Na última sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada na terça-feira, 14 de outubro, entrou na pauta de votações o projeto de lei de número 31/2013, de autoria do vereador Maurício Rufino, que prevê alteração no texto do Código Tributário Municipal (Lei Complementar 1869/1990). O projeto, no entanto, foi sobrestado, mas segundo o seu autor é de suma importância para o município, pois corrige uma lacuna deixada na legislação. "O Código Tributário Municipal admite e descreve a classificação das empresas instaladas na cidade como de grande, médio e pequeno porte, apesar disto, o mesmo não disponibiliza valores diferenciados e proporcionais para taxas a serem cobradas das empresas do setor industrial’, explica Maurício Rufino.
Ainda segundo o vereador, este fato contribui para vários casos de inadimplência no setor. "Sem falar que ao corrigir esta lacuna a Câmara Municipal pode estar contribuindo para a abertura de novas indústrias no município, mediante o oferecimento de valores diferenciados das taxas de licença para localização do estabelecimento, de acordo com o seu porte", pondera. Maurício Rufino ainda propõe no projeto uma nova tabela, com valores produzidos pelos funcionários do Executivo responsáveis pela fiscalização dos tributos municipais. "Diante do estudo realizado por estes servidores, podemos, inclusive, prever um aumento na arrecadação e a redução da inadimplência, apenas com o ajustamento dos valores da taxa de licença para localização e funcionamento. Trata-se, inclusive, de se fazer justiça fiscal, o que favorece a instalação de novas indústrias no município", reforçou.O estudo do impacto orçamentário-financeiro referente ao recolhimento da taxa de localização e funcionamento, também chamada de TLL, dos últimos dois anos demonstra uma brusca queda na arrecadação do ano passado, em função da inadimplência ocorrida naquele período. "O estudo prevê um aumento considerável na arrecadação deste ano em caso de mudança no código, já que as empresas inadimplentes teriam condições de acertar o tributo com o tesouro municipal, com a opção de pagar à vista ou através de parcelamento", conclui o vereador.
{{banner-interno}}
O Prefeito Vadinho Baião acompanhado do Comandante do 21º Batalhão, Tenente Coronel Campos e do Delegado Regional de Polícia Civil Dr. Carlos Alves Francisco, se reuniu em Belo Horizonte, com o Secretário Estadual de Defesa Social, Rômulo Ferraz, a fim de obter recursos para auxiliar o trabalho dos Policiais Civis e Militares e da Justiça. Na ocasião, o Secretário se comprometeu a enviar 100 mil reais para a construção de um anexo à cadeia pública que servirá, provisoriamente, para acautelar menores infratores. A Prefeitura já disponibilizou a quantia de 30 mil reais para o mesmo fim. Enquanto as obras do anexo não são concluídas, o Secretario Rômulo Ferraz, em conversa com o Juiz de Direito da Vara Criminal de Menores, Infância e Juventude, Dr. Nilo Marques Martins Junior, liberou vagas para acautelar menores infratores. Além disso, uma comissão irá avaliar a possibilidade de uma estrutura prisional desativada na cidade de Teixeiras se transformar num centro de recuperação de menores infratores para a região.
Mais Policiais nas ruas e Construção do presídioNos próximos meses, com a convocação dos aprovados no concurso realizado pela Policia Militar, onze Policiais deverão chegar ao município. Eles irão trabalhar na parte administrativa, possibilitando, assim, que mais Militares trabalhem nas ruas. Também deverão ser entregues novas viaturas e motocicletas ampliando a estrutura da PM na cidade.
No início de 2014, serão disponibilizados cerca de 14 milhões de reais para construção do presídio, com aproximadamente 380 vagas. Hoje, a cadeia da cidade tem capacidade para 70 presos e há mais de 300, uma superlotação que traz sérias consequências à administração do sistema.
Projeto de CâmeraDurante a reunião com o Secretário, foi cobrado também o Projeto de câmera para monitoramento das principais ruas da cidade. A Prefeitura de Ubá já entregou um projeto para o Estado e não obteve sucesso. De acordo com o Prefeito o projeto será reapresentado para nova análise, pois este monitoramento é muito importante para a redução de furtos em residências e no comércio da cidade.
Eventos em UbáQuanto à realização de eventos na cidade, algumas ações já estão sendo discutidas e em breve serão anunciadas em conjunto com a Polícia Militar e Civil. Entre as medidas estudadas estão: obrigatoriedade de contratação de empresa de segurança credenciada à Polícia Federal, revista obrigatória com detector de metal, instalação de câmeras, melhoria na iluminação do Horto, cumprimento rígido do horário de início do evento, proibição de festas no estilo open bar (com bebida liberada) e comunicação à Polícia Militar sobre o evento, a qual recomendará medidas de segurança interna e planejará ações de segurança pública nas proximidades dos eventos particulares e atuará diretamente nos eventos públicos em parceria com os demais órgãos.
