Sexta-feira, 6 de dezembro de 2013, 15:30 horas e um sol de 34 graus no final da primavera em Cataguases. Um grupo de garotos e adolescentes aproveita a cheia do ribeirão Meia Pataca para nadar em suas águas turvas e sujas. De cima da mureta da ponte que dá acesso ao bairro Pouso Alegre a turma se divertiu bastante por mais de uma hora. E com direito, inclusive, a saltos mais elaborados e piruetas no ar para o fotógrafo que registrava tudo. Felizes por fazerem o que queriam, além de se refrescarem do forte calor, assumiram o risco contra a própria saúde. As águas em que nadaram, principalmente por serem de enchente, carrega ainda mais sujeira do que o de costume. Além do esgoto que o ribeirão recebe em todo o seu curso, aquela água costuma trazer o vírus de uma doença séria, a leptospirose, por exemplo, entre outras não menos graves. Neste caso, porém, o espírito de liberdade falou mais alto.Veja as fotos.
{{banner-interno}}
O vereador Maurício do Vale Rufino e o coordenador do Procon de Cataguases, Rafael Vilela Andrade, concederam entrevista exclusiva ao Site do Marcelo Lopes, para revelar quais serão os benefícios que o Projeto de Lei Nº 45/2013, de autoria do Legislativo Municipal, proporcionará à população de Cataguases, uma vez que "dispõe sobre fornecimento de documento e informação ao consumidor que tiver seu pedido de crédito indeferido".
Aprovado na sessão da última terça-feira, 26 de novembro, o referido Projeto entra em vigor neste domingo, quando será publicado no órgão oficial do município e determina que, em Cataguases, as empresas comerciais, industriais, bancos e outras instituições financeiras que promovem vendas a crédito ou prestação de serviços, quando não atenderem às solicitações que os consumidores fizerem nesse sentido, serão obrigados a fornecer documento que justifique a negativa ou o indeferimento.
De acordo com o coordenador do Procon de Cataguases, essa Lei é uma imposição normativa aos estabelecimentos locais, com o objetivo de garantir a prestação de determinada informação ao consumidor. "No curso de seu trabalho, o Procon de Cataguases sentiu a necessidade da presença desta regra, para melhor garantir os direitos do consumidor", destacou Rafael".
O coordenador completou que "essa aprovação da Câmara Municipal vem a somar porque, a partir do momento em que o consumidor tiver em mãos o documento com as justificativas da negativa de crédito, se elas não forem plausíveis, o Procon de Cataguases poderá recorrer, para garantir que o princípio da isonomia não seja ferido", disse.
Para Maurício, vereador propositor do Projeto, a parceria entre o Procon e a Câmara Municipal é muito relevante, uma vez que busca melhorias para a população do município. "Esta Lei que aprovamos recentemente já beneficia consumidores em outras cidades e agora chegou a vez de Cataguases", frisou o vereador, lembrando que o trabalho em conjunto com o Procon vai continuar, porque "já estão sendo estudados outros Projetos em benefício dos consumidores do município", concluiu Maurício.
{{banner-interno}}
Teve início na manhã desta sexta-feira, 6 de dezembro, o período de inscrições do concurso público para provimento de cargos vagos na Câmara Municipal de Cataguases. Os interessados poderão fazê-la pessoalmente ou através de um procurador constituído na Rua Coronel João Duarte (Calçadão), número 106, no segundo andar, de 8 às 11 horas e de 13 às 17 horas, até o dia 6 de janeiro de 2014, exceto aos sábados, domingos e feriados. Outra opção é a internet, através do endereço www.reisauditores.com.br, no mesmo período, até às 23h59 do dia 6 de janeiro, desde que o pagamento da inscrição seja efetuado até o dia 7 de janeiro de 2014. A taxa é de R$ 40,00 para os três cargos oferecidos: telefonista, auxiliar de serviços gerais e recepcionista, totalizando dez vagas.
Conforme avaliou o presidente da Câmara, Fernando Pacheco Fialho, a perspectiva de procura é muito boa, segundo avaliação da empresa contratada para realizar o concurso. "Apesar de serem cargos mais simples e salários pouco atraentes, a Câmara Municipal de Cataguases oferece muitas vantagens que são atrativas aos candidatos, como estabilidade, vale alimentação, progressão vertical e horizontal na carreira, pagamento de triênios e quinquênios, férias prêmio de três meses a cada cinco anos, além do bônus de natal", revelou.Além disso, Fernando Pacheco (foto ao lado) adiantou que será votada na próxima sessão da Câmara a criação de um fundo para os servidores da Câmara, a partir de um projeto elaborado pela mesa diretora. "É uma espécie de fundo de garantia, onde serão depositados 8% do salário do servidor mensalmente, para que ele tenha uma espécie de ajuda de custo quando se aposentar", explicou o vereador, que lembrou ainda que as diárias para viagens dos servidores da Câmara são bastante satisfatórias, o que torna o concurso bem atraente, embora ofereça poucas vagas em cargos considerados menores.
