A Delegacia de Polícia em Cataguases recebeu nesta terça-feira, 5 de novembro, pela primeira vez em sua história, a visita do Superintendente de Investigações e Polícia Judiciária e Delegado Geral de Polícia Civil de Minas Gerais, Jeferson Botelho Pereira. Ele veio conhecer a realidade daquela delegacia e a partir daí buscar melhorar o trabalho prestado e qualificar os serviços da Polícia Civil na cidade. Jeferson aproveitou também para apresentar a nova delegada que assume nesta terça-feira, o cargo na cidade. Érica Nascimento Guedes veio de Itabira e se junta aos delegados Vitor César Leite Machado e Gutemberg de Sousa Filho, titulares daquela delegacia seccional, além de Flávia Granado e Thiago Marty, que trabalham atualmente como colaboradores estando lotados nas delegacias de Pirapetinga e Miraí, respectivamente.
Em Cataguases Jeferson Botelho fez uma visita de cortesia à promotora de Justiça da Vara Criminal, Soraya da Silva Guedes Nascimento, com quem, segundo informou, a Polícia Civil vem mantendo um "excelente relacionamento e um trabalho de parceria muito efetivo". Em seguida ele foi até à Delegacia de Polícia em Cataguases onde, após conhecer as instalações do local, reuniu-se com todos os funcionários daquela repartição para que pudessem conhecê-lo e colocar-se à disposição dos colegas para atuar de forma a melhorar a ação da Polícia Civil. Após o encontro, Jeferson concedeu uma entrevista exclusiva ao Site do Marcelo Lopes em que abordou alguns temas relevantes. O primeiro deles foi o anúncio de que na próxima sexta-feira, 8, o Governador do Estado, Antônio Anastasia, vai sancionar "de forma solene", a Lei Orgânica da Polícia Civil. "Um grande avanço, pois trata-se de uma lei que estava tramitando há catorze anos e vai substituir a que está em vigor desde 1969. Agora, nós conseguimos várias garantias, várias prerrogativas, como o abono de permanência para aqueles que já têm tempo de se aposentar e poderão agora permanecer por mais tempo prestando serviço, além de alguns direitos assegurados e o próprio aumento do efetivo da ordem de 5.412 novos funcionários garantindo concurso público para atender a demanda do estado de Minas Gerais", revelou.
Jeferson Botelho também falou sobre o estado precário em que funciona a Delegacia em Cataguases. Ele ressaltou que apesar do governo de Minas disponibilizar uma verba de cerca de "cento e cinquenta milhões de reais para reformar as delegacias, aqui este recurso não pode ser aplicado porque o Estado não pode investir em imovel que não é de sua propriedade" (em Cataguases o prédio em que funciona a delegacia pertence ao município), contou. Ele acrescentou em seguida que "se houver uma doação deste prédio para o Estado é possível que haja um investimento do Estado em sua reforma". O delegado Geral também revelou que uma equipe de delegados e Ministério Público deverão se reunir com as autoridades do município no sentido de buscarem uma solução para o problema. O vereador e delegado aposentado, Serafim Spíndola, que foi até à delegacia cumprimentar Jeferson Botelho, disse ao superintendente que a doação daquele prédio para a Delegacia de Polícia "não atende às necessidades atuais porque aqui não há lugar para se fazer emplacamento de veículos nem vistoria, entre outras limitações", contou sendo apoiado prontamente pelo delegado titular, Gutemberg de Souza Filho. Serafim sugeriu que o município doe um terreno ao Estado para que o governo de Minas possa construir uma nova delegacia e a sugestão foi bem recebida pelo Delegado Geral de Polícia Civil que acrescentou ser necessária "uma estrutura física moderna e eficaz para o bom andamento dos serviços da Delegacia de Polícia em Cataguases".
