A greve dos bancários continua, completando hoje, quarta-feira, 21 dias de paralisação em todo o país. Conforme orientação do Comando Nacional dos Bancários, as assembleias das bases sindicais vinculadas à Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), realizadas na segunda-feira, 7 de outubro, em todo o país, rejeitaram a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) na última sexta-feira, decidindo pela continuidade da greve por tempo indeterminado. A paralisação, com crescimento cada vez maior, já fechou quase 12 mil agências e centros administrativos.
"Esta decisão dos bancários deixou claro que nós vamos perseguir a nossa meta de aumento real da ordem de 5% e que a proposta da Fenaban de 7,1% sobre os salários (ganho real de 0,97%) não nos representa. Vamos continuar a ampliar e fortalecer o movimento em nossa base territorial,que já conta com 31 agências paralisadas nas cidades de Cataguases, Leopoldina, Além Paraíba, Ubá, Pirapetinga, Guidoval, Rodeiro, Tocantins, Miraí e Dona Euzébia", explicou o presidente do Sindicato dos Bancáriosde Cataguases e Região, José Antônio Silva.
Segundo o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, o número de pessoas em busca de crédito diminuiu 9,8%, em setembro, comparado a agosto, em razão da greve dos bancários. Na sexta-feira,4 de outubro, a CNDL (Confederação dos Lojistas) havia estimado perda nas vendas de até 30% em regiões como o Nordeste, onde o uso do dinheiro no varejo é maior, por conta da paralisação da categoria."E isto é culpa dos banqueiros, esses agentes que mais lucram no Brasil,intransigentes e alheios às nossas reivindicações que, entre outras coisas, não estabeleceram um aumento justo e compatível com nosso trabalho", concluiu José Antônio Silva.
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A diretoria da Copasa promoveu na noite desta terça-feira, 8, na Estação de Tratamento de Água localizada no Bairro Leonardo, em Cataguases, um encontro que reuniu prefeitos e lideranças da microrregião da Zona da Mata para apresentar um relatório das atividades de ampliação do serviço de abastecimento de água e o andamento do trabalho de instalação da rede de esgotamento sanitário no município. Os prefeitos de Cataguases, Cesinha Samor; Itamarati de Minas, Tarcília Fernandes; Miraí, José Ronaldo Milani e o de Santana de Cataguases, Luiz Mathias, estiveram presentes.A reunião foi coordenada pelo Diretor de Operação Centro-Leste da Copasa, Valério Máximo Gambogi Parreira e Narciso Lanini Filho, gerente distrital daquela empresa que alternaram as explicações ao público. A primeira revelação foi a de que o setor de captação de água no rio Pomba foi todo reformulado e modernizado com a implantação de novas bombas que funcionam submersas a dez metros de profundidade ao contrário das que existiam até agora que deixavam de funcionar quando entravam e contato com a água, especialmente durante as cheias do Pomba. "Este serviço de substituição começou em janeiro e só terminou agora, semana passada", revelou Narciso.
Sobre o trabalho de ampliação da rede de abastecimento de água no município, Valério Parreira, informou que o município de Cataguases possui hoje "mais de duzentos quilômetros de rede e que a empresa prepara-se agora para iniciar o atendimento aos distritos de Cataguarino, Glória e Aracati. Nossa previsão é de que daqui a três meses, Cataguarino já esteja recebendo água tratada pela Copasa", completou. Outra novidade revelada por ele é a ampliação do serviço de abastecimento de água nos distritos de Sereno e Vista Alegre.
Com relação aos serviços de implantação da rede de captação do esgoto sanitário em Cataguases, Valério disse que as obras estão em ritmo adiantado e que a previsão é de que em 2016 tudo esteja concluído. Ele apresentou um vídeo explicativo sobre o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto que está sendo construída na estrada de Cataguases para Aracati, logo depois do Bairro Justino e que vai receber todo o esgoto da cidade, tratá-lo e devolver a água limpa para o rio Pomba. Valério, em seguida, completou dizendo que a obra vai trazer "mais qualidade de vida para a população e que a parceria com a Prefeitura de Cataguases tem sido uma experiência muito positiva".
