Cataguases amanheceu surpresa com a possível liberação, pela justiça, da realização da Feira do Brás, neste final de semana, na área localizada na entrada da Vila Reis, em terreno pertencente à Companhia Industrial Cataguases. Informações preliminares aliadas ao início da montagem de tendas e stands no local, deixaram a população otimista com a realização da Feira, conhecida em todo o país por vender produtos a preços abaixo do mercado.
De acordo com informações obtidas pelo Site, a Prefeitura ainda não teria tomado conhecimento da decisão da justiça autorizando a realização da Feira.O presidente do Sindicato do Comércio, José Porfiro do Carmo também está aguardando tomar conhecimento da decisão liminar para saber que providências vai tomar e se cabe recurso à determinação. Novas informações a qualquer momento.
{{banner-interno}}
Veja as vagas de emprego oferecidas pelo SINE de Cataguases.
1 VENDEDOR1 VENDEDOR PRACISTA1 TÉCNICO EM INFORMÁTICA1 COSTUREIRA1 REPOSITOR DE MERCADORIAS3 COBRADOR DE ÔNIBUS2 MOTORISTA DE ÔNIBUS1 FAXINEIRA1 TECELÃO1 AUXILIAR DE PRODUÇÃO1 AUXILIAR DE DEPÓSITO1 SERVIÇOS GERAIS1 AUXILIAR DE OPERAÇÕES1 LAVADOR DE ÔNIBUS
O SINE funciona na Rua Ofélia Resende, 101, Bairro Bandeirantes, em Cataguases e o telefone é (32) 3422-1521.
{{banner-interno}}
O prefeito de Cataguases, Cesinha Samor, e o vereador Vinicius Machado estiveram nesta terça-feira, 12, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, onde assinou um convênio com a Secretaria Estado de Esportes, Juventude e Política sobre Drogas, repassando R$80 mil reais para o município construir uma pista de Skate. Estiveram presentes também, o secretário daquela Pasta, Eros Biondini, e demais lideranças.
Os recursos liberados tiveram intervenção direta do vereador Vinicius Machado, amigo pessoal de Eros Biondini. Em outra ocasião, no primeiro semestre deste ano, ele veio a Cataguases, a convite do próprio vereador, quando fez doações para a Secretaria Municipal de Esportes e beneficiou as clínicas de recuperação de dependentes químicos com convênios. Biondini, desde então, vem ajudando Cataguases sempre que é solicitado, conforme revelou o vereador.
Sobre o repasse dos recursos para a construção da pista de skate, Vinicius disse que o problema agora está resolvido. "Finalmente vamos ter a tão desejada pista de skate", festejou o vereador que vem acompanhando o desenrolar deste episódio deste que assumiu o mandato. "Percebi que a situação estava num impasse e vi que podia ajudar, então resolvi conversar com o Secretário Eros Biondini que imediatamente colocou-se à nossa disposição em ajudar a resolver o problema", contou Vinicius. Cesinha, também elogiou a atitude do Secretário Biondini: "Ele mostrou-se sensível à nossa realidade e conhecedor que é da importância do esporte na vida de todos nós, fez o repasse desta verba que faltava para a construção da tão sonhada pista de skate", contou o prefeito.{{banner-interno}}
Entre 22 horas de terça-feira, 12 de novembro e zero hora desta quarta-feira, 13, o Detran, através do delegado de Trãnsito em Cataguases, Gutemberg de Souza Filho, o Procon Cataguases, por meio de seu Procurador Geral Rafael Vilela Andrade e funcionárias, acompanhados da Polícia Civil, realizaram uma operação de fiscalização nos ônibus urbanos das três empresas permissionárias do transporte coletivo no município. O resultado foi considerado muito positivo pelas autoridades e muito elogiada pelos leitores do Site do Marcelo Lopes, que reclamaram também da falta de pontualidade nos horários e dos motoristas.
