Governos federal e de Minas Gerais vão gastar R$345 milhões em 33 aeroportos regionais do Estado. No de Muriaé, que está entre os dezessete primeiros, deverão ser investidos cerca de R$30 milhões. O Governador Antônio Anastasia, na ocasião de sua visita oficial a Leopoldina, disse ao Site Silvan Alves que o programa de revitalização (ampliação e infraestrutura) dos aeroportos regionais de Minas Gerais está em andamento e afirmou que ainda no seu governo o trabalho será feito, referindo-se ao aeroporto de Muriaé.
De acordo com o projeto de reforma, o Aeroporto Cristiano Ferreira Varella a pista de pouso e decolagem – hoje com 1.140 metros - será ampliada; vai receber balizamento noturno e iluminação permitindo assim vôos à noite e, ainda, um Terminal de Passageiros com equipamentos necessários, permitindo assim que a cidade possa receber voos comerciais. Recentemente, em Brasília, durante encontro de jornalistas do interior, o Ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, confirmou que o programa de revitalização de aeroportos estava em andamento e que os recursos estão disponíveis.
O Ministro informou também que o trabalho em 270 aeroportos regionais do país deve começar este mês. Ele disse ainda que o governo pretende estimular empresas de aviação a atuarem nestes terminais que, conforme disse acreditar, "tem demanda de passageiros para voos rotineiros". Em Muriaé o projeto foi anunciado pela primeira vez no dia 08 de janeiro pelo Prefeito Aloysio, o Vice, Ciribelli e o deputado federal, Renzo Braz após encontro que tiveram com as autoridades. As fotos aéreas do Aeroporto são de Sargento Rangel. {{banner-interno}}
Foi realizada durante toda esta quarta-feira, 4 de dezembro, na Praça Rui Barbosa, a campanha da coordenadoria municipal de DST/HIV/Aids e Hepatites Virais, da Secretaria de Saúde de Cataguases, em alusão ao Dia Mundial de Combate à Aids, que foi comemorado no dia 1º. Com o lema "A três é mais gostoso", a campanha teve como objetivo sensibilizar a população sobre o uso da camisinha, que seria o terceiro "parceiro" da relação, conforme explicou a responsável pelo setor, Tairises da Silva Roque.
Na oportunidade, foi montada uma barraca na praça com farta distribuição de materiais informativos, além de 1600 kits e mais de 5 mil camisinhas. "Estudos mostram que a maioria da população sobre da importância do uso da camisinha, no entanto, especialmente os jovens, têm deixado de usar o preservativo. Por isso, hoje se fala mais em comportamento de risco do que em grupo de risco",explicou Tairises.
Segundo levantamentos daquela coordenadoria, Cataguases conta hoje com 144 pacientes infectados pelo HIV em tratamento. Segundo Tairises Roque o maior número de casos é entre pessoas do sexo masculino, mas o crescimento de casos da doença entre mulheres chama a atenção, assim como entre pessoas idosas. Ela também lembrou que atualmente os testes anti-HIV são gratuitos e podem ser solicitados no PSF (Programa Saúde da família),dos bairros ou no Centro de Testagem e Aconselhamento, da Secretaria de Saúde. "As pessoas já estão conscientizadas sobre o que fazer para prevenir a doença; mas ainda existe relutância no uso do preservativo na hora da relação. Por isso fizemos esta campanha ‘A três é mais gostoso’ para lembrar que com o preservativo, a relação é mais segura e, portanto, mais prazerosa", concluiu.
P.S.: A matéria foi alterada para corrigir o número de pacientes infectados pelo HIV em tratamento.{{banner-interno}}
Veja as vagas de emprego oferecidas pelo SINE de Cataguases.
1 DOMÉSTICA2 OPERADOR DE MÁQUINA3 AUXILIAR DE PRODUÇÃO3 VENDEDOR1 MOTORISTA DE ÔNIBUS E MOTO1 MOTOBOY1 FAXINEIRO2 CAIXA DE LOJA4 MOTORISTA DE ÔNIBUS1 TECELÃO1 LAVADOR DE CARRO2 CAIXA DE LOJA1 CAIXA DE RESTAURANTE
1 SERRALHEIRO
O SINE funciona na Rua Ofélia Resende, 101, Bairro Bandeirantes, em Cataguases e o telefone é (32) 3422-1521.
{{banner-interno}}
A Comissão de
Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Câmara Municipal de Cataguases
expediu parecer contrário à aprovação do Projeto de Lei Nº 37/2013, de autoria do
Executivo Municipal, que "autoriza doação de terreno à Unimed Cataguases – Cooperativa
de Trabalho Ltda, referenda assinatura em Escritura e dá outras providências". A decisão foi
revelada na sessão ordinária dessa terça-feira (3) e, antes de entrar em
votação, o Projeto foi arquivado. Agora, só voltará à pauta de discussão, se for novamente solicitado
pelo Executivo, desde que tenham sido resolvidos os problemas encontrados pelos
membros da Comissão.
Conforme destacou o
vereador Maurício do Vale Rufino, relator da CCJR, o Projeto de Lei não foi
votado porque deixa de esclarecer informações importantes sobre o cumprimento
dos compromissos firmados entre as partes para a doação do terreno. "Temos que
ter muito zelo, muito cuidado ao dispor de um patrimônio público e as
legislações municipal e federal tratam isso como um assunto muito sério", disse o vereador.
O presidente da Unimed
Cataguases, médico José Newton
de Lima Thomé, pediu para que o Projeto de Lei fosse
sobrestado, em vez de arquivado, conforme sugestão do vereador Michelângelo de
Melo Correa, mas o presidente da Mesa Diretora, vereador Fernando Pacheco
Fialho, embasado no artigo 93 do Regimento Interno da Câmara Municipal de
Cataguases, decidiu pelo arquivamento. Conforme citou o presidente, o artigo
diz que "concluído o parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação
pela Inconstitucionalidade ou ilegalidade de qualquer proposição, esta será
arquivada", exclamou.
O vereador Geraldo
Majella Mazini, membro da CCJR, também se pronunciou favorável ao arquivamento
do Projeto de Lei em discussão. Segundo ele, essas doações precisam ser
tratadas com atenção, e lembrou que, no passado, diversas empresas receberam
terrenos do município, mas, até hoje, não os utilizaram da forma como foi
previsto. Para o vereador José Augusto
Guerreiro Titoneli, que também é integrante da CCJR, a decisão deveria ter sido
pelo sobrestamento do Projeto de Lei.
O corpo do rapaz que morreu esta noite atropelado pelo trem em frente ao Mercado do Produto acaba de ser retirado dos trilhos pela Defesa Civil e Polícia Militar. Ele foi identificado como Luiz Carlos Salviano de 44 anos de idade, que sofria de problemas mentais. Segundo a polícia ontem, terça-feira, dia 03, ela foi chamada para retirá-lo dos trilhos. A PM também confirmou que ele estava deitado sobre os trilhos na hora em que a composição passava. Ele foi arrastado pelo trem por cerca de 50 metros. Seu corpo ficou agarrado nas ferragens e um das pernas desprendeu-se do corpo. Uma multidão se formou no local do acidente exigindo da polícia um esforço maior no controle do trânsito e na contenção das pessoas para que não invadissem o espaço que havia sido isolado para o trabalho da perícia técnica. Veja mais fotos:
Matéria atualizada às 23h24 para inclusão de novas fotos e informações.
As fotos foram retiradas a pedido da família do falecido, no dia 09/12/13, às 16h45.
{{banner-interno}}