Na última semana uma notícia da área educacional gerou polêmica em Cataguases, principalmente nas redes sociais: o fim das aulas de Inglês para os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º) e de Educação Física para os alunos da Educação Infantil, nas escolas da Rede Municipal de Ensino. A reportagem do Site do Marcelo Lopes procurou a Secretaria de Educação de Cataguases para esclarecer o assunto. Conforme informou a Coordenadora Pedagógica daquela pasta, Sandra Moutinho da Rocha, as mudanças na Grade Curricular destes alunos vêm ao encontro ao que diz a Legislação Educacional.
Ela informou que, embora tenha sido introduzido há alguns anos na Grade do Ensino Fundamental (Anos Iniciais), o Inglês não faz parte da Base Nacional Comum, onde se encontram disciplinas obrigatórias, como Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia. "No entanto, é possível inserir o Inglês ou outra disciplina equivalente na Parte Diversificada da Grade. Conforme a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), uma Língua Estrangeira Moderna deve ser obrigatoriamente incluída na Parte Diversificada a partir da 5ª série (6º Ano). Assim, a equipe técnica-pedagógica da Secretaria de Educação depois de perceber a necessidade de ampliar as aulas de Língua Portuguesa e Matemática, optou pela retirada da Língua Estrangeira, onde não há obrigatoriedade", explicou Sandra.
Com relação às aulas de Educação Física, Sandra Moutinho informou que o assunto ainda está em estudo. "Ainda não definimos se a Educação Física sairá realmente da Grade dos alunos da Educação Infantil, Creches e Pré-Escolas". Ela acrescentou que os estudos feitos pelo setor técnico daquela Secretaria chegaram a um entendimento "que a Educação Física para esta faixa etária é complemento curricular", tomando por base para esta conclusão diversos artigos da LDB.
Ainda conforme Sandra, assim, entendido como complemente curricular, os alunos da Educação Infantil não deixarão de praticar Educação Física que poderá e "certamente será trabalhada na disciplina Música e Movimento, sob a Regência de Professor Nível I, como os demais componentes curriculares obrigatórios da LDB", salientou. Ela completa lembrando que os professores de Educação Física em Cataguases são concursados para a Regência de aulas nos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). "Como estão nomeados em número superior ao necessário para composição de turmas neste nível de ensino, esta Secretaria tem admitido o trabalho nos Anos Iniciais", concluiu Sandra, reiterando que este assunto "não está definido porque ainda está em estudo."
P.S. Matéria foi corrigida às 12h30 de 03/12/2013. No último parágrafo do texto, onde se lia "anos iniciais", lê-se Educação Infantil.
{{banner-interno}}
No último sábado, 30 de novembro, aconteceu a última Operação Bota-Fora do ano, realizada pelo Núcleo de Controle de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde. Os agentes do setor estiveram durante todo o dia nos bairros Granjaria, Horto Florestal e Recanto das Palmeiras, de onde foram retirados dois caminhos de lixo, entulho e recipientes que acumulam água. "Com esse trabalho, encerra-se o ciclo anual da operação, tendo atingido 100% dos bairros e distritos de Cataguases. Retornaremos a esta atividade a partir do segundo semestre do próximo ano", explicou o coordenador do Núcleo, Alencar Francisco Norte Júnior.
A Operação Bota-Fora é uma das muitas iniciativas preventivas à dengue empreendidas pelo Núcleo de Controle de Endemias no município, realizada geralmente antes do período chuvoso. Na oportunidade, os agentes do setor instruem a população sobre os cuidados básicos para evitar o acúmulo de água limpa e parada, principal criadouro do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. "Também realizamos a calafetagem de caixas d’água e vistoriamos latões que possam receber água da chuva e estejam em local aberto, dentre outras iniciativas", revelou Alencar Norte.
Ele também informou que já recebeu o resultado do Levantamento de Índice (LI) realizado no começo do mês de novembro em todos os distritos de Cataguases. "Foi encontrada a presença do mosquito da dengue em dois distritos: Vista Alegre, com um índice de infestação de 0,5%, e Sereno, onde o índice apurado foi de 2,49%. Em ambos os distritos, os depósitos predominantes foram tambores e bebedouros de animais", informou o coordenador, lembrando que índice aceitável de infestação, segundo o Ministério da Saúde, é menor que 1%. "Com estas informações, o Núcleo de Controle de Endemias está montando uma estratégia de trabalho com o objetivo de baixar os índices que encontramos nos distritos e nos bairros de Cataguases", concluiu.
