No próximo sábado, 5, será aberta às 20 horas, no Centro Cultural Humberto Mauro a exposição "Cru', do fotógrafo cataguasense Rafael Aguiar, um dos mais talentosos da nova geração. Com entrada franca, o público vai apreciar dezesseis fotografias de nu em alta definição, sendo oito de homens e oito de mulheres. O evento tem patrocínio da Energisa e realização da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho.
Pesou na escolha do tema o fato de Rafael considerar o corpo humano "uma obra de arte". Além disso, ele revela: "adoro nu e já tinha vontade de fazer um ensaio assim havia muito tempo. Com o convite para expor no Centro Cultural cogitei até a possibilidade de trazer fotos da cidade, mas pensei e concluí que seria mais do mesmo e, assim, optei pelo nu", contou.Fazer as fotos, o que teoricamente seria o mais dificil, acabou sendo "tranquilo", como o próprio Rafael definiu. "Fotografei amigos que sabiam o que eu queria e elas estavam empolgadas com o trabalho, apesar de tímidas, mas foi muito legal fazer e para algumas dessas pessoas, o resultado foi um presente", completou.
Sobre a percepção do público Rafael espera que "as pessoas possam enxergar de forma positiva as fotos, vejam beleza e arte em cada fotografia que não tiveram nenhum tipo de tratamento no Photoshop, assegura ele, "daí o nome da exposição "Cru", porque as fotos mostram a realidade, as imperfeições, justamente para revelar como o corpo é lindo por si só", destaca. Rafael finaliza avisando: "não há um padrão de beleZa nas fotos e as pessoas vão perceber isso, mas o belo está presente em cada uma delas".{{banner-interno}}
A
Câmara Municipal de Cataguases realizou, nesta quarta-feira, 2, uma homenagem
aos profissionais de Contabilidade que em 2013 comemoram o "Ano da Contabilidade
no Brasil". Compuseram a mesa solene o
presidente da Casa, Fernando Pacheco, o delegado do Conselho Regional de
Contabilidade (CRC), Anísio Araújo, o representante do CRC e palestrante da
noite, Aldevandro Felício de Castro, além de Danilo José dos Santos,
representante da Alterdata, empresa parceira do evento.
Os
homenageados foram os profissionais Oigres Segall, Alva Spíndola (in
memomorian), Berto Geraldo Dias, Conceição Aparecida do Carmo, Bruno Lélis e a
contadora da Câmara Municipal, Neuza Aparecida Ribeiro Martins. O vereador Geraldo
Majella, responsável pelo Requerimento que deu origem à homenagem, conduziu a cerimônia
que contou com a presença de dezenas de pessoas entre autoridades municipais, contadores
e seus familiares, professores e estudantes de graduação em Ciências Contábeis
da Faculdade Sudamérica, acompanhados do diretor Alcino Leite Antonucci, e do
curso Técnico em Contabilidade da Escola Estadual Clóvis Salgado, em companhia
da diretora Luciana Pinholi.
O
vereador Fernando Pacheco destacou a importância de homenagear os profissionais
de Contabilidade que "promovem a confiança, a cooperação, a inovação, a interatividade
e a reciprocidade em nossa economia, facilitando o acesso à informação. Entendo
que toda e qualquer governança administrativa ou eficiência de gestão há de
advir sempre com o capital intelectual de um profissional de contabilidade",
destacou Fernando.
Após
a abertura oficial, o palestrante Aldevandro discorreu sobre "os desafios
quanto às mudanças da profissão contábil no ano da contabilidade", ressaltando
que os profissionais de contabilidade no Brasil, se comparados aos que atuam em
países como Estados Unidos, não são valorizados como deveriam. "Apesar disso, a
Contabilidade ainda é uma boa profissão, mas para exercê-la é preciso que o
profissional esteja em constante conhecimento e atualização", frisou Aldevandro,
lembrando que as empresas devem investir em equipamentos, gerenciamento, tecnologia
da informação, capacitação profissional e organização, para garantir um bom
trabalho contábil. "Um bom contador deve conhecer o ciclo operacional contábil e
observar as oportunidades onde os outros não veem", concluiu o palestrante.
