O Procon de Cataguases aplicou multas aos fornecedores que desrespeitaram o Código de Proteção e Defesa do Consumidor e prejudicaram pessoas em Cataguases neste ano de 2013. Nesta sexta-feira, 22 de novembro, o coordenador daquele órgão na cidade, Rafael Vilela, revelou que o valor total das multas aplicadas nas empresas fornecedoras de bens e serviços "é de R$ 31.929,75 e os processos encontram-se em fase de recursos, mas é improvável que este número se altere significativamente, porque as ações do Procon são estudadas e fundamentadas em lei", destacou ele que é advogado.
Toda multa aplicada pelo órgão é revertida ao Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor que, através de um Conselho, decide como aplicar o dinheiro em benefícios para o próprio consumidor. Rafael ressaltou que, desde abril deste ano, as audiências de conciliação resolveram cerca de 90% das reclamações dos consumidores de Cataguases, no entanto, "a instauração de processos administrativos é necessária quando os fornecedores se recusam a cumprir os direitos legais do consumidor", lembrou o coordenador.Rafael aproveita para explicar sobre as empresas multadas. "É importante ressaltar que os fornecedores de Cataguases são sempre atenciosos para com as solicitações do Procon e essas multas foram aplicadas à grandes magazines, empresas de telefonia e agências bancárias, portanto, nenhuma empresa cataguasense", explicou o coordenador do Procon, lembrando que ações como essas são fundamentais para fazer valer o Código de Proteção e Defesa do Consumidor.
Os números de atendimento daquele órgão de Defesa do Consumidor este ano também estão em alta. "É cada vez maior a conscientização das pessoas sobre os seus direitos e elas vêm buscando este amparo cada vez mais aqui no Procon", destacou Rafael. De janeiro até agora, o Procon Cataguases fez 4.494 atendimentos, dos quais 2.650 foram reclamações e 1.844 simples consulta. Com a implantação das audiências de conciliação, acrescenta Rafael, "o consumidor sentiu-se ainda mais protegido e isto está se convertendo em mais antedimentos", concluiu o coordenador municipal do Procon. (Fotos: Reprodução internet e Arquivo)
{{banner-interno}}
Será realizado de 1 a 4 de dezembro, no bairro Pampulha, o Tríduo a Santa Bárbara, na capela em homenagem à santa, que fica nas proximidades da antiga cooperativa de produtores de leite. As missas acontecem às 16 horas, no dia 1º de dezembro, e às 19h30 nos dias 2, 3 e 4, este último, consagrado à padroeira dos profissionais que trabalham com armas de fogo e que combatem o fogo e protetora contra raios e trovões. Por isso, neste dia, são esperadas as presenças dos Policiais Militares e dos Policiais do Corpo de Bombeiros da região.
Santa Bárbara é uma santa cristã comemorada na Igreja Católica Romana e na Igreja Ortodoxa. Virgem mártir no século terceiro, natural da região onde hoje fica a Turquia, tornou-se popular por ser invocada como protetora em ocasião de tempestades, raios e trovões. A capela situada no bairro Pampulha foi abençoada há dezesseis anos, pelo Monsenhor Muniz.
O tríduo e a festa de Santa Bárbara são promovidos tradicionalmente pelo conselho pastoral da comunidade, que pertence à Matriz da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário. As missas serão celebradas pelos Padres Edison e Semer, e serão abertas a toda a população.
{{banner-interno}}
A Escola Técnica de Formação Gerencial - ETFG - realizou na noite desta sexta-feira, 22, em suas dependências, a edição anual de seu Projeto Vitrine, trabalho realizado pelos alunos do Segundo Ano do Ensino Médio que montam uma empresa fictícia, colocando em prática o conhecimento adquirido em sala de aula, conforme explicou a diretora daquela escola, Olívia Silva. Doze projetos de empreendedorismo foram apresentados. Este ano, cada equipe homenageou um empresário cataguaense que foi chamado carinhosamente de "Empreendedor Inspiração".
A apresentação dos projetos detalhava a origem da ideia, porquê ter escolhido aquele tipo de negócio, valor do investimento, prazo de retorno do capital e a função de cada um da equipe no negócio. Completava o trabalho a exibição de um vídeo mostrando como será o negócio em funcionamento. Os projetos apresentados são:- Oriental Food - restaurante de comida japonesa - teve como empresária inspiração Flávia Maria Ferraria Teixeira.- Naturales Casa de Sucos e Vitaminas - Lojas de sucos que teve como empresário inspiração Fernando Medeiros Pereira.- Maria Mineira - restaurante de comida típica cujo empresário inspiração foi Sertório Rodrigues Gomes Duarte.- Kalicakes - loja para venda de cupcakes que teve como empresário inspiração César Augusto Mattos.- Doces Momentos - loja de doces, teve como empresário inspiração, Luiz Fernando Souza.- Free Night - é uma danceteria cujo empresário inspiração foi Marcelo Toaiari de Mattos.- Dog House - um pet shop tendo como empresária inspiração Fernanda de Oliveira Pereira.- Estacionamento 3 Irmãos - Teve como empresário inspiração Anízio Araújo da Silva.- Fun House - Contou como empresário inspiração Éder Amâncio.- Equitar MOntaria - curso de montaria e equitação teve como empresário inspiração Andreson Pereira Rodrigues.- Coffe Break - loja para lanches rápidos, homenageou o empresário inspiração Jorge Tadeu Pereira Silva.- Gira Mundo - restaurante com comidas típicas de países teve como empresária inspiração Ângela Ida de Abreu Pinto.
