A ativista adolescente paquistanesa Malala Yousafzai não recebeu o prêmio Nobel da Paz, para o qual era cotada, mas teve nesta sexta-feira uma grande recepção na Casa Branca, onde conheceu o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a primeira-dama, Michelle Obama.
A jovem de 16 anos foi baleada na cabeça há um ano pelo Taliban ao fazer campanha pela educação de meninas. Ela se recuperou depois de receber tratamento médico na Grã-Bretanha e era apontada como favorita para ganhar o Nobel.
Em vez disso, o comitê que concede o prêmio escolheu a Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq) como vencedora.
A Casa Branca disse que o casal Obama agradeceu a Malala pelo seu "inspirador e apaixonado trabalho em favor da educação de meninas no Paquistão".
"Os Estados Unidos se juntam ao povo paquistanês e a tantos outros ao redor do mundo para celebrar a coragem de Malala e sua determinação em promover o direito de todas as meninas de irem à escola e realizarem seus sonhos", disse um comunicado da Casa Branca.
{{banner-interno}}
A Rede UAITEC - Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais, programa do Governo de Minas, desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior está ofertando, gratuitamente, 6.250 vagas para cursos de formação em Tecnologia de Informação para 47 municípios mineiros, entre os quais está Leopoldina.
As inscrições para os cursos denominados Vocepontocom e ProfissionalemTIpontocom somente poderão ser feitas pelo site www.uaitec.mg.gov.br. Posteriormente, o aluno irá valida-la junto a um dos pontos Uaitec existente em cada município relacionado, no caso de Leopoldina, no CVT-Centro Vocacional Tecnológico, localizado à rua 27 de Abril, nº 428, bairro Fábrica. Os dois cursos integram o programa MGTI 2022.
O profissional em TI vai preparar e capacitar para o mercado de trabalho interessados nas linguagens de programação em Java, Cobol e Dot Net em cursos de 120 horas aulas cada. Pela crescente demanda por esta mão de obra especializada, o ingresso no mercado de trabalho é quase que imediato. Um dos requisitos deste curso é que os alunos antes de inicia-lo, tenham acesso a formação em algoritmos e outras ferramentas necessárias para o desenvolvimento de cada programa. Este curso oferece 3.750 vagas e pode ser feito durante dois dias da semana. É pré requisito que o interessado esteja cursando o último ano do ensino médio ou técnico.
Já o Vocepontocom é um curso que assegura a habilitação do aluno interessado a contatos a ferramentas disponíveis na internet. Trata-se de um curso de inclusão digital com um cardápio de matérias. Ele será feito em módulos específicos e prevê formação na construção de HQs - História em quadrinhos (como criar e como usar); criação de blogger, oficina de apresentações (power-point, prezi e outros aplicativos); produção de livros digitais; além de uso de tecnologias móveis para suporte da educação, uso de Excel, compartilhados de documentos; além do aplicativo Moodle que trata-se de uma plataforma de aprendizagem utilizada na divulgação de conhecimento. São cursos de 60 horas - o módulo com 12 oficinas - e serão aplicados diariamente em dois horários - 15 às 16h50min; e 19 às 20h50min., em dois dias da semana (terças e quintas). Duas mil e quinhentas vagas estão reservadas para este curso.
O Uaitec é um projeto do Governo de Minas Gerais, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), cujo objetivo é ampliar as possibilidades de qualificação profissional do cidadão mineiro, através do ensino a distância. Em 2014 ela estará ofertando cursos de graduação e de tecnólogos. A grade dos cursos está sendo produzida por técnicos da Secretaria. (Foto: Jornal Leopoldinense)
{{banner-interno}}
Uma bela festa comemorou os 15 anos de Diovana Raspante de
Oliveira Souza, no dia 28 de setembro. Filha do casal João Miguel Ferreira de
Souza e Elisabete Raspante de Oliveira Souza, que não escondiam a felicidade
pela data, junto à irmã da aniversariante, Ariany Raspante de Souza a festa foi
realizada na residência da família, com ornamentação de Alyne Santtos e flores
de Lenir.
Entre as delícias servidas aos convidados, destaque para o
pão de mel de Doces da Bete, Buffet Arte em Salgado, da dinâmica Isabel, bolo e
cupcake de Nilza. A animação ficou por conta do DJ Leandro machado, eu garantiu
pista cheia e música da melhor qualidade. (Foto e filmagem, Hernani Barroca.)
O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou habeas corpus no qual a defesa do senador boliviano Roger Pinto Molina pedia intervenção da Corte para deixar a Embaixada do Brasil em La Paz (Bolívia). A desistência do processo foi solicitada pelo advogado do senador, Fernando Tibúrcio, após operação que retirou o senador da embaixada e o trouxe para o Brasil.
