O corpo de Wagner Osório Martins Siqueira (foto em destaque), 26 anos, foi encontrado no começo da noite deste domingo, 10 de novembro, pela equipe do Corpo de Bombeiros de Ubá, liderada pelo Sargento Lima. Wagner, estava nadando na Usina Maurício, região do camping, quando, por volta das 15:30 horas, após mergulhar e retornar rapidamente à superficie, afundou novamente e desapareceu.
A Polícia Militar de Itamarati de Minas, comandada pelo sargento Welington Mendonça foi chamada e compareceu ao local e após confirmar o desaparecimento do rapaz, chamou reforço da Polícia Militar em Cataguases e uma equipe do Corpo de Bombeiros que iniciou as buscas já no final da tarde. Em poucas horas o corpo foi encontrado próximo ao local do acidente. Neste momento, o perito Marcelo Valverde está na Usina Maurício realizando os trabalhos técnicos e, em seguida vai liberar o corpo para a família, ainda conforme informou a PM. Segundo revelou por telefone ao Site do Marcelo Lopes, "inicialmente a causa da morte é mesmo afogamento".
Wagner morava no bairro São Vicente, em Cataguases, com os pais, era um rapaz tranquilo e iniciava uma promissora carreira como DJ, conforme apurou a reportagem do Site junto a seus amigos. A família está em estado de choque com a notícia de sua morte e seu sepultamento será nesta segunda-feira, no cemitério São José, em horário ainda a ser definido. {{banner-interno}}
Wagner Osório Martins Siqueira, 26 anos, desapareceu por volta das 15:30 horas, deste domingo, 10 de novembro, enquanto nadava na área de camping da Usina Maurício, em Itamarati de Minas, segundo informação prestada pela Polícia Militar de Itamarati de Minas, que está apurando o caso com o apoio da equipe de Cataguases. De acordo com a PM, Wagner teria chegado à Usina acompanhado de amigos e não da namorada e sogra, como este site divulgou anteriormente, por volta das 15 horas e, meia hora depois, após tomar um banho no chuveiro instalado próximo ao bar existente no local, mergulhou, retornou rapidamente à superficie aparentando algum tipo de transtorno e submergiu novamente, não sendo mais visto.
A Polícia chamou o Corpo de Bombeiros de Ubá que está a caminho e vai iniciar as buscas no local. Wagner, ainda conforme revelou a Polícia, mora no Bairro São Vicente, em Cataguases.{{banner-interno}}
A Polícia Militar em Itamarati de Minas e a de Cataguases estão, neste final de tarde de domingo, 10 de novembro, fazendo buscas e obtendo mais informações sobre um possível afogamento nas águas da Usina Maurício. Sargento Mendonça, chefe do Destacamento Policial daquela cidade, confirmou a informação de que um rapaz pode ter se afogado esta tarde, mas disse não ter detalhes do ocorrido. A Polícia Militar em Cataguases também informou ao Site do Marcelo Lopes que recebeu um chamado por telefone de que um rapaz que estava nadando na área de camping da Usina Maurício teria desaparecido sob a água após nadar por alguns minutos e não retornado à superficie. Uma pessoa que estava no local e que não quis se identificar, ligou para a reportagem do site informando o acidente, disse que o rapaz se chama Wagner e estaria acompanhado de sua namorada e da sogra. Daqui a pouco informações completas sobre o acidente. {{banner-interno}}
O Prefeito de Cataguases, José César Samor, publicou na edição deste domingo, 10 de novembro de 2013, no Jornal Cataguases, Órgão Oficial dos Poderes Municipais, decreto nº 4.164/2013, regulamentando o funcionamento de feiras itinerantes no município. O texto, porém, não proíbe a realização deste tipo de evento, mas cria uma série de dificuldades como, por exemplo, o prazo 45 dias antes de datas importantes para o comércio com os Dias das Mães, Namorados, Pais, Crianças e Natal, entre outras exigências que, acredita-se, vão inviabilizar a instalação deste tipo de comércio em Cataguases. Com esta medida, Cesinha espera acalmar os ânimos dos comerciantes que não gostaram nada da possibilidade de que a Feira do Brás, conhecida nacionalmente por vender produtos a preços abaixo do mercado, funcione em Cataguases.
