Terminou neste domingo, 27, pouco depois do meio dia, no Clube do Remo, o VI Encontro Nacional de Capoeira, que reuniu em Cataguases representantes de diversos estados do país. Sob o comando do contramestre Filinho e a participação da diretoria daquele clube, o evento que começou na sexta-feira, 25, com uma roda de Capoeira na Praça Chácara Dona Catarina, foi considerado por ele "um sucesso".
Filinho é uma dos cataguasenses que dedica sua vida à divulgação daquele esporte. Ele só não ficou satisfeito com o que chamou de "falta de compromisso" da gravadora MCK, que não lhe entregou o CD que seria lançado na noite deste sábado, 26, no Anfiteatro Ivan Müller Botelho. "Este foi o ponto negativo do nosso encontro, já que os profissionais daquela gravadora se comprometeram de nos entregar o CD em setembro, mas até agora não cumpriram sua parte", disse.
Na manhã deste domingo, dezenas de capoeiristas participaram do "batizado", que é a iniciação no esporte e Troca de Cordas, o mesmo que troca de faixas de categoria no Judô e Karatê. No encerramento, o presidente do Clube do Remo, Sebastião do CArmo Mendonça, o Nem, como é conhecido, fez a entrega de troféus de participaçãos aos representantes daquele Esporte e agradeceu a presença de todos. "A Capoeira é um esporte nosso, brasileiro e nós do Clube do Remo estamos de portas abertas para divulgá-la", ressaltou.
Veja as fotos na galeria abaixo.{{banner-interno}}
A Cultura estava em festa, neste sábado, 26, em Cataguases. Ronaldo Werneck, um de seus filhos mais (cri)ativos e talentosos comemorava setenta anos de vida (e arte). Poeta, escritor, cineasta, redator, diretor, roteirista, jornalista, e aposentado do Banco do Brasil nas horas vagas, Ronaldo, reuniu seus muitos amigos na AABB para encerrar o que chamou de "semana de aniversário". Afinal, são setenta anos, ele justificou comigo ao telefone quando me prestigiou com o convite para participar deste seu momento único.
Lamento dizer e tornar público que não deu para estar lá como planejei. E confesso que ainda não consegui me perdoar por não ter dado um jeito na agenda para ver de perto a alegria do aniversariante e de sua Patrícia (que se esmerou na produção da festa, é bom que se diga). Antes de cumprir um compromisso profissional, passei na AABB para abraçar o amigo aniversariante, mas ele ainda não havia chegado. Então, vendo as fotos produzidas pelo também amigo Kimura, peço licença à ele para reproduzí-las neste espaço aqui do Site e faço o registro desta festa que reuniu os familiares e amigos de Roneck, nosso poeta maior, que contribui sobremaneira com a fama de cidade berço da cultura que Cataguases ostenta.
Alegria, fotografias e música foram alguns dos ingredientes principais, me disseram os amigos que também se encantaram com uma voz. Era Sabrina dos Santos, cantora de excelente cepa, fazendo a diferença e emocionando os presente. Sem contar as intervenções da estupenda Renatta Barbosa, atriz, animadora cultural e cunhada do aniversariante. Um clima bastante agradável que culminou com um bolo e as velinhas anunciando 70 anos, sopradas sem cerimônia e a guloseima, em seguida, saboreada por todos.
Ronaldo chega aos setenta em plena forma e produzindo "horrores", como ele gosta de dizer. Agora, espera uma folga na agenda para cumprir a promessa de assinar aqui a sua coluna "Há Controvérsias". Hiperativo das letras e da Arte, faz ao mesmo tempo um sem-número de atividades e, como prêmio, será o homenageado, em 2014, do XXII Congresso Brasileiros de Poesia. Sem se liga para o passar dos anos, ele segue seu caminho e produzindo cultura. Cataguases não seria a mesma sem ele. Parabéns, poeta. (Fotos: Kimura){{banner-interno}}
A Rádio Melodia FM comemorou na noite deste sábado, 26, seus 13 anos de atividades com uma mega festa realizada simultaneamente em Cataguases e Leopoldina. Em ambas cidades foram montados palcos e aconteceram diversos shows e orações. Em Cataguases, o evento aconteceu na Praça Rui Barbosa que esteve lotada, com público estimado em 5 mil pessoas. O destaque da noite foi a apresentação da banda do Senador Magno Malta, que é evangélico e tem uma linha de atuação parlamentar muito firme na defesa dos princípíos cristãos, além da cantora Damares, ídolo no meio evangélico. Também estiveram presentes o prefeito de Cataguases, Cesinha Samor, a assessora do Senador Clésio Andrade, Fernanda Reis e o pastor Jabes de Alencar.
Durante todo o evento, cantores se revezeram no palco como Lauriete, Vaguinho, Brenda, Culto Racional, Damares e o Senador Magno Malta que esteve acompanhado de sua banda. O Pastor Jabes de Alencar fez um momento de louvação a Deus na abertura do evento e mais tarde, Alexandre Ferreira, diretor e fundador da Rádio Melodia fez questão de chamar ao palco o prefeito de Cataguases, Cesinha Samor que parabenizou a emissora por mais um ano de atividades. Alexandre destacou que a Rádio Melodia está inserida na vida de Cataguases e pediu ao prefeito para, caso queira promover algum evento na cidade, "conte com a gente que vamos trazer para cá os maiores e melhores shows evangélicos deste país".
