Foi inaugurada em Cataguases na manhã de sexta-feira, 26 de outubro, a nova sede da Concessionária de veículos Gustavo Motors, na Avenida Eudaldo Lessa, 315, no bairro Popular, próximo ao Mercado Morais. O novo endereço vem realizar o sonho de seu proprietário, o empresário Gustavo Marques de Andrade, de instalar seu negócio em um espaço amplo, de fácil acesso e com todas as comodidades para a venda de automóveis novos e seminovos de multimarcas.
Natural de Cataguases, Gustavo conta que sua paixão por veículos vem da infância e, ainda bem jovem, inaugurou na garagem da casa de seus avós, na Vila Domingos Lopes, uma revendedora de motos. "Era uma lojinha muito pequena, mas foi o início de tudo. Aos poucos, o negócio cresceu e um tempo depois comecei a adquirir também os primeiros carros para revender", conta, acrescentando que está neste ramo formalmente há mais ou menos oito anos, mas seu interesse já tinha sido despertado antes disso, quando observava o trabalho de amigos estabelecidos na atividade. Seu tino para o negócio prosperou, e Gustavo foi deixando gradativamente de trabalhar somente com motos e passou a focar mais em revenda de automóveis três anos após abrir sua primeira loja. Foi quando ele decidiu procurar um espaço maior, abrindo um novo ponto, também na Vila Domingos Lopes. "A revenda vem dando muito certo e a nova Concessionária também começou a ficar pequena. Cerca de um ano e meio depois, eu decidi procurar um imóvel maior. Até encontrar o local ideal ", revela.
O local onde agora funciona a Gustavo Motors passou por uma grande reforma para se adequar ao negócio. "Foi tudo construído com muito carinho e cuidado e também muito investimento financeiro para oferecer aqui veículos de qualidade para a população de Cataguases e região, procurando prestar sempre o melhor serviço possível. Os carros que vendo são todos de boa procedência, a maioria teve apenas um único dono e, graças a isto, têm uma excelente aceitação, já que o mais importante para mim é a satisfação do cliente", conta Gustavo, revelando que todo o estoque de seminovos passa por revisão completa, além da garantia oferecida no ato da compra de três meses. Hoje ele mantém um vasto estoque de seminovos na Concessionária, e a venda pode ser realizada com uma pequena entrada e o restante financiado em até 60 meses com as melhores taxas do mercado por meio das principais empresas de financiamento de veículos do país.
Outro detalhe destacado pelo empresário é o fluxo de veículos que negocia. Segundo ele, Cataguases possui um mercado bem aquecido, mesmo em tempos de crise. Ele explica que grande parte dos seminovos oferecidos são resultados de trocas por carros zero KM, que ele também oferece. Além disso, aponta a geração de empregos que será promovida com a loja neste espaço maior. E seus planos não param por ai, conclui. (Fotos: Lucas Badaró)
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou pouco depois das 19 horas o resultado da eleição na comarca de Cataguases. Em Cataguases, os números para presidente revelaram a vitória do candidato Fernando Haddad (PT) com 19.908 votos (55,05%) e Jair Bolsonaro (PSL) com 16.256 votos (44,95%). No primeiro turno o candidato petista havia perdido a eleição no município por apenas 2% dos votos. Vela lembrar que Jair Bolsonaro foi declarado eleito presidente do Brasil por volta das 19h30min deste domingo, 28 de outubro.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral compareceram para votar 40.870 eleitores o que significa uma abstenção de 13.345 pessoas, ou 24.61% do total, número considerado alto. Também foram apurados 800 votos em branco; 3.906 nulos, e um total de 36.164 votos válidos.
Para o governo de Minas, Romeu Zema, do Partido Novo, recebeu 23.727 votos dos eleitores cataguasenses, ou 74,99% dos votos. Seu oponente, o senador Antônio Anastasia, obteve 7.913 votos ou 25,01% dos votos. No primeiro turno Zema também saiu vitorioso no município.
