A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou na edição de hoje (21) do Diário Oficial da União resolução que define as regras para a composição das vacinas contra a gripe a serem utilizadas no país em 2014. O texto estabelece especificações para as vacinas influenza trivalentes, que deverão conter, obrigatoriamente, três tipos de cepas de vírus em combinação, e para as quadrivalentes.
De acordo com a resolução, as trivalentes deverão conter amostras de vírus similares aos encontrados nos estados norte-americanos da Califórnia e do Texas, ambos classificados como Influenza A, e de Massachussetts (Influenza B). As vacinas quadrivalentes deverão ser compostas pelas amostras dos vírus das trivalentes além da cepa do vírus influenza B encontrado em Brisbane (Austrália).
A Anvisa ressalta que essas vacinas somente poderão ser produzidas, comercializadas ou utilizadas se estiverem dentro das determinações e nas composições descritas na resolução e enfatiza que é "vedada a utilização de quaisquer outras cepas de vírus em vacinas Influenza no Brasil, sendo que as atualmente comercializadas ou fabricadas fora destas determinações deverão ser retiradas do mercado".
{{banner-interno}}
A Prefeitura de Cataguases vai realizar audiência pública na Praça Rui Barbosa, com o objetivo de mobilizar a população em torno do debate e da construção de propostas de ações para implementação da Saúde, Educação, Segurança, Assistência Social, Obras, Agricultura, Meio Ambiente, Cultura, Turismo, Esporte, Lazer, Transporte, Trânsito e demais setores do município. As proposições consideradas prioritárias deverão ser inseridas no orçamento de 2014.
A audiência pública acontecerá no próximo sábado, 26, de 8 às 16 horas, e deverá contar com a presença do prefeito Cesinha Samor e dos secretários municipais, além de diversas autoridades e líderes comunitários. O secretário municipal de Administração Walter de Paula lembra que será um momento de cumprir o compromisso firmado pelo Prefeito Cesinha com o povo de Cataguases, porque, com a realização da audiência pública, a Prefeitura "estará viabilizando a gestão participativa há muitos anos reivindicada pelos munícipes", lembrou.
{{banner-interno}}
A espanhola Repsol não participará do leilão da área petrolífera de Libra que será realizado nesta segunda-feira pelo governo brasileiro, disse um porta-voz da empresa nesta segunda-feira.
A licitação da área gigante, no pré-sal da Bacia de Santos, oferecerá uma reserva estimada em 8 bilhões a 12 bilhões de barris de óleo recuperável.
Inicialmente, 11 empresas se inscreveram para participar da disputa.
A Repsol havia estudado fazer ofertas por meio de sua subsidiária brasileira, que é uma joint venture com a chinesa Sinopec. A Repsol Sinopec Brasil já tem produção em área perto de Libra.
{{banner-interno}}
O Esporte Clube Cataguases (E.C.C) e o Operário Futebol Clube receberão verbas do Governo de Minas Gerais para realizarem obras de melhoria dos espaços físicos de suas sedes. O convênio foi anunciado pelo deputado federal Rodrigo de Castro, em visita a Cataguases, no dia 15 de junho deste ano, e, na última quarta-feira, 16 de outubro, em Belo Horizonte, outra reunião foi realizada, com a participação de diversas autoridades e assessores que trabalham na viabilização dos recursos.
Conforme destacou o presidente do Operário, José Vitor Lima, que esteve presente ao encontro, é preciso acertar algumas pendências e encaminhar os documentos à Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, para que seja liberada a verba para o Operário. Quanto à situação do E.C.C, todos os documentos exigidos já estão providenciados. "O Operário receberá R$ 114 mil e o Cataguases R$ 140 mil", disse José Vitor, lembrando que outros clubes do município também podem pleitear recursos junto ao Governo do Estado, desde que estejam com a documentação regulamentada.
A verba destinada ao Operário será utilizada para obras de cobertura e melhoramento do piso da quadra de esportes do clube, o que beneficiará a prática de futsal dos sócios e atletas. "Com a reforma do piso e cobertura da quadra, teremos melhores condições de praticar a inicialização de jovens no futsal, além de aproveitar o espaço para sediar jogos e alugar para outros eventos", destacou José Vitor.
Nos últimos anos, o Operário Futebol Clube passou por momentos difíceis, quando enfrentou duas enchentes e quatro ações trabalhistas, que deixaram suas atividades paralisadas até os primeiros meses de 2013. O presidente do clube destacou que o clube se reergueu "graças aos esforços de pessoas que realmente amam o Operário". Desde março de 2013, o Clube voltou a sediar competições e reativou a escolinha de futebol que hoje treina mais de 100 crianças e jovens. Os interessados em participar dos treinamentos podem ir lá e se inscrever. O Operário fica próximo ao terminal rodoviário de Cataguases. (Fotos: Paulo Victor Rocha)
{{banner-interno}}
O vereador Michelângelo Melo Correia revelou à reportagem do Site do Marcelo Lopes que tomou três providências do interesse da população nesta última semana. Ele contou ter procurado a Vara do Trabalho, por conta dos atrasos nos salários dos servidores; vai cobrar o resultado da auditoria na Secretaria Municipal de Saúde e quer conhecer o Plano de Contingência contra a Dengue. Segundo aquele vereador, estas ações "precisam ser tratadas com a seriedade que merecem é a opinião pública merece ser informada sobre o que acontece em nossa cidade".
Na última semana Michelângelo esteve na Vara do Trabalho em Cataguases para oferecer denúncia contra a Prefeitura que, pelo terceiro mês neste ano, atrasou o pagamento dos salários dos servidores municipais. "Fui recebido pelo juiz do trabalho que me orientou a formalizar a denúncia junto ao tribunal e encaminhar a reclamação em duas instâncias, tendo em vista que alguns servidores são estatutários e a grande maioria é celetista", explicou o vereador que aguarda parecer favorável e as devidas providências processuais contra a Prefeitura. "É inadmissível que o servidor municipal, que já convive com uma defasagem salarial histórica, ainda receba seus vencimentos com atraso. A lei é para todos, de modo que todo trabalhador deve receber seus vencimentos até o quinto dia útil do mês subsequente", declarou.
Em outra atuação, Michelângelo disse estar "ansioso" para conhecer o resultado da auditoria solicitada por ele junto à Secretaria Municipal de Saúde. "Tenho conhecimento de que o relatório já foi finalizado e aguardo apenas o agendamento de sua apresentação pelos secretários de Saúde e de Fazenda", afirmou. Este trabalho foi realizado com o objetivo de conhecer os principais problemas enfrentados pelo setor e deficiências eventualmente existentes.
Michelângelo aproveitou para convidar toda a comunidade a participar da audiência pública sobre a dengue, que acontece no dia 30 de outubro, na Câmara Municipal. "Queremos conhecer melhor o Plano de Contingência contra a Dengue do Núcleo de Controle de Endemias, da Secretaria de Saúde", disse o vereador, que completou:
- Sabemos que a Prefeitura vem enfrentando dificuldades financeiras, mas é necessário que haja recursos para o combate à doença, tendo em vista a proximidade do período chuvoso e, inclusive, a introdução do vírus tipo 4 da doença em nosso município, o qual a grande maioria dos moradores não têm imunidade, uma vez que este vírus não era encontrado havia mais de 30 anos no Brasil. Ele ressurgiu na região norte do país e rapidamente se espalhou para os demais estados, já tendo sido identificado inclusive aqui em Cataguases", concluiu o vereador.
{{banner-interno}}