A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) está com inscrições abertas para o concurso Turma do Chuá – Roteiro de Quadrinhos. Podem participar alunos dos 5º e 6º anos do ensino fundamental, de escolas públicas e particulares de todo o Estado de Minas Gerais. O regulamento pode ser acessado pela página www.copasa.com.br. As inscrições dos trabalhos produzidos podem ser feitas pela escola, exclusivamente pelo site mencionado acima, até o dia 30 de novembro. Cada instituição poderá inscrever até três roteiros de criação individual. Não serão aceitos trabalhos elaborados em grupo.
A ação visa identificar e premiar ideias criativas para enredos de histórias do gênero literário revista em quadrinhos. As criações devem incluir os personagens da Turma do Chuá da Copasa, agentes no programa de educação sanitária e ambiental da empresa. A temática dos roteiros deve abordar a importância da preservação ambiental, considerando o cuidado com mananciais, a reciclagem e o tratamento de esgoto.
Ao todo, serão escolhidos, em todo o Estado, oito melhores roteiros. A seleção será feita por uma comissão formada por técnicos da Copasa e do mercado de roteiro em quadrinhos, de reconhecida experiência, além de um professor da área de Artes Visuais. A premiação inclui adaptação dos roteiros vencedores para a edição de 2014 da revista Turma do Chuá; divulgação dos alunos e escolas vencedoras na revista e na TV Web Copasa; troféu para escola vencedora e medalha para estudantes ganhadores do concurso, além de um dia da Turma do Chuá nas escolas vencedoras, com oficinas, brincadeiras, jogos, teatro, cinema, entre outras atividades educativas.
Para a gerente da Divisão de Relações Públicas da Copasa, Sônia Gandra, por meio do concurso, a Copasa busca ensinar de forma lúdica, divertida, as questões referentes ao esgotamento sanitário. "Esse tema precisa ser tratado com mais cuidado por toda a sociedade. Vamos convidar as pessoas a refletirem sobre assuntos do nosso dia a dia, como o caminho do esgoto, a importância do seu tratamento para o meio ambiente e saúde pública, entre outros", explica.
O resultado será publicado no site da Copasa em dezembro de 2013. A premiação será em março de 2014, nas comemorações do Dia Mundial da Água. Os interessados podem buscar mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (31) 3250-5065 e (31) 3250-1520.{{banner-interno}}
Mais uma produção cinematográfica vem sendo realizada através do Polo Audiovisual da Zona da Mata. Trata-se do primeiro longa-metragem de ficção do premiado cineasta carioca Alan Minas e da Caraminhola Filmes. A trama conta a fantástica história de um pai e seus dois filhos, Kelton, de 11 anos, e Serino, de 13 anos, que moram em uma fazenda no interior do Brasil e aborda temas universais como amor e as relações familiares, a partir de um remoto Brasil rural. "Através de uma concepção poética e alegórica, a trama conduz à fantasia causando surpresa e graça", explica Alan Minas.
"Na história, o filho mais velho de Dionti não para de crescer e é completamente seco por dentro. O caçula se apaixona pela primeira vez e se derrete, literalmente, por uma menina de circo. O pai espera a mulher voltar para casa em cada chuva que cai. Ele teme que o filho mais novo tenha o mesmo destino da mãe: de se desfazer de amor e partir", adianta o diretor.
Alan Minas, que assina o roteiro e a direção, é autor do documentário A Morte Inventada (2010) e dos curtas A Encomenda (2002), Homens ao Mar (2006), entre outros. O projeto do filme "A Família Dionti" foi selecionado no Edital da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro para produção de longa-metragem de baixo orçamento e conta com as parcerias do Polo Audiovisual Zona da Mata e da Universidade inglesa National Film and Television School, para sua finalização.
As filmagens vêm acontecendo em Cataguases, Muriaé e Recreio e foram iniciadas em outubro. No elenco participam atores e não-atores da região. Os atores adolescentes são de Cataguases: Anna Luiza Paes, Murilo Quirino e Bernardo Santos. No elenco adulto, o mineiro Antonio Edson, do grupo de teatro Galpão, como o pai da família Dionti, e participações especiais do Gero Camilo (última foto abaixo), Bia Bedran e Neila Tavares.
