As negociações no Senado dos Estados Unidos para acabar com a crise fiscal mostraram sinais de progresso no domingo, mas ainda não há garantias de que a paralisação do governo federal está perto de um fim ou que o default da dívida será evitado.
A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, advertiu sobre uma "enorme turbulência" à economia global se o limite de endividamento dos EUA, que será atingido na quinta-feira, não for elevado. Essa é a data que o Tesouro norte-americano perde a autoridade para tomar recursos emprestados.
"Estaremos sob o risco de cair, novamente, em recessão", afirmou Lagarde em entrevista veiculada pelo programa "Meet the Press", da NBC.
O otimismo de sexta-feira de que um acordo seria alcançado no fim de semana desapareceu já no sábado, e as negociações saíram da Câmara dos Deputados para o Senado.
O líder da maioria no Senado, Harry Reid, e o líder dos republicanos na Casa, Mitch McConnell, fizeram uma rodada de negociações classificadas por Reid como "substanciais". O senador democrata não deu detalhes, mas o comentário alimentou esperanças de que o Congresso conseguirá aprovar um projeto de lei para financiar o governo, que está paralisado desde 1º de outubro, e elevar a capacidade de financiamento.
"Estou otimista sobre as perspectivas para uma conclusão positiva ao tema", afirmou Reid.
Mais cedo no domingo, McConnell emitiu comunicado pedindo que os democratas apoiem uma iniciativa bipartidária para acabar com a paralisação e elevar o teto da dívida.
Estão previstas sessões no Senado e na Câmara nesta segunda-feira, apesar do feriado de Columbus Day.
Qualquer acordo no Senado terá de ser votado também pela Câmara dos Deputados, onde a maioria republicana tem sido bastante pressionada pelos conservadores a não fazer concessão ao presidente Barack Obama e ao Partido Democrata.
{{banner-interno}}
A Polícia Militar em Astolfo Dutra apreendeu na noite deste domingo, 13, uma motocicleta Honda, vermelha, placa HMK-4321, com o número do Chassi raspado e sem a documentação. Os policiais desconfiaram do condutor do veículo que, nervoso e inquieto, tentava fazer funcionar sua motocicleta, antes da chegada da viatura. Como a moto não funcionou os policiais o abordaram e após ter sido revistado, o condutor foi identificado como sendo A.B.F.S., que disse aos policiais não ser habilitado e não trazia consigo os documentos do veículo. Ainda segundo ele, teria adquirido o veículo de L.C.A., em Dona Eusébia, que não lhe entregou a documentação da motocicleta. O veículo foi retido e levado até o Auto Socorro Dois Irmãos, credenciado do Detran, em Cataguases.
Os policiais deram voz de prisão ao condutor da moto e foram até Dona Eusébia a fim de encontrar L.C.A. que, após alguns minutos de buscas, foi localizado na Rua Adelina Ribeiro, naquela cidade. Ao ser questionado sobre como adquiriu a motocicleta ele contou tê-la comprado de uma pessoa identificada apenas por R., que seria do Rio de Janeiro. Segundo ainda L., este seu colega teria adquirido o veículo em um leilão ocorrido em Cataguases "há uns três anos aproximadamente". A Polícia checou a documentação do veículo junto ao sistema informatizado e constatou que a placa da moto pertencia a uma motocicleta Honda CG/Fan, de São Paulo. A.B.F.S. e L.C.A. foram presos em flagrante por infração ao artigo 230, inciso I da Lei 9503/97 (Código de Trânsito Brasileiro) e levados à delegacia de plantão em Leopoldina prestaram depoimento.{{banner-interno}}
Em sua 10ª edição, o Dia Internacional da Animação é celebrado no Brasil com uma sessão, simultânea e gratuita, de curtas-metragens de desenho animado nacionais e internacionais. No dia 28 de outubro, às 19h30, haverá exibições em mais de 230 cidades do país, a realização do evento é da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Este é o maior evento simultâneo do gênero no país, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica, institucionalizando esta data, como referência histórica da animação mundial no calendário de eventos culturais do Brasil.