O decreto, assinado pelo Prefeito Municipal no dia 6 de novembro de 2013 e publicado neste domingo, 10, com seus efeitos retroativos a 1º de outubro de 2013, obriga os responsáveis pela Feira Itinerante (foto abaixo) apresentarem ao setor competente da Prefeitura Municipal uma série de documentos. São eles: Cópia autenticada do Contrato Social e da última alteração contratual (se houver) registrada e arquivada no registro de Comércio relativo à empresa promotora do evento; Alvará de Localização e Funcionamento com no mínimo três anos de funcionamento no município de origem no ramo de atividade promotora do evento e respectivo CNPJ; Certidões negativas de débito expedida pelo município de origem da empresa promotora do evento, bem como certidão negativa da Receita Federal e INSS e Certidão negativa de falência ou concordata expedida pelo Cartório Distribuidor do foro de origem da empresa promotora do evento.O novo texto legal exige ainda da empresa promotora do evento garantia de Normas de Proteção e Defesa do Consumidor, através do Termo assinado junto ao Procon Municipal informando o local específico para que possam ser enviadas possíveis demandas, cuja finalidade é evitar prejuízo aos consumidores; Relação das pessoas jurídicas que participarão da feira na qualidade de comerciantes bem como cópia autenticada do CNPJ de cada um deles e respectivas certidões negativas de débitos da Receita Federal e INSS e do respectivo município de origem, bem como a comprovação da origem dos produtos comercializados. A empresa promotora da Feira também deverá apresentar, no ato do pedido do alvará de funcionamento do evento, a planta do local onde será realizada a Feira acompanhado dos respectivos certificados fornecidos pelo Corpo de Bombeiros e pela Vigilância Sanitária, referente à segurança e higiene do recinto.{{banner-interno}}
Terminou nessa sexta-feira, 8, o 13º Festival da Canção Fest Vida, evento que reuniu centenas de pessoas em três animadas noites de apresentações no Ginásio Poliesportivo Max Baer Lopes, onde os estudantes participantes revelaram trabalhos de fotografia, música e poesia, sobre o tema "Ecologia – o meio ambiente é de todos, mas a escolha de preservá-lo é sua". Na última noite do Festival, apresentaram-se os participantes das 1ª, 3ª e 4ª categorias do concurso de música e, logo após, a cerimônia de premiação revelou os vencedores de 2013.
No concurso de Poesia, na 1ª categoria, a Escola Municipal Dr. Astolpho Rezende conquistou o 1º lugar, a Escola Municipal Maria José Peloso ficou com a segunda posição e a Escola Estadual Marieta Soares Teixeira (Polivalente) foi a terceira colocada. Na segunda categoria, o título de campeã ficou com a Escola Técnica de Formação Gerencial (ETFG), a 2ª colocação foi da Escola Estadual Marieta Soares Teixeira e o 3º lugar da Escola Municipal Dr. Astolpho Rezende. A terceira categoria teve como vencedor o Programa Adolescente Cidadão, o 2º lugar foi da Escola Técnica de Formação Gerencial - ETFG - e a terceira colocação ficou com a Escola Municipal Francisco Rodrigues de Almeida. Na 4ª categoria, a Escola Estadual Francisco Inácio Peixoto foi a vencedora.
No concurso de Fotografia, na 1ª categoria, a vencedora foi a Escola Municipal Dr. Astolpho Rezende, a vice-campeã foi a Maria José Peloso e a terceira colocação ficou com a Marieta Soares Teixeira. Já na 2ª categoria, o título de campeã foi da ETFG, a 2ª colocada foi a Marieta Soares Teixeira e o terceiro lugar foi da Escola Municipal Dr. Astolpho Rezende. Na 3ª categoria, o 1º colocado foi o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Sereno, a segunda posição ficou com a Dr. Astolpho Rezende e a terceira colocação foi da ETFG. A fotografia vencedora da quarta categoria foi a do Programa Adolescente Cidadão, e a 2ª colocação ficou com o CRAS Sereno.
No concurso de Música, o CRAS Sereno conquistou os títulos da 1ª categoria e, na segunda, a ETFG e o Projovem Adolescente foram os melhores intérpretes, enquanto a melhor letra foi da Escola Municipal Lysis Brandão da Rocha e o melhor arranjo musical ficou com o CRAS Sereno. Na terceira categoria, a Escola Estadual Francisco Inácio Peixoto ganhou como melhor intérprete, melhor letra e, empatado com a ETFG, melhor arranjo musical. O título da 4ª categoria também ficou com a Francisco Inácio Peixoto. Para Pâmela Garcia (foto ao lado), aluna da Francisco Inácio Peixoto, vencedora da 4ª categoria do concurso de Música, "a sensação de participar do Fest Vida é ótima, porque envolve a energia de muitos jovens em torno da arte e do aprendizado. Agradeço à escola e aos professores que nos ajudaram a conseguir esses resultados, através dos trabalhos realizados sobre o meio ambiente, que me inspirou a compor a canção com a qual venci", disse a estudante. O Fest Vida é uma realização da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com apoio das Secretarias Municipais de Educação e de Cultura. (Fotos: Paulo Victor Rocha)
Veja mais fotos da premiação na galeria abaixo.{{banner-interno}}