Por fim, Jeferson explicou o motivo pelo qual após após às 18 horas, pessoas detidas por algum tipo de ilícito são levadas para a Delegacia de Polícia em Leopoldina. "Por uma questão trabalhista, já que não podemos obrigar os servidores a cumprirem mais de 40 horas semanais e o Estado não tem como pagar horas extras. Assim, nas delegacias regionais o pessoal trabalha em regime de plantão e presta este atendimento", contou completando: "Estamos estudando uma alternativa a esta situação e ela envolve a utilização da tecnologia, mas é apenas um estudo", enfatizou Jeferson. O delegado seccional de Cataguases, Gutemberg de Souza Filho avaliou a visita do superintendente como "muito positiva e proveitosa, porque ele conheceu de perto a nossa realidade, ouviu toda a equipe e vai, certamente, promover melhorias",disse. (Fotos de Paulo Victor Rocha){{banner-interno}}
Graças aos deuses finalmente podemos colocar um fim aos rumores e especulação, já que a Google anunciou na última quinta-feira a versão 4.4 do Android, de codinome "KitKat". O sistema fará sua estréia junto com o smartphone Nexus 5, que chega às lojas nos EUA por US$ 349.
Não estávamos esperando uma atualização das grandes, mas alguns dos recursos anunciados para o KitKat, como as mudanças na interface e a integração de mensagens SMS no app Hangouts, estavam em nossa lista de desejos. Outros recursos, como a otimização do sistema para que rode melhor em smartphones de baixo custo com hardware mais modesto, simplesmente nos lembram de que a Google ainda está lutando com todas as questões que levam à fragmentação da plataforma.
Vamos dar uma olhada em alguns dos principais recursos do KitKat e mostrar o que você pode esperar quando colocar as mãos no sistema. Quando isso irá acontecer é outra história já que, como sabemos, atualizações do Android podem demorar um longo tempo até que cheguem às mãos dos usuários.
Um discador melhor
Você não esperaria que um discador remodelado fosse um recurso de destaque, mas é. Na nova interface você pode digitar apenas as primeiras letras do nome da pessoa ou empresa para quem quer ligar, e o discador imediatamente mostra os resultados. Não é mais necessário entrar no app Contatos para acessar estas informações essenciais.
Se esse recurso soa familiar é porque alguns fabricantes já o oferecem nos discadores de suas próprias versões do Android. É o caso da interface TouchWiz nos aparelhos da Samsung, por exemplo. Então talvez a maior notícia aqui não é que a Google reformou o discador, mas que ela está olhando para o que outras empresas estão fazendo para dar aos usuários o que eles querem.O KitKat usa buscas na internet para identificar chamadas de números que não estão na sua agenda
O KitKat também tem uma nova forma de identificação de chamadas (Caller ID), que procura por números desconhecidos (ou seja, que não estão em sua lista de contatos) entre as empresas locais listadas no Google Maps, e mostra o nome e imagem associados se encontrar uma correspondência.
Uma interface mais refinada
O Android puro não precisa ser sem graça. O KitKat tem uma interface ligeiramente redesenhada, com melhor uso do espaço na tela por aplicativos como o Google Music e Google Books, capazes de aproveitar o recurso de tela cheia que oculta as barras de menu e botões. E a nova barra de navegação é translúcida, o que significa que ela não cobre mais parte do papel de parede. O sistema também tem uma versão condensada da fonte Roboto, com melhor legibilidade.A barra de status no topo da tela agora é translúcida
Infelizmente estas mudanças na interface não serão necessariamente visíveis em aparelhos que não pertençam à família Nexus, ou seja, praticamente todo o universo de hardware Android. Não está claro se elas irão afetar interfaces como a Sense, da HTC, ou a TouchWiz, da Samsung, mas não esperamos grande influência. Os fabricantes continuarão a promover suas próprias interfaces, o que no caso da Samsung significa ícones bregas e um excesso de azul.
OK, Google!
A forma como você acessa o Google Now varia de aparelho para aparelho. Em alguns é necessário segurar o botão Home, em outros deslizar o dedo do rodapé para o centro da tela. Esperando simplificar as coisas a Google colocou o Google Now em destaque na tela inicial, Agora basta deslizar o dedo da esquerda para a direita da tela para acessar rapidamente este útil serviço.O acesso ao Google Now! ficará mais fácil
O sistema também permite que você abra o Google Now simplesmente dizendo "OK Google" na tela inicial. Funciona mais ou menos como no Moto X, embora de forma menos direta (no aparelho da Motorola, o comando funciona em qualquer lugar do sistema). Infelizmente no momento este recurso está limitado ao Nexus 5, então mesmo que seu aparelho seja atualizado para o KitKat, pode ficar de fora.
