Nos dias 21 e 22 de dezembro o Presídio de Cataguases entrou no espírito natalino, com uma comemoração que reuniu familiares, custodiados e servidores daquela unidade. O evento contou com a presença de Papai Noel e o local foi todo decorado com motivos referentes à data, tendo ainda distribuição de presentes, balas, bolo e refrigerante para todos os participantes.
Toda a equipe técnica da unidade esteve presente e envolvida no evento com o propósito de amenizar o sofrimento de quem não faz jus à saída temporária, conforme explicou o diretor geral, Alan Neves. Neste sentido, durante a semana que precedeu o festejo, la assistente social do Presídio, Isabela Oliveira Ferreira, realizou palestras reforçando a importância da família neste mês que, segundo ela, é sinal também de união e perdão.
Os materiais para confecção dos bolos, enfeites, decorações e presentes foram doados por funcionários e parceiros do Presídio. Para o diretor Alan Neves, "ações como esta sensibilizam o encarcerado e a todos que os cercam, através da reflexão".
{{banner-interno}}
Tudo indica ser uma rixa entre dois ex-presidiários a perseguição e tiros disparados na noite desta segunda-feira, 23 de dezembro, na Avenida Rotary e na Pizzaria Quem Dirias, conforme revelaram os policiais que estiveram no local e registraram a ocorrência. Apesar do susto e do clima de pânico e terror que se instalou no local, ninguém se feriu e o autor dos disparos está foragido, ainda de acordo com a Polícia Militar. Participaram da ação os sargentos Divino e Vânio, os cabos Norte e Alexsandro e os soldados Cássio, Araújo e Túlio. A Polícia também não descarta a possibilidade de um acerto de contas por causa de drogas.
Segundo relatou a vítima identificada por Fabrício da Silva Morais, 30 anos de idade, mais conhecido por "Bilau", ele desembarcou de um táxi em frente ao antigo posto de gasolina do Pelé e seguia à pé pela Avenida Rotary quando, próximo à pizzaria Quem Dirias, foi abordado por um rapaz com outro na garupa em uma motocicleta Tornado vermelha com carenagem branca vindo na contramão de direção. Após conversarem rapidamente, o rapaz que dirigia o veículo foi reconhecido como sendo seu colega de presídio, "Batalha" ou "Batata". Os dois cumpriram pena na penitenciária de Muriaé e lá tiveram um desentendimento, ainda conforme revelou "Bilau" aos policiais. Bilau, conforme apurou o Site foi preso em Cataguases em novembro de 2001 e por tráfico de drogas e está em liberdade condicional desde o último dia 8 de dezembro.
Ao ser abordado, "Batalha" ou "Batata", disse a Bilau que ele teria mexido com a sua mulher e que isso não se faz. Em seguida, sacou um revólver e enquanto se preparava para atirar, Bilau começou a correr com seu desafeto atrás atirando em sua direção. Ainda conforme a vítima, ele ouviu seis disparos de arma de fogo. Durante a perseguição eles entraram na pizzaria Quem Dirias que ficou com marcas de balas em alguns locais, causando pânico e terros nas pessoas, já que a casa estava lotada no momento do incidente. Quando a munição acabou, "Batalha" ou "Batata" voltou-se para a sua moto onde seu colega o esperava e sairam tomando rumo ignorado.
Wesley Crespo, proprietário da pizzaria contou o episódio em uma rede social e, segundo ele, a vítima, Fabrício Bilau, entrou no recinto e se refugiou na cozinha enquanto outro rapaz atirava contra ele. "A Pizzaria estava bem cheia no horário do ocorrido mais (sic) graças a Deus, apenas trauma e prejuízo material, em virtude dos objetos quebrados e das mesas que saíram sem pagar", revelou. Ele contou ainda, no relato escrito em sua página do Facebook, que "teve tiros que passaram muito próximo da gente, haja vista que o indivíduo se refugiou na cozinha. O Mateus Ribeiro Barbosa, o Zé Antonio, e o Zé Garçom, tiveram a arma apontada para si, muitos clientes ficaram em choque ao ver um indivíduo ter tamanha frieza (sic)", completou.{{banner-interno}}
As festas de fim de ano são um sucesso no Instagram, principalmente porque as pessoas adoram mostrar comida e amigos. Mas você não pode aplicar qualquer filtro às suas fotos: alguns, como Kelvin e Toaster, são completamente inapropriados. São bons para aquelas cenas à luz do sol na praia, mas o tom laranja não combina com um Natal aconchegante. E algumas imagens podem precisar de uma forcinha extra, como filtros duplos ou ajustes de contraste e nitidez. Siga estas nossas dicas e prepare-se para muitas "curtidas".
Luz extra com o LuxLux + Amaro é a combinação ideal para o vermelho natalino
O Lux é um dos melhores efeitos do Instagram, e sequer é um filtro. Para aplicá-lo clique no ícone do sol na tela de seleção de filtros. O efeito melhora o contraste da imagem, o que é muito útil quando você está tentando fotografar uma paisagem urbana à luz do dia ou as decorações de natal na vizinhança. Você pode usar o Lux junto com qualquer filtro, mas minha combinação preferida é com o Amaro, que dá mais claridade às fotos e fica especialmente bonita com o tom vermelho das decorações de natal.
