Últimas Notícias

Conselho Tutelar de Cataguases terá eleição este ano

19/04/2019

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Cataguases constituiu comissão organizadora para o processo de escolha dos novos conselheiros tutelares do município. Participam da comissão Murilo Matias de Souza, Vera Lúcia Monteiro Rocha, Vera Lúcia Oliveira Martins, Fred Henrique Pereira Faria e Maria das Graças de Oliveira (representantes da sociedade civil), Lúcia Benedita Ferraz Lima, Luciana Margarete Mendes Rocha, Maria Izabel Souza Lima Silva, Elaine Rodrigues Ferraz e Luisa Alcântara Franco (representantes do Governo).

A Comissão Organizadora será responsável por conduzir o processo de escolha dos novos conselheiros, analisar e decidir, em primeira instância administrativa, os pedidos de impugnação e outros incidentes ocorridos na realização do processo, escolher e divulgar os locais do processo, providenciar a confecção das células, adotar todas as providências necessárias para a realização do pleito, entre outras medidas administrativas e deliberações, conforme a Resolução 006/2019, publicada no órgão oficial do município no dia 7 de abril deste ano.

O Processo de Escolha Unificado para membros do Conselho Tutelar do Município de Cataguases, para o exercício do mandato 2020/2023, destina-se à escolha de cinco membros titulares e cinco membros suplentes para composição do Conselho, sob a fiscalização do Ministério Público. O processo de escolha será realizado em quatro etapas: inscrição dos candidatos, prova de aferição de conhecimento sobre os Direitos da Criança e do Adolescente, avaliação psicológica e eleição dos candidatos por meio de voto. As inscrições ficarão abertas no período de 20 de maio a 14 de junho e deverão ser feitas na Secretaria Executiva do CMDCA de 8 às 17 horas.

No ato de inscrição o candidato, pessoalmente ou por meio de procuração, deverá preencher requerimento, em modelo próprio que lhe será fornecido no local, apresentar original ou fotocópia de documento de identidade, além de outros documentos exigidos no edital. A prova de conhecimentos versará sobre a Lei Federal no 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Lei Municipal no 3.939/2011 que dispõe sobre a política municipal de atendimento dos direitos da criança e do adolescente e vai acontecer no dia 14 de julho, às 8 horas, na Escola Municipal Professor Antônio Amaro. A mesma constará de questões de múltipa escolha e redação.

Por sua vez, a avaliação psicológica será realizada por profissional habilitado e visa verificar, mediante o uso de instrumentos psicológicos específicos (testes psicológicos reconhecidos e aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia), o perfil psicológico adequado ao exercício da função de conselheiro tutelar. A data para avaliação psicológica será publicada posteriormente no órgão oficial do município, conforme consta do edital.

Por fim,a eleição dos novos Conselheiros Tutelares ocorrerá no dia 6 de outubro, em local e horário a serem ainda definidos por edital da Comissão Organizadora. A votação será precedida por campanha eleitoral dos candidatos habilitados nas fases anteriores e o eleitorado será formado por todos os cidadãos maiores de dezesseis anos inscritos como eleitores no município que se apresentarem nos locais de votação munidos de documento oficial de identidade. Decididos os eventuais recursos, a Comissão Organizadora deverá divulgar o resultado final do processo de escolha com a respectiva homologação do CMDCA até dois dias após o término de todos os trâmites previstos no edital.

Food truck rural será lançado no segundo semestre em Cataguases

18/04/2019

"Quitanda Sobre Rodas" é o nome do food truck especializado em café rural que a Associação das Mulheres Rurais de Cataguases vai lançar no segundo semestre deste ano. Para promover a iniciativa foi realizada uma degustação dos produtos para convidados no final de março, no restaurante Racho Santa Maria, no distrito da Glória. No cardápio, bolo de mandioca com queijo, broa de melado, bolinho de chuva, pizza de fruta-pão, café artesanal, pão de queijo entre outras iguarias que serão comercializadas.

O projeto do food truck – que na prática trata-se de um caminhão estilizado e adaptado para a confecção e comercialização de alimentos na rua – foi elaborado pela Emater, que já presta assistência à Associação de Mulheres Rurais desde sua criação, há 39 anos, e conta com o apoio da Fundação Banco do Brasil. Para o projeto foi adquirido um veículo Mercedes-Benz Sprinter que está sendo decorado adaptado para a atividade. Conforme informou a presidente da Associação, Maria Inês Rocha o veiculo não deverá ter um ponto fixo, de modo a circular pelas vias da cidade conforme a demanda.

