Um grave acidente aconteceu por volta das 21:30 horas deste sábado, 12, no centro de Miraí, onde nossa reportagem está fazendo a cobertura da etapa final do Festival de Samba e Petiscos.
Dois jovens que estavam numa motocicleta Honda Titan 150, preta, se chocaram contra o muro de uma residência localizada no centro da cidade. O condutor da moto, Alef Alves Garcia, 19 anos, morreu no local e o que estava com ele, identificado como Wellington Camargo Pereira, 18 anos, foi socorrido no local e levado em estado grave com suspeita de traumatismo craniano para o Hospital São Paulo, em Muriaé.
A Policia Militar esteve no local e isolou a área para que a perícia técnica possa fazer seu trabalho a fim de apontar as causas do acidente. Segundo testemunhas disseram aos policiais, duas motos e um carro estariam envolvidos no acidente. As informações, ainda não confirmadas, apontam que Alef estaria ultrapassando o veículo quando perdeu o controle da moto se chocando contra o muro. O impacto foi tão forte que o capacete dele se partiu. A policia não descarta a possibilidade de a vitima estar sob efeito de bebida alcoólica.
Matéria alterada às 12:20h de 13/10/2013 para inserção de fotos do acidente.
{{banner-interno}}
Em 83 cidades, brincadeiras, interação e troca de brinquedos são as formas como o Dia da Criança será comemorado. A iniciativa promovida pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o Instituto Alana, pretende estimular a reflexão sobre o consumo consciente do público infantil.
Ao participar pela primeira vez da experiência de trocar brinquedos, Isabelle Pimenta, de 10 anos, se encantou com as bonecas que conquistou. "Para mim, mesmo usados, esses brinquedos são novos. Estou feliz com meu presente", descreve. Em Brasília, a previsão dos organizadores é reunir mais de 200 famílias para a troca de mil brinquedos.
Para o pai de Isabelle, Moroni Pimenta, a iniciativa permite que as crianças compartilhem brinquedos e pratiquem o desapego de objetos que não usam mais. "O brinquedo que não é mais usado pela minha filha, pode servir para alegrar outra criança. Essa é uma forma de praticar o desapego de brinquedos que ficam esquecidos e encostados dentro de casa", conta.
A infância de Pietra e Marc, filhos de Flávia Krecke, terá menos consumo, garante a mãe. Ela já participou de outras feiras de trocas de brinquedos com as crianças e acredita que a ideia pode incentivar os filhos a ter uma relação diferente diante do consumo e estímulo exagerado da publicidade infantil.
"A ideia da troca é mostrar que aquele brinquedo é novo para a criança, já que ela nunca brincou com ele. Assim ela vai se interessar como se fosse realmente novo. Costumo estimular a troca dentro de casa mesmo, em família, com os primos e amigos. Não quero criar esse conceito de consumismo dentro da minha casa. As crianças não precisam de coisas novas o tempo todo", diz Flávia.
Para a organizadora do evento e analista ambiental do Departamento de Produção e Consumo Sustentáveis do ministério, Mariana Silva, a atividade permite o diálogo entre as crianças e ajuda no exercício da argumentação e da negociação. O ministério doará os brinquedos e livros que restarem da feira de trocas às instituições parceiras.
"Não há problema em consumir, queremos apenas que a pessoa reflita antes de comprar. Hoje em dia, as crianças já não usam mais o brinquedo, mas não conseguem se desfazer dele, vão apenas acumulando. O brinquedo que já não tem tanta graça para uma criança, pode ser a diversão para outra", explica .
Durante o evento, foi distribuída a cartilha Consumismo Infantil: na Contramão da Sustentabilidade, que também é fruto de parceria do ministério com o Instituto Alana. O material descreve que o processo de educar para o consumo deve ser iniciado ainda na infância e como a alta exposição das crianças ao consumo pode trazer prejuízos, como o consumismo exagerado, aumento da geração de resíduos, a obesidade infantil e a erotização precoce.
{{banner-interno}}
O I Campeonato de Longboard de Cataguases, realizado nesse sábado, 12, na estrada da EMPA, reuniu dezenas de competidores que vieram de diversas cidades, como Belo Horizonte, Juiz de Fora, Rio Pomba, São Paulo e Rio de Janeiro. Na ocasião, foram disputadas as modalidades speed (open e júnior) e slalon (masculino e feminino). Além dos competidores, iniciantes e apreciadores do esporte estiveram presentes ao local e puderam curtir a pista liberada antes das disputas.
Conforme revelou Augusto César Carneiro Marquito (foto abaixo), um dos organizadores do evento, "o objetivo do campeonato é promover o crescimento do longboard e trazer a galera para conhecer a descida aqui na EMPA. Além disso, é uma oportunidade de confraternização entre as pessoas envolvidas no esporte", destacou Augusto, lembrando que "eventos como esse são importantes para incentivar as pessoas a praticarem o longboard". O campeonato teve apoio de comerciantes locais e da Prefeitura Municipal de Cataguases, através da Secretaria de Esportes. Ao fim da manhã, o prefeito Cesinha Samor compareceu ao local, juntamente com o secretário municipal de Esportes, Ricardo Dias. O chefe do Executivo disse ao Site do Marcelo Lopes que "no próximo dia 15, será realizada a licitação para definir a empresa que construirá a pista de skate em Cataguases, que terá investimento da Prefeitura de Cataguases e do Governo do Estado da ordem de R$150 mil.
