Na noite dessa segunda-feira, 7, foi realizado o 3º Jantar Empresarial da Associação Comercial e Industrial de Cataguases (ACIC), que contou com a participação de noventa empresários da cidade e aconteceu no Centro de Atividades dos Trabalhadores (CAT). Os presentes assistiram às palestras ministradas por Rodrigo Teixeira Neves, gerente de micro e pequenas empresas no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e Paulo César Barroso Veríssimo, analista do Sebrae. Os secretários municipais de Cultura e Turismo, José Ricardo Martins Junqueira (Zeca Junqueira), e o de Indústria, Comércio e Segurança, Ângelo Andrade Cirino, também participaram ao encontro.
A palestra de Rodrigo abordou as formas de atuação do Banco junto às micro e pequenas empresas, explicando o modelo, a rede de parceiros e os produtos que o banco disponibiliza aos clientes. Na prática, aquele Banco do fomento, está disponibilizando crédito a juros bastante convidativos aos empresários que, caso estejam interessados, poderão fazer todo o processo através da própria ACIC, parceira do BDMG. "O objetivo é divulgar o Banco e firmar parcerias, de modo a democratizar o acesso ao crédito", disse ele, lembrando que o BDMG é referência em agilidade e inovação.Paulo Veríssimo falou sobre os benefícios da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, que visa formar um ambiente favorável aofortalecimento dos micro e pequenos empresários especialmente para que possam fornecer produtos e serviços para as diferentes esferas de governo. "Essa lei permite que o poder público abra editais exclusivamente às micro e pequenas empresas e, em outros casos, dá preferência aos micro e pequenos empresários no caso de empate com grandes empresas em processos licitatórios", destacou o analista.
Durante o jantar, José Esteves Neto (Estevinho), assessor da SecretariaMunicipal de Cultura e Turismo de Cataguases, juntamente com um grupo de empresários envolvidos, explicou e promoveu o projeto "Natal Iluminado"que está sendo organizado na cidade. Ele deu detalhes do projeto e reforçou a importância de todos contribuírem para a consumação da proposta que visa resgatar o espírito natalino em Cataguases. "Vamos enfeitar o trecho que compreende a Vila Domingos Lopes, Praça Governador Valadares, Chácara D. Catarina, Centro Cultural Eva Nil, Calçadão, Praças Rui Barbosa e Santa Rita, com grandiosas e coloridas árvores de natal e outros adereços iluminados, destacou Estevinho".
O presidente da ACIC, Ricardo Mattos, avaliou a noite como "muito proveitosa" ao destacar que a entidade que presidebusca suprir a necessidade dos empresários locais de estarem antenados com as novidades do meio e também apresentar-lhes as atividades que vem desenvolvendo. "Esta noite apresentamos aos empresários locais duas oportunidades que pretendem fortalecer seus negócios que é o fato da Acic ser representante do BDMG na cidade, além de mais um canal de ação para os micro e pequenos empresários que é vender para o poder público. Acredito que são ferramentas muito úteis no contexto atual de nossa região e município", concluiu o presidente.
{{banner-interno}}
O Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Cataguases, José Porfiro do Carmo, divulgou no final da tarde desta segunda-feira, 7, o horário de funcionamento especial do comércio na cidade tendo em vista o Dia das Crianças, que é comemorado no próximo dia 12 de outubro. A novidade fica por conta dos supermercados que vão funcionar no sábado, feriado, das 8 às 13 horas.
Segundo José Porfiro (foto abaixo) um acordo neste sentido foi firmado entre a entidade que preside e o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Cataguases em que ficou decidido a extensão do horário de funcionamento das lojas na quinta e sexta-feira, dias 10 e 11, respectivamente, até às 20 horas para que o consumidor possa fazer suas compras com tranquilidade, explicou. Ainda conforme o presidente do Sindicato do Comércio Varejista, a "expectativa de incremento nas vendas é muito boa, porque estamos no começo do mês, momento em que o trabalhador acabou de receber seu salário", analisou.O Dia das Crianças é, segundo revelou José Porfiro, "a segunda ou terceira melhor data em vendas para o comércio". Sem querer arriscar um índice de crescimento de vendas neste periodo, o presidente daquela entidade diz que "vai ser maior do que o do ano passado", previu acrescentando que Cataguases acompanha a tendência nacional e que "mesmo se não houver um aumento significativo ele já será bem vindo porque é um estímulo para o setor se preparar para o Natal", finalizou.
