A Câmara Municipal de Cataguases vai devolver recursos ao
Executivo e em troca receberá em definitivo o prédio que ocupa hoje graças a um
contrato de Comodato. A informação foi dada pelo presidente do Legislativo
Municipal, vereador Fernando Pacheco Fialho, em entrevista exclusiva ao Site do
Marcelo Lopes e desfaz assim, o mal entendido gerado com a divulgação de que os
vereadores teriam aprovado a compra do prédio da Câmara junto ao Executivo, o
que é ilegal, segundo ainda Fernando Pacheco. Reunião interna neste sentido
aconteceu no começo da noite de quinta-feira, 10, e contou com a presença de
todos os vereadores. A intenção inicial de Fernando Pacheco, conforme ele mesmo
revelou em diversas oportunidades à imprensa, era devolver as sobras do
Legislativo no final do ano para o Executivo adquirir o Cine Edgard, mas
a nova proposta ganhou a adesão de todos os vereadores.
Nesta sexta-feira, 11, o Presidente da Câmara, Vereador
Fernando Pacheco, recebeu a reportagem do Site e esclareceu a situação. Segundo
ele "o prédio atual é cedido pela Prefeitura em comodato, mas não comporta os
serviços do legislativo, ainda mais que hoje contamos com quinze vereadores. O
local é muito bom, mas deixa a desejar na questão do espaço", explicou. Segundo
ele, todos os quinze vereadores concordaram com a necessidade de adquirir um
novo imóvel para instalar o legislativo municipal, porém, uma proposta trazida
do executivo, durante a reunião, abriu a possibilidade de que a Câmara
recebesse o prédio onde hoje está instalada em doação, em troca de devolver o saldo
anual em caixa aos cofres públicos. A iniciativa do Executivo deve-se à necessidade
urgente de honrar a contrapartida do município na construção do novo abatedouro
municipal.
"Acabamos aceitando a proposta, pois com esta doação, a
Câmara finalmente terá sua identidade própria, seu local definitivo o que nos
permite, inclusive, fazer algumas adequações internas no prédio", disse
Fernando Pacheco, que continua: "Ainda assim, o local não é adequado para
atender a todos os serviços do legislativo e, portanto, para o próximo ano, a
Câmara continuará com o seu propósito de adquirir mais um imóvel para o seu
centro administrativo", explicou o Presidente do Legislativo. Ele lembrou ainda
que não se trata de uma operação de compra e venda entre os dois poderes, pois
esta seria uma operação que fere a legislação. "Na verdade estamos recebendo o
prédio em doação, pois toda aquisição da Câmara, em termos de bens e imóveis, é
do patrimônio do município, a Câmara, portanto, só tem o poder de uso",
explicou Fernando Pacheco.
Os taxistas de Cataguases realizaram na manhã desta sexta-feira, 11, uma carreata pelas principais ruas da cidade com destino ao Paço Municipal para agradecer ao Prefeito Cesinha Samor. Ele apoiou a causa da categoria que pleiteava a transferência de titularidade dos pontos de táxi por hereditariedade e que agora foi conquistada por meio de lei federal sancionada no começo desta semana pela presidenta Dilma Rousseff. Dezenas de taxistas participaram da carreata.O presidente do Sindicato dos Taxistas de Cataguases, Richarleson Silva de Souza, o "Xaxá", disse que os taxistas estão "agradecidos" pelo entendimento dos governantes ter convergido como da categoria. "Além dos deputados e senadores e da presidente Dilma, nós estamos gratos ao prefeito Cesinha por ter abraçado nossa causa desde o início", revelou. O prefeito, que havia enviado à Câmara Municipal projeto de lei regularizando a situação dos taxistas em Cataguases, após ouvir as reivindicações da categoria optou por esperar uma decisão na esfera federal o que acabou acontecendo esta semana.
{{banner-interno}}
Durante sua passagem por Cataguases, na manhã do dia 9 de outubro, o Governador Antonio Anastasia concedeu uma breve audiência ao Secretário Municipal de Indústria e Comércio, Ângelo Andrade Cirino, e ao Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Cataguases, José Porfiro do Carmo, que lhe apresentaram, de forma sucinta, o projeto para a implantação de um parque tecnológico em Cataguases, que seria composto por uma incubadora de empresas, um condomínio empresarial e cursos técnicos e universitários para atender principalmente ao Polo do Audiovisual da Zona da Mata. Na semana passada, o Secretário apresentou o projeto ao Conselho Universitário da UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais), que demonstrou seu interesse em participar da iniciativa, sinalizando com a instalação de uma unidade na cidade. "Teríamos, assim, a nossa tão sonhada universidade pública, gratuita e de qualidade", lembrou Ângelo.
