Um acidente envolvendo um gol prata e um ônibus da Viação Bonança aconteceu por volta das 14 horas, na avenida Manuel Inácio Peixoto, mais conhecida como Reta da Saudade, em frente à empresa Companhia Industrial Cataguases, sentido bairro Taquara Preta.
Os dois motoristas saíram ilesos, mas uma senhora de cerca de 80 anos de idade, que estava no ônibus teve arranhões leves, conforme informou a Policia Militar, que está neste momento no local orientando o tráfego de veículos naquela via.
Segundo a PM cada motorista contou uma história diferente para o acidente. Na versão do motorista do ônibus ele estava parado à direita quando, ao sair com o veículo, viu o carro vindo em alta velocidade para ultrapassá-lo, mas ele não conseguiu desviar do ônibus batendo na sua lateral. Com isso ele rodou na pista parando em cima do canteiro central. Para o condutor do Gol, ele teria sido fechado pelo ônibus provocando o acidente.
O local está sendo preservado para que a perícia técnica possa realizar seus trabalhos e definir a causa real do acidente. A senhora que se feriu levemente foi levada ao Pronto Socorro Municipal e passa bem. Uma equipe da Catrans está no local do acidente limpando a pista que está suja de óleo diesel que derramou do tanque do coletivo urbano com o impacto da batida.
Os motoristas pediram para não serem identificados.{{banner-interno}}
No próximo dia 7, sábado, às 20h30 no Centro Cultural Humberto Mauro será apresentado o show "O canto Delas", uma homenagem feita pelas cantoras Eliane Carvalho e Geni Soares aos grandes compositores Eruditos e populares do Brasil, no início do processo de independência e busca da identidade da música brasileira. Compositores como Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga Villa Lobos, Pixinguinha e ainda, Cartola, Ary Barroso, Poemas de Vinicius de Moraes e muito mais.
O Show trás no piano: Fernanda Fontes e violão: Evaldo Lima. A entrada terá valor símbólico de R$5 em benefício da Escola Municipal Enedina Prata que fica no bairro Paraiso. Um excelente programa para os amantes da boa música com uma nova roupagem, moderna e sem perder sua essência. O show encerrará uma série de apresentações do projeto que recebeu o nome "De Todas as Maneiras". O evento foi produzido por Eliane Carvalho e patrocinado pela Lei Ascânio Lopes.
De todas as maneiras, é um projeto que busca revelar a música em suas diferentes formas. Com apresentações musicais educativas e repertório Erudito e Popular brasileiro que foi apresentado por músicos de nossa cidade. De todas as Maneiras revela a natureza da música brasileira em uma linguagem simples que alcance todas as classes sociais, recordando períodos da História do Brasil.
O projeto contou com o show "Um Leão Chamado Nara", que encantou plateias da cidade e região revelando a vida de uma das mais completas cantoras que o pais já teve. Depois veio "Novos Talentos da MPB", que oportunizou músicos de Cataguases recém chegados no cenário musical de nossa cidade e homenageou Vinícius de Moraes dentre outros.
Agora, o projeto chega ao final com "O Canto Delas" que promete emocionar e incentivar os estudantes e amantes da música brasileira a conhecer essa história que mistura o erudito herdado dos nossos colonizadores com um toque brasileiro, e o popular, que mostra nossas raízes idealizadas nas músicas de nossos compositores.
{{banner-interno}}
O incansável e profícuo poeta e escritor cataguasense, Ronaldo Werneck, "apronta" mais uma de suas artes. Desta vez coube à ele a enorme responsabilidade de organizar uma edição especial sobre Cataguases do elogiadíssimo e respeitadíssimo (no superlativo mesmo) Suplemento Literário do jornal oficial Minas Gerais. Claro que ficou estupenda a edição. O próprio Ronaldo, privilegiou este Site em um e-mail informando sobre a edição especial daquele jornal cultural. Veja o que ele escreveu abaixo, na integra.
"Está pronta a edição especial do Suplemento Literário Minas Gerais sobre Cataguases, organizada pelo escritor Ronaldo Werneck. São 40 páginas, com capa a quatro cores, oferecendo um panorama cultural da cidade, da aventura dos rapazes da Verde e Humberto Mauro ao atual Polo Audiovisual da Zona da Mata."
