A Secretaria Municipal de Saúde vai realizar no dia 4 de dezembro, de 9h às 15h, na Praça Rui Barbosa a campanha "A três é mais gostoso", em alusão ao Dia Mundial de Combate à Aids, comemorado neste domingo, 1º de dezembro. Conforme explica a coordenadora do programa DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, Tairises da Silva Roque, o título da campanha é sugestivo, pois insere um terceiro elemento nas relações: o preservativo.
"A epidemia de Aids está concentrada nos grandes centros urbanos, onde também estão as maiores proporções de casos da doença nas populações em situação de maior vulnerabilidade. No entanto, a epidemia se dissemina dos grandes centros para municípios de médio e pequeno porte. Mais de 95% da população brasileira sabe que o uso do preservativo é a melhor maneira de prevenir a infecção pelo HIV. No entanto, pesquisas mostram que, nos últimos anos, houve queda no uso de preservativo, sendo ela mais preocupante entre jovens", explica.
Segundo Tairises, a campanha será direcionada para toda a população de Cataguases, "considerando que não há mais grupo de risco e sim comportamento de risco", acrescenta. Na oportunidade, serão disribuídos insumos de prevenção como camisinha feminina e masculina, gel lubrificante, kits preventivos, folders educativos e orientações pertinentes as DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais. "O teste também poderá ser solicitado neste dia, lembrando que ele é sigiloso e gratuito", informa. Aliás, qualquer pessoa pode fazer o teste, basta procurar o PSF (Programa Saúde da Família) mais próximo ou o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), na Secretária de Saúde, de segunda à sexta-feira, de 8 às 12 horas e de 14 às 17 horas.
Tairises Roque informou que, segundo dados fornecidos pelo Ministério da Saúde, a incidência de Aids em Cataguases ocorre desde o ano de 1985, quando foi notificado o primeiro caso. Na tabela ao final desta matéria é possível comparar a ocorrência de casos desde aquele ano até hoje, entre homens e mulheres.
"É evidente também que a concentração de casos é maior na faixa etária entre 20 e cinquenta e nove anos de idade. A partir da década de 2000, observamos um aumento da incidência de casos de Aids também entre os idosos", revela a coordenadora, explicando que estudos mostram que isto pode ser explicado pelas transformações ocorridas na estrutura populacional, em função do aumento da expectativa de vida da população. Outro fator citado por Tairises é o avanço tecnológico, com a produção de medicamentos que permitem o prolongamento da atividade sexual entre os idosos. "Também chama a atenção o aumento do número de casos em mulheres, embora a maioria deles ainda se concentre no sexo masculino", concluiu.
{{banner-interno}}
A Fábrica do Futuro realizou na noite desta sexta-feira, 29, no Anfiteatro Ivan Müller Botelho, em Cataguases, a primeira exibição dos sete videoclipes que foram produzidos, dirigidos e editados com suporte técnico daquela instituição cultural e das produtoras locais Red 7 e Hidratasom, além de outros jovens talentos que formam a primeira geração do Polo Audiovisual, conforme informou o gestor cultural da Fábrica do Futuro, César Piva.
A iniciativa consumiu três meses de trabalho e envolveu diretores, produtores, atores, músicos, técnicos, artistas plásticos, figurinistas, cinegrafistas e fotógrafos da região, totalizando 170 pessoas envolvidas neste projeto que ganhou o nome de "Chamada Criativa Videoclipes Fábrica do Futuro". As bandas foram escolhidas através de votação na internet quando foram selecionadas as sete mais votadas para a produção de um videoclipe.As bandas e clipes selecionados são: Besouro Rosa da Esquina (Muriaé), que gravou a música "Sem Sentir", com direção de Eduardo Yep e produção de Lilian Donofre; A banda Couro de Cascavel (Cataguases) escolheu a canção "Narciso" com direção de Tarcísio Vória e produção de Nathália Melo; Groove Trio (Cataguases) interpretou a música "Rara Felicidade" e foi dirigado por Rafaél Aguiar com produção de Juliana Junqueira; Também de Cataguases a dupla Mito cotidiano gravou "Tema de Cinzas" sob a direção de Bruno Vieira e produção de Abimael Pinheiro e Matheus Rodrigues; de Leopoldina, a banda Os Beatnicks cantou "Mago das Cores" com direção de Renatta Barbosa e produção de Rosane Marques. A banda Radiocafé (Cataguases) interpretou a canção "Remote Control" sob a direção de Juliano braqz e produção de Tiago Viana e, por fim, Rogério Franco, de Miraí, gravou a música "Vou te Conquistas", que teve direção de Gustavo Baldez e produção de Márcia do Vale.