Terminada
a palestra, os homenageados receberam os certificados de congratulações e a
palavra foi aberta aos presentes à ocasião. Dentre os pronunciamentos dos
vereadores, Paulo Sergio Ribeiro Ventura (Paulo Aritana) se emocionou ao
relatar a difícil trajetória que sua filha Valéria enfrentou para se tornar
contadora e parabenizou todos que atuam nessa profissão. Majella reiterou a
importância do evento e pediu para que os profissionais de Contabilidade de
Cataguases abram as portas para os estudantes, "porque o sonho deles hoje é o
mesmo que um dia foi o de vocês", disse. (Fotos: Paulo Victor Rocha)
Veja mais fotos na galeria abaixo.
O escritor cataguasense Marcos Vinicius Ferreira de Oliveira, vai lançar neste domingo, 6 de outubro, às 20 horas, no Café do Museu, seu terceiro livro, "Tecido em Ruínas" - fabricação e corrosão da Cataguases no Inferno Provisório de Luiz Ruffato. Esta é a primeira obra a se debruçar sobre a série completa do Inferno Provisório, de autoria daquele escritor, também cataguasense. Anteriormente Marcos Vinicius lançou "Uma ou outra forma de tirania" e "E se estivesse escuro".
Não fosse pelo ineditismo da empreitada, o esforço de Marcos Vinicius já lograria êxito no modo desassombrado com que mobiliza o variado arsenal fornecido pelo trânsito interdisciplinar nas ciências humanas, a funda compreensão das tensões que entram em cena quando falam os "sentenciados pela história" e a forte disposição para enfrentar as cristalizações do pensamento sobre os sintomas da nossa "modernização conservadora".
Obra de fôlego, toma como motivo o espaço preferencial das narrativas de Luiz Ruffato, a cidade de Cataguases, para assinalar, de forma contundente, os tênues limites entre a ficção do autor e a presença de elementos tão reais quanto indigestos, porque resultantes de construções ideológicas. O leitor encontrará nas páginas de "Tecido em Ruínas" um texto escrito sob o signo da argúcia e, em igual medida, por uma demonstração do que a investigação literária pode fazer de mais interessante: penetrar a "alma" da obra.
Marcos Vinicius faz parte da nova safra de escritores cataguasenses e traz em sua bagagem, além de um reconhecido talento, a alma da escrita literária como poucos. Ao entrar em contato com sua obra o leitor tem a sensação de estar diante de alguém que domina como poucos as palavras e a técnica de escrever. Cada frase é essencial e compõe - como elos de uma corrente - a trama de sua história, invariavelmente arrebatadora. Assim também o é em "Tecido em Ruínas", já que a obra de Luiz Ruffato é, por si só intensa, real e impactante. Um livro importante para a literatura e significativo para a compreensão de Cataguases, palco escolhido por estes autores para contarem suas histórias.
{{banner-interno}}
O Partido dos Trabalhadores realiza no dia 10 de novembro próximo a eleição para escolher o novo presidente da legenda em Minas Gerais. Atualmente a sigla é presidida pelo Deputado Federal Reginaldo Lopes e para sucedê-lo quatro candidatos disputam os votos dos filiados mineiros. A única mulher na disputa esteve na noite desta quarta-feira, 2, em Cataguases, apresentando suas propostas para aquela agremiação partidária. Gleide Andrade é a atual secretária de finanças e planejamento do PT/MG, assessora a bancada dos deputados do Partido na Assembleia Legislativa de Minas e tem como principal bandeira de campanha aproximar o partido das bases.