Em Cataguases o evento acontecerá na Biblioteca Ascânio Lopes – Chácara Dona Catarina (Proler) às 19:30h. Dentre as atrações, a Mostra busca atrair jovens desenhistas e que gostariam de trabalhar com animação. O evento também acontece em 30 países, como Bulgária, França, Estados Unidos, Portugal, Grécia, Polônia, Coréia do Sul, Austrália e Egito na forma de intercâmbio das mostras.
Em 2013 foram inscritos 115 curtas-metragens de animação de vários estados brasileiros. Destes, foram selecionados 11 para o programa oficial brasileiro. O DIA faz um panorama da animação brasileira. Além das exibições da mostra oficial acontecerão várias atividades nas cidades participantes nos dias que antecedem o evento como mostras infantis, internacionais, sessões especiais para pessoas com deficiência auditiva, visual e também oficinas, debates, palestras e exposições. A Mostra Nacional de filmes brasileiros será enviada a vários países como parte do intercâmbio de filmes para as comemorações do International Animation Day.
No site do Dia Internacional da Animação, no mês de outubro será exibida a Sessão Ambiental, seleção de filmes com temáticas voltadas a preservação da natureza e ecologia.
Este ano a Mostra Nacional Oficial receberá novamente a audiodescrição e pela primeira vez a Janela de Libras, possibilitando a exibição desta sessão de filmes para pessoas com deficiência visual, auditiva, síndrome de Down e autismo.
O objetivo do projeto é de proporcionar às diversas cidades brasileiras a exibição de filmes de animação, com entrada franca, criando debates e discussões despertando o interesse do público em fazer cinema de animação, revelar talentos e integrar as pessoas. O evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura.
O evento busca ainda alavancar a divulgação dos filmes nacionais para o mercado estrangeiro, através do intercâmbio com outros países. A programação local de cada cidade poderá ser conferida no site www.diadanimacao.com.br. A ABCA promove o Dia Internacional da Animação desde 2004 e a cada edição, o evento alcança mais cidades e espectadores. O Brasil é o país que faz o maior evento de celebração da animação no mundo. A produção local do evento só acontece devido ao esforço de muitos voluntários entusiastas da arte da animação espalhados por todo o território nacional.
Sobre o Dia Internacional da Animação: Mostra de curtas-metragens nacionais e internacionais.No dia 28 de Outubro de 1892 Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) no mundo.
Dia da Internacional da Animação no mundoFoi para comemorar esta data que a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou em 2002 o evento, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. Em 2013 o Dia Internacional da Animação será realizado em 30 países. (Para maiores informações sobre a comemoração deste dia nos países ligados a ASIFA acesse: http://www.asifa.net)
Dia da Internacional da Animação no Brasil O evento foi realizado pela primeira vez no ano de 2004, no SESC Vila Mariana, em São Paulo. À ocasião, a ABCA realizou uma exposição de Traquitanas de Animação antigas, um show de sombras e bonecos recriando as primeiras apresentações de animação no mundo e a exibição de "Planeta Terra", filme coletivo de 1986 co-dirigido por cerca de 30 animadores de todo o Brasil.
O DIA no Brasil tem o patrocínio da Petrobras, e o financiamento do Fundo Nacional da Cultura da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e é realizado com a parceria da ASIFA, para que a mostra brasileira também esteja presente na comemoração em mais de 30 países no mundo.
{{banner-interno}}
Pesquisa divulgada pela Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) aponta que 80% das pessoas que têm glaucoma só buscaram o oftalmologista depois de perceber alterações como perda de visão, olhos vermelhos, desconforto e embaçamento. Segundo Francisco Eduardo Lima, presidente da SBG, a doença não tem cura e os danos são irreversíveis.
"O que nos preocupa é que a grande maioria das pessoas chega nos consultórios quando já tiveram perdas", lamentou Lima. De acordo com a SBG, o glaucoma é a maior causa de cegueira irreversível no mundo. No Brasil, há um milhão de pessoas com a doença. Se tratado adequadamente o paciente vai ter a doença estabilizada, evitando a evolução para a cegueira.
