A Delegacia de Polícia em Cataguases realizou nesta quarta-feira, 20, o segundo mutirão para atendimentos. Desta vez ele foi voltado para os casos de crimes contra o patrimônio. A exemplo do que aconteceu no dia 15 de outubro último, quando ocorreu a primeira iniciativa neste sentido voltada exclusivamente para atendimento aos casos envolvendo a Lei Maria da Penha, desta vez, toda a estrutura daquele órgão voltou-se para os processos de roubos e furtos que estavam parados, conforme revelou o delegado responsável pelo setor Vítor César Leite Machado.
Desta vez foram expedidas 140 intimações a testemunhas e eventuais envolvidos nos inquéritos. Dez escrivães foram designados para realizar o atendimento ao longo do dia, inclusive profissionais de Leopoldina e Miraí, contou o delegado. A delegacia de Cataguases recebe um grande número de ocorrências diariamente e não conta com efetivo suficiente para atender esta demanda. Como já foi divulgado por este Site, faltam delegados, detetives, escrivães, viaturas novas, além do prédio onde está instalada estar em péssimo estado de conservação.Ao final do dia mais de cem inquéritos foram praticamente finalizados, contou Vitor Machado. Agora, pelo trâmite normal, todos serão encaminhados ao delegado para fazer o relatório final e enviá-los ao Fórum. Mas como aconteceu na primeira iniciativa neste sentido, um terceiro mutirão deverá ser realizado, na Delegacia Regional de Leopoldina, com a presença dos delegados das cidades vizinhas para finalizar estes inquéritos. O delegado Vítor Machado completou dizendo que o esforço concentrado desta quarta-feira foi "positivo". Segundo ele, "conseguimos agilizar bastante os processos o que vai, aos poucos, reduzindo o volume de processos aqui nadelegacia", finalizou. {{banner-interno}}
Em solenidade realizada na tarde desta quarta-feira, 20 de novembro, no gabinete do Prefeito Cesinha, o presidente de Câmara Municipal de Cataguases, Fernando Pacheco Fialho, entregou um cheque no valor de R$ 250 mil, referente à primeira parcela da devolução do legislativo das sobras do duodécimo de 2013. O duodécimo é o repasse da décima parte do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), pela prefeitura à Câmara Municipal. Conforme explicou o presidente do legislativo, um novo repasse será feito até o dia 30 de dezembro deste ano. "Estamos antecipando parte da devolução para que o município utilize a verba em obras emergenciais para a cidade", explicou Pacheco.
O Prefeito Cesinha informou que o valor será utilizado estritamente na conclusão da obra do abatedouro municipal. "Inclusive, um ofício neste sentido foi enviado ao Secretário de Fazenda, Paulo Sérgio de Souza, com esta recomendação expressa", disse o prefeito. Na oportunidade, também foi assinado o termo de afetação de imóvel que cede em definitivo o prédio até agora utilizado pela Câmara Municipal em regime de comodato ao Legislativo. "Este momento é de grande importância, pois além de favorecer uma obra importante para o município, resguarda o domicílio da Câmara Municipal, que passa a deter o direito de ter sua identidade própria", lembrou o vereador Geraldo Magella Mazini, durante a solenidade.
Participaram do evento, além do Prefeito, os secretários municipais de Agricultura e Meio Ambiente, José de Alencar Farage; de Administração, Walter de Paula; Fazenda, Paulo Sérgio de Souza; Obras, Alberico Siqueira, além do assessor do prefeito Alex Carvalho e do Chefe de Gabinete, Tomáz Esteves. Acompanhando o presidente da Câmara, Fernando Pacheco, os vereadores Geraldo Magella Mazini, Luiz Carlos da Silva Sodré (Russo), Aquiles Branco, Fernando Amaral e Paulo Aritana. O presidente da Câmara salientou a importância do gesto do Prefeito, inédito na história de Cataguases, "que é de dar ao Legislativo sua casa própria, o que pode ser considerado um marco em nosso município". Fernando Pacheco também destacou que o gesto do Prefeito demonstra o reconhecimento do Poder Executivo pelo Poder Legislativo e informou que pretende inaugurar uma placa comemorativa a ser afixada no saguão da Câmara.