No despacho, assinado na terça-feira (8), o ministro concordou com o arquivamento do processo. "O impetrante informa não mais haver interesse no prosseguimento do processo e requer a desistência do habeas corpus. Homologo-a para que produza os efeitos legais", destacou.
O pedido de habeas corpus chegou ao STF no dia 17 de maio. Pinto Molina pedia um carro ao governo brasileiro para deixar a Embaixada do Brasil, além da intervenção no processo de concessão de um salvo-conduto pelo governo boliviano. No entanto, o senador foi retirado da Bolívia em uma operação organizada pelo encarregado de Negócios do Brasil em La Paz, o diplomata Eduardo Saboia. O senador foi trazido para Brasília. O fato desencadeou uma crise diplomática. O então chanceler Antonio Patriota foi substituído por Luiz Alberto Figueiredo Machado.
O senador ficou 455 dias abrigado na embaixada brasileira à espera de autorização dos bolivianos para deixar o país. Em junho de 2012, o Brasil concedeu asilo diplomático ao senador, mas o governo boliviano não deu o salvo-conduto para ele deixar o país. Ele alega perseguição política pelo governo do presidente Evo Morales e nega as acusações de envolvimento em desvios de recursos e corrupção.
{{banner-interno}}
Muriaé adotou as medidas do Plano de Emergência Pluviométrica (PEP), proposto pelo Governo de Minas Gerais e apresentado, no início do mês, pelo vice-governador, Alberto Pinto Coelho, e pelo coordenador estadual de Defesa Civil, Cel. Luís Carlos Martins, em reunião na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.
O plano traça estratégias de ação, define obras e apresenta novidades para enfrentar o período chuvoso de outubro de 2013 a abril de 2014. O objetivo é garantir a união dos esforços e delinear ações de preparação e resposta do Governo, visando à redução dos possíveis danos e o apoio aos municípios afetados pelas chuvas.
Um dos recursos será o uso de máquinas capazes de transformar água suja e imprópria para o consumo em água potável. De acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG), nove mil pessoas foram capacitadas em curso técnico em Defesa Civil, em 200 municípios do estado, além disso, foram criados 11 depósitos avançados para apoiar as possíveis vítimas da chuva. O Plano inclui, ainda, a preparação da Secretaria de Estado de Saúde para atuar em casos de vítimas em decorrência das chuvas e também na prevenção de doenças típicas do período chuvoso.
De acordo com o coordenador de Defesa Civil de Muriaé, Felipe Perdigão Barbosa, o município já investe em trabalho preventivo durante todo o ano: "Realizamos várias ações por meio das vistorias e também estamos em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social para a recuperação de imóveis em risco, através do programa ABIMUR. Quando o período chuvoso de aproxima, entre outubro e março, nós lançamos o Plano de Contingência, que é o atendimento emergencial, envolvendo todas as Secretarias Municipais".
Previsão de ChuvasPresente no lançamento do PEP, Felipe Perdigão contou que, durante o encontro, também foi apresentada a previsão de chuva em Minas: "Tivemos informação de que, para nosso município, os meses de dezembro e janeiro serão os mais críticos, podendo os índices registrados superarem as médias históricas. No entanto, é importante destacar que este prognóstico é uma tendência, pois a previsão exata e específica só é possível obter com 72h de antecedência".
Obras para minimizar efeitos das chuvas
Por meio de parcerias com as prefeituras e com o Governo Federal, o Governo de Minas está investindo em obras com o objetivo de minimizar os efeitos das chuvas em regiões historicamente atingidas. Em Muriaé, esta ação inclui o controle de encostas e intervenções de drenagem, através do PAC-Prevenção, com recursos de financiamento, contrapartida do Estado e do Orçamento Geral da União.
De acordo com a Coordenadoria da Defesa Civil, os principais pontos de risco na cidade são os trechos mais baixos, nos bairros da Barra e Encoberta, suscetíveis a alagamentos, mas que já estão sofrendo processos de intervenção; além das áreas com forte tendência a deslizamentos, como os bairros Santa Terezinha, Encoberta, São Joaquim, Aeroporto e Joanópolis.
Felipe Perdigão também ressalta que, atualmente, o foco de fiscalização da Defesa Civil Municipal está nas novas construções: "Isso porque já temos uma situação de risco consolidado com a ocupação de áreas feita de forma desordenada há mais tempo. Então, agora, o trabalho é prevenir e não tolerar mais a ocupação espontânea. Hoje, a fiscalização é para controle mesmo, para que não se criem mais situações de risco, ocupações que surgem do nada, sem planejamento técnico. As pessoas não devem executar obras sem profissionais adequados – principalmente neste período, quando é preciso evitar o movimento de corte e aterro, já que o solo sofre muitas alterações com o acúmulo de agua".
A Defesa Civil ressalta que, em qualquer situação de risco, é preciso entrar em contato pelo telefone 199.
{{banner-interno}}