Realizada de 9 a 27 de setembro, na Casa de Leitura da Chácara Dona Catarina, a exposição "Sofá para combinar com quadro", série de miniaturas produzidas pelo artista plástico cataguasense Luiz Lopez, foi bastante visitada e destacou ainda mais o talento deste artista que não se cansa de experimentar novas e diferentes formas de arte. "A série problematiza, de forma crítica, irônica e bem-humorada o entrecruzamento das relações da arte com a sociedade, com a história da arte, o mercado e o gosto generalizado do público pela decoração", explicou o artista.
A série utiliza a estratégia da apropriação como forma expressiva, numa escala intencionalmente reduzida, com os objetos, inseridos em caixas de mdf, representando o ambiente intimista da sala de estar. "Penduradas na parede, questionam o gosto comum das pessoas, as quais preferem a decoração ao valor intrínseco das obras, fato que as leva a adquirirem quadros que combinem com o sofá, os móveis ou as paredes", esclarece.
Luiz Lopez admite que a exposição teve a intenção de motivar no expectador a reflexão e o senso crítico, levantando questões do desejo, do tempo, da memória afetiva e estética, "potencializando fontes eruditas e populares, pontuadas pelo humor e pelo lúdico, em temas variados, numa rara oportunidade de revisitar a história da arte e de exercitar a pesquisa e a liberdade de criação", concluiu.
{{banner-interno}}
A Secretária Geral do PDT em Minas Gerais, Sírley Soalheiro, esteve em Cataguases nesta quarta-feira, 2, quando foi recebida pelo presidente daquele Partido em Cataguases, o advogado Marcos Spínola e também pelo vereador Serafim Spíndola. Sírley, que está fazendo um "tour" pela Zona da Mata reestruturando a legenda com vistas às eleições de 2014, disse que sua passagem por Cataguases era "uma obrigação para dar um abraço no meu amigo Marcos, que cuida do PDT com o maior carinho", frisou.
Após uma reunião "produtiva", conforme revelou Marcos Spínola com a Secretária Geral do PDT-MG, em que ganhou uma bandeira daquela agremiação, ele e Serafim lhe ofereceram um almoço quando o vereador contou-lhe que irá agraciá-la com o Título de Cidadã Honorária de Cataguases em solenidade que vai acontecer no dia 22 de novembro, na Cãmara Municipal de Cataguases. Sírley não escondeu a alegria e disse estar "sensibilizada e orgulhosa" com o título.
Em entrevista exclusiva ao Site do Marcelo Lopes, ela reiterou a necessidade desta visita à região para organizar o Partido com vistas às eleições do próximo ano. "Estamos finalizando as filiações para as próximas eleições e queremos sair aqui da região com candidatos a deputado estadual e federal", disse. Com relação à Cataguases Síley Soalheiro lançou o nome de Marcos Spínola para Deputado, "possívelmente a Federal", disse ela. E completou: "Cataguases é uma cidade importante na Zona da Mata e nós queremos e vamos sair daqui com um candidato".Sobre o PDT em Minas, ela falou sobre as perspectivas da legenda para o pleito do ano que vem. "Nós temos hoje cinco deputados estaduais e dois federais. Estamos trabalhando para que possamos ampliar esta bancada tanto em nível federal quanto estadual. e acredito que vamos ter um grande avanço para as próximas eleições", contou. Sobre um eventual apoio à candidatura de Aécio Neves e uma aliança com o candidato do atual governador de Minas, Sírley foi mais cuidadosa.
"Isto ainda não está definido (aliança com o ex-governador Aécio)porque não analisamos ainda se podemos ter uma candidatura própria. Existe, sim, uma grande possibilidade de caminhar com o governador Aécio Neves, mas ainda não está definido. Estamos deixando isso para o próximo ano para, primeiro, fortalecer a chapa de estadual e federal e aí, sim, a gente vai analisar qual melhor caminho tomar", finalizou a Secretária Geral do PDT em Minas.{{banner-interno}}
O Clube do Remo está comemorando neste mês de outubro 86 anos de fundação. Um dos mais tradicionais espaços de lazer e esporte de Cataguases, o clube promete uma programação para lá de especial para marcar a data. No próximo sábado, 5 de outubro, o grupo Jeito Moleque, grande atração das comemorações, vai se apresentar na quadra poliesportiva do clube para lançar seu mais novo álbum: "Viva a Vida’’. O show acontece a partir das 23 horas, e certamente vai reunir um público numeroso e animado.