Vale ressaltar a participação do jovem cataguasense Murilo Quirino (foto acima, de óculos), de 14 anos, em seu segundo longa-metragem – ele fez parte do elenco principal de "O menino no espelho", que foi filmado em 2012 em Cataguases, Leopoldina e Miraí, e será lançado em janeiro de 2014. Murilo é filho da jornalista Cristina Quirino e do músico Agenor Ladeira e é uma das grandes promessas da dramaturgia brasileira. Talentoso e esforçado, o jovem ator chama atenção de diretores e produção por sua tranquilidade e dedicação ao personagem.
Segundo a produtora do filme, Daniela Vitorino, a expectativa é que "A Família Dionti" seja lançada em outubro de 2014 nos festivais e mostras de cinema do Brasil e do exterior e, em seguida, no cinema, na TV, homevídeo e internet.
{{banner-interno}}
Cerca de dez mil pessoas visitaram o Cemitério São José neste dia de Finados, em Cataguases. A estimativa é de Marcos Gabriel (foto ao lado), responsável pelo local, acrescentando que "apesar do grande movimento, principalmente na parte da manhã, não foi registrado nenhum incidente". Ele e sua equipe cuidaram da limpeza durante todo o dia e também na semana que antecedeu o feriado, quando os túmulos foram limpos e reforçado o trabalho de manutenção do cemitério.
O período da manhã recebeu maior público, quando também foi celebrada uma missa no local, às 10 horas. Na parte da tarde, o movimento diminiu, mas o fluxo de pessoas ainda foi muito grande até o encerramento das visitas às 18 horas, conforme revelou Marcos. Nas imediações do cemitério os ambulantes venderam flores e velas a preços variados e o trânsito de veículos na parte da tarde foi mais tranquilo, sem registro de congestionamento como ocorreu na parte da manhã, especialmente após a missa. Funcionários do cemitério também prestaram um serviço de informação aos visitantes orientando-lhes onde encontrar o túmulo a ser visitado.
A reportagem do Site visitou ainda sepulturas de pessoas ilustres que ajudaram a construir a história do município como a do Coronel João Duarte Ferreira, que hoje dá nome ao Calçadão, e os de Astolfo Dutra, Pedro Dutra Nicácio e Pedro Dutra Nicácio Neto, que exerceram cargos importantes na política municipal e nacional. Nestes túmulos o tempo, aliado à uma falta de manutenção e conservação, tem deixado visível suas marcas. Neste sentido, a reportagem do Site aproveita para sugerir ao prefeito Cesinha Samor, assumir a manutenção destas sepulturas. Uma limpeza um pouco mais profunda na superficie dos túmulos fará com que recuperem o aspecto original além de fazer uma justa homenagem àqueles que dedicaram suas vidas ào progresso de Cataguases.
Túmulo do Coronel João Duarte Ferreira (Detalhe na foto abaixo)
Sepultura de Astolfo Dutra
Túmulo de Pedro Dutra
Veja no detalhe da foto abaixo:
E Pedro Dutra Nicácio, Neto{{banner-interno}}
Entre os dias 9 e 11 de dezembro ocorre em Cataguases o 1º Encontro Internacional de Palhaços. O evento terá a participação de palhaços de diversas regiões, como do renomado bufão Andrés del Bosque, professor da Real Escola Superior de Arte Dramática de Madri e do Palhaço Sagrado da tribo Krahô, o Hotxuá Ismael Aprak Krahô, do Tocantins, que irá apresentar a "brincadeira" do Hotxuá, um importante ritual Krahô.
