em Controle na qualidade de alimentos- 1 Professor de Informática
O SINE também informa que na próxima segunda-feira, dia 30 de setembro de 2013, os candidatos que participarão da entrevista para preenchimento de vagas na cidade de OUro Branco, devem comparecer na sede daquela entidade às 10 horas, munidos de currículo, CPF, carteiras de Identidade e de Trabalho.
O SINE funciona na Rua Ofélia Resende, 101, Bairro Bandeirantes, em Cataguases e o telefone é (32) 3422-1521.
{{banner-interno}}
O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica de Cataguases ajuizou ação no Tribunal Regional do Trabalho, nesta quarta-feira, 25 de setembro, para instauração de Dissídio Coletivo visando pôr fim a impasse nas negociações salariais com a Energisa Minas Gerais e demais empresas daquele grupo. A informação foi prestada pelo presidente daquele sindicato, Marcelo Furtado Sarmento, que não descarta a possibilidade de as partes chegarem a um acordo antes do julgamento da ação.
A campanha salarial dos trabalhadores teve início no dia 15 de maio último com a entrega da Pauta de Reivindicações às empresas. Em junho aconteceu a primeira reunião entre as partes quando foi apresentada a contraproposta patronal, recusada posteriormente pela assembleia dos trabalhadores. Desde então as reuniões tem sido improdutivas até que o próprio Sindicato pediu um encontro mediado pelo Ministério do Trabalho, em Juiz de Fora. Foram realizadas duas reuniões com a participação daquele órgão sem avanço nas negociações.
Marcelo Sarmento diz que "apenas um item emperra as negociações que é o aumento do ticket alimentação. Tradicionalmente - continua o presidente do sindicato - ele é reajustado para o valor equivalente a um salário mínimo, mas, agora, as empresas estão oferecendo reajuste menor, o que a categoria não aceita", explicou. Todos os demais itens da Pauta de Reivindicações já foram acertados, inclusive o reajuste salarial que será a reposição da inflação do período e a manutenção das conquistas anteriores. "O Dissídio Coletivo não é a melhor solução, mas é a única alternativa que a empresa nos deixou", acrescentou Marcelo, que tranquiliza os companheiros revelando que "ainda podemos fechar um acordo antes do julgamento da ação".
Procurada pelo Site do Marcelo Lopes a Energisa enviou uma Nota Oficial sobre as negociações afirmando ter feito "suas propostas alinhadas com a realidade de mercado de nossa região, sempre com o foco na preservação do negócio em respeito aos colaboradores" e que desde então participa das reuniões com o sindicato "em busca de um consenso com vistas ao Acordo Coletivo de Trabalho 2013/2014." Na Nota a empresa afirma o interesse de "concluir a negociação em definitivo" e, para isso, "melhorou as condições dos itens anteriormente negociados", acrescentando ter feito sua última proposta ao sindicato no dia 13 de setembro e, segundo revela a Nota Oficial, "ainda não foi levada à votação dos funcionários em assembleia, conforme sempre ocorre. Em reunião de mediação - continua o texto - realizada no Ministério do Trabalho no último dia 19, a direção do sindicato optou por recusar esta proposta, sem levá-la à assembleia". A Nota termina reafirmando que a Energisa "continua aberta ao diálogo com o sindicato e espera que o mesmo submeta sua proposta aos funcionários para que possamos dar continuidade às negociações."
Marcelo Sarmento refutou a afirmação da empresa dizendo que em Assembléia realizada em maio, os trabalhadores autorizaram a direção do sindicato a decidir sem consultá-los, "inclusive nos autorizou a instaurar o dissídio coletivo, caso necessário, o que fizemos ontem (quarta-feira)", finalizou o presidente.{{banner-interno}}
No dia 5 de outubro, em Cataguases, acontece o lançamento público do Projeto Escola Animada, uma ação da Fábrica do Futuro e Instituto Votorantim, em parceria com o Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais. O evento é aberto ao público.
O Projeto Escola Animada busca oferecer inspirações e ferramentas para que os professores possam se utilizar de forma simples, criativa e produtiva do audiovisual, das novas tecnologias e das mídias digitais em sala de aula e junto à comunidade local. Uma iniciativa pedagógica que mobiliza, desde abril passado, uma equipe de educadores de várias cidades da região. Junto a um coletivo de profissionais de várias áreas, eles participam de um processo de construção para elaboração da proposta.
A ARENA INAUGURAL, aberta ao público, será realizada no Estúdio-Escola da Fábrica do Futuro, localizado no PINA – Ponto de Interação nas Artes, bairro Guanabara, Cataguases. O evento, que tem a parceria da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e do SEBRAE, contará com a presença de convidados especiais.
Pela manhã, às 9 horas, o professor, pesquisador e consultor Ladislau Dowbor, da PUC de São Paulo, irá abordar o tema "Cultura, Educação, Inovação e Desenvolvimento Local". A Arena conta com a participação da professora Beatriz Bento, diretora da unidade da UEMG de Leopoldina, a jornalista Juliana Leonel (RJ), o gestor cultural Marcelo Santos (BH), e o jornalista Daniel Bittencourt, cofundador da LUNG (RS).