Você vai poder conferir cada videoclipe aqui no site, na sessão Vídeos que fica na página inicial. Serão publicados, em ordem alfabética, dois videoclipes por semana. Agora, para que você possa conhecer melhor detalhes deste projeto inédito, assista abaixo ao vídeo com o making off do projeto.
Caixa Escura Mágica from WEBVISÃO on Vimeo.
{{banner-interno}}A forte chuva que caiu sobre Cataguases por volta das 12 horas deste sábado, 30 de novembro, derrubou uma árvore na subida para a Escola Estadual Manuel Inácio Peixoto, o Colégio Cataguases. O incidente deixou sem energia elétrica diversas residências naquela região e funcionários da Energisa e da Defesa Civil estão no local neste momento.
Os serviços acontecem em duas frentes distintas. A equipe da Defesa Civil corta o tronco da árvore para desobstruir a rua enquanto funcionários da Energisa fazem os reparos na rede elétrica afim de restabelecer o fornecimento de energia na região. Dois postes foram danificados sendo que um partiu-se quase ao meio e outro na parte de cima (veja as fotos). Toda a fiação ficou comprometida, inclusive, com cabos de energia rompidos.
Aparentemente a árvore não estava doente nem com o tronco podre. Segundo pessoas que moram ao redor, um de seus galhos, muito longo e grosso, que se estendia sobre a rua, ficou pesado demais com a água da chuva e se desprendeu da árvore. Ninguém se feriu e não há previsão para o restabelecimento de energia na região, conforme informaram os funcionários da Energisa que trabalham no local.
Veja mais fotos na galeria abaixo.{{banner-interno}}
A Câmara Municipal de Cataguases realizou sessão solene na noite desta sexta-feira, 29, para entregar títulos de cidadanias Honorária e Benemérita a quarenta e sete pessoas não nascidas no município, mas que prestaram relevantes serviços à cidade. O evento contou com a presença do prefeito Cesinha Samor e de diversas outras autoridades públicas, além de familiares e amigos dos homenageados.
Após o momento cívico, o presidente da Mesa Diretora, Vereador Fernando Pacheco Fialho, abriu a cerimônia e o colega Maurício do Vale Rufino iniciou a entrega dos títulos de Cidadão Honorário, homenageando Elaine Pires Souza e Sheila Aparecido Gomes dos Reis. O segundo vereador a entregar os títulos foi Antônio Batista Pereira e as homenageadas foram Maria Izabel Vargas, Maria José de Paula Fritz e Sabrina Pinheiro Arcara Lobo.
O vereador Antônio Gilmar de Oliveira (Gilmar Canjica), por sua vez, concedeu os títulos para Alberto Mingardi Filho, cabo Eliandro de Assis Vilela e Lair Henrique Pereira do Vale, enquanto o vereador Aquiles Branco escolheu Maria Sóter Vargas, Izabel Gonçalves Cavalari e major Antônio Carlos de Freitas como cidadãos honorários.Os homenageados do vereador Fernando Pacheco foram Eduardo Siqueira Cardoso e Maria Lúcia Barroso Miranda, já o vereador Fernando Rodrigues do Amaral, vice-presidente da Mesa Diretora, entregou os títulos para Adauto Luiz Titoneli, capitão do Exército, José Carlos Witt Rosback e Vismar Humberto de Souza. O secretário da Mesa Diretora, vereador Geraldo Majella Mazini concedeu os títulos para Ademir Santos Fernandes, Alexandre Soares Campos e Milton do Carmo.
O vereador João Manoelino da Silva Bolina (Joãozinho de Vista Alegre), concedeu o título de Cidadão Honorário para Fábio Elias de Paula Silveira e o vereador José Augusto Guerreiro Titoneli fez homenagem ao defensor público Bruno Meireles Jardim, ao juiz de Direito Maurício José Machado Pirozi e a Marco Aurélio de Souza. O vereador Luiz Carlos da Silva Sodré entregou os títulos a Eduardo dos Santos Bertolino, Jaudir Ferreira de Medeiros e Maria de Lourdes Santos Araújo.