O Google Now agora permite exibir informações de apps nos resultados das buscas. Imagine que você está procurando por um restaurante específico: você poderá ver não só os resultados comuns de uma busca no Google, como também uma opção para fazer uma reserva usando um app como o OpenTable. Esta integração tem de ser suportada por cada app, mas sugere uma interessante expansão nos recursos do assistente digital da Google.Além da internet, o Google Now! agora também busca no conteúdo de apps
De fato, ao facilitar o acesso ao Google Now a Google espera que fabricantes como a Samsung não sejam mais capazes de escondê-lo atrás de seus serviços proprietários (num Galaxy S4, por exemplo, o atalho padrão para o Google Now chama o S-Voice). A empresa quer que você use o Google Now para todas as suas pesquisas, não importa o que esteja procurando.
Hangouts
Finalmente! Há alguns dias a Google atualizou o app Hangouts para permitir que você envie mensagens SMS, MMS e inicie conversas (Hangouts) em um mesmo app. É a coisa certa a fazer, mas a Google só está correndo atrás dos concorrentes: a Apple incluiu um recurso similar no iOS 6 há mais de um ano atrás. Segundo um post no blog oficial da Google a intenção da empresa ao combinar as três formas de comunicação era aumentar a conveniência para o usuário.Hangouts e SMS em um só lugar, finalmente!
Melhor desempenho em hardware modesto
Os mais sofisticados smartphones Android são verdadeiros monstros com processadores quad-core e gigabytes de memória RAM, mas também são caros. Há um grande mercado para aparelhos de baixo custo, especialmente em países em desenvolvimento, mas um preço menor significa também um hardware mais modesto, que às vezes não é o suficiente para rodar o sistema com desenvoltura.
A Google entende a situação, e introduziu uma forma de permitir que os fabricantes tirem proveito de todos os recursos da versão mais recente do Android sem a típica lentidão que assombra o hardware dos aparelhos mais antigos ou modestos.
O esforço tem o codinome de Project Svelte (algo como "projeto esbelto") e tem como objetivo fazer com que o KitKat rode suavemente mesmo em aparelhos com apenas 512 MB de RAM. Como resultado alguns componentes do sistema, como o navegador Chrome, consomem até 16% menos memória do que na versão anterior do Android (a "Jelly Bean"), e os desenvolvedores podem desabilitar recursos que consumam mais memória do que o necessário.
Isto pode ajudar os desenvolvedores a criar apps que funcionem melhor em aparelhos mais modestos, mas não significa necessariamente que os smartphones mais antigos serão capazes de rodar o KitKat. Nem mesmo o Galaxy Nexus será atualizado, e o aparelho acabou de completar dois anos de vida. Entretanto, as mudanças internas devem ajudar a geração atual de dispositivos a rodar melhor, entre eles aparelhos como o Nexus 4 e o primeiro modelo do Nexus 7. Isto significa uma experiência melhor para seus usuários.
Por debaixo dos panos
Você pode não ver imediatamente os benefícios dos recursos a seguir, já que são algo que os desenvolvedores terão de integrar a seus aplicativos.
Se você anda até o trabalho todo dia, pode gostar de saber que o sistema incorpora um contador de passos com baixo consumo de energia, que permite contar quantos passos o usuário dá em um dia sem que a tela precise estar ligada. Isso pode levar a uma nova geração de aplicativos de fitness com menor consumo de bateria. O desenvolvedores também podem tirar proveito de um sistema que exibe legendas para uma variedade de conteúdo em todo o sistema, o que é útil para quem tem problemas de audição, ou simplesmente quer assistir um vídeo sem incomodar quem está por perto e não tem um fone de ouvido à mão.O novo contador de passos deve ser útil para aplicativos de fitness como o Runtastic
O Android 4.4 também tem melhor suporte à impressão, incluindo suporte nativo a impressoras conectadas via Google Cloud Print e HP ePrint. Também é possível procurar impressoras disponíveis, mudar a configuração do papel e escolher que páginas a imprimir direto no smartphone.