A programação conta com a apresentação de espetáculos locais e internacionais, oficina, cortejo cultural, lançamento de livro, palestras e apresentação de documentários. Para a oficina de bufonaria, ministrada por Andrés del Bosque e que será realizada nos três dias é necessário fazer inscrição através do site http://encontrointernacionaldepalhacos.wordpress.com/inscricoes/oficina-de-bufonaria-andres-del-bosque/. Podem participar palhaços, bufões, artistas, estudantes de artes e quaisquer pessoas interessadas na arte da bufonaria.
Segundo a produtora do evento, a cataguasense Ana Carolina Abreu, a ideia surgiu de sua pesquisa de mestrado feita na Universidade Federal da Bahia (UFBA). "A partir da pesquisa estou podendo descobrir os palhaços indígenas, sagrados, que têm uma potência cômica única e que podem contribuir enormemente com o nosso trabalho de ator-palhaço, de Doutor Cura-Cura, de brincante e de ator-criador. Escolhi Cataguases, pois é uma forma de agradecer a cidade e ao Instituto Francisca de Souza Peixoto, que foi minha primeira escola, um verdadeiro berço de palhaços."
Ela ainda convidou a todos para participar. "Este Encontro tem como objetivo principal celebrar a vida! Será uma boa oportunidade para rir, se divertir e realizar um tour pelos centros culturais e públicos de Cataguases."
O Encontro tem o patrocínio do Instituto Francisca de Souza Peixoto, das Secretarias de Cultura e Assistência Social de Cataguases e da Universidade Federal da Bahia. Para conferir a programação completa acesse http://encontrointernacionaldepalhacos.wordpress.com/
{{banner-interno}}
A Secretaria de Saúde de Cataguases, através do Núcleo de Controle de Endemias, vai realizar a 1ª Reunião de Formação do Núcleo de Mobilização Social em Saúde, com ênfase no controle e prevenção da proliferação do Aedes aegypti no município. O evento será realizado no próximo dia 13, no plenário da Câmara Municipal, com a presença de profissionais em Saúde, autoridades municipais, líderes comunitários, estudantes, representantes de entidades sociais e demais interessados no assunto.
Conforme explicou o educador em Saúde Anderson Moura, o encontro terá como objetivo a criação de um comitê para a promoção de uma verdadeira mobilização educacional de combate ao mosquito transmissor da dengue. "É importante que todos compareçam à ocasião, para que se tornem conscientes da importância de serem mobilizadores sociais no combate à Dengue", disse ele.
Os resultados do Levantamento Rápido de Índice do Aedes aegypti (LIRAa) e do Levantamento de Índice (LI), realizados no município, entre os dias 21 e 24 de outubro, revelaram um nível de infestação predial acima do que é preconizado pelo Ministério da Saúde. Foram encontrados focos do Aedes aegypti em dezesseis bairros de Cataguases e o Paraíso obteve o maior índice de infestação (12,5%). Depois os bairros Isabel Tavares (10,52%), Bom Pastor (7,89%), Vila Domingos Lopes (7,69%), Bandeirantes (5,88%), Vila Reis (5,23%), Riguete (5%), Imê Farage (4,76%), Guanabara (4,16%), São Cristovão (3,70%), Ana Carrara (2,94%), Santa Clara (2,77%), Ibraim (2,32%), Menezes (1,69%), Pampulha (1,69%), Vila Tereza (1,42%) e Haidee (0,95%). Na última quarta feira, 30 de outubro, uma Audiência Pública realizada na Câmara Municipal sobre o Plano de Contingência de Combate à Dengue em Cataguases reuniu dezenas de pessoas quando foi constatado que sem a ajuda de todos, é impossível acabar com a Dengue. Nessa perspectiva, Anderson destacou que "precisamos fazer com que a sociedade se conscientize de que não adianta só ter agente de saúde. é preciso que cada indivíduo faça sua parte para acabar com os potenciais criadouros do mosquito". Cataguases já passou por uma epidemia de Dengue nos primeiros meses de 2013 e, com uma taxa média de 2,2% de infestação predial, corre o risco de novamente enfrentar o problema. Outro fator levado em consideração pelos estudiosos é a reinserção do vírus sorotipo D4, que já circula no município. (Fotos: arquivo)
{{banner-interno}}