Alunos da FIC-UNIS participaram nos dias 26 e 27 de novembro (terça e quarta-feiras) do XI Encontro de Iniciação Científica promovido por aquela instituição de ensino. A iniciativa visa incentivar em seus alunos a produção de conhecimento através da pesquisa. Neste sentido cinco alunos desenvolveram seus trabalhos ao longo do ano sob a orientação de seus professores que foram apresentados, agora, na própria FIC em Cataguases, conforme informou o diretor da FIC-UNIS, Valmir Gonçalves.
Os acadêmicos que participaram do Encontro desenvolvem suas pesquisas recebem bolsas sendo um da Fepesmig, entidade mantenedora do UNIS e quatro da Fapemig, órgão de fomento à pesquisa científica em Minas Gerais. Eles apresentaram trabalhos nas áreas de Ciências Biológicas, Pedagogia e Engenharia de Produção. De acordo com Valmir este Encontro "motiva o aluno a dedicar-se à pesquisa, pois mostra que ele é capaz de produzir conhecimento. Para a FIC-UNIS é a continuação de sua missão acadêmica da qual o Grupo UNIS muito se orgulha em promover e incentivar seus alunos a participarem", ressaltou o diretor da FIC.
Os trabalhos apresentados no XI Encontro são: - "Desenvolvimento de novos materiais ecocerâmicos incorporados com resíduos industriais", de autoria do acadêmico Sérgio Célio da Silva Lima sob a orientação do professor Bruno Carlos Alves Pinheiro.
- "Etnobotânica de plantas medicinais na comunidade de Piacatuba, Leopoldina, Zona da Mata de Minas Gerais", de autoria de Luana de Paula que foi orientada pela professora Renata Barreto Tostes.
- "Influência de cães domésticos (canis familiares) sobre a fauna silvestre em uma unidade de conservação periurbana na Zona da Mata de Minas Gerais", elaborado pela aluna Mariana Oliveira sob a orientação do professor Felipe Eugênio Parizzi.
- "Nível de atividade física diária e hábitos alimentares em escolares de 10 a 12 anos de uma escola pública e particular da cidade de Leopoldina (MG)", feito pela aluna Franciely Bitencourt Lanchin e orientada pelo professor Mauro Mazini Filho.
- "A utilização das tecnologias da informação e comunicação como recurso pedagógico nas escolas estaduais e particulares de Cataguases (séries iniciais)", de autoria de Ana Carolina da Silva de Souza e Cláudia que foram orientadas pela professora Elizabete Ramalho Procópio.{{banner-interno}}
Veja as vagas de emprego oferecidas pelo SINE de Cataguases.
1 LAVADOR DE ÔNIBUS2 FAXINEIRA1 DOMÉSTICA4 MOTORISTA DE ÔNIBUS1 TÉCNICO EM INFORMÁTICA1 SERRALHEIRO1 SOLDADOR2 COBRADOR DE ÔNIBUS1 AUXILIAR DE ESCRITÓRIO2 CAIXA DE PADARIA2 COSTUREIRA
O SINE funciona na Rua Ofélia Resende, 101, Bairro Bandeirantes, em Cataguases e o telefone é (32) 3422-1521.{{banner-interno}}
No período de 28 de novembro a 1º
de dezembro, o IX Fórum pela Promoção da Igualdade Racial (FOPPIR) acontece em
Conselheiro Lafaiete – MG e, com o objetivo de discutir "Ancestralidade,
Religiosidade e Resistência", reúne diversas entidades, grupos e movimentos
sociais que atuam "pela construção da unidade na diversidade".
Nesta edição, o FOPPIR conta com
mesas temáticas, oficinas de trabalho, apresentações culturais e debates, dos
quais o Movimento Negro Organizado de Cataguases participa com trinta e quatro
representantes. De acordo com Rita Bento, fundadora do Movimento Cultural Ganga
Zumba de Cataguases e coordenadora de Cultura do Fórum Mineiro de Entidades Negras
(FOMENE), "este momento é muito importante para adquirir e compartilhar
informações que visam o desenvolvimento de políticas para a igualdade racial".