Na parte da tarde, a partir das 14h, serão realizadas dinâmicas e organizados os grupos de trabalho para a formação da Rede Colaborativa Escola Animada.
Ladislau Dowbor é doutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia, professor titular da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo e consultor de diversas agências das Nações Unidas.
É autor de "Democracia Econômica", "A Reprodução Social: propostas para uma gestão descentralizada", "O Mosaico Partido: a economia além das equações", "Tecnologias do Conhecimento: os Desafios da Educação", todos pela editora Vozes, além de "O que Acontece com o Trabalho?" (Ed. Senac) e co-organizador da coletânea "Economia Social no Brasil" (ed. Senac).
Para participar basta se inscrever clicando neste link: http://fabricadofuturo.org.br/cadastre_se/
Para saber mais sobre Escola Animada clique neste link: http://fabricadofuturo.org.br/index.php?pag=29&canal=68{{banner-interno}}
Terminou
nesta quarta-feira, 25, a Semana Nacional do Trânsito 2013, que teve como tema
"Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito – efeitos,
responsabilidades e escolhas". Em Cataguases, representantes da Catrans,
Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Tiro de Guerra realizaram mobilização
educativa em frente à antiga Estação Ferroviária, orientando a população sobre
os cuidados no trânsito.
Durante
toda a semana, foram realizadas diversas ações no município, como palestras e campanhas
em instituições educacionais e espaços públicos de Cataguases. Segundo o
sargento Filho, do Corpo de Bombeiros de Ubá, o objetivo é conscientizar as
pessoas de que os acidentes de trânsito são um dos maiores causadores de mortes
no Brasil, sobretudo entre jovens de 18 a 29 anos. "O Brasil é campeão mundial
em acidentes de trânsito e são mais de 1 milhão de ocorrências por ano ",
destacou o sargento.
O cabo José Luiz, da 146ª Companhia Especial de Polícia Militar em Cataguases,
destacou que a Semana do Trânsito está sendo um momento de o jovem aprender a
como se portar no trânsito. "Através do projeto Trânsito Livre sem Atropelos,
elaborado em parceria com a Secretaria de Saúde, estamos ensinando os
estudantes e futuros condutores a trafegar de forma segura, garantindo a vida",
disse
Através
de exibição de vídeos e fotos, bem como da exposição de veículos destruídos por
acidentes, o povo que passou pelo local teve a oportunidade de observar os estragos
que os desrespeitos às leis de trânsito podem causar. Centenas estudantes,
motoristas, autoridades públicas entre outras pessoas, compareceram ao local
para esclarecer dúvidas e adquirir informações sobre os trabalhos realizados
desde o dia 18 de setembro. (Fotos: Paulo Victor Rocha)
Proprietários de uma joalheria no centro de Cataguases denunciaram ao cabo PM Renê Duarte, que um casal de jovens que havia furtado há uma semana, dois anéis colocando no lugar das jóias, bijuterias similares, estariam tentando repetir o golpe. O policial acionou imediatamente o GPMOR - Grupamento de Polícia Motorizada - informou-lhes as características dos suspeitos e pouco tempo depois conseguiu localizá-los e os levou para esclarecimentos no Posto Avançado da PM anexo ao Pronto Socorro Municipal.
Pablo dos Reis Silva, 23 e sua namorada, a menor G.R.P., 17 anos de idade, assumiram aos policiais terem furtado os aneis na loja. O golpe é aplicado da seguinte forma, conforme explicaram os PMs. Ao chegarem na loja pedem para ver uma determinada jóia e enquanto ela examina o produto seu parceiro tenta atrair a atenção da vendedora para que a moça possa trocar as peças do mostruário, deixando no lugar bijuteria barata. Os dois são velhos conhecidos da Polícia uma vez que já praticaram o mesmo crime em Visconde do Rio Branco e em Ubá, cidade onde residem.A garota e Pablo aplicaram este golpe na terça-feira, 17, na Eterna Jóias. Toda a ação foi gravada por câmeras de segurança, e entregue à Polícia que identificou a dupla. Nesta quarta-feira, 24, o casal voltou ao mesmo lugar mas não teve sorte pois foram descobertos pela Polícia.Durante a tarde eles descobriram que nesta quarta-feira, a dupla furtou em outras joalherias da cidade. Vários anéis foram encontrados com a menor e um joalheiro foi chamado para verificar se todas as peças eram bijuteira e descobriu três anéis de ouro, provavelmente furtados antes de serem pegos.
FURTO EM LOJA - Nesta manhã o Soldado Renan, da Polícia Militar, que fazia o patrulhamento no Calçadão, prendeu em flagrante um rapaz conhecido da PM pela prática de furto e que atende pelo nome de Toledo. Ele corria pelo Calçadão carregando um objeto prateado. Após ser perseguido pelo policial que conseguiu alcançá-lo próximo a uma lanchonete, ainda no Calçadão, foi detido e encontrado com ele um relógio Technos avaliado em R$439 que acabara de furtar na loja Universo da Moda. Também participaram da ação os policiais militares Cabos Waldecire Maurício, o soldado Fortunato e o sargento Andrade que mesmo estando de folga, ao presenciar a ação, ajudou os colegas. Toledo foi preso e levado para a delegacia e encontra-se à disposição da Justiça.{{banner-interno}}