Ela foi recebida pelo presidente do PT em Cataguases, Vanderlei Teixeira Cardoso, o Pequeno, e por um grupo de filiados que a esperavam na AABB. Gleide chegou acompanhada do vereador de Leopoldina, Oldemar Montenari, cidade que também visitou nesta quarta-feira. Ela chegou à região da Zona da Mata na terça-feira e retorna a Belo Horizonte, na quinta-feira, 3. Em Cataguases, Gleide pediu votos para os filiados depois de explicar o que pensa agir quando estiver à frente do PT. Sua primeira bandeira é garantir que não será candidata a nenhum outro cargo eletivo caso chegue à presidência do Partido. Ela diz que o PT está atuante em todos os municípios mineiros e cuidar disso é uma tarefa enorme. "O PT precisa de um presidente disponível para dedicar-se ao partido", afirmou.No encontro Gleide disse que vai investir na força do Partido "afim de ampliar seu potencial em 2014". Ela quer também retomar a evolução e o crescimento do PT além de valores como decisões coletivas, pluradiade com unidade de ação, discussões políticas e respeito às decisões tomadas pelo partido. "Pretendo fazer uma gestão compartilhada, ouvir os movimentos sociais, as bases do partido de quem nos afastamos no decorrer deste anos, e também quero ampliar o diálogo com a juventude, além de preparar melhor o PT para orientar e defender seus governos e mandatos", completou Gleide.
Vanderlei Pequeno disse que a iniciativa de Gleide visitar a região é muito 'positiva" e que o Partido ganha com esta pluralidade de candidatos. Sobre a posição do PT de Cataguases ele revelou que a legenda no município está aberta a todos os candidatos e que não vai fechar em torno de um nome. "Estamos abertos ao diálogo e queremos ouvir todos os pretendentes, mas não deveremos definir um nome para apoiar", revelou o presidente da legenda no município.
{{banner-interno}}
A Secretaria Municipal de
Assistência Social de Cataguases realiza, de 1º de outubro a 22 de novembro, a
renovação das carteirinhas de Passe Livre Municipal e os beneficiários devem
procurar a sede da Pasta, localizada na Rua Doutor Lobo Filho, Nº 184, para que
possam continuar utilizando o transporte coletivo urbano gratuitamente. A
documentação necessária para atualização é atestado médico original, 1 foto
3x4, comprovante de residência (somente para quem mudou de endereço) e o NIS
(Número de Identificação Social).
O atendimento é feito de acordo
com o cronograma que estipula o período de 1º a 11 de outubro para a
atualização dos cadastros com iniciais de A a H. Em seguida, de 14 a 18 de
outubro, serão realizados os atendimentos de beneficiários com iniciais I, J e
K. De 21 de outubro a 1º de novembro, serão atualizados os cadastros de
iniciais L e M, e de 4 a 14 de novembro, será a vez dos beneficiários com
iniciais de N a R comparecerem ao atendimento. Para finalizar, de 18 a 22 de
novembro, serão atendidos os contemplados que possuem iniciais de S a Z.
Os beneficiários residentes nos
bairros Leonardo, Ana Carrara, Isabel Tavares, Imê Farage, Guanabara e Bairro
de Fátima devem procuram atendimento no CRAS Leonardo, na Rua Antônio Augusto
de Souza Filho, Nº 35, em frente à Escola Municipal Prefeito José Esteves. Já
os que residem nos bairros Carijós, Vila Reis, São Vicente, Riguete e Antônio
Justino e nos distritos de Aracati e Vista Alegre, serão atendidos no CRAS São
Vicente, situado à Rua Horastes Spindola, s/n, no prédio da AFAN. O Cras Sereno
atenderá os beneficiários de Sereninho, Quilombo dos Palmares e distritos da
Glória, Sereno e Cataguarino.
Segundo o coordenador da Proteção
Social Básica Murilo Matias, é importante realizar essa atualização de cadastro
para garantir que o benefício seja concedido somente aos que realmente têm
direito a recebê-lo, como idosos e pessoas com algum tipo de deficiência física,
metal, auditiva ou visual, ou com doenças crônicas, que tenham renda de no
máximo um salário mínimo. "Uma avaliação médica pode entender que a pessoa está
deficiente mesmo não se enquadrando nessas doenças e quando isso ocorre, concedemos
a gratuidade à pessoa enquanto ela estiver em tais condições. A atualização,
nesse sentido, garante que esses casos sejam acompanhados", destacou Murilo,
lembrando que a atualização da Carteirinha também serve para dificultar a
falsificação do documento.