Em seguida os alunos reproduziram em estandes cada empreendimento que foi visitado pelo público presente. A noite também reservou uma homenagem à ex-aluna Mariana Silvério, escolhida entre os professores como "Ex-Aluna Inspiração 2013", ela recebeu uma homenagem das mãos de Edeweiss Petruceli, representante do Sistema de Formação Gerencial. Surpresa com a escolha, Mariana, que hoje é Nutricionista, disse que a "ETFG foi a base que precisava para a minha vida. Foi aqui que aprendi a ser uma pessoa empreendedora", revelou.
Os empresários, Sertório Rodrigues Duarte e César Mattos, agradeceram a escolha para inspirarem os trabalhos de duas equipes e César destacou que o segredo de um bom empreendedor é "gostar do que faz". O presidente da Associação Comercial e Industrial de Cataguases, entidade manteneddora da ETFG, Ricardo Mattos, elogiou o nível dos trabalhos e o grau de envolvimento dos alunos. Já Edelweiss destacou as etapas do Projeto Vitrine e o trabalho dos professores responsáveis por aprovar os projetos. Por fim, Olívia Silva, diretora da escola, agradeceu a todos os envolvidos nas apresentações, aos empresários pela colaboração e elogiou "mais este desafio vencido por vocês, alunos do Segundo Ano, que demonstraram com clareza, objetividade e conhecimento cada empreendimento escolhido".
Veja fotos na galeria abaixo e clique para ampliar.{{banner-interno}}
As merendeiras das escolas do sistema municipal de ensino de Cataguases participaram no dia 21 de novembro, quarta-feira, um curso de capacitação promovido pela coordenadoria de Alimentação Escolar, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação. Conforme informou a responsável pelo setor Gisele Moura, além das merendeiras, estiveram presentes também todos os diretores das escolas municipais.
Os participantes assistiram a duas palestras, uma ministrada pelas psicólogas e psicopedagogas do NAI (Núcleo de Apoio à Inclusão), com o tema "Do que mais é preciso para educar?" e outra pela nutricionista da coordenadoria de Alimentação Escolar, Valéria Caetano, sobre "A Importância dos Alimentos e Manual de Boas Práticas". No decorrer do curso, foi realizada também uma dinâmica com todos os participantes e servido um café da manhã. No final das palestras, aconteceu um sorteio com brindes doados pelo comércio local.
"Foi um momento de muita descontração e troca de experiências entre todos os participantes, além de ser uma oportunidade de refletirmos sobre a questão, que é uma das prioridades da SME: alimentação de qualidade, balanceada e com cardápios atraentes para os alunos", contou Gisele Moura. O evento foi realizado na sede da Secretaria de Educação, no bairro Taquara Preta.
{{banner-interno}}
A Prefeitura de Recreio assinou convênio com o governo de Minas para investimentos de cerca de meio milhão de reais em pavimentação de vias públicas no bairro Alto do Asilo. Havia anos que os moradores daquela cidade aguardavam o anúncio desta obra, revelou o prefeito Ônio Fialho Miranda, o Oninho, esta semana, logo após assinar os documentos em Belo Horizonte, graças à intermediação do Deputado Estadual Bráulio Braz.
O investimento faz parte do programa do Governo do Estado, ProMunicípio, que tem o objetivo de alavancar o desenvolvimento dos municípios mineiros, através de recursos na área de infraestrutura, educação e saúde, com valores que são repassados de acordo com a estimativa populacional divulgada pelo IBGE, Recreio hoje tem 10.635 habitantes.Curso de Panificação - Pela segunda vez este ano a Prefeitura de Recreio promoveu cursos de qualificação profissional gratuito para seus habitantes. Desta vez, uma unidade móvel do SESI/SENAI está ministrando desde o dia 20, quarta-feira, o curso de Panificação gratuito para vinte equatro alunos. Com carga horária de oitenta horas/aula, o curso acontece nos períodos da manhã e tarde, e são ministrados pelo instrutor Geovani Torres na própria unidade móvel da instituição, que está estacionada no Largo Santo Antônio.
Na abertura do curso estiveram presentes o Vice-prefeito João Carlos Guilherme Ferreira, o "João Dólar"; o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Edson Guimarães Ferreira; o Secretário de Governo, Ronaldo Luís Machado Silva; a Gestora do Centro Cultural, Fátima Malta, o Consultor da Escola Móvel SESI/SENAI, Jairo Antunes e a Diretora do SESI/SENAI de Pirapetinga, Januária do Carmo Milane.
{{banner-interno}}