A Recreio, concessionária Volkswagen em Cataguases fez na manhã deste sábado, 5, o lançamento oficial do novo Golf, totalmente remodelado e aguardado com ansiedade pelo mercado. Na verdade esta é a versão 7 do veículo que não teve aqui no Brasil as duas últimas. O veículo, fabricado na Alemanha, inova em seu segmento com diversos itens de série, além de opcionais, abusa da tecnologia e traz para o Brasil o conceito de um bom carro no mercado europeu. José de Castro, gerente da Recreio, ofereceu um café da manhã aos clientes para apresentar o novo Golf que encanta à primeira vista e impressiona ao conhecer um pouco do que ele é capaz de fazer.
Só para se ter uma ideia a própria fábrica não economiza elogios ao novo Golf com o slogan "O melhor da Volkswagen em um único carro". O hatch de porte médio reúne esportividade, sofisticação, inovação e potência. O modelo tem um motor de 1.4 TSI BlueMotion TEchnology com potência de 140 cavalos e pode vir com transmissão automática ou câmbio manual de 7 marchas. Já a versão GTI 2.0 TSI proporciona incríveis 220 cavalos de potência. Acabamento e conforto também se destacam no novo Golf. Os bancos dianteiros possuem ajuste lombar e de altura, além da opção de revestimento em couro com aquecimento nos dianteiros e regulagem elétrica no banco do motorista. Ar condicionado especial e rádio, além de um porta-malas espaçoso e sete airbags. Um volante multifuncional completa o item conforto, já que através dele o motorista tem total comando das funções do rádio, bluetooth e outros itens.
Entre os itens que chamam a atenção do consumidor estão o Controle Adaptativo de Distância e Velocidade que ajuda a manter distância do veículo à sua frente; O sistema Kessy, faz com que você tenha acesso ao veículo sem uso da chave e aciona a ignição ao toque de um botão; O Park Assist é um dispositivo que estaciona o novo Golf de forma rápida, prática e automática, além do Sistema "Pro Active" que protege os ocupantes do veículo em situações críticas podendo reduzir as consequências em um acidente e, por fim, o Discover Pro, com rádio, DVD-Plauer, tela touchscreen de 8", comando de voz, sensor de aproximação, Bluetooth, entrada para cartão de memória, interface para a Ipad/Iphone, HD interno de 60 GB, sistema de navegação, rodas de liga leve aro 17" e câmera traseira. Os preços começam em R$67.990 e chegam a R$125.990 que é a versão GTI.
Veja mais fotos do novo Golf na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
O Procon de Cataguases realiza desde o início deste ano trabalhos de instauração de processos administrativos e aplicação de multas aos fornecedores que desrespeitam o Código de Proteção e Defesa do Consumidor. De abril até final de setembro foram 79 registros, dos quais 46 tiveram resolução em audiência de conciliação, 6 resultaram em multas que estão em fase de recurso ou decisão de segunda instância, 14 estão iniciados e podem ser negociados, 6 esperam por resultado de julgamento de primeira instância e 7 aguardam por audiência.
Segundo o advogado Rafael Vilela, coordenador do órgão, o objetivo do trabalho é solucionar as demandas dos consumidores que procuram atendimento porque se sentiram prejudicados por algum fornecedor. "A aplicação da multa existe para coibir os fornecedores de praticarem ilícitos contra os consumidores, mas, independente da penalidade, o Procon de Cataguases visa fazer com que o consumidor fique satisfeito", destacou Rafael.
De janeiro até o final de setembro, o Procon registrou 4.185 atendimentos, sendo que 1.833 foram simples consulta (orientação ao consumidor) e 2.352 reclamações. De cada dez casos dessas reclamações, 7 foram resolvidos sem precisar passar por audiência e, dos três que seguiram, dois foram negociados. "Uma pequena parte dos casos são encaminhados ao Judiciário, quando o Procon não vislumbra possibilidade de acordo entre fornecedor e consumidor, mas observa a possibilidade de o juiz proferir uma sentença favorável ao consumidor", explicou o coordenador.
Rafael revelou que muita gente o questiona sobre o que o Procon representa e se realmente resolve as questões dos consumidores. "O órgão vem apresentado significativos resultados em 2013 e hoje, depois de 10 meses à frente da coordenação, tenho a certeza de que estamos conquistando o respeito e a confiança da população de Cataguases", concluiu o advogado. (Foto: Paulo Victor Rocha)
{{banner-interno}}
O mês de outubro tornou-se mundialmente conhecido como o mês da campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, ganhando por isso a denominação de "Outubro Rosa". Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom, mas para que isso aconteça é necessário que mulheres acima dos 40 anos de idade realizem o autoexame das mamas mensalmente, exames clínicos com o seu ginecologista e também a mamografia, a cada dois anos.
Em Cataguases, o exame está disponível no serviço de Radiologia do Hospital de Cataguases e, segundo a técnica de enfermagem do setor, Geisa Machado, são realizados em média 350 mamografias por mês, entre pacientes conveniados aos planos de saúde, particulares e encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Pioneiro na cidade, o exame de mamografia do Hospital foi implantado em meados da década de 1990 e atende, desde então, pacientes de Cataguases e região, tendo como médicos radiologistas responsáveis os doutores Rafael Gustavo de Almeida Gomide Alcântara e Viviane de Sena Furtado. "Todos os funcionários do setor e também de outras áreas do Hospital estarão usando durante este mês camisetas cor-de-rosa, para chamar a atenção para a campanha. Também preparamos uma decoração especial para enfeitar a recepção da radiologia", disse ela.