O levantamento foi feito com 100 portadores de glaucoma de três hospitais escola em São Paulo – Santa Casa, Unifesp e Unicamp. A pesquisa revela que a maioria dos indivíduos chega ao consultório com muita perda do campo visual e alto impacto na qualidade de vida, deixando de desenvolver atividades que antes eram comuns e independentes.
Entre os entrevistados, 69% tiveram a capacidade de leitura significativamente reduzida com o glaucoma, 65% disseram que a adaptação à mudança de ambiente claro para escuro e vice-versa é a maior barreira causada pela doença e para 50% caminhar passou a ser muito difícil.
O glaucoma é uma doença ocular hereditária, degenerativa e progressiva causada principalmente pelo aumento da pressão do olho e que leva à lesão do nervo óptico. Lima alerta que na maioria das vezes a doença chega sem apresentar sintomas, o que pode ocasionar um tratamento tardio para aqueles que não fazem os exames rotineiramente.
A doença, que é mais comum depois dos 40 anos, é irreversível, mas pode ser tratada com colírios, laser e até intervenção cirúrgica. Os negros, os que têm histórico familiar de glaucoma e que aqueles que usam esteroides por longos períodos estão mais propensos a desenvolver a doença. Para o especialista, o ideal é que depois dos 40 todos incluam uma consulta oftalmológica aos exames anuais de rotina.
Lima alerta que a simples aferição da pressão intraocular é inconclusiva para o diagnóstico, uma vez que a pressão não é constante e pode estar baixa na hora do exame. "É necessário fazer também o exame de fundo de olho, pois mostra os sinais que o glaucoma deixa", alertou.
Segundo Francisco Eduardo Lima, há preocupação dos especialistas com as pessoas que não tem problemas de visão, porque não costumam fazer os exames de rotina. "Quem tem miopia costuma ser acompanhado por um médico, que vai indicar o exame adequado. O problema são as pessoas que não têm problemas de vista. Quando chegam aos 40 e apresentam dificuldade na leitura, pensam que a compra de um óculos vai resolver tudo", alertou.
O oftalmologista explicou que há o glaucoma congênito, detectado no teste do olhinho, outro muito comum após 40 anos e ainda outro que pode ser causado pelo uso de colírios com corticoide. "Muita gente com olhinho vermelho, alergia, vai a uma farmácia e compra colírio de corticoide, que não precisa de receita. O colírio faz a coceira passar, passa também a vermelhidão. As pessoas precisam ficar atentas. O remédio pode mascarar uma doença e pode mesmo causar o glaucoma" ressaltou.
Para alertar a população sobre os cuidados com a visão a partir dos 40 anos de idade a SBG lançou a segunda edição da campanha Cuidado com o glaucoma. Com o mote Veja todos os dias, a campanha faz um alerta geral sobre a importância da visão. Mais detalhes no site Cuidado com o Glaucoma.
{{banner-interno}}
"Se você tem um PC, você é um alvo!". Esse tipo de declaração dramática me faz torcer o nariz, já que geralmente leva a um discurso para convencê-lo a gastar seu rico dinheirinho em um caro pacote de aplicativos de segurança.
Mas a verdade é que apesar de parecer um clichê, a afirmação é verdadeira. Se os malfeitores não estão tentando "pescar" seus dados pessoais, estão tentando obter os dados de seu cartão de crédito, ou pensando em como transformar sua máquina em um zumbi de uma botnet. Se seu computador está conectado à internet, ele realmente é um alvo em potencial.
Mas isso não significa que você precisa gastar dinheiro em um pacote de segurança premium. Embora empresas como a McAfee e a Symantec ofereçam soluções simples e eficazes você pode montar seu próprio conjunto de aplicativos de segurança, que irá lhe dar a maior parte da proteção das soluções comerciais mas a custo zero. Depois que você instalar estes programas em seu PC, e aprender como evitar as armadilhas dos malfeitores, terá uma bom nível de proteção contra a maioria dos "bichos papões" à solta na rede.