Sonhando com o SierraDê um ar de "sonho" combinando o Sierra e desfoque radial
Para criar uma cena com um toque de "sonho" escolha um filtro como o Sierra, que é perfeito para paisagens e fotos ao ar livre, e clique no ícone da gota na tela de seleção de filtros para criar um desfoque radial: toque na imagem para selecionar um ponto que ficará em foco, e a área ao redor dele será gradualmente desfocada de acordo com a distância. Você pode ajustar o raio de foco pinçando a imagem.
Velhos temposNashville lembra as fotos dos "velhos tempos"
Adicione um pouco de nostalgia às fotos de família usando um filtro como o Nashville e sua moldura. Lembra de quando as férias eram registradas em slides de 35mm?
Comida? Vá de Lo-FiAs cores vivas do Lo-Fi deixam a comida irresistível
As cores vivas e sombras fortes tornam este filtro o ideal para documentar suas aventuras gastronômicas. As rabanadas vão ficar irresistíveis.
Um natal azulO tom frio do Walden é ideal para criar um ar de inverno
Nada dá às fotos um clima de "natal na neve" quanto o filtro Walden e seu tom azulado. Experimente também o Lux para melhorar o contraste, e o desfoque para destacar uma parte da imagem.
Dois é melhor do que um
Seus Instagrams podem se destacar ainda mais se você fizer um esforço extra e usar filtros duplos. O app não deixa você fazer isso diretamente, mas existe um truque pouco conhecido: coloque o smartphone no modo avião e desligue o Wi-Fi. Selecione uma foto, recorte, aplique o primeiro filtro e tente publicá-la, o que não vai dar certo porque seu smartphone está offline. Entretanto, a imagem processada será salva na galeria de imagens de seu aparelho.Filtros duplos são um truque que poucos conhecem. Aqui usamos Earlybird + Amaro e Lux
Agora tire o celular do modo avião, religue o Wi-Fi, cancele a primeira tentativa de publicação e abra a imagem que foi salva na galeria, aplicando desta vez um segundo filtro. A combinação certa vai dar um "algo mais" às suas imagens, como a combinação de Earlybird e Amaro acima, com uma ajudinha do Lux.
O velho favorito
O Valencia é o meu filtro pra todas as ocasiões. Ele dá uma aparência "suave" às imagens sem distorcer demais as cores, então você pode usá-lo em fotos que não precisam de muita edição. Ele deu um visual ligeiramente "retrô" a esta foto do show de luzes na fachada da Saks na Quinta Avenida, em Nova Iorque, sem muito esforço.Valencia vai bem com tudo
O efeito mais eleganteO tom "noir" do Inkwell combina com fotos de bar
Nenhuma festa é completa sem uma "saideira", e para essas ocasiões você precisa do Inkwell em seu arsenal. Ele é o melhor dos dois filtros preto-e-branco do Instagram, e deixa qualquer bebida com uma aparência mais sofisticada.
{{banner-interno}}
O primeiro aniversário deste garotão risonho aí da foto foi repleto de alegria e muita diversão. Artur Passos Araújo Silva, comemorou no último dia 21 de dezembro, sábado, ao lado de toda sua família, um aninho de vida. Foram momentos de muita alegria e felicidade não só para o aniversariante como também para todos que compartilharem com ele aquele momento. Os papais não escondiam a alegria que contagiou a todos os convidados.
O pimpolho é filho do sempre gente boa, Fernando Silva Neto, funcionário da Câmara Municipal de Cataguases, que aparece todo orgulhoso na foto ao lado da sua simpática e atenciosa esposa, Vânia Carvalho Passos Silva. A festa que reuniu seus amiguinhos e familiares aconteceu no Iguaria Gourmet e teve como tema um sucesso entre a criançada: "Galinha Pintadinha". Um momento que merece destaque é a hora do "parabéns pra você", o primeiro de muitos que Artur vai cantar e festejar com muita alegria a cada ano de vida. Parabéns! As fotos são de Juliana Souza.
{{banner-interno}}
Neste ano, a Comissão Municipal de Incentivo à Cultura (CMIC) avaliou cinquenta e sete projetos candidatos a receberem recursos da Prefeitura Municipal de Cataguases, através da Lei Municipal Ascânio Lopes de Incentivo à Cultura. Ao todo, foram vinte e quatro projetos aprovados, que somam um total de R$251 mil.
Os critérios de avaliação da CMIC foram estabelecidos de acordo com as normas previstas no edital, considerando análise documental, clareza e objetividade, efeito multiplicador e impacto cultural que o trabalho promoverá na comunidade, entre outros pontos importantes de formatação e adequação dos projetos.
O secretário de Cultura e Turismo de Cataguases, Zeca Junqueira, destacou que o número de projetos submetidos à Lei Ascânio Lopes este ano ultrapassou as expectativas do Executivo municipal e lembrou que "são projetos de formatos diversos, como literatura, música, teatro, etc". A primeira parcela do recurso deverá ser disponibilizada em janeiro e, a partir disso, os proponentes terão dez meses para concluir os trabalhos e prestar contas da execução dos projetos.
Veja a lista dos projetos aprovados em 2013:{{banner-interno}}