Abre alas que o samba vai passar. E dos bons. Principalmente porque traz dois enormes talentos do gênero: Aline Calixto e Clara Nunes. Tudo isso no Anfiteatro Ivan Müller Botelho, neste sábado, 30 de novembro a partir das 21 horas, em mais uma produção de Fausto Menta para o projeto Usina Cultural, que tem apoio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e patrocínio da Energisa através da Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Voz encantadora e carisma fulminante, Aline promete ser uma surpresa boa para aqueles que ainda não tiveram o privilégio de ouvi-la. Para os que já conhecem um pouco seu trabalho, fica uma certeza: está nascendo uma nova estrela na constelação do samba.
A carioca Aline Calixto, que morou muito tempo na vizinha Viçosa, já conquistou com seu talento e voz magnífica, os mestres do samba brasileiro. Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz entregaram para a moça a canção que o primeiro fez pra sua filha. "Flor Morena" ganhou um videoclipe caprichado (confira na primeira página) com a participação de ninguém menos que Arlindo. Outro fera que se rendeu ao talento de Aline foi o compositor Paulo César Pinheiro (que dispensa apresentação), e tem ainda Martinho da Vila, Sérgio Lorozza, Flávio Renegado, apenas para citar alguns. Na cena musical desde 2009, a mais nova voz do samba brasileiro se firma a cada dia como referência entre os demais de sua geração.
Em Cataguases, Aline Calixto vai presentear o público com um show mais do que especial. Ela vai interpretar as canções da inesquecível Clara Nunes, uma das sambistas mais respeitadas de talentosas da história do samba brasileiro. No repertório, pérolas consagradas na voz de Clara, ganham outro olhar na interpretação de Aline Calixto. Músicas como "Morena de Angola", "Conto de Areia", "Feira de Mangaio", além de outras, desenham com verdadeira singularidade a bela homenagem à guerreira Clara Nunes. O show, que já percorreu diversas capitais brasileiras e inúmeras cidades do interior, emociona, empolga o público e vai "ferver" o Anfiteatro Ivan Müller Botelho. Você não pode ficar de fora.
{{banner-interno}}
No último domingo, 24 de novembro, três lutadoras da equipe Gracie Barra Zona da Mata participaram da 1ª Copa ATS de Jiu Jitsu, em Três Rios, no estado do Rio de Janeiro. As atletas Ana Gabriela, Júlia Lima e Victória Andrea foram as representantes da equipe e, mais uma vez, levaram a bandeira da equipe Gracie Barra ao pódio.
Júlia e Victoria foram campeãs em suas categorias, enquanto Ana Gabriela sagrou-se vice campeã em sua categoria. Para o mestre Ricardo Caetano, a realização de campeonatos específicos para mulheres é uma maneira de incentivar o público feminino a praticarem a arte suave, como também é conhecido o Jiu Jitsu, o que além de todos os benefícios de um esporte proporcionam, ajuda a modelar o corpo, motivo inicial que leva muitas mulheres à prática deste esporte.
- Fiquei muito feliz com o resultado, mas, principalmente, em tê-las como praticantes de jiu jitsu, pois essa é a nova filosofia da Gracie Barra, a maior academia de deste esporte no mundo, com sede no Rio de Janeiro, e sou o colaborador da Gracie Barra aqui na Zona da Mata, presente hoje em 6 cidades (Itamarati, Manhuaçu, Miraí, Pirapetinga, Ubá, além de Cataguases), finaliza Caetano.
{{banner-interno}}
A sessão ordinária da Câmara Municipal de Cataguases aprovou dois Projetos de Lei na noite dessa terça-feira, 26, quando também realizou a primeira votação sobre a Proposta de Emenda a Lei Orgânica Municipal que "acrescenta dispositivo ao artigo 9º da Lei Orgânica Municipal" que concede em definitivo, através de procedimento de afetação de imóvel, o prédio da Câmara Municipal ao Poder Legislativo. E, ainda, apreciou o Projeto de Resolução que "concede abono natalino a Servidores Ativos da Câmara Legislativa de Cataguases".