O Governador prometeu conversar sobre o assunto com o Reitor da UEMG, Professor Dijon Moraes Júnior, e também receber o Secretário em seu gabinete para conhecer o projeto. Conforme explicou Ângelo Cirino, esta visão de um novo modelo de desenvolvimento econômico-social para Cataguases, baseado na economia do conhecimento e da criatividade, surgiu de um conceito avançado e inovador, para o qual ele buscou subsídios em iniciativas de sucesso em outros municípios. "Um exemplo muito interessante é o Tecnosinos, implantado na cidade gaúcha de São Leopoldo, que surgiu com o objetivo de fomentar novos empreendimentos na área da tecnologia orientados pelo empreendedorismo inovador e auxiliar no desenvolvimento sustentável da região", explicou. Criado há mais de 10 anos, o Tecnosinos abriga hoje diversas empresas, divididas em polos com especialidades nas áreas de Tecnologia da Informação, Automação e Engenharias, Comunicação e Convergência Digital, Alimentos Funcionais e Nutracêutica e Tecnologias Socioambientais e Energia. Sua governança se estabelece entre a Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos, onde está localizado o parque), iniciativa privada e setor público.
Segundo o Secretário, a cidade se desenvolveu ao longo de décadas através da economia calçadista. "Crises econômicas e a concorrência com os produtos chineses fizeram a indústria de calçados entrar em declínio naquele município. A iniciativa privada se uniu a outras instituições, entre elas a Unisinos, e criou o parque, mudando o foco da economia local", explica o Secretário, que visitou a Tecnosinos no começo deste mês. Na oportunidade, ele também conheceu o Sapiens Parque, em Florianópolis, outra iniciativa parecida, porém voltada a iniciativas relacionadas a tecnologia, meio ambiente, arte e ciências e que surgiu da iniciativa privada, como apoio do governo daquele estado e da Universidade Federal de Santa Catarina, entre outras instituições.
O Secretário disse, ainda, que já conhecia outras iniciativas, como a BH Tec, um parque tecnológico que envolve a UFMG a Prefeitura de Belo Horizonte, o Governo de Minas e o Governo Federal. "Todas estas iniciativas podem perfeitamente ser adaptadas à realidade de Cataguases e ajudar a mudar o eixo de desenvolvimento da nossa economia, aproveitando a experiência do Polo Audiovisual, com o envolvimento da sociedade e parcerias importantes, como a UEMG que, durante nossa visita, viu a possibilidade de se tornar uma instituição de ensino de referência na área de cinema, animação e novas tecnologias digitais, conforme disse o próprio Reitor", concluiu.
{{banner-interno}}
A ACIC (Associação Comercial e Industrial de Cataguases) oferece vagas gratuitas para o curso de Guarda Vidas em Piscinas, que será realizado nos dias 21 e 28 de outubro a partir das 8 horas, no Centro de Atividades dos Trabalhadores (clube CAT). Para se inscrever, é necessário que o interessado saiba nadar, tenha o ensino médio e apresente carteira de identidade, além de atestado médico, para comprovar que se encontra apto a realizar atividades físicas dentro e fora de piscinas. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 15 na sede do clube, onde o curso acontecerá.
De acordo com Felipe Lanziére Soares, coordenador de esportes do CAT, "o curso será ministrado pelo Corpo de Bombeiros de Ubá. O primeiro momento será destinado ao treinamento físico, corrida e natação e, se o candidato for aprovado, a segunda parte do curso será de teoria e prática na piscina", disse o coordenador lembrando que "a capacitação visa formar pessoas qualificadas para exercer o trabalho de prevenção de acidentes em piscinas".
Ser certificado como Guarda Vida em Piscina é uma ótima oportunidade de emprego, sobretudo no verão, época em que o fluxo de pessoas aumenta nas piscinas de clubes, o que favorece a contratação de mais profissionais que ajudem a zelar pela segurança dos banhistas, revelou ele. Para mais informações sobre o curso ofertado, o telefone para contato é 3421-1245. (Foto: Paulo Victor Rocha)
{{banner-interno}}
Nesta sexta-feira, 11, a HOUSE.club promete uma noite inesquecível. O motivo principal é o aniversário do Guilherme Lima, do Zuandoemkta.net, um dos promotores de eventos mais assíduos da região. O rapaz não dorme no ponto, mesmo e está sempre fazendo uma festa por aí, sempre muito concorrida.
Desta vez ele quer marcar seu aniversário com uma mega noite e, para isso, escolheu a House uma festa regada a EletroFunk. O couro vai comer, como diz a gíria e vão estar presentes DJs feras nas pickups como Morango, Leo Peres, David Cezar, Fabio Feeling, Luisoa e o Projeto Perfect Beat. Guilherme, que há oito anos promove eventos na cidade, está otimista e espera reunir mil pessoas nesta sexta-feira, na HOUSE. O cara não brinca em serviço e baladeiros de plantão, com certeza, já estão contando as horas para a festa começar.
Parabéns Guilherme! Muito sucesso e saúde pra você.{{banner-interno}}