{{banner-interno}}
A chuva que caiu sobre Cataguases neste final de semana e durante toda a noite e madrugada desta segunda-feira, 2 de dezembro, provocou a elevação do nível do ribeirão Meia Pataca e o do rio Pomba, conforme informou a Defesa Civil nesta manhã. Por volta das 10h30 o coordenador daquele órgão, Carlos Pires Júnior, informou ao Site do Marcelo Lopes, por telefone, que o nível do Meia Pataca começava a baixar e que "não há ninguém desabrigado até o momento por causa da chuva". O que teria feito o nível daquele curso d'água subir teria sido a grande quantida de chuva registrada esta noite no distrito da Glória.
No rio Pomba, a Defesa Civil informou também que o seu leito está 1,70 metro acima do nível, mas com boa vazão. "De acordo com nossa medição esta vazão aumentou para 275 metros cúbicos por segundo quando o normal é cem metros cúbicos por segundo", disse Carlos Pires. E, ao contrário do Meia Pataca, o Pomba ainda está registrando um aumento do nível de dez centímetros por hora, "porém, também com tendência a baixar nas próximas horas com base nas informações que obtivemos agora pela manhã", disse Carlos Pires. Com relação aos moradores de zonas de risco, o coordenador da Defesa Civil disse que não há ninguém desabrigado e que a preocupação neste momento é com as encostas. "Estamos atentos aos moradores que moram próximos de barrancos e em morros porque, apesar de o cenário atual apresentar diminuião do nível dos rios que cortam a cidade, a previsão da meteorologia para esta semana ainda é de chuva", disse Carlos Pires. De quinta-feira até esta manhã de segunda-feira, Cataguases registrou 97 milimetros de chuva sendo que somente no domingo foram 32 milímetros. Foto abaixo foi inserida às 13:20 horas.
{{banner-interno}}
Embora esteja mais fácil encontrar tomadas em aviões e espaços públicos, sempre haverá momentos em que você terá de ficar de olho na bateria de seu notebook, smartphone ou tablet porque não tem como recarregá-la. Não importa se você esqueceu o carregador, está longe da cvilização ou simplesmente não quer ficar preso a um fio, aqui estão algumas dicas para fazer suas baterias durarem mais tempo.
Dicas para todos
Fato: uma bateria tem uma capacidade pré-definida, e não há nada que você possa fazer para ampliá-la, pelo menos não de forma segura. Pergunte à Boeing ou ao CEO da Tesla, Elon Musk.
Se a capacidade elétrica é finita, é óbvio que você terá de reduzir o consumo para aproveitar a carga por mais tempo. E a única forma de fazer isso é reduzindo ou desligando recursos, da mesma forma que você desliga aparelhos e lâmpadas na casa para reduzir a conta de luz. Você provavelmente já sabe disso, mas talvez não saiba quantas coisas podem ser desligadas.
O componente mais óbvio, e um dos principais vilões do consumo em aparelhos portáteis, é a tela. Reduza o brilho o máximo que puder, e deixe-a desligada quando ela não for necessária. A maoria dos aparelhos permite definir um tempo de inatividade até o desligamento automático, e quanto mais agressivo for o ajuste, mais energia você irá economizar.
O receptor de GPS e o software de navegação que o utiliza também estão entre os mais notórios "fominhas" um smartphone. Eles exigem muito não só do receptor GPS (para determinar a posição), como também do rádio (para download dos dados do mapa via 3G ou 4G) e da GPU (para gerar e exibir os gráficos). Se você está com pouca bateria, o melhor é memorizar o caminho geral até o local para onde deseja ir e ligar o GPS só no final do trajeto. Se possível, desligue a tela e use apenas as instruções faladas.Um dos problemas com um smartphone de bateria fixa, como o Lumia 920ou os iPhone, é que você não pode levar um bateria extra na bolsa.
Bluetooth, dados móveis (3G e especialmente 4G) e Wi-Fi também consomem muita energia. Desligá-los quando não são necessários pode até dobrar a autonomia de sua bateria. Um jeito fácil de desligar tudo isso de uma vez é colocar o celular em modo avião, projetado para evitar que o aparelho desperdice bateria procurando por sinais inexistentes a 35 mil pés.
Por fim, temos a multitarefa. Mesmo que um aplicativo não esteja visível na tela, o simples fato de que ele está rodando em segundo plano significa que ele está realizando tarefas e demanda atenção do sistema operacional, ou seja, ciclos do processador, consumindo energia. Se a carga da bateria está "nas últimas", feche todos os outros aplicativos e faça uma coisa de cada vez.
Dicas para usuários de notebooks
O que discutimos até agora vale para qualquer dispositivo de computação móvel, mas você pode fazer muito mais se o dispositivo em questão é um notebook. Além de reduzir o brilho da tela e desligar os rádios, há muito mais coisas que você pode desligar, como a iluminação do teclado, alimentação das portas Wi-Fi e USB, câmeras, som, placa de vídeo secundária e até o drive óptico (se seu notebook tiver um). A economia desligando apenas um item pode não ser muita, mas desligue vários deles e você poderá notar a diferença.