{{banner-interno}}
O Rotary Club de Cataguases e a Casa da Amizade realizaram no dia 1º de novembro, sexta-feira, o II Buteco & cia. O evento, que é beneficente e tem sua renda revertida para as ações sociais do Rotary, foi realizado no Clube do Remo, e contou com expressiva participação dos rotarianos. A dupla Rodrigo e Adriano animou a festa que teve um sortido cardápio de comidas típicas de boteco. Na oportunidade, foi lançada a campanha "Elimine a Pólio Agora", e todos vestiram a camisa da iniciativa do Rotary International para o combate ao vírus da poliomielite.
{{banner-interno}}
Começou na manhã desta terça-feira, 5, e termina no próximo sábado, dia 9, mais uma edição da mega promoção Liquida Ktá, que reúne na Praça Rui Barbosa, dezenas de lojas da cidade vendendo com preços abaixo do mercado. A iniciativa é da Associação Comercial e Industrial de Cataguases - ACIC - que mobiliza a população duas vezes por ano em torno deste evento.Léllis Dutra, gerente da Acic, revelou sua expectativa com a super promoção que começou há poucas horas: "Desta vez o Liquida Ktá está mais atraente com várias opções para os clientes e as ofertas são mesmo muito convidativas", assegurou ela.
Roupas, calçados, vestuário infantil, acessórios, telefonia, entre outras opções estâo à disposição do consumidor nesta edição do Liquida Ktá, iniciativa que já faz parte do calendário da cidade, conforme revelou Léllis. "Informalmente, esta promoção já está no calendário da cidade e as pessoas esperam sua realização para irem às compras", disse a gerente da Acic. O grande público que esteve visitando os stands do Liquida Ktá nesta manhã de quarta-feira, mostram que Léllis está certa. "As lojas estiveram lotadas esta manhã e a expectativa é de que este movimento se repita até o encerramento da promoção no próximo sábado", revelou a gerente da Acic.
Veja mais fotos desta edição do Liquida Ktá na galeria abaixo.{{banner-interno}}
A reunião ordinária da Câmara Municipal de Cataguases vai debater e votar três Projetos de Lei nesta terça-feira, 05, a partir das 18h30. O primeiro deles, de autoria do vereador José Augusto Titoneli, é o de número 25/2013 que "dispõe sobre o desenvolvimento de política ‘Antibullyng’ por instituições do Ensino Fundamental, Médio e de Educação Infantil mantidas pelo Poder Público Municipal, extensivo às instituições de Educação Infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada, com ou sem fins lucrativos".
De acordo com o texto do projeto, é considerado bullying "qualquer prática de violência física ou psicológica, intencional e repetitiva, entre pares, que ocorra sem motivação evidente, praticada por um indivíduo ou um grupo de indivíduos, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidar, agredir fisicamente, isolar, humilhar, ou ambos, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas".
Nesse sentido, o mesmo texto diz que o poder executivo poderá promover seminários, palestras e debates, bem como distribuir cartilhas de orientação sobre o assunto e recorrer à contribuição de especialistas no tema, entre outras ações, a fim de desenvolver planos locais para a prevenção e o combate às práticas de bullying nas instituições de que tratará a Lei, caso entre em vigor.
Os outros dois Projetos de Lei inscritos na ordem do dia são os de número 27/2013 que "regulamenta o funcionamento dos equipamentos de som automotivos no âmbito do Município de Cataguases e dá outras providências", uma iniciativa do vereador Maurício Rufino e de autoria dos membros da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, e o de número 47/2013 que "dispõe sobre denominação de próprio municipal (Hélio Fazalote)", de autoria do vereador Maurício do Vale Rufino.
A sessão também contará com o pronunciamento de Sebastião Colina de Melo, que, a convite da Mesa Diretora, discorrerá sobre o assunto "Orçamento Participativo". No Grande Expediente, estão inscritos o vereador José Augusto Titoneli e Martha Cristina Zanela Monteiro que falará sobre o assunto "Pronto Socorro Municipal fechado". {{banner-interno}}