Na ocasião, o primeiro Projeto aprovado foi o de Nº 30/2013 que "autoriza o Executivo a isentar do Pagamento do IPTU – Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana – as pessoas que se enquadrarem nas condições acumulativas de "Idade mínima de 65 anos", "ter renda mensal própria de até 1 salário mínimo" e "possuir apenas um imóvel registrado em Cataguases, desde que a área edificada não ultrapasse 70 metros quadrados". Esse projeto teve três votos desfavoráveis a sua aprovação e recebeu parecer contrário da Procuradoria da Câmara Municipal de Cataguases, porque não revelou estudos sobre os impactos orçamentários que a Lei causará caso entre em vigor.Em segundo lugar, o Projeto de Lei Nº 45/2013, que "dispõe sobre o fornecimento de documento e informação ao Consumidor que tiver seu pedido de crédito indeferido", foi aprovado por unanimidade, e, de acordo com o advogado Rafael Vilela, coordenador do Procon de Cataguases, essa Lei será mais uma ferramenta usada em benefício do consumidor no município. O Projeto de Resolução também recebeu aprovação unânime, assim como a primeira votação sobre a Proposta de Emenda a Lei Orgânica Municipal.
Além dessas discussões, a sessão ordinária dessa terça-feira teve denúncia feita pelo vereador Aquiles Branco (foto acima), que revelou o atual estado em que se encontra a Casa de Cultura José Silva Gradim, localizada em imóvel ao lado do Colégio Cataguases. Conforme foi dito por Aquiles, o teto do prédio está caindo e as goteiras e traças ameaçam a biblioteca. "Não é possível que isso continue assim", disse o Vereador, recebendo apoio dos demais colegas de bancada, para que sejam solicitadas ações da Prefeitura Municipal ou do Governo Estadual no sentido de salvar aquele patrimônio.
Emília de Sousa Menta e Márcia do Vale Machado também ocuparam a tribuna e, a convite da Mesa Diretora, falaram sobre a Agência de Desenvolvimento Regional Ecos da Mata e o Fórum de Desenvolvimento Regional Sustentável, marcado para o dia 4 de dezembro. Em seguida, o tesoureiro do Conselho de Desenvolvimento Comunitário do Distrito de Sereno, Luiz do Carmo Ferreira, revelou que o presidente Alberto Cesar de Paula Spindola não realizou prestação de contas de recursos destinados à realização de exposição no distrito e essa atitude vem impedindo o recebimento de verbas destinadas à manutenção de serviços essenciais para população, como a oferta de Ambulância. Os vereadores Vinicius Machado, João Manoelino da Silva Bolina e Geraldo Majella Mazini se propuseram ajudar o Conselho a resolver o conflito e, nesse sentido, uma reunião foi marcada para as 16 horas da próxima segunda-feira, 4 de dezembro.
Ao final da reunião, os vereadores Walmir Linhares da Costa e Geraldo Majella Mazini, respectivamente, ocuparam a tribuna no Grande Expediente. Em sua fala, Walmir contou parte da história do bairro Pouso Alegre, onde mora e tem sua base eleitoral e, como vem se tornando rotina, abordou assuntos polêmicos. Em um determinado momento do pronunciamento, e sem um motivo claro aparente, o vereador Aquiles Branco se sentiu ofendido e irritou-se com Walmir. A sessão ordinária terminou em clima de espanto por parte de muitos vereadores. (Foto: Paulo Victor)
{{banner-interno}}
O Rotary Clube de Cataguases realizou na noite desta terça-feira, 26 de novembro, juntamente com o Quinto Pelotão de Polícia Militar do Meio Ambiente, a Associação Regional de Proteção Ambiental e a Casa da Amizade, solenidade de entrega da Comenda Luzimar Góes Telles, de destaque em Responsabilidade Sócioambiental. A cerimônia reuniu cerca de cem convidados na Casa de Festas Manto Verde, em Cataguases, entre eles o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José de Alencar Pinto Farage.
A Mesa de Honra foi composta pela presidente do Rotary em Cataguases Liliane Riguete Ferreira; a presidente da Casa da Amizade, Maristela Capobiango Fernandes; o comandante da Policia do Meio Ambiente em Cataguases, Capitão Alexandre de Castro Leal; o comandante da 146ª Companhia de Polícia Militar Especial, Major Antônio Carlos de Freitas; o presidente da Associação Regional de Proteção Ambiental, Hélio de Andrade e representando o prefeito José Cesar Samor, seu Chefe de Gabinete, Thomaz Esteves e o Promotor do Meio Ambiente Gustavo Garcia Araújo.