Pra desativar quase qualquer componente de hardware (processadores e controladores de disco são uma excessão), digite "Gerenciador de Dispositivos" na Tela Iniciar (ou na caixa de buscas no rodapé do Menu Iniciar) e tecle Enter. Para desabilitar um item específico (como a placa de som) clique com o botão direito do mouse sobre ele e escolha a opção Desativar. Talvez seja necessário reiniciar o sistema para que a mudança faça efeito. Siga o mesmo procedimento para ativar novamente o componente mais tarde.Desative dispositivos desnecessários para reduzir o consumo de energia
E há o software. Já falei sobre rodar um aplicativo de cada vez, mas eles são apenas a ponta do iceberg. Você pode não perceber, mas seu computador provavelmente está rodando dezenas de processos que até podem ser úteis, mas não são essenciais. Entre eles atualizadores de software, painéis de controle de impressoras e scanners e aplicativos do seu serviço de armazenamento online. Há até mesmo vários serviços do Windows, como a indexação de arquivos para facilitar as buscas, que podem ser desabilitados.
Para desativar os processos desnecessários tecle Ctrl+Alt+Del e selecione a opção "Gerenciador de Tarefas". Clique na aba "Processos" para ver o que está rodando. Para fechar um processo clique com o botão direito do mouse sobre ele e clique em Finalizar Tarefa.
No geral você pode "matar" com segurança qualquer processo que tenha um nome de terceiros (Adobe, Apple, Dell, Google, HP, Dell, etc). O Windows 8 facilita as coisas, separando a lista em "Processos em Segundo Plano" gerador por aplicativos de terceiros e "Processos do Windows", que você deve deixar em paz. Não se preocupe porque a "morte" de um processo não é permanente, e ele irá rodar normalmente na próxima vez em que você reiniciar o sistema. Fique atento a processos em segundo plano, que podem estarconsumindo ciclos do processador, e energia, sem necessidade
Se você quer desabilitar processos e apps de forma mais permanente rode o utilitário "Configuração do Sistema" (digite msconfig e Enter na Tela Iniciar ou no campo de busca no rodapé do Menu Iniciar). Nas abas Startup e Serviços você vai encontrar itens dos quais não precisa. E se por acaso você desativar algo importante, basta voltar a mesma aba e reativar. ]
Desinstalar aplicativos que você não usa também pode ajudar a economizar energia: o espaço ocupado por eles no disco não fará diferença alguma, mas eles podem ter processos rodando em segundo plano consumindo energia.
Como prolongar a vida útil de uma bateria
Os truques para maximizar a vida útil de uma bateria de íons de lítio, ou seja, o número de vezes em que ela pode ser recarregada antes que deixe de reter uma carga, são básicos. Há três coisas que podem acelerar o "envelhecimento" de uma bateria: drená-la constantemente até o ponto onde o aparelho onde ela está se desliga sozinho, calor e nível ou voltagem de carga excessivos. O último fator na verdade é perigoso, e pode levar a incêndios e até mesmo explosões.
O númerio de ciclos de recarga possível em uma bateria de íons de lítion cai de acordo com até que ponto ela é drenada regularmente. Você pode conseguir até 5 mil ciclos se descarregá-la até no máximo 90% de cada vez, e talvez apenas algumas centenas de ciclos se deixá-la ir até 10%. É um bom motivo para não esperar pelo alerta de bateria baixa antes de recarregá-la.
Deixar seu aparelho a bateria em um carro quente, ou próximo a uma fonte de calor, pode reduzir significativamente a capacidade de recuperação, ou seja, quanto de carga uma bateria esgotada pode absorver. É fácil reduzir uma autonomia de quatro horas para três horas em alguns meses se você fizer isso. Carregadores sem fio tem uma eficiência de apenas 80%, ou seja, 80% da energia que recebem da tomada é transferida para seu aparelho, e os 20% restantes são perdidos na forma de calor. Ou seja, por mais bonitos e convenientes que seham, podem acabar reduzindo a vida útil de sua bateria.
Evitar o calor não significa que congelar seus gadgets ou baterias fará com que eles durem para sempre. De fato, baterias de íons de lítio não recebem carga se a temperatura ambiente estiver abaixo do ponto de congelamento. Carros elétricos e híbridos precisam manter as baterias aquecidas em climas frios. No geral, a temperatura mais confortável para sua bateria é de 15 graus Celsius.
