A Polícia Militar registrou na noite desta sexta-feira, 27, somente entre as 19 e 22 horas, cinco ocorrências envolvendo furto, assalto, tráfico de drogas e perseguição a suspeito. Ao final cinco rapazes foram presos e um menor apreendido. Todos os detidos foram levados para Delegacia de plantão em Leopoldina onde prestaram depoimento.
Logo as 19 horas, a Polícia Militar foi chamada ao Bairro Haidée onde haviam sido furtados de uma residência 4 pares de sandálias e um aparelho de telefone celular. O autor do furto fugiu mas a PM o localizou no Bairro Pouso Alegre. Lá encontrou também um menor, de 17 anos, que havia adquirido o celular. A Polícia deteve o autor do furto e o menor foi apreendido.
Na sequência os policiais em patrulhamento pela Vila Minalda avistaram dois suspeitos e os revistaram. com eles foram encontrados 6 pedras de crack e dois de cocaína. Ao verem a Polícia, um deles tentou engolir adroga, sem sucesso. os dois foram presos por suspeita de tráfico de entorpecentes.A terceira ocorrência partiu de denúncia de um morador residente nas imediações do Mercado do Produtor. Ele ligou para o 190 avisando ter visto dois rapazes pularem o muro e entrar dentro de uma serralheria. Minutos depois, o mesmo morador ligou novamente, dizendo que os dois rapazes estavam saindo da serrralheria com uma grande escada de alumínio. A viatura da PM que fazia patrulhamento na região foi chamada e conseguiu localizar os rapazes. Ao serem abordados confessaram terem furtado a escada acrescentando que iriam vendê-la para comprar drogas.
Os dois últimos atos ilícitos foram o de um rapaz que assaltou uma senhora nas imediações da Praça Santa Rita. Ela trazia consigo uma sacola com um celular e sacolinhas com doces de São Cosme e Damião. Populares que viram a cena chegaram a cercar o rapaz mas ele conseguiu escapar e após ser acionada a Polícia conseguiu encontrá-lo e o prendeu na Avenida Astolfo Dutra. E o Grupamento do GPMOR fez uma perseguição a duas motocicletas - uma Tornado e outra Titã - que, segundo os PMs, ao avistarem a chegada deles, tentaram fugir sendo perseguidos até o Bairro Leonardo. Lá um deles, que trazia outra pessoa na garupa conseguiu fugir e outro, depois de esbarrar na viatura foi detido para averiguações.{{banner-interno}}
O Núcleo de Controle de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu na tarde de segunda-feira, 23 de setembro, mais uma notificação de suspeita de dengue no bairro Santa Clara. Desta vez, conforme informou o coordenador do setor, Alencar Francisco Norte Júnior, o paciente é morador da rua Milton Ventura Marinho. "Em função deste novo caso suspeito, realizamos as operações de praxe, de bloqueio de transmissão, nas imediações da residência, onde encontramos muitos criadouros em potencial do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti", explicou.
Na semana anterior, outro caso suspeito também foi constatado naquele bairro, e outros dois já haviam sido notificados em bairros próximos: Taquara Preta e Beira Rio, porém nenhum deles foi ainda confirmado por exame sorológico. "Com este, são quatro casos suspeitos num período em que as chuvas mal começam a cair, e a nossa preocupação de uma epidemia nos próximos meses é enorme, pois constatamos que a população continua desleixada, permitindo o acúmulo de lixo e entulho em seus quintais, facilitando o desenvolvimento da larva do mosquito", advertiu Alencar Norte Júnior.
A reportagem do Site do Marcelo Lopes acompanhou os trabalhos da equipe de três agentes do Núcleo de Controle de Endemias no bairro Santa Clara e pode testemunhar o descaso de moradores com quintais e terrenos baldios, onde a presença de entulhos e objetos que acumulam água da chuva e são deixados com descaso, ao ar livre. "É importante que todos se conscientizem, pois sem a ajuda da população, nosso trabalho jamais será completo", lembra o coordenador, acrescentando que não há razão para alarme, mas é preciso ficar atento o ano todo às ações de prevenção, que eliminam a possibilidade do mosquito se desenvolver.