"Entre outras curiosidades, há poemas de Guimarães Rosa dedicados ao poeta cataguasense Francisco Marcelo Cabral, crônicas de Chico Buarque quando estudou na cidade e um depoimento do também compositor Dori Caymmi sobre Cataguases e o Colégio onde foi interno."
"O Suplemento terá lançamento gratuito no Centro Cultural Humberto Mauro agora em dezembro, em data a ser agendada. Na ocasião, Ronaldo irá exibir dois curta-metragens que acaba de realizar: Duas Faces, sobre um poema seu; e "Inexílio", sobre poema de Francisco Marcelo Cabral"."
{{banner-interno}}
A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG) divulgou nesta segunda-feira, 2 de dezembro a tabela de pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) 2014 para veículos registrados no estado. O imposto terá redução média de 5,8%; taxa de licenciamento sobe 5,17%.
A escala de vencimentos do IPVA 2014 se inicia em 15 de janeiro e termina em 28 de março, para todos os veículos automotores rodoviários usados, variando de acordo com o final da placa. Novamente, os motoristas poderão parcelar o imposto em três vezes sem juros. Quem preferir o pagamento à vista terá desconto de 3%. O prazo para pagamento à vista com desconto ou da 1ª parcela é de 15 a 28 de janeiro, conforme o final da placa.
Para efetuar o pagamento, você pode recorrer aos agentes arrecadadores credenciados, emitir a guia de arrecadação, por intermédio de aplicativo disponível na internet ou comparecer a alguma unidade de atendimento da SEF-MG ou procurar uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI).
Veja, abaixo, a data limite para pagamento do IPVA 2014
Finais de placas 1Cota única: 15/01/20142ª parcela: 17/02/20143ª parcela: 17/03/2014
Finais de placas 2Cota única: 16/01/20142ª parcela: 18/02/20143ª parcela: 18/03/2014
Finais de placas 3Cota única: 17/01/20142ª parcela: 19/02/20143ª parcela: 19/03/2014
Finais de placas 4Cota única: 20/01/20142ª parcela: 20/02/20143ª parcela: 20/03/2014
Finais de placas 5Cota única: 21/01/20142ª parcela: 21/02/20143ª parcela: 21/03/2014
Finais de placas 6Cota única: 22/01/20142ª parcela: 24/02/20143ª parcela: 24/03/2014
Finais de placas 7
Cota única: 23/01/20142ª parcela: 25/02/20143ª parcela: 25/03/2014
Finais de placas 8Cota única: 24/01/20142ª parcela: 26/02/20143ª parcela: 26/03/2014
Finais de placas 9Cota única: 27/01/20142ª parcela: 27/02/20143ª parcela: 27/03/2014
Finais de placas 0Cota única: 28/01/20142ª parcela: 28/02/20143ª parcela: 28/03/2014
{{banner-interno}}
O Coordenador da Defesa Civil em Cataguases, Carlos Pires Júnior, informou por volta das 18 horas desta segunda-feira, ao Site do Marcelo Lopes que os níveis do rio Pomba e do ribeirão Meia Pataca "começaram a abaixar a partir do meio desta tarde". Ele aproveitou para tranquilizar as pessoas que moram às margens destes cursos d'água."É preciso continuar vigilante, mas no momento a tendência é de que a água destes rios volte aos níveis normais". Ele, no entanto, alerta que a previsão de chuva para os próximos dias é de chuva. "De acordo com a previsão da meteorologia teremos chuva mais forte na terça e quarta-feiras, o que nos mantém em estado de alerta", completou.
Ao longo de toda esta segunda-feira, Carlos Pires e sua equipe percorreram diversas regiões do município monitorando os rios e a chuva na região. Segundo informou o Pomba "demorou um pouco para abiaxar por causa da forte chuva que caiu na região de Guarani, mas agora já verificamos em nossa última medição que seu nível vem caindo em média 15 centímetros por hora". A mesma situação foi verificada também no ribeirão Meita Pataca, cujas águas também estão voltando para o leito normal. Carlos Pires atualizou o volume de chuva que caiu sobre Cataguases neste final de semana,de 97 para 107 milímetros. "Refizemos as contas que não incluem o dia de hoje", frisou. Por fim ele revela que não há ninguém desabrigado, não houve nenhum deslizamento de encostas e que sua equipe vai continuar de prontidão até a situação se normalizar.{{banner-interno}}