Em Astolfo Dutra, Zema também saiu vitorioso com 5.301 votos (74,95%) e Anastasia recebeu 1.772 votos (25,05%). Na eleição de presidente naquele município Jair Bolsonaro recebeu 4.224 votos (56,07%) e Fernando Haddad, 3.309 (43,93%). Os votos válidos somaram 7.533, os brancos, 171, e os nulos, 835. O eleitorado de Astolfo Dutra é formado por 10.839 eleitorers e a abstenção foi de 2.300 pessoas ou 21,22%.
Outro município da Comarca de Cataguases, a eleição em Dona Euzébia apresentou o seguinte resultado para presidente da República: Fernando Haddad, 2.038 votos (51,75%) e Jair Bolsonaro, 1.900 votos (48,25%). Aquele município tem 5.349 eleitores e foram apurados 3.938 votos válidos, sendo 69 brancos, 395 nulos e uma abstenção de 947 eleitores (17,70%). Para governador o resultado revelou a vitória de Romeu Zema com 2.540 votos (69,61%) e Antônio Anastasia que recebeu 1.109 votos (30,39%).Em Itamarati de Minas o resultado para presidente da República trouxe a vitória de Fernando Haddad com 1.322 votos (53,48%) e Jair Bolsonaro que obteve 1.150 votos (46,52%). Romeu Zema foi o candidato a governador preferido pelos eleitores daquela cidade. Ele recebeu 1.728 votos (79,38%) e Antônio Anastasia, 449 (20,62%) dos votos. O município possui 3.688 eleitores e registrou uma abstenção de 838 pessoas(22,72%). Votos nulos foram 51; nulos 327 e votos válidos somaram 2.472. {{banner-interno}}
Fechando os municípios da Comarca, Santana de Cataguases apresenta o seguinte resultado oficial deste segundo turno das eleições. Para presidente, Jair Bolsonaro recebeu 1.284 votos (55,39%) e Fernando Haddad, 1.034 votos (44,61%). O município possui 3.064 eleitores e registrou uma abstenção de 432 pessoas (14,10%). Os votos brancos foram 26 e os nulos, 288, totalizando 2.318 votos válidos. Para governador o candidato Romeu Zema recebeu 1.498 votos (68,56%) e Antonio Anastasia, 687 votos (31,44%).
O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) determinou, no dia 19 de setembro, em sessão plenária, que prefeitos, secretários municipais e o secretário Estadual de Educação comprovem, no prazo de 90 dias, a adoção de medidas de prevenção e combate a incêndios nas escolas públicas em que o Tribunal identificou deficiências de segurança. As unidades em Cataguases terão que se adequar.
Nas 565 unidades de ensino inspecionadas em 159 cidades, 494 não têm Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e 383 não possuem qualquer equipamento para combate a incêndio. A determinação foi aprovada junto com outras ações propostas pelo presidente Cláudio Terrão no processo n° 1.048.966, denominado Assunto Administrativo. Os números são do relatório sobre a infraestrutura das escolas elaborado pelas coordenadorias de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia da Diretoria de Matérias Especiais, que revelou dados sobre a grave situação em que se encontram as escolas.
O presidente do TCEMG encaminhou cópia do relatório ao Corpo de Bombeiros do Estado, acompanhado da listagem das escolas que se encontram em situação de "extrema gravidade", para que providências sejam tomadas a fim de reverter o quadro apontado. O relatório também foi encaminhado à Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais, ao Secretário Estadual de Educação e aos gestores municipais participantes, contendo a avaliação individualizada das escolas municipais e estaduais, alertando para o necessário cumprimento das metas 7.18 e 7.20 do Plano Nacional de Educação. {{banner-interno}}
O Tribunal determinou aos prefeitos e secretários de educação, das escolas em situação crítica, que apresentem em 90 dias um plano de ação, contendo medidas para sanar as inconsistências encontradas. Também determinou que a Superintendência de Controle Externo do Tribunal considere este diagnóstico na elaboração do Plano Anual de Fiscalização de 2019, para o "exercício do controle externo sobre as situações mais críticas e acompanhamento de perto dos demais achados".
