O escritor cataguasense Marcos Vinicius Ferreira de Oliveira lançou, na noite deste domingo, 6, no Restaurante Café do Museu, seu terceiro livro, "Tecido em Ruínas - Fabricação e corrosão das Cataguases no Inferno Provisório de Luiz Ruffato", sua tese de doutorado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em que estuda aquela obra do também cataguasense Luiz Ruffato.
Diversos amigos e convidados prestigiaram a noite de autógrafos que foi também um momento para ouvir uma boa música e um agradável bate papo entre amigos. "Tecido em Ruínas" é o primeiro texto a se debruçar sobre a série completa do Inferno Provisório, de Luiz Ruffato e vai além ao esmiuçar o processo de transformação pelo qual Cataguases vivenciou na segunda metade do século XX.
O livro traz um novo olhar sobre a questão do Modernismo e da Cultura em Cataguases. "Aqui não é uma cidade cultural e sim uma cidade marcada por ações culturais", define Vinicius para dizer em seguida: "O modernismo em Cataguases nunca foi moderno. Ele serviu às elites da época e que sao as mesmas até hoje". A pesquisa do escritor sobre os textos de Ruffato o levou a estas constatações que contrapõem o que até agora era tido como inquestionável e que já causam um certo mal-estar no meio intelectual da cidade.
Mas Vinicius, assim como Ruffato é um dos poucos que podem fazer esta análise com tamanha precisão. Afinal, ele tanto quanto Ruffato, tem origem bem próxima a dos personagens de Inferno Provisório e conhece como poucos as duas margens do Pomba. "Tecido em Ruínas" é uma obra única, de fôlego e, sem querer forçar o lugar comum, deve tornar-se um divisor de águas porque abre uma nova linha de entendimento sobre a cultura em Cataguases.
Veja mais fotos abaixo.
{{banner-interno}}
A família Morais esteve em festa no dia 28 de setembro para comemorar as bodas de ouro dos queridos Geraldo Machado de Morais e Elza Abranches de Morais. Os filhos Gilmar, Rosimar e Mario Lucio, a nora Suely e os netos Mario Victor, Matheus, Lorena, Diego, Gilmara, Maria e Nayara não escondiam a felicidade em participar deste momento memorável, que teve como palco a Igreja São Geraldo, no distrito da Glória, onde aconteceu a cerimônia religiosa, e o Clube Brilho, onde a família recebeu os amigos para uma belíssima recepção.
Com ornamentação e arranjos florais de Josy Amaral, buffet e doces de Nadia Festas, de Muriaé, os presentes se divertiram ao som do DJ Rogério, de Magno Lima e da Banda Charme, e ainda puderam saborear o delicioso bolo de Maria José. O evento teve, ainda, como cerimonialista a experiente Aparecida Ribeiro, o barman Darlan, lembrancinhas de Ricardo Barroca e foto e filmagem de Hernani Barroca. Cada detalhe deixou a comemoração ainda mais bela e marcante, comprovada pela felicidade do casal e seus familiares.
Matéria atualizada às 10h14 do dia 07/10/13 para alteração de título.{{banner-interno}}
Dizem que são as pequenas coisas que contam, e isso é duplamente verdade entre os PCs. Computadores modernos tem poder de processamento suficiente para procurar a cura de doenças e calcular sua planilha de gastos mensais sem esforço, mas nada disso adianta se você fica tão incomodado com problemas na interface e pequenas irritações que mesmo uma tarefa simples como enviar um e-mail se torna um exercício em frustração.
O Windows está transbordando com estes "recursos" que interferem com o simples ato de usar o PC. Mas não arremesse seu monitor pela janela! Leia este artigo, siga nossas instruções e, quando você terminar, a maioria destas dores de cabeça deve ter desaparecido.
Torne o User Account Control (UAC) menos irritante
O User Account Control, recurso responsável por aquelas janelinhas que perguntam "Você quer permitir que este programa faça alterações no seu computador?", tem origens nobres, já que foi projetado para avisá-lo de que há programas tentando fazer modificações no sistema operacional que normalmente exigiriam privilégios de administrador. Isso o torna útil na hora de impedir a instalação de malware, mas as janelinhas são irritantes, especialmente se você não se aventura além da parte segura da web e usa software de segurança de terceiros.
Se você se sente confiante o suficiente para isso, desativar o UAC é fácil. Primeiro abra o Painel de Controle e vá a Contas de Usuário e Proteção p/ Família / Contas de Usuário / Alterar configurações de Controle de Conta de Usuário. Você verá uma nova janela com um controle deslizante que permite ajustar como e com que frequência as janelinhas do UAC vão aparecer. Você pode impedir que elas escureçam o desktop, ou simplesmente desativá-las completamente.