Na oportunidade, os agentes visitaram as residências da área, levaram informações e fizeram o tratamento focal com remédio em caixas d’água, ralos e outros locais. Também foi feita a calafetação das caixas e reservatórios d’água que oferecem risco, operação que consiste na colocação de uma tela de proteção sob a tampa dos mesmos. Conforme explicou o coordenador do Núcleo de Controle de Endemias, em função do tempo úmido no começo da semana, não foi possível a utilização das bombas de inseticida, mas com a melhora do clima, região recebeu este tratamento na última quinta-feira, 26.
{{banner-interno}}
Durante toda a manhã dessa sexta-feira, 27, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Cataguases realizou diversas atividades na Praça Chácara Dona Catarina, para comemorar o Dia Internacional do Idoso, celebrado a 1º de outubro. O evento contou com a participação do secretário municipal de Assistência Social, Vanderlei Teixeira Cardoso, o Pequeno, dos coordenadores Murilo Matias e Wilson Mendonça Filho, das Proteções Sociais Básica e Especial, respectivamente e da Coordenadora do Pró-Idoso, Patrícia Pedrosa.
Centenas de pessoas prestigiaram as apresentações culturais e blitz educativas realizadas pelas equipes do CREAS, CRAS, Pró-idoso, Centro de Convivência da Criança e do Adolescente, Projovem, Adolescente Cidadão, além de profissionais de outros setores da Pasta. Vanderlei destacou que "o público idoso é uma realidade que não pode ser desprezada. A população está cada dia mais alcançando a longevidade e, por isso, é preciso prestar atenção para que sejam desenvolvidas e implementadas políticas públicas voltadas a essas pessoas", lembrou o secretário, destacando que "o objetivo do evento é valorizar os idosos do município".
Os presentes à ocasião participaram de sorteio de prêmios e, com o apoio das equipes da Escola Técnica Municipal de Enfermagem Joana D’arc e farmácia Drogasil, puderam aferir a pressão arterial. O evento contou com apoio da Polícia Militar, da Biblioteca Municipal e da artesã Silvana Meneses, que ministrou curso sobre como confeccionar flores e arranjos de retalhos de tecidos, através de serviço voluntário. As atividades se encerram por volta das 11 horas. (Fotos: Paulo Victor Rocha)
OBS: Matéria alterada às 9:29h para acrescentar o nome da coordenadora do Pró-Idoso.
{{banner-interno}}
Foi realizada na noite de ontem, 26 de setembro, no plenário da Câmara Municipal de Cataguases, a Conferência Municipal do PC do B (Partido Comunista do Brasil). Dezenas de militantes, filiados, simpatizantes e representantes de outros partidos estavam presentes para prestigiar o evento que teve como principal objetivo a eleição por aclamação da nova direção do diretório municipal do partido. Entre as autoridades presentes, o Prefeito Cesinha Samor, filiado ao PC do B desde 2003, tendo disputado três eleições pelo partido, saindo vitorioso na última, em 2012, os vereadores Luiz Carlos Sodré, o Russo, Paulo Aritana e Fernando Amaral, também eleitos pelo partido, o vice-presidente do PC do B em Minas e atual primeiro suplente a Deputado Federal, Wadson Ribeiro, além dos secretários municipais de Saúde, Alexandre Castelar de Lacerda, que deve deixar o cargo nos próximos dias por incompatibilidade profissional com suas funções como médico na cidade vizinha de Miraí, de Serviços Urbanos, Nicolau Sérgio Siervi, de Assistência Social, Vanderlei Teixeira Cardoso, o Pequeno, e do chefe de gabinete do Prefeito e possível futuro Secretário Municipal de Saúde, Geraldo Antonucci.