 "Nossa expectativa é muito grande e estamos bastante empolgadas com este projeto. Queremos que as pessoas da cidade e turistas experimentem as nossas quitandas, percebendo sua qualidade e os demais valores agregados que reportam às memórias afetivas dos alimentos típicos da nossa região", disse a presidente da Associação. Ainda segundo ela, o desafio torna-se ainda maior em função da crise econômica no país, o que torna a iniciativa ainda mais desafiadora. "De qualquer modo é importante salientar que este projeto vem somar as ações da nossa Associação que sempre preza pela valorização do trabalho da mulher da zona rural, além de contribuir como aumento da renda familiar das associadas", concluiu.

Cataguases recebe visita do consultor para apoio técnico à candidatura a projeto da UNESCO

18/04/2019

Entre a última quarta-feira, dia 10, e o último domingo, dia 14, Cataguases recebeu o consultor da Secretaria Especial de Cultura do Ministério da Cidadania, Pedro Varoni. O objetivo é que o consultor técnico ajude a cidade a organizar sua participação no projeto Rede de Cidades Criativas da UNESCO, auxiliando o município na criação de um dossiê de candidatura. A concorrência da cidade é liderada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual (APOLO), e tem o apoio do Governo Federal.
Atualmente, o município busca ingressar no campo criativo "cinema". As oito cidades brasileiras que já compõem a Rede são: Belém (em Gastronomia); Brasília (Design); Curitiba (Design); Florianópolis (Gastronomia); João Pessoa (Artesanato); Paraty (Gastronomia); Salvador (Música) e Santos (Cinema). Hoje, a Rede de Cidades Criativas da Unesco reúne 180 cidades de 72 países. {{banner-interno}}
O processo de seleção é feito por dois comitês: um técnico, com representação em cada categoria, designado pela Unesco e um comitê de representantes das cidades já integrantes da Rede, em cada categoria. A candidatura deve demonstrar, de forma clara e prática, a disposição, o compromisso e a capacidade da localidade em contribuir com a rede. Para concorrer a uma vaga, o município deve apresentar um dossiê informando suas características e potencialidades até o dia 30 de junho.
O secretário de Cultura e Turismo, Fausto Menta, fez uma avaliação do trabalho desenvolvido junto com o consultor e se disse animado com as chances de Cataguases. "Os trabalhos estão sendo bem feitos e estou muito otimista com as chances da nossa cidade ser aceita pelo projeto Rede de Cidades Criativas da UNESCO. Agradeço ao consultor Pedro Varoni, à APOLO, aos entrevistados e a todos os envolvidos pelo apoio nesta etapa da candidatura. Foram cinco dias de trabalhos intensos pelo fortalecimento da candidatura e a atuação em equipe foi importantíssima", disse.


Clique aqui para saber mais.

Vem aí a VII Copa dos Campeões da Liga Esportiva de Cataguases

17/04/2019

Começa dia 27 de abril, sábado, a sétima edição da Copa dos Campeões da Liga Esportiva de Cataguases, um dos mais importantes e tradicionais eventos do esporte amador da região. Este ano participam dezesseis clubes, representando quinze cidades, sendo 11 delas do estado de Minas Gerais e outros quatro do Rio de Janeiro, conforme informou o Altair Oliveira, vice-presidente da entidade.
A abertura terá dois jogos, ambos começando às 15 horas, sendo que um deles será realizado em Laje do Muriaé onde o tema da casa, Laje Esporte Clube joga contra o 15 de Novembro Futebol Clube. Paralelamente, em Guiricema, o Sport Club Guiricema enfrenta o Esporte Clube Montanhês. No domingo, 28, serão realizados outras seis partidas, a saber:
Em Palma, no Estádio Municipal, às 10 horas, vão jogar Córrego Alegre F.C. x Núcleo Esportivo. Em Recreio, também às 10 horas, no Estádio Euvaldo Lodi, se enfrentam Recreio E.C. x Pirapetinga E.C.Em Mirai, neste mesmo horário, no estádio Paulo S. Barbosa, acontece a partida entre E.C. 1º de Maio x A.R. Flamenguinho.
Às 10h30min será realizado o seguinte jogo: E.C. Ribeiro Junqueira x E.C. Democrata no estádio Guanahyro F. Mota, em Leopoldina/MG.
Na parte da tarde, a partir das 15 horas, jogam Beira Rio F.C. x Nacional A.C. no Estádio Olinto Almada, em Astolfo Dutra/MG;Paduano E.C. x Ideal E.C. no Estádio Waldo C. Xavier, em Santo Antônio de Pádua/RJ. {{banner-interno}}
Após sorteio os quatro grupos da competição ficaram assim definidos:
Grupo ABeira-Rio (Astolfo Dutra)Córrego Alegre F.C. (Palma)Núcleo Esportivo (São João Nepomuceno)Nacional (Palma)
Grupo BIdeal E.C (Recreio)Laje (Laje do Muriaé-RJ)Paduano (Santo Antônio de Pádua-RJ)15 de Novembro (Laranjal)
Grupo CRecreio E.C (Recreio)Democrata (Santana de Cataguases)Ribeiro Junqueira (Leopoldina)Soledade (Raposo-RJ)
Grupo D1º de Maio (Miraí)Sport (Guiricema)Montanhês (Ervália)Flamengo (São Sebastião da Vargem Alegre)





