O Índice de Confiança da Indústria (ICI) teve uma queda de 0,9% na prévia de outubro, em relação ao resultado final de setembro. Se a redução se confirmar no resultado final do mês, será a quinta queda consecutiva do indicador, que chegará ao menor patamar desde julho de 2009.
O recuo foi puxado pelas avaliações em relação ao momento presente, medido pelo Índice da Situação Atual, e ao futuro, medido pelo Índice de Expectativas. O Índice da Situação Atual caiu 1,2%, já o Índice de Expectativas recuou 0,6%.
Os dados preliminares da Sondagem da Indústria também indicam relativa estabilidade no Nível de Utilização da Capacidade Instalada, que está em 84,1% em outubro. Em setembro, o nível havia sido 84,2%.
Cerca de 800 empresas foram consultadas entre os dias 2 e 17 deste mês para a realização da prévia da sondagem. O resultado final da pesquisa será divulgado terça-feira (29).
{{banner-interno}}
Cuidar da alimentação, praticar atividade física ou parar de fumar ainda não são fatores reconhecidos pela população como medidas para prevenir o diabetes tipo 2, mostra pesquisa divulgada hoje (22) pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). A maioria dos entrevistados acredita que apenas evitar o consumo de açúcar é suficiente para evitar a doença. Essa percepção, segundo a entidade, é um antigo mito que dificulta o tratamento.
A pesquisa ouviu 1.106 pessoas, de 18 a 60 anos, em seis capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre e Recife). Apenas 28% dos entrevistados relacionaram atividades esportivas ao controle da doença e 72% não associaram o tabagismo como fator de risco. O estudo inaugura a campanha "Diabetes: mude seus valores" e tem como objetivo avaliar o quanto a população entende a doença.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, entre 2000 e 2010, o transtorno matou mais de 470 mil pessoas, fazendo com que o Brasil atingisse a quarta posição em número de casos no mundo. Atualmente, são mais de 13,4 milhões de pessoas com diabetes do tipo 2, especialmente pessoas obesas acima de 40 anos. Nesse tipo de diabetes há insulina, porém a ação é dificultada pela obesidade.
{{banner-interno}}
Inara Mantovani Lacerda será a representante de Cataguases nos dias 7, 8 e 9 de novembro, em Patos de Minas, no Concurso Miss Mundo Minas Gerais. Na oportunidade, será eleita a candidata que representará o estado no Miss Mundo Brasil e, consequentemente, a vencedora representará o país no Miss Mundo. Inara, que tem 20 anos e é estudante de Administração, foi selecionada entre várias candidatas para ser uma das 35 finalistas que disputarão o título por Minas Gerais. É a beleza da mulher cataguasense fazendo sucesso lá fora.
Ela é modelo da Patrol Models, agência cataguasense há trinta anos no mercado, e que tem à frente os talentosos e dinâmicos Pathé e Samuel Pereira. A indicação pela Patrol Models de Inara para concorrer ao título mostra que Pathé e Samuel não estão pra brincadeira e querem mesmo trazer para Cataguases mais esta conquista. Inara tem o perfil da modelo que está em alta no mercado. Além disso, tem a beleza mineira e ao mesmo tempo cosmopolita, ingredientes muito apreciados no mundo da moda, visto que nesta profissão é preciso agradar a diversos públicos em paises de todo o mundo. Sucesso, Inara!
{{banner-interno}}
Os pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), que esperam há meses por uma cirurgia de catarata em Cataguases vão poder, enfim, realizar o procedimento. Um convênio assinado entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital de Cataguases, no dia 17 de outubro viabilizou as cirurgias naquela Santa Casa. Segundo a Secretaria de Saúde de Cataguases, existem hoje na fila de espera para o procedimento cerca de 250 pacientes. As cirurgias terão início imediatamente, conforme previsão do Secretário Municipal de Saúde, Geraldo Antonucci.
Inicialmente, essas cirurgias seriam feitas no Hospital Olyntho Almada, em Astolfo Dutra, mas segundo fontes daquela Secretaria, uma série de informações desencontradas estava inviabilizando os procedimentos na cidade vizinha. Desta forma, o Secretário de Saúde Geraldo Antonucci decidiu sair na frente e solucionar a questão firmando convênio com o Hospital de Cataguases. "Como este é um compromisso do prefeito Cesinha, ao entrar na Secretaria fui informado da existência da Portaria do Ministério da Saúde, de número 1557, que nos credencia a fazer estas cirurgias uma vez que nossa gestão do sistema é plena. Além disso – completou - temos condições de atender a demanda".As cirurgias serão iniciadas imediatamente após a aprovação da iniciativa pelo Conselho Municipal de Saúde, que está reunido neste momento, em caráter extraordinário, segundo informou Geraldo Antonucci, para apreciar e aprovar a realização deste procedimento em Cataguases. Ele acrescentou que as cirurgias de catarata serão realizadas pelos médicos Marcelo Bogado e Josanda Vitói de Briceño, três vezes por semana, atendendo inicialmente vinte pacientes a cada dia, o que deverá zerar a fila de espera em um mês. "Ficamos muitos anos sem atendimento oftalmológico na rede pública de saúde, o que criou uma série de demandas na área, inclusive esta fila pela cirurgia de catarata. A partir de agora esta questão está definitivamente solucionada", destacou o Secretário. (Fotos: Hospital, Marcos Spínola; Cirurgia, reprodução internet)
{{banner-interno}}
O secretário municipal de Esportes, Ricardo Dias, vai a Belo Horizonte nesta quarta-feira, 23, para tratar assuntos relacionados a projetos que contemplarão o Esporte e a Juventude em Cataguases, como o da construção da Praça da Juventude, a consolidação do projeto Minas Olímpica Geração Esporte e a instalação de academias ao ar livre, ginásios poliesportivos e campos de grama sintética nos bairros.
Na ocasião da visita à capital mineira, Ricardo Dias participará de duas reuniões, sendo uma com o secretário de Estado de Esportes e da Juventude Eros Biondini e a outra com o deputado federal Leonardo Quintão, com quem conversará sobre a emenda parlamentar que destinará R$ 1 milhão para o Esporte em Cataguases, conforme destacou o próprio Ricardo em entrevista à reportagem do Site.
Outro assunto que será abordado na ocasião é o que se refere à proposta de implantação em Cataguases do projeto "Pintando a Liberdade", do Ministério da Justiça, que visa fazer com que os presidiários de bom comportamento trabalhem na confecção de materiais esportivos em troca de remuneração e diminuição de pena.
"Recentemente estive reunido com o diretor do Presídio de Cataguases, Alan Neves, e visitei o espaço onde poderá ser realizado o projeto. Agora buscaremos a consolidação da proposta e, por isso, levarei a discussão para este encontro em Belo Horizonte", destacou o secretário, lembrando que "o Pintando a Liberdade, além da remuneração e da diminuição de pena, também contribui para que o participante adquira conhecimento profissionalizante, o que o beneficia também a nível social".
{{banner-interno}}