Os trabalhos foram conduzidos pelo assessor do Prefeito Cesinha, Alex Carvalho da Silva, que destacou a vitória do partido em Cataguases no ano de 2012 como histórica para a leganda, já que além do Prefeito, também elegeu três dos quinze vereadores do município. "O PC do B tem um projeto para uma nova cidade, que será colocado em prática nos próximos anos", revelou o assessor. Em seguida, ele apresentou novos filiados do partido na cidade e convidou a compor a mesa membros do PC do B de outros municípios que estiveram no evento para pretigiá-lo. Após as formalidades e execução os hinos do Brasil e de Cataguases, os três vereadores do partido foram convocados à tribuna para uma mensagem de boas vindas aos presentes. Também contaram suas trajetórias dentro da legenda, na política local e a superação pessoal de cada um para alcançarem suas vitórias em 2012.
Também convidado à tribuna, o novo filiado Felipe Dutra contou sobre sua opção pelo Partido Comunista do Brasil deixando como mensagem que a filosofia da legenda e sua história de lutas pelo país devem conduzir as ações políticas de seus membros. O Prefeito Cesinha usou a palavra por mais de vinte minutos, deixando claro que seu projeto é a cidade de Cataguases. "Não entrei na política para me servir dela, pois sou um homem realizado profissionalmente. Entrei na política para servir a cidade que eu amo e para qual retornei depois de me aposentar. Quero deixar claro que tudo o que puder fazer por Cataguases, eu farei", anunciou.
Em seguida, Cesinha contou um pouco de sua trajetória política e das eleições das quais participou, 2004, 2008 e 2012, quando saiu vitorioso, "com a maior votação da história de Cataguases", salientou, lembrando ainda que sua legenda e partidos que se uniram ao seu projeto de governo conquistaram seis cadeiras na Câmara de vereadores. "Foi a maior vitória do PC do B em Minas Gerais", ressaltou. Em seguida, falou de suas realizações nestes quase dez meses de governo, do apoio que tem tido do governo do estado e de suas idas a Brasília. "Estamos conseguindo muita coisa para Cataguases, em breve todos vocês vão testemunhar o que digo", destacou o Prefeito, enumerando algumas destas conquistas, como uma verba para a saúde da ordem de R$1 milhão, R$ 650 mil por mês ao Hospital de Cataguases, a partir da data em que o Pronto Socorro iniciar suas atividades naquela casa de saúde. Cesinha também adiantou futuros encontros com autoridades do estado e do Governo Federal e anunciou a vinda à cidade do Governador Antonio Anastasia para a reinauguração das obras do Colégio Cataguases. Ele também informou que está em contato com a presidência do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), para solucionar de vez a questão do Edgard Cine Teatro e também a revitalização de várias praças que fazem parte do patrimônio cultural da cidade.
Outro anúncio importante do Prefeito foi a questão da estrada conhecida como Empa, que também está perto de um solução definitiva e a construção da pista de skate, que deverá estar em funcionamento até o final do ano. Cesinha ainda anunciou verba da ordem de R$1,5 milhão, obtida junto ao projeto Pró-município, do governo estadual, para a aquisição de maquinários, veículos e equipamentos de infraestrutura para Cataguases e prometeu pagar em dia a segunda parcela do 13º salário dos servidores da Prefeitura. "Tivemos um ano muito difícil, mas tenham a certeza que a partir de 2014 muitas coisas vão acontecer em Cataguases, porque isto é o que me motiva: melhorar ainda mais nossa cidade e a vida da nossa população", conclui.Em seguida falou o covidado especial e vice-presidente do PC do B, Wadson Ribeiro, que saudou a todos e lembrou que o partido é diferente, pois prima pelo debate. "Valorizamos muito momentos como este das conferências, tantos as municipais como a estadual, que acontece nos dias 12 e 23 de outubro em Belo Horizonte, e a nacional, que este no será no Anhembi, em São Paulo, no mês de novembro. "São nas conferências que temos a oportunidade de oxigenar o partido e eu fico muto feliz em estar aqui, pois Cataguases é uma cidade importante para o Brasil, por sua história e seu patrimônio, mas também é muito importante para o PC do B, pois é uma das sete em Minas administrada pelo partido e em termos de população, só perde para Contagem. Portanto, os olhos do partido estão voltados para Cataguases", disse Wadson Ribeiro, que em seu pronunciamento defendeu os governos de Lula e Dilma. "O Brasil está de volta ao desenvolvimento", anunciou, lembrando a necessidade da reforma política, que, segundo ele, vai permitir com que o país avança ainda mais. Wadson também destacou a maior necessidade de representatividade do partido, o que vai fortalecê-lo ainda mais.