Cerca de dez policiais civis deram cobertura à Operação que foi realizada simultaneamente em dois pontos. O primeiro em frente à garagem da Viação Dorico, que depois se deslocou até à sede da Transportes Coletivos Leo e a outra, no Beira Rio, em frente a Viação Bonança. Os ônibus eram parados pelos policiais e a partir daí passavam por uma vistoria completa como documentação do veículo e do motorista, itens de segurança como data de validade de extintores de incêndio, luzes internas e externas do veículo, campainha, elevador para deficientes, assentos exclusivos para gestantes e deficientes físicos, pneus e tacógrafo, entre outros itens, explicou o delegado Gutemberg de Souza Filho."Nada ficou de fora", disse o delegado lembrando que esta foi "a primeira operação realizada nos ônibus urbanos de Cataguases".Ao final da fiscalização muitas irregularidades foram encontradas, principalmente no funcionamento dos elevadores para cadeirantes. "quase todos estavam com defeito", disse Rafael. Mas também foram encontrados assentos de bancos soltos, campainhas com defeito, veículos faltando luzes externas como lanternas e até problemas de motor. Oito carros foram lacrados e as empresas receberam deo Procon, um prazo de vinte e quatro horas para se adequarem. O resultado já começou a aparecer, informou Rafael, no final desta tarde ao Site do Marcelo Lopes.
- Toda esta operação teve como objetivo melhorar a qualidade do transporte coletivo em Cataguases, já que a população paga R$1,80 para utilizá-lo. O trabalho também serviu para conscientizar os empresários a respeito dos problemas e já estão tomando as providências a fim de regularizarem a situação. Depois de todas as adequações feitas, cada empresa vai enviar ao Procon um relatório informando todas as melhorias e correções, disse Rafael Andrade (foto ao lado). Por fim, o delegado Gutemberg (foto acima) também fez um balanço positivo da operação. "Confirmamos as denúncias recebidas de que a qualidade do serviço de transporte público em Cataguases não era o adequado e acredito que a partir das medidas que serão tomadas ele volte a ter a qualidade que o usuário paga para ter", analisou.
Veja mais fotos clicando na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
Na última terça-feira, 12, a Catrans interditou o trânsito de veículos em parte da Avenida Astolfo Dutra, entre os postos de gasolina Bittencourt e Avenida, para que a Copasa realize obras de instalação e padronização de nova rede de esgoto. Com esse bloqueio, o lado da Avenida oposto à obra, que originalmente dá sentido ao bairro Leonardo, está funcionando em mão dupla, evitando um transtorno maior no trânsito. O ponto de ônibus existente em frente ao call center da Energisa foi desativado enquanto durarem os trabalhos e a orientação da Catrans é para que as pessoas esperem o ônibus na Praça Rui Barbosa.
De acordo com o fiscal de obras da Copasa, Virgílio Guimarães Costa, as obras são emergenciais, uma vez que a rede existente no local é bem antiga (possui cerca de 40 anos) e quando chove a água do córrego Lava Pés retorna pela própria tubulação e inunda os imóveis, causando uma série de problemas. Virgílio revelou que ao iniciar as obras, percebeu que outro trabalho que não estava no planejamento também precisa ser feito, porque antes de instalar a nova rede de esgoto, é preciso desobstruir a que já existe.
A previsão é a de que o serviço avance até na esquina próxima ao Bar do Goiaba, passando também no trecho perto da Motobella (Rua Paulino Fernandes) e na Rua Cel Vieira, até retornar à Avenida Astolfo Dutra pela Rua Dr. Francisco de Barros. A estimativa inicial é a de que tudo esteja concluído em aproximadamente 12 dias e, conforme revelou o capitão Hélio Andrade, coordenador da Catrans, é importante a compreensão da população, pois as ações realizadas são essenciais. "O transtorno é passageiro, mas o benefício é duradouro", lembrou Hélio.
Na rede de esgoto do local, estão sendo encontrados muita sujeira, conforme revelou Virgílio. Aliás, "lixo de toda ordem que deveriam ter sido descartados em local apropriado", acrescentou ele que é engenheiro ambiental e sanitarista. Virgílio destacou que o novo padrão adotado neste trabalho não permitirá que esses resíduos prejudiquem toda a rede de esgoto, pois "tudo o que não for apropriado para ser jogado na rede vai ficar retido na encanação do imóvel, causando transtornos apenas aos que não destinarem corretamente os materiais", completou.
{{banner-interno}}