Apague arquivos que se recusam a sumir
Poucas coisas são mais irritantes que o Windows se recusando a excluir um arquivo ou pasta porque eles estão "em uso", mesmo que você não tenha nenhum programa aberto. O Unlocker é um excelente utilitário que lhe permite assumir o controle e se livrar desses arquivos facilmente.
Depois de instalar o programa, sempre que você encontrar um arquivo teimoso basta clicar com o botão direito do mouse sobre ele e selecionar a opção Unlocker no menu. Se o arquivo estiver "bloqueado" uma janela irá listar os processos (programas ou tarefas associadas a programas) que o estão usando, e lhe apreentará várias opções. Clicar em Unlock libera o arquivo mas mantém o programa ou processo ativo, e se isso não funcionar Kill "mata" o programa ou processo (força o encerramento) completamente, liberando o arquivo com certeza.
Mas tenha cuidado: "matar" um processo crítico do sistema e apagar arquivos a torto e a direito, especialmente aqueles que você não sabe o que são, é a melhor forma de criar um sistema instável. Use o Unlocker apenas com programas e arquivos que você sabe que não causarão problemas.
E um aviso: o Unlocker é excelente, mas as opções de instalação padrão irão instalar barras de ferramentas e mudar o mecanismo de buscas padrão em seu navegador, o que é horrível. Preste atenção, selecione a opção de instalação avançada e desmarque as opções relacionadas às barras e buscas, para não ter mais um incômodo no PC.
Traga de volta o botão iniciar
O Windows 8 deu fim ao icônico Botão Iniciar. O Windows 8.1 irá trazê-lo de volta, mas nesta versão ele servirá simplesmente como um atalho para a Tela Iniciar na interface moderna. O Menu Iniciar associado ao botão não irá voltar.
Quem está tendo dificuldades para gostar dos Blocos Dinâmicos (Live Tiles) da nova interface tem à disposição uma tonelada de alternativas de terceiros, que restauram o botão e o menu Iniciar e o comportamento que tinham até o Windows 7. Entre nossos favoritos estão o Start8, ClassicShell e o Pokki.
E já que você está baixando programas, aproveite e instale o excelente (e gratuito) VLC Media Player, para contornar a incapacidade do Windows 8 de reproduzir DVDs nativamente.
Desabilite senhas e telas de bloqueio
Senhas e telas de bloqueio fazem muito sentido em notebooks, smartphones e tablets, mas em seu desktop pessoal, que está são e salvo em sua casa, são só um empecilho no dia-a-dia. Detesto especialmente a lock screen do Windows 8, que aparece sempre que o aparelho é "acordado". É um recurso que simplesmente não faz sentido em um PC sem uma tela sensível ao toque (ou seja, a maioria deles).
Para se livrar da lockscreen tecle Windows+R para abrir a janela executar. Digite gpedit.msc e tecle Enter para abrir o Editor de Política de Grupo Local. Na janela que surge dê um duplo-clique em Configuração do Computador / Modelos Administrativos / Painel de Controle / Personalização. Agora dê um duplo-clique em Não exibir a tela de bloqueio. Na janela que surgir marque a opção Habilitado e clique em OK.
Já o método para remover a senha de um usuário varia de acordo com a versão do Windows. Mas antes de fazer isso lembre-se que remover a senha significa que qualquer pessoa que se sentar em frente ao seu PC poderá fuçar a máquina e acessar seus arquivos. No Windows 7 abra o Painel de Controle e clique em Contas de Usuário e Proteção p/ Família / Contas de Usuário / Remover sua senha. Basta informar sua senha atual, clicar em Remover senha e pronto.
No Windows 8 tecle Windows+C para abrir a barra de "Charms" e clique em Configurações / Mudar configurações do Computador / Usuários. Clique no botão Alterar debaixo da frase Todo usuário que tem uma senha deve inserí-la ao ativar o computador. Clique em OK na janela que surge e pronto.
Aprecie o silêncio
O Windows constantemente produz uma série de sons que podem se tornar irritantes. Para silenciar o sistema e curtir a playlist de seus artistas favoritos em paz, clique com o botão direito do mouse no ícone do alto-falante na bandeja do sistema no Desktop e selecione o item Sons no menu. Na janela que surge clique no menu abaixo de Esquema de som, selecione Nenhum Som e clique em OK. Aprecie o silêncio.