Consiga um bom antivírus gratuito
O AVG Free liderou o ranking no mais recente teste de antivírus gratuitos publicado pela PCWorld nos EUA, e desde então ele ficou ainda melhor. Rápido e eficiente, o AVG faz um ótimo trabalho bloqueando downloads maliciosos antes que aconteçam, e é ainda melhor ao erradicar malware que já tenha se instalado em sua máquina.
Note que eu disse "malware", e não "vírus". É que o AVG protege contra uma ampla gama de ameaças, e vem com alguns extras úteis como uma ferramenta para exclusão segura de arquivos e um sistema "Do Not Track" (não rastrear) para evitar que seus hábitos na web sejam analisados por redes de propaganda. Experimente, mas fique atento: ele vai tentar com afinco convencê-lo a assinar algum de seus serviços premium.
Tenha um segundo antimalware a postos
Nenhum produto antivírus é perfeito. Se uma ameaça especialmente tenaz passar batida pelo AVG, chame a cavalaria, ou mais especificamente o Malwarebytes Anti-Malware. Este programa de varredura sob demanda (ou seja, ele só analisa o seu PC quando você pede isso) foca em ameaças ainda desconhecidas por outros produtos de segurança, então você não deve usá-lo como única forma de proteção. Mas ainda assim é uma poderosa "segunda opinião" quando seu PC começa a se comportar de forma suspeita.
Proteja-se com um Firewall
Firewalls são o outro membro crucial da "dupla dinâmica" da segurança, e bloqueiam tentativas de invasão direta de seu sistema. Aqui você tem duas opções: a proteção silenciosa do Windows Firewall, ou o mais exigente (porém mais robusto e dinâmico) ZoneAlarm Free Firewall.
O Windows Firewall, que é parte do Windows desde o XP SP2, deve ser o suficiente para a maioria das pessoas. Ele fica quietinho por debaixo dos panos até detectar uma tentativa de conexão suspeita, e tem manutenção tão baixa quanto possível. Mas ele só pode detectar tentativas de conexão ao seu PC, ou seja, uma tentativa de invasão.
O ZoneAlarm Free Firewall monitora tanto o tráfego de entrada quanto o de saída em busca de comportamento suspeito. Conexões de saída estranhas podem ser sinal de uma infecção, então o monitoramento nesta direção pode ser valioso. Mas treinar o ZoneAlarm exige um pouco de trabalho manual, e o programa tem o péssimo hábito de instalar uma barra de ferramentas e mudar a página inicial e o mecanismo de busca de seu navegador se você não prestar atenção durante a instalação. Mas fora isso, funciona como anunciado e é fácil de usar.
Reforce seu navegador
Com os dois principais pilares da segurança no PC a postos, é hora de prestar atenção às coisas menores.
A internet está cheia de sites infectados ou simplesmente maliciosos. Os três principais navegadores são capazes de avisá-lo quando um site reconhecidamente é uma fonte de malware, mas não são tão bons em identificar tentativas de phishing, por exemplo. Plugins gratuitos para seu navegador como o Web of Trust e McAfee SiteAdvisor usam "crowdsourcing", ou seja, informações obtidas entre os outros usuários, para avisá-lo quando um site pode ser perigoso usando um sistema fácil de interpretar, com ícones verdes, amarelos ou vermelhos para indicar a periculosidade de um site.
Se você está muito preocupado quanto a ameaças na web, considere instalar o Google Chrome, que venceu todos os concorrentes no quesito segurança em nossa bateria de testes de navegador, graças a um recurso chamado "sandboxing" que isola cada aba ou site visitado e evita que malware em potencial se espalhe. E não importa qual navegador você use, sempre há ajustes que você pode fazer para aumentar a segurança. Veja nossas dicas para o Chrome, o Firefox e o Internet Explorer.