"Estamos muito otimistas com a realização do concurso e o objetivo é que os aprovados sejam admitidos de imediato", revelou. As provas acontecem no dia 2 de fevereiro de 2014, em local ainda não definido, e serão divididas em três partes: objetiva, múltipla escolha e redação. Os resultados serão conhecidos até o dia 6 de março de 2014, no site oficial da Câmara e também no quadro de avisos daquela casa legislativa.{{banner-interno}}
No dia 15 de dezembro será lançado no Centro Cultural
Humberto Mauro, às 20 horas, o filme "90 anos de Cataguases", uma homenagem do
jovem cineasta Fernando Teixeira ao avô, Renato Teixeira, falecido em junho
deste ano e uma das mais marcantes personalidades de Cataguases no último
século, seja por sua vida profissional, social e também pelas contribuições às
causas humanitárias da cidade. A entrada é gratuita e a produção é mais uma
realização patrocinada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, também
conhecida como Lei Ascânio Lopes.
Segundo explica Fernando, dos 136 anos de fundação de
Cataguases, o avô Renato foi testemunha de mais de 90 anos da história da
cidade. Renato teve a oportunidade de conviver de perto com Humberto Mauro, seu
vizinho quando criança, e, inclusive, ser filmado pelo cineasta em suas
brincadeiras de rua. Filho do maestro Rogério Teixeira, que regia a orquestra
durante a exibição dos filmes mudos no antigo Cinema Recreio, Renato assistia a
todos os espetáculos do camarote, pois entrava de graça, junto com a banda.
Na juventude, acompanhou as mudanças da cidade: a igreja
matriz derrubada para a construção do moderno Santuário de Santa Rita; sua
antiga escola ser remodelada pelo arquiteto Oscar Niemeyer; os passeios ao Rio
de Janeiro de trem, inclusive na época em que foi convocado para lutar na
Segunda Guerra Mundial. "É a minha homenagem ao meu avô, um resgate de suas
memórias. Infelizmente ele não poderá se ver na tela grande, pois faleceu antes
do filme ficar pronto", disse Fernando.
O filme é dirigido por Fernando Teixeira, com produção executiva
de Cristiano Daniel Abritta e produção da Sync Filmes. Além da Lei Ascânio
Lopes e da Secretaria Municipal de Cultura o filme conta com o apoio do Polo
Audiovisual de Cataguases.
A Escola Estadual Manuel Inácio Peixoto, o Colégio
Cataguases, – cumprindo sua vocação de
escola inovadora, criativa e comprometida com a formação integral do aluno - apresentou
a Feira das Profissões, no dia dois de dezembro, envolvendo as disciplinas
Matemática, Biologia, Geografia, Sociologia e Filosofia.
Organizada pela professora Rosane Lacerda (Zaninha), de
Matemática, com a participação dos professores José Célio (Biologia) e Márcia
Marazo (Matemática) e de todos os professores do turno da manhã, a feira foi
apresentada pelos 160 alunos do 3º ano do Ensino Médio em stands montados no
hall do Salão Nobre, estendendo-se até o refeitório.
O objetivo do trabalho foi preparar os educandos para
conhecerem com mais profundidade as diversas profissões no mercado de trabalho
que os espera. Os alunos pesquisaram em livros, revistas, jornais, internet.
Também participaram de debates, palestras e entrevistas com profissionais de
diversas áreas.As equipes se empenharam tanto durante os vinte dias de preparação
do projeto que chegaram a trabalhar na escola no domingo anterior ao evento,
demonstrando dedicação e vontade de fazer o melhor. E fizeram apresentações
exemplares, com muito louvor, dignificando o trabalho dos professores.
Além das equipes apresentarem as profissões pesquisadas, ao
final, redigiram relatórios individuais para os professores e, por unanimidade,
aprovaram a realização da feira, como forma de aprendizado, no qual foram
protagonistas do conhecimento. Com isso, o Colégio Cataguases, fecha com
chave-de-ouro o ano letivo, promovendo uma educação diferenciada, voltada para
um novo tempo.