Acelere o boot
Conforme o tempo passa, o Windows vai ficando mais lento. E quanto mais e mais aplicativos e serviços se infiltram no processo de boot, mas tempo o computador leva do momento em que você aperta o botão de força até estar pronto para usar. Impedir que software desnecessário seja carregado junto com o sistema é uma forma de reduzir drasticamente este intervalo de tempo.
Primeiro você precisa ver o que mais está sendo carregado junto com o sistema. No Windows 7 tecle Windows+R para abrir a caixa de diálogo Executar, tecle msconfig e pressione Enter. Na janela que surge, chamada Configuração do Sistema, clique na aba Inicializar.
No Windows 8 as coisas são um pouco mais simples. Tecle Ctrl+Shift+Esc para abrir o Gerenciador de Tarefas e clique na aba Inicializar.
Em ambos os casos você verá uma lista de aplicativos que são carregados junto com o sistema operacional de seu PC. Reduza o problema desabilitando os itens que você tem certeza que não precisam ser carregados com o sistema. Coisas como o seu navegador, partes do Microsoft Office como o OneNote, o serviço de jogos Steam e outros. Não se preocupe, você ainda poderá abrir estes programas quando for necessário, e eles funcionarão normalmente.
Não desabilite processos que você não tem certeza de que são supérfluos. Uma vez desabilitei o software do trackpad do meu notebook, o que me causou uma dor de cabeça à parte. E não mexa em nada relacionado ao seu software antivírus. Para mais detalhes, consulte este nosso outro artigo sobre o assunto.
Limpe o menu contextual
Se você instalou software suficiente para deixar a inicialização mais lenta, são boas as chances de que o menu contextual (o que surge quando você clica com o botão direito do mouse em um arquivo) também esteja transbordando com opções. Os excelentes ShellExView e ShellMenuView, da Nirsoft, mostram todos os itens que aparecem em seu menu contextual e permitem desabilitar aqueles dos quais você não precisa mais.
Note que ambos os utilitários são bastante detalhados, e mostram até mesmo itens de menu que só aparecem para certos tipos de arquivo ou programas. Comece com o ShellMenuView, e então corra atrás do que falta com o ShellExView. Quando você encontrar um item de menu que quer remover, selecione-o na lista e clique no botão vermelho da barra de tarefas para desabilitá-lo. O botão verde reabilita uma opção, e você pode teclar Ctrl+F para fazer uma busca por programas específicos.
Note que as ferramentas da Nirsoft limpam os menus mexendo no registro do sistema, o banco de dados onde as configurações do Windows e seus programas são armazenadas, então faça um backup do registro antes de usá-las para evitar problemas: no Desktop tecle Windows+R, digite regedit e tecle Enter para abrir o Editor do Registro. Clique em Arquivo / Exportar, indique um nome e local para seu arquivo de backup e clique em Salvar.
Dependendo do tempo de uso e a quantidade de programas instalados no sistema, o tempo necessário para o backup e o tamanho do arquivo podem variar. Em um PC com um Windows 8 relativamente "limpo" e cerca de seis meses de uso foram necessários cerca de três minutos, e o arquivo de backup tinha 233 MB.
Não se incomode mais com as atualizações de software
Manter todos os programas de seu PC atualizados é vital para fechar potenciais vulnerabilidades no sistema, mas os programas para desktop em geral não se atualizam automaticamente como os apps em um smartphone. Você precisa procurar pelas atualizações manualmente, ou pior, lidar com vários "assistentes" de atualização diferentes pipocando a toda hora à sua frente e ocupando recursos do sistema (Java e Flash, estou olhando para vocês!).
Ou então você pode instalar o Secunia Personal Software Inspector (Secunia PSI). Ele faz um inventário de todos os programas em seu PC e fica de olho em atualizações. Se uma delas estiver disponível, o utilitário vai tentar baixá-la e instalá-la automaticamente. Se ele não conseguir, aí sim irá avisá-lo que de que há uma nova versão de um programa e oferecer um link para que você possa fazer o download, e instalação, manualmente.
Livre-se da "Interface Moderna" do Windows 8
Com a ajuda de alguns softwares de terceiros já desabilitamos a tela de bloqueio, restauramos a capacidade de reproduzir DVDs e até mesmo devolvemos o Botão e Menu Iniciar ao Windows 8. Mas se isso não é o bastante e você odeia, com todas as suas forças, a nova interface no Windows 8, pode devolver ao sistema o visual e comportamento que tinha no Windows 7. As instruções detalhadas estão neste outro artigo nosso.