Quanto a carga ou voltagem excessivas, você está à mercê do aparelho, carregador e fabricante da bateria. Baterias de íons de lítio tem controladores de carga integrados que impedem que estes problemas ocorram. Por isso é importante evitar baterias e carregadores "piratas". Na corrida para conseguir o menor preço possível os fabricantes destes aparelhos acabam cortando custos onde não deviam, o que resulta em controladores de carga inadequados ou simplesmente inoperantes. O resultado? Fogo ou uma explosão.
Se você notar calor excessivo na bateria ou no aparelho que está sendo carregado, pare de usá-lo até descobrir o que está acontecendo. Contate o fabricante. Se a bateria pegar fogo leve-a imediatamente para um local onde não possa incendiar mais nada, se for possível fazer isso com segurança. E afaste-se, já que os subprodutos da combustão podem ser tóxicos e corrosivos.
E se precisar guardar uma bateria de íons de lítio, tente armazená-la a 15 graus com cerca de 40% de carga. Isso impedirá que a bateria "adormeça" e nunca mais acorde. É por isso que ao comprar um novo gadget ele frequentemente vem com a bateria parcialmente, mas nunca completamente, carregada.
No final das contas, o resumo da história é o seguinte: para aumentar a autonomia, desligue ou reduza o que puder. Para estender a vida útil de uma bateria, não deixe que ela chegue constantemente a um nível baixo demais, nem a exponha regularmente ao calor. Se precisar guardá-la, faça isso a 15 graus com 40% da carga.
Que suas baterias tenham uma vida longa e próspera!{{banner-interno}}
A Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável Ecos da Mata – Ademata, vai realizar nesta quarta-feira, 4 de dezembro, um Fórum Regional, em Miraí, com a temática de Captação de Recursos, Microcrédito, Lei Geral e financiamento para o Desenvolvimento Regional Sustentável. A programação prevê mesas redondas de debate com representantes do Governo do Estado de Minas e instituições financeiras e a apresentação do Planejamento Estratégico da Ademata para 2014. O evento é aberto ao público e os interessados em se inscrever devem entrar em contato pelo email: [email protected].
ADEMATA está pronta para atuar na regiãoRealizada a assembleia de fundação com seus primeiros associados e devidamente registrada, a Ademata agora inicia uma nova etapa de trabalho, focada principalmente na prospecção de novos parceiros e no desenvolvimento do planejamento estratégico para os próximos três anos.
Com sede no Parque Guido Marlière (Horto Florestal), em Muriaé, a Agência caminha para sua autonomia completa. A Diretoria, depois de empossada, começa planejar o ano de 2014 e a estabelecer um plano de trabalho que contemple as macroetapas de gestão, de fortalecimento institucional, de elaboração de projetos e captação de recursos.
Grupos de trabalho dão continuidade à criação de projetosA elaboração de projetos será uma frente de trabalho importante da Ademata em 2014, por isso, a agência está se empenhando em mobilizar os seis Grupos de Trabalhos – GTs e a estimular a criação de projetos nas áreas de preservação ambiental, desenvolvimento agropecuário, infraestrutura, turismo, serviços, comércio, indústria, educação, qualificação e cultura. A retomada dos trabalhos teve início no segundo semestre do ano quando os coordenadores de cada Grupo revisitaram os projetos elaborados em 2012.Junto aos Consultores Técnicos dos GTs, Felipe Perdigão e Farley Faria, os grupos estão avaliando a viabilidade dos projetos e as possibilidades de financiamento.
Para o coordenador do GT de Serviços, Comércio e Indústria Cláudio Azevedo é relevante o entendimento do papel dos GTs dentro da Agência. "Esses grupos funcionam como pilares para o avanço regional, por meio do desempenho eprofissionalismo empregado por estes atores, destes que sairão os principais passos para o sucesso com projetos bem elaborados", afirmou. "Os GT's estão passando por um processo de resgate e retomada de trabalho. Além disso, o consultor Farley Faria busca dar efetividade ao grupo e autonomia criativa. A perspectiva é que estes grupos, no próximo ano, assumam o papel no qual foram destinados, ou seja, serem a alma criativa da Ademata", explicou Felipe Perdigão.
A ADEMATAA Agência de Desenvolvimento Regional Ecos da Mata é o resultado de uma série de discussões acerca do desenvolvimento da região da zona da mata mineira, por meio do Fórum de Desenvolvimento Regional Sustentável Ecos daMata. Foi criada com a finalidade de ser umaestrutura de governança, técnico-institucional,de caráter operativo, ou seja, que executa eidentifica projetos de desenvolvimento setorial,seleciona oportunidades e fomenta ações queotimizam soluções inovadoras.
Seu principal objetivo é unir pessoas empenhadas no fortalecimento do território,envolvendo os setores público, privado esociedade civil para planejar e executar projetos,levando em conta as necessidades e potenciais de desenvolvimento específicos regionais.
{{banner-interno}}