Rita, que também é coordenadora
de Mulheres da UNEGRO e 2ª coordenadora do Fórum de Mulheres Negras de Minas
Gerais, conta que, de Cataguases, além de representantes do Movimento Cultural
Ganga Zumba, também participam do evento Agentes de Pastoral Negros (APNs),
membros da UNEGRO e da Secretaria de Assistência Social de Cataguases. Dessa
última entidade, o coordenador da Proteção Social Básica, Murilo Matias, é um
dos representantes e enfatiza a relevância do evento que reúne lideranças militantes
em Minas Gerais pela igualdade racial.
Murilo destaca que Cataguases tem
avançado no entendimento de políticas sobre igualdade racial, mas ressalta que ainda
existe um grande desafio de "equilibrar o conhecimento de formatação de
políticas públicas com o conhecimento das pessoas da militância" para, a partir
da criação do Conselho Municipal de Igualdade Racial, formar um grupo de
trabalho com foco nas características e peculiaridades de Cataguases. "Além da
Assistência Social, todas as demais políticas podem contribuir de forma
transversal para a consolidação da igualdade racial em Cataguases", frisa o coordenador
da Proteção Social Básica.
O cantor e compositor leopoldinense, Luan Severo, de 22 anos, foi o grande vencedor do 2° Festival de Viola de Palma (MG), na categoria "Compositor", com a música "Aqui no rancho é assim". O evento foi idealizado por Aristides Braz, também de Leopoldina, e organizado pela prefeitura de Palma, através da Secretaria Municipal de Cultura, que é dirigida por Lula Cavalcanti (cantor e compositor que venceu o Festival de Viola de Piacatuba em 2011 e 2012).
Luan Severo ganhou um troféu e um prêmio em dinheiro de R$700 e concorreu com músicos de diversas cidades da região como Leopoldina, Laranjal, Palma, Cataguases, Muriaé, Juiz de Fora, Miracema e Santo Antônio de Pádua, entre outras. Feliz com a conquista, ele disse o significado desta vitória: "Foi a realização de um sonho ganhar este Festival, principalmente porque a música é de minha autoria".
Ele dedicou o troféu à esposa Leidiane e à filha Giovanna, "as duas pessoas mais importantes em minha vida", destacou. Elas assistiram, nervosas e com grande expectativa, à apresentação de Luan e encabeçaram a torcida por sua vitória. O talentoso rapaz, também não esqueceu dos pais, Sebástian e Leila, e os amigos. Eufórico com a conquista, Luan Severo se firma como a revelação do sertanejo universitário na Zona da Mata e revela que o número de shows e de público está aumentando. Sucesso!
{{banner-interno}}
O projeto "Natal Iluminado", lançado no dia 15 de novembro em Cataguases, numa parceria entre Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Câmara de Dirigentes Lojistas e Associação Comercial e Industrial de Cataguases já está iluminando toda a área comercial da cidade e, junto à decoração, uma programação especial para o período natalino também foi elaborada pelos criadores do projeto. No próximo sábado, 30 de novembro, acontece a tradicional "Cantata de Natal Luzes do Carmo", às 20 horas, na sede do Instituto Nossa Senhora do Carmo, quando alunos e professores da escola se unem em uma só voz para apresentar números musicais natalinos.
No dia 6 de dezembro, sexta-feira, será a vez dos alunos da Escola Estadual Guido Marliére realizarem sua cantata, também na sede da instituição, às 19 horas. A programação musical continua no mesmo dia, na Chácara Dona Catarina, às 20 horas, com a apresentação "Encantos de Natal", pelos alunos do Colégio Equipe, com apresentações de coral e flauta. No dia 10 de dezembro, terça-feira, o Instituto Francisca de Souza Peixoto realiza o seu aguardado cortejo natalino pelas ruas do centro da cidade, com seus artistas, alunos, funcionários e convidados, a partir de nove horas da manhã.
No sábado, dia 14 de dezembro, na Chácara Dona Catarina, o coral da Escola de Música Lila Carneiro Gonçalves fará sua apresentação, com um repertório recheado de músicas sacras e natalinas, a partir de 20 horas. O projeto "Natal Iluminado" será encerrado no dia 31 de dezembro, com a queima de fogos do Clube do Remo, outra atração clássica do período que envolve Natal e Ano Novo. Segundo os organizadores do projeto, a ideia é que a população se envolva, participe e prestigie as atrações, entrando no clima natalino e promovendo a cidade do ponto de vista turístico e econômico.
{{banner-interno}}