Além do Hospital, o Instituto Oncológico e a Secretaria Municipal de Saúde também estão envolvidos na campanha. Na noite de quinta-feira, 3 de outubro, uma palestra realizada no Centro Cultural Humberto Mauro, proferida pelo mastologista Vinícius da Costa Klein (foto abaixo), mostrou dados importantes sobre a incidência do câncer de mama e de outros tipos da doença na cidade. Denominada "Experiência em Cataguases em relação ao câncer de mama", e com a presença dos secretários municipais de Saúde, Geraldo Antonucci, e de Assistência Social, Vanderlei Teixeira Cardoso, o médico discorreu sobre a doença de forma clara e didática, destacando a importância do diagnóstico precoce, sanando dúvidas e orientando a plateia sobre os cuidados que a população deve ter com a prevenção, principalmente através de uma dieta rica em fibras, frutas e legumes, a inclusão de exercícios físicos em suas rotinas, além dos fatores de risco, como obesidade, tabagismo, fatores hereditários, idade avançada da população, entre outros. "O fundamental, porém, é a realização de exames regulares para que, em caso do aparecimento da doença, possamos combatê-la o mais precocemente possível", salientou.Segundo o Inca, no Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama ainda são elevadas, provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados, o que foi comprovado pelos gráficos apresentados pelo médico em sua palestra. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam o aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de dez vezes nas taxas de incidência, ajustadas por idade, nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes. Para o doutor Vinícius, muito provavelmente estes dados coincidem com a introdução cada vez maior de enlatados e produtos industrializados na dieta da população.
{{banner-interno}}
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Centro Nacional de Monitoramentos e Alertas de Desastres Naturais (Cemadan), vai contemplar Cataguases com novos pluviômetros. A princípio, serão oito equipamentos semiautomáticos que auxiliarão os trabalhos da Defesa Civil, em prol da segurança da população em períodos de chuva, porque, através dos pluviômetros será possível medir a quantidade de chuva precipitada em milímetros nos locais onde serão instalados e, a partir disso, traçar medidas que evitem tragédias relacionadas à enchentes e deslizamentos de encostas.
No último dia 18, os pesquisadores Wendel Rondinelli Gomes Farias e Ricardo Balzani Nascimento Godinho, em companhia do coordenador da Defesa Civil de Cataguases Carlos Henriques Pires Júnior, realizaram um mapeamento do município, traçando pontos estratégicos para a instalação dos pluviômetros. Foram escolhidos locais situados nas Escolas Estaduais Francisco Inácio Peixoto, Clóvis Salgado, Professor Quaresma, Marieta Soares Teixeira e Astolfo Dutra, nas Escolas Municipais Caic e Idaic e em uma área central no distrito da Glória. Os equipamentos devem estar funcionando em até quarenta dias.
Segundo Carlos Pires, com a instalação dos novos pluviômetros, a Defesa Civil receberá informações de precipitação de chuva através de celular, o que agilizará os trabalhos de prevenção a desastres naturais. O coordenador destacou que "os pontos escolhidos foram estratégicos, por exemplo, no bairro Santa Clara historicamente são registrados muitos deslizamentos de terra, então escolhemos o Caic como local de monitoramento. Outro ponto importante será o do distrito da Glória, que possibilitará saber a quantidade de água que o ribeirão meia pataca trará ao município de Cataguases em determinado tempo de chuva", completou Carlos, completando que no rio Pomba já existe um pluviômetro automático. (Foto: Arquivo Defesa Civil)
{{banner-interno}}
A Câmara Municipal de Cataguases publica na edição do jornal Cataguases, órgão oficial dos poderes municipais,deste domingo, 6, o edital para a realização de concurso público visando a admissão de profissionais no quadro de pessoal do Legislativo Municipal. Serão ofertadas dez vagas sendo seis para Auxiliar de Serviços Gerais; duas para telefonista e duas para Recepcionista. A informação foi prestada pelo setor jurídico da Câmara Municipal sem, no entanto, dar detalhes do conteúdo do edital.
Segundo apurou o Site do Marcelo Lopes, para o cargo de Auxiliar de Serviços Gerais os candidatos deverão ter Ensino Fundamental incompleto (quarta série) e os aprovados terão que cumprir carga horária de trinta horas semanais e vão receber salários de R$749,89 mais Vale Alimentação no valor de R$250,00. Já os candidatos a Telefonista devem ter o Ensino Fundamental completo (antiga oitava série) e os aprovados também vão trabalhar trinta horas semanais e receberão um salário de R$779,10 além do Vale Refeição de R$250,00. AS mesas regras e condições aplicam-se para os candidatos a Recepcionista.
Em entrevista concedida a este site no dia 8 de maio (veja a matéria completa clicando neste link http://goo.gl/b4TKQH), o presidente da Câmara Municipal de Cataguases, Fernando Pacheco, anunciou a realização do concurso público. À época, ele disse: "estão sendo abertas vagas para o que consideramos essencial ao funcionamento da Câmara neste momento. Poderíamos até abrir vagas para outros cargos, mas depois teríamos a obrigatoriedade de nomear um número maior de pessoas, portanto, se futuramente outra mesa diretora achar imprescindível a nomeação de mais profissionais, ela terá de fazer outro concurso público. Este servirá para regulamentar a questão dos contratos temporários", explicou Fernando.{{banner-interno}}