O longboard é um tipo de skate com dimensões e rodas maiores, que permitem o alcance de grandes velocidades, sobretudo em descidas. Trata-se, portanto, de um skate mais utilizado em competições de velocidade. Em Cataguases, esse esporte vem conquistando adeptos ao longo dos tempos e atualmente um grupo de pessoas usam a estrada da EMPA para sua prática ou treinamento, principalmente aos fins de semana. Veja mais fotos do evento na galeria abaixo.{{banner-interno}}
Aconteceu, na manhã desse sábado, 12, em Cataguases, o Desafio dos Búfalos, cicloturismo que envolveu centenas de pessoas de diversas localidades, em percursos de 60 km (pró) e 35 km (sport), por entre estradas e trilhas. O evento teve a largada a partir das 7 horas, na sede do Lions Clube, onde os participantes tomaram café da manhã e fizeram o credenciamento e, às 8:30h, iniciaram o trajeto, saindo pela estrada do Horto Florestal, passando próximos a Sinimbu, Dona Euzébia, Serra da Onça e Cataguarino.Segundo Newton Carlos Leitão (foto ao lado), ciclista e triatleta cataguasense, "o Desafio dos Búfalos, é organizado por ciclistas e comerciantes de Cataguases, e recebe esse nome porque parte do percurso passa dentro de uma fazenda onde existia criação de búfalos e ainda é possível ver os rastros deixados pelos animais. O evento é uma confraternização entre os ciclistas e não gera ICMS para a cidade, nem possui vínculos políticos", destacou Newton, lembrando que "os envolvidos se beneficiarão com paisagens bonitas nas serras e trilhas do caminho".
A estrutura montada para atender aos participantes do Desafio incluiu alojamento, apoio mecânico e refeição. Newton disse que o evento contou com a participação de pessoas de diversas cidades da região, de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Santa Catarina e até do México. "Estamos realizando um evento que talvez nunca tenha acontecido em Cataguases e que já ultrapassou nossas expectativas", completou o triatleta, que, no próximo sábado, 19, embarca para o Hawaii, onde participará do mundial XTerra de Cross Triathlon. (Foto: Paulo Victor Rocha){{banner-interno}}
Teve início na noite desta sexta-feira, 11, a fase final do Festival de Samba e Petiscos, em Miraí, que continua logo mais com a apresentação dos seis sambas que vão disputar o prêmio de R$5 mil reais para a melhor canção e outro prêmio no mesmo valor para o(a) melhor intérprete. A primeira noite do Festival naquela cidade contou com dois shows que levaram uma multidão até à praça principal onde também estão os bares oferecendo deliciosos petiscos, ou tira-gostos, tendo como principal ingrediente a Mandioca.
Benito di Paula fez o primeiro show com muita animação, espontaneidade e o seu conhecido carisma. Com o seu inseparável piano, ele trouxe o filho, Rodrigo, com quem dividiu o palco em alguns momentos do show e também convidou para cantar com ele duas canções, Ataulfo Alves Júnior, filho do inesquecível compositor nascido em Miraí, Ataulfo Alves. Em mais de duas horas de muita música e interação com o público, Benito levou a multidão a dançar, cantar e se emocionar com suas músicas, além de fazer rir também com suas "tiradas" que caíram no gosto da plateia.O cantor, músico e compositor que fez sucesso estrondoso na década de 70, é um ícone do samba estilizado, com nuances de latinidade que o lançou para a fama. Em sua potente voz, músicas como "Charlie Brown", "Retalhos de Cetim" e "Mulher Brasileira", entre outras, se tornaram sucessos e foram cantadas por todos os brasileiros e, agora, relembradas por ele e a multidão que sempre o admirou. No show em Miraí, Benito deu autógrafos em discos de vinil para várias pessoas, posou para fotos e demonstrou sempre um ótimo humor. A noite teve, em seguida, a apresentação do Grupo Casuarina, outro ícone da nova geração do samba brasileiro que recebe influências desde Noel Rosa, passando por Pixinguinha, até Vinicius de Moraes. O grupo, cultuado pela crítica e muito aplaudido pelo público faz um show dançante com sucessos próprios e outros consagrados. O quinteto é formado por Daniel Montes (violão de 7 cordas), Gabriel Azevedo (pandeiro e voz), João Cavalcanti (percussão e voz), João Fernando (bandolim e vocais) e Rafael Freire (cavaquinho e vocais). Em nove anos de carreira o grupo coleciona prêmios com o da Música Brasileira e o Rival Petrobras. Também traz no curriculum oito turnês internacionais.
A primeira noite da etapa final do Festival de Samba e Petiscos de Miraí foi uma mostra do que vem por aí neste sábado e domingo de muito samba e animação. Os organizadores esperam cerca de trinta mil pessoas nos três dias de festa, samba e tira-gostos.Aliás, os bares foram atração à parte com as delícias oferecidas ao público. O evento é uma realização de Fausto Menta com apoio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e patrocínio da Energisa, através da Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.Veja a galeria de fotos dos shows abaixo.{{banner-interno}}