Uma iniciativa conjunta do Rotary Clube de Cataguases, Polícia Militar do Meio Ambiente em Cataguases, Casa da Amizade e Associação Regional de Proteção Ambiental (ARPA), a criação da Comenda Luzimar Góes Telles é uma maneira de dar publicidade e reconhecimento a autoridades, pessoas e instituições que se destacam em responsabilidade socioambiental, explicou Liliane Riguete, presidente do Rotary. Segundo ela, uma comissão paritária entre as entidades organizadoras da Comenda, fizeram as indicações e por votação foram escolhidos os seis agraciados que são: Energisa Minas Gerais, Brookfield Energia Renovável, Votorantim Metais e os ciadadãos Danilo Vieira Júnior, Secretário Adjunto de Meio Ambiente de Minas Gerais, Ronaldo Nazareth, Coronel PM e Comandante da 4ª Região da Polícia Militar e Marco Antônio Pinto Barbosa, Engenheiro Florestal.
A escolha de Luzimar Natalino Cerqueira de Góes Telles deve-se, conforme revelou Liliane, por seus "relevantes feitos na área cultural e arquitetônica de Cataguases e região". Ela cita como alguns exemplos de seu trabalho como arquiteto na cidade. "Aqui ele criou o Hospital de Cataguases, as praças Ruy Barbosa, Santa Rita e Sandoval de Azevedo, entre outras", completou. Familiares dele estavam presentes à solenidade e seu filho, Luzimar Góes Telles Filho recebeu uma homenagem do Rotary. Em seguida receberam a Comenda Marcelo Vinhaes, pela Energisa Minas Gerais; Mário Lúcio Alvarenga, pela Brookfield Energia Renovável e Cristian Fonseca de Andrade, pela Votorantim Metais.
Conforme lembrou a presidente do Rotary Clube de Cataguases, "pelo reconhecimento às atitudes que merecem reconhecimento, principalmente quando são voltadas para o Meio Ambiente", destacou Liliane Riguete. Ela frisou que o clube que dirige também "tem compromisso com o Meio Ambiente e demonstra isso através de ações como a recente iniciativa de repovoamento do rio Pomba", lembrou. Ela disse também que o clube tem "compromisso com Cataguases, daí a necessidade de ressaltarmos as obras de Luzimar Góes Telles, que contribuíram significativamente para dar uma feição moderna e incomparável ao nosso patrimônio arquitetônico". Liliane finalizou seu discurso agradecendo a todos os parceiros daquela iniciativa e afirmando que o Rotary "tem ciência de sua responsabilidade socioambiental, com a qualidade de vida e com o desenvolvimento da sociedade em que se insere".
Veja as fotos na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
A chuva persistente dos últimos dias tem deixado a Coordenadoria de Defesa Civil em alerta. Na última medição feita hoje, 26 de novembro, no final da tarde, ficou constatado o índice de 61 milímetros de chuva na cidade, desde o dia 22. "No entanto, esta marca não significa ainda risco de cheia dos rios, ribeirões e córregos. Nossa principal preocupação no momento é com as encostas e deslizamentos de terra que possam ocorrer em função do solo ficar muito encharcado", explicou coordenador do setor, Carlos Pires Júnior. Segundo ele, se a chuva persistir, aumentando esse índice, a Defesa Civil deverá acionar o Plano de Contingência para retirar as famílias que moram em áreas de risco. "Todas as residências que ficam em áreas de risco são cadastradas e estão sendo monitoradas pela Defesa Civil", completou.
Ele também revelou que os imóveis localizados em áreas de risco ficam principalmente nos bairros Santa Clara, Leonardo, São Vicente, Guanabara, Imê Farage, Pouso Alegre, Bom Pastor, Paraíso e São Pedro. "De qualquer forma, aconselhamos as famílias que moram perto de encostas a ficarem atentas e, em caso de dúvidas ou se perceberem rachaduras no imóvel, acionarem imediatamente a Defesa Civil pelo telefone 199, para que possamos ir até o local e vistoriar a residência", afirmou.
Ele também reiterou que os rios, ribeirões e córregos que cortam a cidade estão dentro de sua vazão normal e que a situação das barragens também é tranquila. "Os rios tiveram pequeno aumento de vazão nos momentos de chuva mais forte, mas todos já estão dentro da normalidade. Também não recebemos nenhum alerta ou comunicado das empresas que operam as barragens da região, o que também nos tranquiliza quanto a possíveis cheias nos rios nas próximas horas", concluiu Carlos Pires.
{{banner-interno}}