O Prefeito, por sua vez, lembrou que a devolução feita pela Câmara vai beneficiar toda a população com sua utilização no término das obras do abatedouro municipal, "que será um dos mais modernos da região". Ele também anunciou a construção de uma creche pelo Governo Federal no bairro Pampulha, onde atualmente se localiza o abatedouro, e informou que a Administração já está elaborando um projeto para a construção de mais uma creche no bairro Taquara Preta, nos mesmos moldes. "Nossa expectativa para os próximos meses são as melhores possíveis. Já conseguimos quitar metade da dívida que herdamos da administração passada, vamos pagar a segunda parcela do décimo terceiro do funcionalismo até o dia 20 de dezembro e acreditamos que até fevereiro poderemos passar a honrar os salários no quinto dia útil. Muitas coisas boas virão para Cataguases e, neste sentido, peço aos vereadores que entrem em contato com os deputados de suas bases para que eles possam também nos auxiliar com emendas e verbas para melhorar a vida da nossa população. Entendo que ao vereador cabe fiscalizar o Executivo, mas é preciso que trabalhemos juntos também por Cataguases", finalizou Cesinha. (Fotos: Cristina Quirino)
{{banner-interno}}
Nos próximos dias 22 e 23 de novembro, o "2º Cor e Raça", evento que objetiva a promoção da cultura afro-brasileira, realizará diversas atividades no Centro Cultural Humberto Mauro, a partir das 19h30, em Cataguases. Na sexta-feira, uma Mesa Redonda discutirá o tema "Lutas, Conquistas e Perspectivas", com a participação de Rita Sueli Bento - coordenadora do Fórum de Mulheres Negras de Minas Gerais e UNEGRO – MG, Alessandra de Oliveira - graduada em Letras e Especialista em Relações Étnicos Raciais pela UFJF/NEAB, Ana Maria de Oliveira - professora de Dança, Sargento Jorge Roberto - policial Militar, Washington da Silva - jogador de Futebol Profissional e Eva Aparecida Silva - graduada em Letras e Especialista em Relações Étnicos Raciais pela UFV.
No sábado, serão apresentadas atrações artístico-culturais oriundas da cultura afro-brasileira, como samba de roda, capoeira, break dance, penteado afro, dança afro, maculelê e desfile afro, conforme revelou a organizadora do evento, Patrícia Paula. O "Cor e Raça" visa enriquecer conhecimentos e opiniões da sociedade, para conscientizar as pessoas acerca da importância de se valorizar a cultura afro-brasileira e fortalecer suas raízes.
Nesta segunda edição, já foram realizadas oficinas nos bairros Justino, Ana Carrara e no distrito de Sereno, onde participaram crianças, jovens e adultos. O evento é idealizado e produzido por Patrícia Paula, tem apoio da Fundação Ormeo Junqueira Botelho e patrocínio da Prefeitura de Cataguases, através da Lei Ascânio Lopes de Incentivo à Cultura, e da Energisa. Os parceiros são Abadá Capoeira, Antonieta Mega Hair, Grupo Ganga Zumba, Capoeira Corda Preta, Instinto KND Crew e professora de dança Ana Maria. (Fotos cedidas pela organização do evento)
{{banner-interno}}
A Bela Ischia, empresa situada em Astolfo Dutra, está recrutando funcionários para o setor operacional. Os interessados devem estar cadastrados no SINE Cataguases e enviar seus curriculuns apenas para aquele órgão. Mais informações podem ser obtidas no próprio SINE.
Veja as vagas de emprego oferecidas pelo SINE de Cataguases.
2 VENDEDORES PRACISTA2 COSTUREIRAS4 MOTORISTAS DE ÔNIBUS4 COBRADORES DE ÔNIBUS1 TECELÃO1 AUXILIAR DE PRODUÇÃO1 LAVADOR DE CARRO1 LAVADOR DE ÔNIBUS1 AUXILIAR DE DEPÓSITO1 VIDRACEIRO
O SINE funciona na Rua Ofélia Resende, 101, Bairro Bandeirantes, em Cataguases e o telefone é (32) 3422-1521.{{banner-interno}}
Nesta sexta-feira e sábado (22 e 23 de novembro), o Secretário de Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, Tadeu Morais, estará em Cataguases em visita oficial. Ele, que tem origem no meio sindical e foi um dos fundadores do Sindicato da Mineração no país, vai se reunir com lideranças políticas e sindicais da região, além de conhecer Cataguases e cidades vizinhas.
Tadeu, de 54 anos de idade, é casado e pais de quatro filhos. Nascido em Pereiro, no Ceará, ele é irmão do presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Mineração de Cataguases, Miraí, Itamarati de Minas e Região, Isaac Morais.
Formado em Administração de Empresas, Tadeu começou sua vida profissional no meio sindical. Esteve ao lado do trabalhador nas principais lutas por mais oportunidades de emprego e na defesa dos direitos da classe trabalhadora do Estado de São Paulo.
Vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes por dois mandatos consecutivos, Morais presidiu a Comissão Estadual do Emprego (CEE), foi coordenador nacional do Centro de Solidariedade ao Trabalhador (CST) e cursou Normas e Direitos Internacionais pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), nas cidades de Genebra e Turim, na Itália.
Foi presidente do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos), entidade de abrangência nacional que realiza projetos com órgãos governamentais e entidades civis, tanto no Brasil como no exterior. (Foto: Jeff Dias - SETRESP){{banner-interno}}