Clique aqui para saber mais.

Prefeitura define data para realização da 2ª Bienal do Livro em Ubá

17/04/2019

A Prefeitura de Ubá anunciou dia 16 de abril, durante entrevista coletiva, o lançamento da Bienal do Livro 2019 na cidade. O evento será realizado de 23 a 25 de maio, na Praça São Januário e traz o tema "Ler para sonhar e criar".
Promovida pela Secretaria Municipal de Educação, a 2º edição da Bienal é inspirada nos contos de fadas. De acordo com os organizadores, o evento tem o objetivo de fomentar a leitura como um hábito na comunidade e a valorização do livro no imaginário popular.
Além disso, a bienal busca promover uma ação pedagógica que contribua para a formação de leitores e produtores de textos autônomos e criativos.
A programação completa ainda não foi divulgada. Alguns eventos, no entanto, foram confirmados pelos organizadores, como a exposição permanente "Caricatura do mestre no traço de 85 - talentosos cartunistas", que terá como curador o cartunista Edra; a participação dos Cavaleiros da Cultura; e a presença dos Três Porquinhos e da Rapunzel, animação do Grupo Comando Produções.
Nos três dias de evento, a população poderá conferir, ainda, lançamentos de livros, contação de histórias, teatro, dança, música, mesas literárias, palestras e stands variados. {{banner-interno}}
Atividades Pré-BienalTambém foi lançada nesta terça a segunda edição do Concurso de Redação e Desenho "Prêmio Professora Marlene Marques", desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal de Ubá.
Com inscrições abertas até o dia 26 de abril, o tema a ser trabalhado nas escolas municipais, estaduais e privadas será "E a ética, a moral e a cidadania viveram felizes para sempre". A atividade faz parte do período chamado "Pré-Bienal".
Além do Concurso, outra atração do certame, é o lançamento, no dia 17 de maio, do projeto de incentivo à leitura "Lar para Ler". Por meio do projeto, oito pontos de retirada de livros de literatura serão espalhados pela cidade.
No dia 18 de maio, uma ação de divulgação e panfletagem, com a temática "Livros, mente e guarda-chuvas só servem se os abrirmos", vai mobilizar a população para a participação na Bienal e do tradicional "Cortejo Cultural", que será realizado no dia 19 de maio, saindo do cruzamento das Ruas São José e Monsenhor Lincon Ramos (ao lado do Banco do Brasil) em direção a Praça São Januário.
Ainda como parte das atividades que antecedem a Bienal serão realizados no dia 20 de maio, às 19h, o Madrigal Ubaense in Concert "Revivências", no teatro Chiquinha Dias Paes - Fórum Cultural de Ubá. E nos dia 20, 21 e 22 de maio, intervenções artísticas nas escolas, com o arte-educador Márcio Versoli.
No dia 23 de maio, no teatro Chiquinha Dias Paes - Fórum Cultural de Ubá, às 9h, a aula espetáculo "Da boca pra fora na ponta da língua: a importância da oralidade na sala de aula", com o escritor, contador de histórias e ator, José Bocca e, às 14h, o workshop "A literatura na sala de aula: Formação e criação do herói nacional", com o professor e escritor, Lucinei M. Campos. (Foto:


Clique aqui para saber mais.

« Anterior 1 ... 16 17 18 19 20 ... 3004 Próxima »