No dia dia 19, um novo show vai unir o sertanejo e o funk da dupla Felipe e Nando, que vem se destacando no cenário musical brasileiro e costuma se apresentar em grandes exposições agropecuárias e casas de shows do país. "Elaboramos uma programação bem variada para os associados, que também vai propiciar momentos de diversão para os pequenos, na Festa das Crianças, no dia 12, quando comemoramos o dia de fundação do clube, e o tradicional Festival de Cerveja, para os associados maiores de 18 anos", informou o presidente da entidade, Sebastião do Carmo Furtado de Mendonça, o Nem.
Outro evento marcante e que também se tornou tradicional nas comemorações de aniversário do clube é o "Arte Solidária", exposição que reúne os trabalhos dos alunos do curso de pintura do Centro de Belas Artes, que acontece também em 19 de outubro, a partir das 20 horas. Na entrada, serão recolhidos brinquedos que serão doados para o Natal das crianças da Afan (Associação Fraterna de Amparo aos Necessitados).
Além destes, o clube do Remo vai oferecer uma programação esportiva, que foi iniciada com o Torneio Regional de Peteca, no último final de semana, e reuniu cerca de 90 atletas de Cataguases e das cidades de Astolfo Dutra, Visconde do Rio Branco, Ubá, Leopoldina, Montes Claros e Belo Horizonte. A programação conta também com a visita dos times do Fluminense sub-9, sub-11 e sub-13, com jogos no domingo, 13 de outubro, às 10 horas, em partidas beneficentes. "O ingresso para assistir a essas partidas será um quilo de alimento não perecível, que será doado às instituições de Cataguases", explicou o diretor de esporte, Chico Carrara. Confira mais sobre a programação no site do clube, http://www.cluberemo.com.br/post/38/programacao-esportiva/.
{{banner-interno}}
Um jovem muriaeense foi executado a tiros no município de Campos, no Rio de Janeiro, na noite de terça-feira (1º). Em uma operação na mesma cidade, a Polícia Militar prendeu dois muriaeenses. Tiago Silva Oliveira (foto ao lado) de 22 anos, estava em casa, na localidade de Amendoeiras, distrito de Travessão, em Campos, com sua esposa, quando dois homens armados e encapuzados invadiram a casa, deram tiros na porta e na parede e, em seguida, mataram Tiago com tiros de escopeta no rosto. Em Muriaé, Tiago vivia no bairro São Cristovão.
Segundo a Polícia Militar, a esposa de Tiago alegou que o marido era vendedor de roupas, mas nenhuma peça foi encontrada na casa. O casal morava há poucos dias na localidade.
Operação Relâmpago termina com prisão de outros dois muriaeensesLogo após o homicídio de Tiago, equipes da PM de Campos cercaram a comunidade "Escova Macaco", em Travessão. O local é conhecido como ponto de venda de drogas.
Dois homens foram encurralados e tentaram fugir atirando contra os policiais, que revidaram. Giovane Rabelo da Silva Monteiro, 26 anos, e Josiel Rangel Batista, de 20 anos, foram presos na comunidade conhecida como "Escova Macaco". Com eles, os militares apreenderam uma pistola calibre 380, 18 munições do mesmo calibre, sendo duas deflagradas, um revólver calibre 32 com três munições intactas e duas deflagradas, 17 "buchas" de maconha e três papelotes de cocaína.
Os dois homens presos também são de Muriaé e têm passagens pela polícia por tráfico de drogas e porte ilegal de armas. A PM informou que um deles é primo do jovem assassinando. Ele estaria na casa quando o crime foi cometido, mas conseguiu escapar. A polícia ainda investiga o que motivou o assassinato. O caso foi registrado na 146ª DP/Guarus.{{banner-interno}}
A empresa EMPREENDIMENTOS PAGUE MENOS S/A entrou em contato com o Sine para a divulgação das seguintes vagas:
- 2 FARMACEUTICOS- 7 BALCONISTA DE FARMÁCIA- 7 OPERADOR CAIXA- 1 SERVIÇOS GERAIS
OS INTERESSADOS DEVERÃO COMPARECER AO SINE ATE DIA 04/10(SEXTA-FEIRA), PORTANDO CPF, IDENTIDADE,CARTEIRA DE TRABALHO.{{banner-interno}}