Mantenha seus programas atualizados
O Secunia Personal Software Inspector (PSI), um utilitário que analisa todos os programas instalados em seu PC e os mantém atualizados, não é um software de segurança propriamente dito, mas é uma das peças mais importantes do quebra-cabeças em um sistema de segurança feito em casa. Software antigo e desatualizado geralmente tem vulnerabilidades que podem ser exploradas pelos malfeitores como uma porta de entrada para seu PC. O Secunia PSI se certifica de que todos os pontos fracos já conhecidos em seu sistema tenham sido reforçados com as atualizações mais recentes dos desenvolvedores de cada programa. Falo sério, baixe e instale esse programa agora.
Use um gerenciador de senhas
Considerando a frequência com que grandes sites sucumbem a invasões, um bom gerenciamento de senhas é essencial. Reutilizar a mesma senha em vários sites é implorar por um desastre! E embora seja possível criar senhas fortes e memoráveis usando truques mnemônicos, no dia-a-dia é mais fácil confiar em um gerenciador de senhas para eliminar uma das principais dores de cabeça na segurança online.
Eu gosto do KeePass, um gereniador de senhas Open Source que funciona em vários plataformas e traz um gerador de senhas embutido. Alguns de meus colegas amam o LastPass ou Dashlane. Todos são ótimos, escolha o que mais lhe agradar e use-o!
Redes sociais? Só com proteção
Algumas das mais diabólicas tentativas de intrusão ocorrem através de mídias sociais, e a maioria dos pacotes de segurança agora inclui algum tipo de proteção nessa área. O Safego, da Bitdefender, é um app gratuito para o Facebook que analisa o seu feed de notícias em busca de links maliciosos e tentativas de phishing. E se encontra algo perigoso, ele até mesmo o ajuda a avisar seus amigos.
Controles para os pais
A maioria dos pacotes de segurança inclui alguma forma de software para proteção das crianças, mas a Microsoft vem oferecendo controles de primeira para os pais desde a época do Windows Vista. No Windows 8 eles são parte do sistema (em Painel de Controle / Contas de Usuário e Proteção p/ Família / Proteção para a Família), mas se você usa o Windows 7 ou Vista terá de baixar o pacote Windows Essentials. A Microsoft tem um site que explica como configurar a Proteção para a Família.
Rastreando um notebook roubado
E se o pior acontecer e seu notebook for roubado? O Prey é um software Open Source e (na maior parte) gratuito que aumenta suas chances de recuperá-lo e frustrar o ladrão.
Depois de instalado o Prey fica quietinho, completamente escondido e quase sem consumir recursos do sistema. Mas quando você ativa o programa à distância, usando um site, ele começa a enviar relatórios frequentes detalhando onde sua máquina está, incluindo screenshots do que o ladrão está fazendo e fotos feitas com a webcam para ajudar a identificá-lo. Se você quiser intervir mais diretamente, pode até bloquear remotamente a máquina.
O Prey está disponível em versões para Windows, OS X, Ubuntu (e outras distribuições Linux), iOS e Android. E se você está preocupado com olhos curiosos vasculhando seus arquivos importantes, pode criptografar eles ou mesmo o HD inteiro com o TrueCrypt.
Arrematando os pontos
Há mais algumas outras ferramentas para manter seu PC bem seguro. O Sandboxie roda programas dentro de uma "caixa de areia", isolando-os do resto do sistema. É uma boa idéia com programas nos quais você não confia totalmente. O Qualys BrowserCheck se certifica de que todos os plugins de seu navegador estão atualizados, e o CCleaner funciona como as ferramentas de "ajuste automático" nos pacotes de segurança Premium e se livra do "lixo" acumulado no sistema, ajudando seu PC a ficar "magrinho". E o Belarc Advisor é capaz de analisar seu sistema e fornecer uma visão de alto nível (embora bastante técnica) das falhas de segurança em potencial.
Como você pode ver, proteger seu PC usando apenas ferramentas gratuitas certamente é possível. Mas isso não significa que os pacotes de segurança pagos sejam inúteis: os programas gratuitos não oferecem o mesmo nível de cobertura e integração, e geralmente não há suporte técnico além de fóruns de usuários. Além disso, os programas pagos costumam ter uma taxa de detecção de ameaças ligeiramente maior do que as dos programas gratuitos.
{{banner-interno}}