Tendo em vista que o levantamento foi feito em apenas uma parcela das escolas mineiras, o TCE recomendou a todos os prefeitos de Minas e ao Governador do Estado para que orientem as secretarias de educação e os demais órgãos responsáveis pela concretização dessas políticas públicas, para adotarem medidas preventivas e corretivas quanto à infraestrutura das escolas localizadas em seus respectivos territórios. (Foto: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais)
Uma menina de 6 anos de idade foi vítima de abuso sexual durante uma festa de aniversário ocorrida neste sábado, 27 de outubro e que virou a noite. O autor, de 23 anos, foi preso em flagrante, por crime de estupro de vulnerável, e confirmou a denúncia feita por testemunhas e pela própria criança que contou o que aconteceu à sua mãe. O fato aconteceu por volta de 5 horas deste domingo, 28, segundo informou a avó da vítima, no Bairro Santa Clara, em Cataguases, e a Polícia Militar foi acionada por volta das 7 horas.
Segundo consta no Boletim de Ocorrência a que o Site teve acesso, uma das testemunhas contou que durante a festa de aniversário na casa da vítima, ao passar por um dos quartos do imóvel viu o autor, que é tio da pessoa que fazia aniversário, com a bermuda abaixada até o joelho, tentando manter relação sexual com a menina. A testemunha contou ainda aos militares ter chamado outra pessoa para presenciar a cena e teriam se escondido, acrescentando também terem visto o autor se masturbar na frente da criança. A outra testemunha ocular confirmou esta versão. {{banner-interno}}
Os militares ouviram a versão da mãe da menina segundo a qual em conversa com a filha a respeito do fato ela contou-lhe que o autor teria passado as mãos na região da sua vagina. Já o rapaz, ao ser questionado sobre o que aconteceu entre ele e a criança disse estava no imóvel para a festa de aniversário e que em um determinado momento andando pela casa viu a garota brincando em um dos quartos. Ele entrou e, conforme contou, abaixou o short dela e esfregou seu órgão genital na criança. Pouco depois, acrescentou, teria sido surpreendido por pessoas não identificadas que começaram a agredí-lo com socos na cabeça e depois o mantiveram no recinto até à chegada da Polícia.
Em seguida ele e a vítima foram conduzidos até ao Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases e passaram por exames médicos, sendo o autor levado posteriormente para a Delegacia de Polícia Civil em Leopoldina onde prestou depoimento ao delegado de plantão que ratificou sua prisão em flagrante. Ele será encaminhado para o presídio de Cataguases onde permanecerá à disposição da justiça.
Última atualização às 14h38min
Tranquilidade e quase sem filas. Assim foi a manhã deste domingo de votação nas sessões eleitorais de Cataguases. Como ocorreu no primeiro turno, nenhum incidente grave foi registrado até o momento pela Justiça Eleitoral nem pela Polícia Militar que montou um esquema especial para acompanhar este pleito. De acordo com o Cartório Eleitoral de Cataguases, apenas uma sessão, localizada na Escola Municipal Carmelita Guimarães, na Vila Reis, registrou um defeito na única urna eletrônica que prontamente foi substituída e a votação prossegue normalmente. {{banner-interno}}
Estão aptos a votar em Cataguases 54.213 eleitores. No primeiro turno, o comparecimento foi de 41.558 votantes tendo sido registrada uma abstenção de 12.655 pessoas. A votação começou pontualmente às 8 horas da manhã em Cataguases e será encerrada às 17 horas quando cada presidente de sessão vai concluir o procedimento em cada urna eletrônica, imprimir o relatório com o resultado obtido e juntar toda a documentação, além da própria urna, que serão levados para a sede do Cartório Eleitoral. Lá a equipe comandada por Antônio Carlos Gonçalves fará a transmissão do resultado para o Tribunal Superior Eleitoral, que faz a totalização de todo o país e promete começar a divulgar o resultado a partir das 19 horas. Isto por causa da diferença de fuso horário em algumas regiões. A previsão para que a população conheça o seu novo presidente é 21 horas deste domingo.