Em entrevista exclusiva ao Site do Marcelo Lopes, o Senador Magno Malta, minutos antes de subir ao palco, falou sobre os principais temas que vem debatendo no Congresso Nacional. O Senador tem uma postura contrária à concessão do que ele chama "privilégios" aos homossexuais o que lhe rende fortes críticas dos setores que querem criminalizar o preconceito contra os gays. O Senador justificou sua postura com a seguinte frase: "Se um negro é agredido, uma mulher é agredida, um idoso é agredido, ele chama a polícia e registra um boletim de ocorrência. O homossexual também deve fazer o mesmo". Engajado em outra campanha de grande repercussão, contra a pedofilia, o Senador revelou que o Brasil já avançou muito nesta questão. "Somos o pais com a legislação mais avançada da América do Sul. E tem outra: há quatro anos atrás ninguém falava em pedofilia e hoje é um assunto que todos discutem e estão atentos". Finalizando, Magno Malta, que presidiu a CPI do Narcotráfico, disse que está trabalhando fortemente "para que não aconteça esta aberração da legalização das drogas". (Com fotos de Paulo Victor Rocha){{banner-interno}}
A manhã e o começo da tarde deste sábado, 26 de outubro, foram marcados pela presença da Prefeitura de Cataguases na Praça Chácara Dona Catarina, numa iniciativa chamada gestão participativa com o propósito de saber da população como a Prefeitura deve investir a receita do orçamento do próximo ano. Uma tenda foi montada no local para receber as sugestões e o movimento foi acompanhado pelo Prefeito Cesinha Samor, vários secretários municipais e servidores da Prefeitura, que orientaram e tiraram dúvidas das pessoas que quisessem participar daquela iniciativa, cujo lema é "A Prefeitura quer ouvir você".
Centenas de pessoas deixaram na urna que estava no local sua sugestão, ideia ou proposta para ser implantada no próximo ano. Conforme explicou o servidor Douglas Barbosa, não se trata de escolher em qual setor a Prefeitura deve investir mais, mas sim como ela deve fazê-lo. "O que queremos é que as pessoas participem dando ideias e sugestões para que possamos avaliar o que a Administração pode de fato fazer ou investir. Vale lembrar que muitas ações dependem de convênios com os governos estadual e federal; também existem receitas que possuem destinação própria, como as da educação, por exemplo. Mas toda sugestão será avaliada e tentaremos encaixá-las no orçamento de 2014 ou nos programas conveniados, se for permitido por lei, atendendo, assim, aos anseios da população", explicou.
No local, os presentes tiveram acesso a gráficos e informações sobre como a Prefeitura aloca suas receitas atualmente. Esteve presente também a equipe do Núcleo de Controle Endemias, fazendo o seu trabalho de prevenção à dengue, e um pula-pula foi montado para que as crianças se divertissem. Esta foi a primeira audiência pública promovida pela Prefeitura, que vai repetir a ação nos dias 29, 30 e 31 de outubro, de 13 às 17 horas, no mesmo local. "Acho a ideia muito válida e quero muito saber o resultado desta iniciativa", disse André Procaci, de 21 anos. Para o empresário José Araújo, 32 anos, "nada disso terá valor se a Prefeitura mantiver distância da população e não ouvi-la de fato". Adolfo Vecchi do Vale, 56 anos, achou a iniciativa espetacular. "Eu já havia sugerido que a Câmara Municipal fizesse o mesmo, mas para saber o que a população realmente deseja em projetos e leis para a cidade. Portanto, é importantíssimo que as pessoas participem e sejam ouvidas também sobre o orçamento, afinal, trata-se de dinheiro público", finalizou.
{{banner-interno}}
Um homem foi baleado com dois tiros, sendo um na cabeça e outro na barriga, na tarde deste sábado (26), em Muriaé. Juber Ferreira, de 55 anos, foi socorrido por populares e encaminhado ao Hospital São Paulo (HSP), onde morreu.
O crime aconteceu no prolongamento da Avenida JK, região do Salles, naquela cidade. Logo após os disparos foi iniciado um intenso rastreamento, onde a policia conseguiu prender o autor, que confessou ter efetuado os disparos, mas a arma por ele utilizada não foi encontrada pela Polícia que suspeita ter sido jogada no rio Muriaé.
Durante a fuga o autor (foto abaixo) tentou obrigar o condutor de uma moto a tirá-lo do local do crime chegando a ameaça-lo com uma arma de fogo, mas o motociclista pulou da moto e saiu correndo deixando o veiculo no chão.
Júber Ferreira era administrador de fazendas e morador no bairro João 23. Os motivos do crime ainda não são conhecidos.Segundo informou a PM o autor, cujo nome não foi divulgado até o momento, teria dito que o motivo foi passional. Militares continuam procurando a arma do crime, conforme informou o Tenente Tagliatti, que coordena a operação. (Fotos: Rádio Muriaé e Site Silvan Alves)
{{banner-interno}}