{{banner-interno}}
O Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Segurança de Cataguases, Ângelo Andrade Cirino, foi convidado pelo Conselho Universitário da Uemg (Universidade Estadual de Minas Gerais), órgão máximo de deliberação daquela instituição de ensino superior, para apresentar sua visão de um novo modelo de desenvolvimento econômico-social para Cataguases, baseada na nova economia, que ele chama de "economia do conhecimento e da criatividade". A apresentação se deu na última quinta-feira, 3 de outubro, em Belo Horizonte, para um grupo de 25 professores que dirigem aquela instituição de ensino.
Conforme explicou o Secretário, o convite surgiu após audiência com o Reitor da Uemg, Professor Dijon Moraes Júnior, no dia 24 de setembro, que contou também com a participação do presidente da Fecomércio e do Sebrae-MG, Lázaro Luiz Gonzaga, do presidente do Sindicato do Comércio de Cataguases, José Porfiro do Carmo, e do Pró-reitor de Planejamento e Gestão da Universidade, Giovânio Aguiar. Naquela oportunidade, Ângelo apresentou pela primeira vez o projeto do Parque Tecnológico de Cataguases para a Uemg, o que entusiasmou a instituição e provocou o seu retorno esta semana.
Durante a apresentação de quarenta minutos, o Secretário mostrou a história cultural da cidade, identificando o potencial de crescimento econômico, social e humano a partir do amplo acesso à educação, inclusive técnica-profissionalizante, mas principalmente de nível superior. "Todos ficaram fascinados. Ao final da apresentação, quando o Reitor abriu a palavra para debates, os elogios foram unânimes e todos os professores foram enfáticos ao afirmar que Cataguases está de parabéns por projeto tão ousado e possível de ser realizado", afirmou entusiasmado.
O objetivo do Secretário é trazer uma unidade da Uemg para Cataguases. "Toda criação de nova unidade de ensino ou pesquisa, todo novo curso da Uemg, tem que ser debatido e autorizado pelo Conselho Universitário. Com as experiências bem sucedidas do Polo do Audiovisual, do Consórcio Intermunicipal de Cultura e do trabalho realizado pelo Instituto Fábrica do Futuro, planejamos para Cataguases um Parque Tecnológico que vai incluir uma incubadora de empresas, um condomínio empresarial, um novo distrito industrial, laboratórios de pesquisa e, principalmente, novos cursos técnicos e de nível superior", explicou.
A ideia central, conforme disse Ângelo Cirino, é instalar em Cataguases um curso de Cinema de Animação e Artes Digitais. "Jogos de computador e vídeo games hoje são considerados uma indústria próspera e avançada, que fatura muito mais do que toda a indústria de cinema de Hollywood. Além dos jogos de computador e produção para cinema, há um mercado imenso no Brasil para produções para a TV por assinatura, em virtude da nova lei que exige pelo menos 30% de conteúdo nacional e local na programação das TVs pagas. Há também o projeto da Presidenta Dilma de distribuição de um tablet para cada criança do ensino fundamental, que necessitará de produção avançada, que o Polo do Audiovisual poderá atender", acrescentou.
Segundo Ângelo, o Reitor da Uemg afirmou que a universidade foi provocada a se inserir num projeto moderno, de futuro e profundamente inovador, não só academicamente, mas também por ser uma inovação social. "A pró-reitora de Extensão, Professora Vânia Aparecida Costa, afirmou que Cataguases é um exemplo de aplicação da extensão universitária para a formação e qualificação de professores através da produção do audiovisual", disse ele, completando que, no entanto, a criação de novos cursos universitários é processo demorado e cuidadoso, que leva mais de um ano. "Agora a Secretaria de Indústria e Comércio, o Consórcio Intermunicipal de Cultura, o Polo do Audiovisual e a Uemg vão iniciar o processo de debates e definição de como será a participação de cada entidade e da universidade no projeto do Parque Tecnológico de Cataguases", concluiu. (Fotos: Acervo Secretaria Mun. Indústria.Comércio e Segurança)
{{banner-interno}}
Conforme o Site do Marcelo Lopes informou na última sexta-feira, 4, em primeira mão, foi publicado neste domingo, 6, no Jornal Cataguases, órgão oficial dos poderes municipais, o Edital de Abertura de Concurso Público nº01/2013 para preenchimento de cargos na Câmara Municipal de Cataguases. O referido concurso está sendo organizado pela empresa Reis e Reis Auditores Associados, sediada em Belo Horizonte e as inscrições poderão ser feitas presencialmente ou pela internet. São oferecidas dez vagas sendo seis para Auxiliar de Serviços Gerais; duas para telefonista e duas para Recepcionista. Os salários são de R$749,89 e de R$779,10 mais Ticket Alimentação de R$250.