A homenagem do vereador Michelângelo de Melo Correa foi para Gilberto Fernandes Brandão e José Isaac de Morais e o vereador Paulo Sérgio Ribeiro Ventura (Paulo Aritana) entregou os título ao capitão Alexandre de Castro Leal e a Claudinei Heleno da Silva. O vereador Serafim Couto Spíndola fez homenagem ao procurador da República Eduardo Santos de Oliveira, a Júlio Antônio Carraro Mendonça e a Sírley Soares Soalheiro.
O título de cidadão honorário concedido pelo vereador Vinicius Machado foi para Misael Arthur Ferreira Varella, filho do deputado Lael Varela. Por fim, o vereador Walmir Linhares da Costa homenageou o prefeito de Laranjal João Soares da Silva, Jurgen Hasenfuss e Moacir Eduardo Westarb Borgonovo. Todos os vereadores indicaram três cidadãos para receber as homenagens, mas alguns não puderam comparecer ao evento devido a imprevistos.O prefeito Cesinha e o vice-prefeito Sérgio Gouvêa entregaram os títulos de cidadania benemérita, respectivamente, para João Gregório de Bem e Maria das Graças Martins Costa (Gracinha da Emater), nomes que foram indicados pela Mesa Diretora da Casa. Na sequência, alguns homenageados fizeram uso da palavra, agradecendo pelas felicitações e enaltecendo o evento. Em seguida, os vereadores e o prefeito Cesinha também se pronunciaram.
Conforme disse o Juiz de Direito e homenageado, Maurício Pirozi, "Cataguases não seria nada se não fosse o povo desta cidade e todos os que daqui não são natos, mas que vieram para cá e hoje são homenageados, passam a ver e ouvir atentamente a isso que esse povo canta. Nós, hoje, cataguasenses de alma, nos sentimos honrados com essa homenagem", completou.
O vereador Fernando Pacheco finalizou a cerimônia parabenizando os homenageados e destacando que "esses títulos são passaportes" para eles se sentirem mais autônomos para atuar e protagonizar ações da vida local. "Agora mais do que nunca é que precisamos de vocês, pois sabemos que juntos somos mais fortes. Continuem conosco nessa caminhada por uma Cataguases melhor", disse Fernando aos novos Cidadãos Cataguasenses.
Veja os homenageados clicando nas fotos da galeria abaixo. (Fotos: Paulo Victor Rocha)
{{banner-interno}}
O incêndio ocorrido na tarde desta sexta-feira, 29 de novembro, na Rua Frederico Rossini, 53, bairro Independência, em Cataguases, só não se transformou em uma tragédia porque os vizinhos, ao virem fumaça saindo pela janela da casa, foram até lá e diante da certeza de que estava vazia, arrombaram a porta, viram um quarto em chamas e imediatamente começaram a apagar o fogo, enquanto outros moradores chamavam a Polícia e a Defesa Civil.
No imóvel mora uma família de quatro pessoas: Francisco José de Oliveira, 46 anos, sua esposa, Alzenir Rodrigues dos Santos, 46 anos, e os filhos Raysson Rodrigues de Oliveira, 16 anos e Samantha Rodrigues de Oliveira, 18 anos de idade. Quando chegaram em casa o fogo já havia sido controlado pela Polícia Militar e Defesa Civil que usou o caminhão pipa.
Segundo informaram os policiais que atenderam ao chamado dos vizinhos, o fogo começou em um dos quartos e, de acordo com depoimento de Francisco José à PM, a causa provável seria um curto circuito. Ele contou à Polícia que a pouco mais de um mês teria chamado funcionários da Energisa até sua casa para vistoriarem a fiação por temer problemas na rede elétrica.
A casa tem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. As chamas destruíram todos os documentos da família, mobília do quarto de casal, um computador, dentre outros objetos particulares dos moradores. O banheiro também ficou bastante danificado. O fogo começou por volt adas 17:30 horas e pouco depois das 18 horas já havia sido controlado e as equipes faziam apenas o trabalho de rescaldo. A Perícia técnica esteve no local e vai emitir um laudo sobre a causa do acidente em trinta dias.{{banner-interno}}