Cesinha Samor foi o único prefeito a falar e reconheceu a competência da Copasa em realizar o serviço de tratamento da água e o de esgotamento sanitário em Cataguases. Ele também elogiou a parceria com a empresa ressaltando que "as nossas divergências não nos impedem de continuar esta parceria". Ele também agradeceu ao Encarregado de Sistema da Copasa em Cataguases, JOsé Carlos Alves, segundo o prefeito "um profissional da mais alta competência, dedicado e que está sempre pronto a nos atender", destacou. Cesinha aproveitou para pedir (e ganhou) a Valério que a Copasa asfalte o trecho de cerca de um quilômetro entre o final do bairro Justino até a Estação de Tratamento de Esgoto.{{banner-interno}}
A Presidente do Circuito Turístico das Serras e Cachoeiras, Sônia Dias, esteve em Belo Horizonte no dia 30 de julho para assinar junto ao Secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, convênio que prevê o repasse de R$ 20 mil aos corcuitos turísticos mineiros que apresentaram projetos, estão em dia com o Caged (Cadastro Geral de Convenetes do Estado) e estão devidamente certificados pela Setur (Secretaria de Estado de Turismo).
"O Circuito Turístico das Serras e Cachoeiras foi beneficiado, pois está dentro dos critérios exigidos pela Setur. Além de manter todas as documentações em dia, apresentou projetos visando a melhoria da qualidade dos serviços turísticos da região", informou a presidente do Circuito. Segundo ela, esta iniciativa é parte da política de descentralização de ações e dos recursos da Secretaria de Estado de Turismo e também do trabalho de fortalecimento dos Circuitos Turísticos, enquanto instâncias de governança regional.
Sônia Dias também explicou que a verba recebida poderá ser utilizada para confecção de material de publicidade e compra de bens permanentes, como equipamentos de informática, veículos e mobiliário. "O objetivo é promover o desenvolvimento do turismo regional através do fortalecimento das instâncias de governança". Observou, informando que a verba será aplicada na aquisição de veículo para o Circuito, promovendo assim maior integração entre as sete cidades que o compõe: Cataguases, Além Paraíba, Argirita, Dona Euzébia, Itamarati de Minas, Leopoldina e Laranjal.
Durante a solenidade de assinatura do convênio, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, o Secretário Agostinho Patrus Filho lembrou que a ação "é um reconhecimento do governo pelo trabalho desempenhado por estas entidades e Circuitos e sua dedicação ao desenvolvimento do turismo mineiro". A presidente do Circuito Turístico das Serras e Cachoeiras, Sônia Dias, acredita que "este recurso vai proporcionar uma política pública justa na área do turismo, com o compartilhamento de recursos e de projetos, trabalhando sempre para a autonomia dos Circuitos Turísticos. Através dele criaremos condições melhores de trabalho e tornaremos o nosso Circuito cada vez mais conhecido". (Fotos cedidas pelo Cricuito Turístico Serras e Cachoeiras)
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O Apache OpenOffice é um conjunto completo de aplicativos de escritório composto por processador de textos, banco de dados, planilha de cálculo, ferramenta para apresentações e software de ilustração. Seus componentes tem recursos completos, são robustos e, embora nem sempre se igualem ao Microsoft Office em termos de recursos, vão muito além do básico em suas categorias. Nada mal para um pacote gratuito.
O Apache OpenOffice é um concorrente de longa data do Microsoft Office, e um produto Open Source mantido pela conhecida Apache Software Foundation, com atualizações e correções de bugs regulares. Assim como o LibreOffice ele é uma variante ("fork", no jargão técnico) do Oracle OpenOffice, que por sua vez é descendente do StarOffice, um projeto que tem sua origem em meados da década de 80. A barra lateral na interface é baseada no Lotus Symphony, cujo código fonte foi doado para a Apache Software Foundation em 2012. Apesar das inúmeras contribuições ao código, o OpenOffice se comporta de forma coesa, algo importante em um pacote Office.
Há um bom nível de integração entre os aplicativos que compõem o pacote. O menu e barra de ferramentas de cada janela são relevantes ao documento atual, mas você sempre pode ir ao menu "Arquivo" e criar um novo documento de outro tipo, que será aberto em sua própria janela. Incluir informações de outros aplicativos, como as linhas de um banco de dados em um documento do Writer, não é algo difícil.