{{banner-interno}}
A Catrans, órgão da Prefeitura responsável pelo trânsito e transporte no município de Cataguases, iniciou na sexta-feira, 4 de outubro, a entrega das carteiras de identificação dos taxistas e auxiliares que atuam na cidade, em cumprimento à Lei 4031/2012 que, em seu artigo terceiro, exige do profissional do setor o porte de um cartão de regularidade de condutor de táxi. Conforme informou o coordenador da Catrans, Hélio de Andrade, foram cadastrados desde o início de 2013 oitenta e três profissionais, entre condutores e auxiliares.
Segundo Hélio Andrade, o objetivo da iniciativa é proporcionar maior segurança aos usuários do serviço de táxi na cidade e também combater a pirataria no setor. "Cadastrando os taxitas, poderemos controlar melhor este serviço, dar-lhe maior credibilidade e garantir que o usuário só utilize taxis oficiais", explicou o coordenador, lembrando aos motoristas de táxi que ainda não se cadastraram para fazê-lo o mais breve possível, pois, numa segunda etapa, haverá fiscalização do serviço, e em caso de descumprimento da lei, o veículo pode ser apreendido.
Do mesmo modo, Hélio Andrade adverte aos usuários a só tomarem táxis oficiais. "É imprescindível que o passageiro verifique se o motorista está portando o cartão de regularidade do serviço", oberva. No cartão, além do nome e do número de cadastro do motorista, estão o telefone e o endereço eletrônico da Catrans, para que o usuário possa entrar em contato com o órgão. O coordenador também salientou que o cartão deve ser renovado a cada três anos.{{banner-interno}}
O governador de Minas Gerais Antônio Anastasia estará em Cataguases nesta quarta-feira, 9, para inaugurar a reforma da Escola Estadual Manoel Inácio Peixoto (Colégio Cataguases), a partir das 11 horas. Na ocasião, ele também vai assinar um convênio com o município no valor de um milhão e quinhentos mil reais, provenientes do Programa Pró-Municípios.
Os recursos do convênio serão destinados à aquisição de veículos, máquinas e equipamentos para recuperação de vias e manutenção de serviços públicos, além de pontes, estradas vicinais e também asfaltamento. Dentre a lista de prioridades da Prefeitura de Cataguases está a compra de caminhão basculante (6m³), caminhão compactador de lixo (12m³), caminhão pipa (8 mil litros), motoniveladora (patrol), retroescavadeira 4x4 e pá carregadeira de rodas. Além disso, trezentos e quarenta mil reias desse convênio serão destinados à recuperação de cabeceiras de três pontes e, segundo o prefeito Cesinha Samor, "uma delas será a de Itapera (Sereno), e as outras duas são localizadas entre os bairros São Diniz e Popular". Cesinha também destacou que "a aquisição dessas máquinas e equipamentos, vai ajudar e muito para que possamos prestar melhores serviços a nossa comunidade, além de economizar recursos que eram destinados à locação de patrol, por exemplo", completou o prefeito.
{{banner-interno}}
Um acidente envolvendo uma moto Honda Bros, preta e um Volkswagen Gol cinza, ocorreu pouco antes do meio dia desta segunda-feira, próximo ao Bevile Hotel e deixou gravemente ferido o condutor da motocicleta. A Polícia Militar esteve no local e isolou a área para que a perícia técnica faça o seu trabalho conforme revelou o Sargento Borges, que está à frente do caso. Uma multidão tomou conta da rua logo após o acidente enquanto aguardava a chegada da ambulância.
Segundo informações preliminares da Polícia Militar, o Gol vinha sentido Rua Nogueira Neves/Avenida Astolfo Dutra quando ao chegar no cruzamento que dá acesso ao Bevile Hotel chocou-se contra a motocicleta que vinha da Praça Governador Valadares para a mesma avenida. Com o choque, o condutor da motocicleta caiu e teve fratura exposta na perna direita. Ele teriaperdido muito sangue no acidente e foi levado em estado grave para o Pronto Socorro Municipal. Ele foi identificado como Ivanildo Desidério da Silva, de 48 anos. No gol estavam o motorista e mais duas pessoas que nada sofreram. (Fotos: Paulo Victor Rocha){{banner-interno}}