De acordo com o Prefeito Vadinho Baião, "a Prefeitura continuará realizando e incentivando mais eventos na cidade. Além de garantir o acesso a grandes shows de artistas nacionais, estes eventos são importantes para a economia local, gerando empregos, aumentando a arrecadação e, principalmente, promovendo a cultura. A cidade de Ubá não será refém da violência. A música nos seus mais diversos ritmos e versos será sempre um importante instrumento para a promoção da paz".{{banner-interno}}
Como parte do plano de ampliação do calendário nacional de imunização, a Secretaria de Saúde de São Geraldo já tem disponível no município a vacina que também imuniza contra varicela, popularmente conhecida como catapora. A nova dose integra a antiga vacina tríplice viral que protege contra caxumba, rubéola, sarampo, que agora passa a ser tetra viral.
Segundo o secretário de saúde, Felício Rodrigues, para receber a dose, as crianças precisam estar com a carteira de vacinação em dia, sendo inclusive, exigido que já tenham recebido a primeira dose da tríplice viral. "Só podemos imunizar as crianças que estão com o cartão de vacina em dia", diz.
A vacinação autorizada pelo Ministério da Saúde é exclusiva para bebês com 15 meses de vida, ou seja, um ano e três meses, no Sistema Único de Saúde (SUS). A nova vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde do município. Porém, crianças em outras faixas etárias não estão autorizadas a receber a vacina.
Caminhada contra o câncer de mamaOs profissionais da saúde de São Geraldo vão promover mais uma atividade alusiva ao Outubro Rosa. Na próxima sexta-feira, 25, a partir das 8 horas, na Praça Raul Soares, com a participação da população, haverá uma passeata pelas ruas da cidade intitulada Caminhada Rosa.
Segundo o secretario de saúde, Felício Rodrigues, o foco da campanha é a conscientização da comunidade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama com a realização periódica de consultas médicas e do exame de mamografia. "Desde o início da campanha tivemos um aumento significativo em relação ao número de pedidos para a realização de mamografias", diz. "Mas nosso objetivo é conscientizar a todos em relação da importância da prevenção".
{{banner-interno}}
Terminou neste sábado, 19, o primeiro feirão da casa própria do Banco do Brasil, realizado pela agência Cataguases na AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil). O evento começou na sexta-feira, 18, e, oficialmente, chama-se, 1º Encontro Imobiliário do Banco do Brasil. Participaram várias imobiliárias, construtoras e empresas de material de construção da cidade, como Cruzato Corretora de Imóveis, ABI Negócios Imobiliários, Imobiliária Visão, Leonardo Mendonça Corretor de Imóveis, O.V.S. Imóveis, Abritta Imóveis, MIB Imobiliária, além da Bevile Construções, Casa Mattos e Construmattos.
O 1º Encontro Imobiliário do Banco do Brasil terminou neste sábado, pouco depois das 13 horas e, conforme informou a funcionária do banco, Priscila Rezende Paixão, foi uma excelente oportunidade para o financiamento da casa própria, com condições e taxas diferenciadas, que podem ser feitas em até 30 anos. Além de imóveis de alto padrão, o feirão também financiou imóveis do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. O interessado pode utilizar o seu saldo no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) no financiamento depois de ter feito uma simulação sobre as diversas formas de parcelamento. "É uma grande chance para os interessados saírem do aluguel", afirmou Priscila, acrescentando que o movimento ao longo destes dois dias foi grande e permitiu a realização de vários negócios. (Fotos: Cristina Quirino)
{{banner-interno}}
O jovem Matheus Alves Leandro vem fazendo bonito nos campos da Europa. Cataguasense, 20 anos, filho do casal Antônio Carlos e Suely Alvez Leandro, ele assinou contrato de um ano com o time da segunda divisão francesa Istres, que fica na cidade de mesmo nome, onde vem brilhando e conquistando seu espaço na equipe titular, realizando o sonho tão comum de toda a criança brasileira: ser um profissional do futebol com experiência no exterior. Ele embarcou no final de junho para a França, mas antes passou um período de vinte dias naquela cidade, no ínicio de 2013, para se adaptar. Num jogo amistoso, marcou dois gols contra a expressiva equipe do Lyon, encantando torcida e os dirigentes do clube.
Porém, o caminho até os campos franceses foi árduo. Aluno do projeto Bola Cheia, coordenado pelo ex-jogador profissional Wilmar Abadias e mantido pelo Instituto Francisca de Souza Peixoto e pela empresa de sucos Bela Ischia, o jovem admite que o projeto "foi a porta de entrada para a concretização do meu sonho". Ele chegou no Bola Cheia aos onze anos de idade, depois de já ter passado por várias escolinhas de futebol. O coordenador do projeto atesta o talento do atleta: "O Matheus sempre se destacou, mas o fundamental no sucesso de sua carreira foi a participação e o empenho de sua família, nos bons e nos maus momentos".
Por meio do Bola Cheia, Matheus se transferiu para o Fluminense, no Rio de Janeiro, onde se tornou profissional. Mas não teve oportunidade de jogar na equipe titular do time carioca. Um convite para viajar à França e conhecer o Istres, foi a oportunidade de mostrar seu talento de atacante. Não deu outra: depois de negociar o empréstimo do jogador com o Fluminense, o time francês contratou-o por uma temporada de um ano. Agora, a promessa vem mostrando a que veio, sempre se destacando nos jogos daquela equipe.
{{banner-interno}}