Ao final, foram apresentados os membros do novo diretório municipal, eleito na oportunidade por aclamação, que tem na presidência Nicolau Sérgio Servi, na vice-presidência o Prefeito Cesinha Samor, na secretaria de assunto institucionais, José de Mendonça, na secretaria de comunicação, a radialista Rose Amaral, na secretaria de formação, Alexandre Castelar de Lacerda, na secretaria de finanças, Fernando Amaral, na secretaria sindical, Maria Lúcia Lima silva e na secretaria de mulheres, Eline Duarte Nascimento.
O Prefeito Cesinha falou com exclusividade ao site do Marcelo Lopes, se dizendo muito contente porque a convenção foi bastante prestigiada. "Isto mostra que o PC do B está crescendo em Cataguases e é importante que cresça, porque somos a segunda cidade de Minas Gerais, em tamanho e população, governada pelo partido. Estamos imbuídos em fazer o partido crescer cada vez mais na cidade e temos recebido muitas pessoas interessadas em fazer parte do PC do B", afirmou. Também com exclusividade, o vice-presidente do PC do B, Wadson Ribeiro, disse que a conferência foi vitoriosa, "porque reuniu toda a militância do partido em Cataguases, uma cidade que se tornou ainda mais importante para nós com a vitória do Cesinha, e que tem o objetivo de debater os problemas do país, do estado, da cidade. Essa conferência, portanto, fortalece ainda mais o PC do B em Cataguases". (Fotos: Câmara Municipal de Cataguases)
Matéria alterada às 16h30 para inclusão de foto.
{{banner-interno}}
O secretário municipal de Esportes Ricardo Dias revelou que a licitação para contratação de empresa que construirá a pista de skate de Cataguases será publicada na próxima edição do jornal Cataguases, neste domingo, 29. Segundo ele, a obra estará pronta antes do natal e "será um presente para os esportistas do skate, bike e patins do município e região".
O valor total estimado do projeto da pista é de R$146.732,62, mas a licitação será feita na modalidade "menor preço", e por isso o valor fechado com a empresa pode estar aquém ou além da estimativa, conforme revelou Ricardo Dias, que destacou a importância de se contratar uma empresa experiente na realização desse tipo de obra. "O orçamento foi realizado de acordo com planilha da Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (SETOP) e o projeto primou por uma construção que atenda aos esportistas iniciantes e veteranos, passando pelos intermediários", destacou o secretário de Esportes.Ricardo Dias explicou que o espaço a ser construído promoverá mais modalidades esportivas no município, propiciando o desenvolvimento integral e a qualidade de vida dos esportistas. "Cada vez mais cresce a importância do skate, bike e patins como ferramenta de inclusão social e prevenção ao uso de drogas. Nesse sentido, esse projeto nasce como uma oportunidade para que meninos e meninas possam buscar boas práticas sociais através do esporte".
A reportagem do Site conversou com Willian Leonardo (Bill), um dos esportistas do município, que aguarda ansiosamente pela pista. Bill pratica BMX (manobras com bike) e destacou que, de acordo com o projeto apresentado por Ricardo Dias, Cataguases terá o melhor lugar para se praticar o esporte na região. "A pista é completa, com a parte do bowl, onde rola mandar os aéreos e os carvings, e a área de street, com mesa saindo do bowl, vulcão, funbox com mureta, corrimão e caixote, duas 45 e, no centro, o quarter maior. Será ideal para a galera treinar e evoluir na modalidade que for, tanto no skate, ou no BMX, ou ainda nos patins", destacou Willian.
{{banner-interno}}