O Writer tem uma longa lista de recursos: modelos para documentos, molduras, mala direta, gerenciador de estilos, cabeçalhos e rodapés para seções dos documentos e muito mais. A barra lateral introduzida na versão 4.0 é especialmente útil para quem tem um monitor widescreen, já que é fácil combinar ali múltiplos painéis para que todos os controles estejam visíveis e acessíveis em um só lugar.
As opções de layout e design são flexíveis, mas não no nível do Word 2007. Por exemplo, se você criar uma tabela com fundo em cores alternadas, e apagar ou excluir uma linha, a formatação não se ajusta automaticamente, e você terá de selecionar a tabela e reaplicar o estilo manualmente.
O Base fornece um bom conjunto de ferramentas para design e formatação de bancos de dados. Alguns dos elementos da interface, como a criação de queries, não são totalmente intuitivos. Há alguns comportamentos estranhos que até são sensatos, mas que não são expostos ao usuário. Por exemplo, mudar um campo de texto de "única linha" para "múltiplas linhas com formatação" o desconecta de um campo do banco de dados associado (um campo de texto longo), porque o texto formatado requer um campo binário. Eu gostaria de ver pelo menos uma mensagem de aviso ou erro sobre isso.
Isto aponta uma das falhas do Apache OpenOffice: a documentação é escassa, e não é muito adequada para os usuários não técnicos. Por vezes a informação sobre um recurso não é mais do que seu nome e função, que pode ser evidente. O que faltam são mais detalhes. Por exemplo a definição de "Critério" no editor de queries é "Especifica os critérios pelos quais o conteúdo do campo de dados deve ser filtrado", mas não há exemplos ou sugestões de uso. Entendo que escrever código é uma atividade que traz mais satisfação e é mais interessante que escrever documentação, e este é um problema comum com software Open Source.
No geral a interface do Apache OpenOffice responde bem, embora eu tenha notado um ligeiro atraso em alguns pontos. No geral o programa respeita as convenções padrão do Windows, e o visual e comportamento estão mais próximos do Windows XP do que do Windows Vista ou Windows 7, e muito longe do Windows 8, no qual o programa foi testado mas não certificado. Ainda assim não tive problemas com redesenho de tela, artefatos na imagem ou outros comportamentos estranhos.
Gosto do Apache OpenOffice. O conjunto de recursos inclui tudo o que espero encontrar em um pacote desta categoria, e os desenvolvedores fizeram um bom esforço para tornar a transição entre os vários aplicativos suave e intuitiva. Um usuário de Windows que já tem acesso a uma versão recente do Microsoft Office provavelmente não será tentado a migrar a não ser que genuinamente prefira software Open Source por motivos pessoais ou financeiros, mas quem ainda não tem um pacote Office, precisa de um que seja multiplataforma (há versões para Windows, Mac OS X e Linux, entre outras), ou está vindo de uma versão antiga do Microsoft Office encontrará recursos atraentes. E considerando que ele é gratuito, não há motivos para não experimentar.
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O Grupo Energisa abriu 15 vagas para jovens recém-formados em Administração, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Eletrônica e Engenharia Mecânica. Trata-se do Programa de Trainee 2014 da empresa de energia que, desde 2000, investe na atração de jovens em cada um das suas distribuidoras. Em 2010 iniciou o Programa Corporativo e, desde então, já contratou aproximadamente 50 profissionais através do Programa. O objetivo é formar profissionais com conhecimento global e visão sistêmica, com potencial crítico para contribuir com as mudanças e com o crescimento sustentável da organização, através da identificação, seleção e capacitação de profissionais recém-formados. Com duração de nove meses e início em janeiro de 2014, o Programa investe na formação teórica e prática na área de trabalho, oferece suporte necessário para o desenvolvimento profissional, com acompanhamento de mentores, gestores e RH, entre outros benefícios.
Os selecionados vão atuar em uma de suas bases (Aracaju, Cataguases, João Pessoa e Rio de Janeiro) e recebem salário compatível com o mercado, participação nos lucros da empresa, ticket alimentação, assistência médica, entre outros benefícios, além de perspectiva de carreira na empresa. Entre os requisitos para se inscrever, o candidato deve ter formação numa das áreas citadas acima, ter concluído o curso entre dezembro de 2011 a dezembro de 2013, ser fluente na língua inglesa e ser usuários do pacote Office. As inscrições devem ser feitas no site do Programa de Trainee da Energisa (http://www.across.com.br/energisa/), onde o candidato poderá também obter maiores informações.
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