Veja abaixo as principais informações do Edital.
Inscrições
Rua Coronel João Duarte (Calçadão), 106 - 2º andar - Centro, Cataguases/MG, de 06 de dezembro de 2013 a 06 de janeiro de 2014, das 8 às 11h e das 13 às 17 horas., exceto sábados, domingos e feriados.
- Pela internet o interessado deverá acessar o endereço http://www.reisauditores.com.br a partir das 8 horas do dia 6 de dezembro de 2013 até às 23:59 horas do dia 6 de janeiro de 2014, desde que seja efetuado o pagamento da inscrição até o dia 07 de janeiro de 2014 através de boleto bancário que será emitido após o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição no sitio citado acima.
- Valor da taxa de Inscrição: R$40,00
- Isenção da Taxa de Inscrição: O período para requisição de isenção de pagamento da taxa de inscrição será de 06/12/2013 a 12/12/2013.
- Confirmação da Inscrição: A partir das 16 horas do dia 27/01/2014, o candidato deverá conferir no quadro de avisos da Câmara Municipal de Cataguases/MG e/ou no site www.reisauditores.com.br se foi deferido seu requerimento de inscrição.
Provas- O concurso público será realizado por meio de prova objetiva de múltipla escolha e redação de caráter eliminatória e classificatória para os cargos de Recepcionista e Telefonista e de prova objetiva de múltipla escolha para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais.
- O candidato que não pontuar em uma das provas objetivas de múltipla escolha, será eliminado do concurso.
- Será classificado o candidato que totalizar o mínimo de 50% (cinquenta por cento) do total geral de pontos do conjunto das Provas Objetivas de Múltipla Escolha.
- A Prova de Redação é eliminatória e classificatória. Será aplicada para os candidatos inscritos nos cargos de Telefonista e Recepcionista, sendo que serão corrigidas e pontuadas somente as provas dos 100 (cem) primeiros colocados na Prova Objetiva de múltipla escolha de cada cargo, respectivamente.
Data das ProvasAs provas objetiva de múltipla escolha e de Redação serão realizadas no dia 02/02/2014, em Cataguases/MG, em locais e horários que serão divulgados no dia 27/01/2014 no jornal Cataguases, e dia 13/01/2014 no quadro de avisos da Câmara Municipal de Cataguases/MG e nos sites desta e www.reisauditores.com.br.
- O candidato deverá comparecer ao local da prova com no mínimo 30 minutos de antecedência portando documento de identidade original, comprovante da inscrição, caneta esferográfica azul ou presta, lápis nº02 e borracha. Ele só poderá se ausentar do recinto de provas após decorridos 60 minutos do início das mesmas.
Classificação e Desempate- A classificação final dos candidatos será ordenada por cargo, em ordem decrescente, somente dos aprovados de acordo com o total de pontos obtidos no somatório das notas da Prova Objetiva de Múltipla Escolha. Em caso de empate o candidato mais velho será classificado caso tenha sessenta anos ou mais e ainda os seguintes critérios: Maior pontuação na prova de Língua Portuguesa, Prova de Conhecimentos Gerais, e Prova de Matemática e o que tiver mais idade.
Resultado Final - O Resultado Final do Concurso será publicado às 12:00 horas do dia 06/03/2014 no site www.reisauditores.com.br, e no quadro de avisos e no site da Câmara Municipal de Cataguases/MG.
- O prazo de validade do concurso é de dois anos podendo ser prorrogado por igual período. As provas e os cargos- Auxiliar de Serviços Gerais - Português, Conhecimentos Gerais e Matemática, cada uma com dez questões e peso 1. Para concorrer à vaga o candidato pode ter o Ensino Fundamental incompleto.
- Telefonista - Português, Conhecimentos Gerais, Noções de Informática e Redação, cada uma com dez questões sendo que a de Português tem peso 2 e as demais, 1. Os candidatos precisam ter Ensino Fundamental Completo.
- Recepcionista - Português, Conhecimentos Gerais, Noções de Informática e Redação, com dez questões cada e peso 2 para a prova de Português. os candidatos devem ter o Ensino Fundamental Completo.
Homologação do Concurso- 06 de março de 2014, às 16 horas, na Câmara Municipal de Cataguases, será feita a divulgação do Resultado Final Definitivo do Concurso público estando o processo apto para ser homologado pelo Presidente do Legislativo Municipal. A partir daí os aprovados começarão a ser nomeados.
Baixe o edital completo clicando aqui.
{{banner-interno}}