Um acidente grave envolveu dois veículos por volta das 21h40 dessa sexta-feira, 27 de dezembro, na MG 120. Segundo informações obtidas pela Reportagem do Site, através de contato com a Polícia Estadual Rodoviária, um carro VW Saveiro tentou ultrapassar um caminhão que trafegava sentido Dona Euzébia/Cataguases quando, próximo ao quilômetro 745, colidiu frontalmente com um Fiat Uno que vinha em direção contrária.
O motorista do Uno, Antônio Carlos de Castro, de 63 anos de idade, não resistiu ao acidente e veio a óbito. O condutor do VW tentou a ultrapassagem em local de faixa contínua e estava acompanhado de um passageiro. As duas pessoas que viajavam no Saveiro aparentavam ter ingerido bebida alcoólica. Mais informações a qualquer momento.
Matéria atualizada dia 28/12/13 às 17h10 para alteração de texto.{{banner-interno}}
Foi publicado na edição de sexta-feira, 27 de dezembro de 2013, do Minas Gerais, órgão oficial do Estado, a relação dos índices definitivos relativos ao ICMS Turístico, ano de referência 2012, com início de repasse de verbas em janeiro de 2014. Todos os municípios que compõem o Circuito Turístico Serras e Cachoeiras foram contemplados, recebendo pontuação máxima (nota 10). São eles Argirita, Cataguases, Dona Euzébia, Itamarati de Minas e Leopoldina. "Laranjal e Além Paraíba, como entraram recentemente no Circuito, não enviaram a documentação, mas já estão se preparando para o próximo ano", explicou a presidente do Circuito, Sônia Dias.
Segundo ela, o êxito dos municípios que integram o Circuito Serras e Cachoeiras é o resultado de muita dedicação, empenho das Prefeituras e do próprio Circuito, e de um trabalho focado na valorização do potencial turístico de cada cidade, com suas peculiaridades e, principalmente, no entendimento de todos do turismo como negócio eu movimenta a economia local. "Com os recursos que virão em 2014, as cidades poderão investir mais no setor, profissionalizando e capacitando pessoal para receber o turista, melhorando a infraestrutura de suas atrações e também investindo em divulgação das cidades", disse.
Sônia Dias lembrou também que este é o ano da Copa do Mundo, quando o país deverá receber milhares de turistas e a região do Circuito é bastante próxima de cidades que vão receber os jogos. "O Brasil tem muitas maravilhas para serem exploradas e as belezas naturais e culturais da nossa região podem ser um interessante destino para os visitantes do país neste período de competições", observou. Ela comemorou a pontuação máxima recebida por todas as cidades do Circuito Serras e Cachoeiras, afirmando que "estamos no caminho certo e fazendo um bom trabalho; este resultado é prova disso", concluiu. (Foto: Cristina Quirino)
{{banner-interno}}
O verão finalmente chegou e, com ele, as férias de janeiro e o período pré-carnavalesco, oportunidades para passeios inesquecíveis. Em Cataguases, as três agências de turismo registram grande procura por pacotes de viagens e, em uma delas, já está difícil encontrar destino para o período. É o caso da agência |Katá Tour, localizada na rua Dr. Francisco de Barros, onde a maioria dos pacotes já foram adquiridos, quase todos para o nordeste e para cruzeiros na costa brasileira. "Existe ainda um público que procura nesta época destinos mais tranquilos, como Buenos Aires, na Argentina, e cidades do sul do país", explica o agente de viagens Sérgio Guidine. A proprietária da agência, Flávia Gusmão, lembra que este também pode ser um período excelente para programar as férias de 2015. "Muitos dos que irão viajar agora adquiriram seus pacotes no começo do ano, foram pagando as parcelas e agora farão suas viagens livres de dívidas", observa.
Na DGL Turismo, localizada na rua Nogueira Neves, a maior procura é por cruzeiros e, segundo a proprietária Sônia Dias, ainda há vagas para um cruzeiro que deixa o porto do Rio de Janeiro no dia 18 de janeiro, passa por Búzios, Ilhéus e Salvador, na Bahia, e retorna no dia 22. "Os cruzeiros são muito interessantes se você analisar a questão do custo/benefício, pois ao adquirir um pacote, o turista garante o passeio, a estadia, a alimentação e várias atrações que são oferecidas no navio. Além do mais são geralmente embarcações belíssimas, luxuosas e confortáveis, um apelo a mais para o turista", analisa.
Na Possani Viagens e Turismo, na rua dos Estudantes, a procura também tem sido grande e o destino escolhido pela maioria dos turistas é o nordeste brasileiro. "Porto Seguro, na Bahia, tem sido um dos destinos mais atraentes e procurados, por ter um preço bastante acessível. Também já temos tido procura por Caxias do Sul, pois este ano acontece na cidade gaúcha a Festa da Uva, em fevereiro. Outra atração interessante é também Porto Seguro na época da Copa do Mundo, pois a delegação da Suíça vai se hospedar num dos mais famosos resorts daquele balneário", conta a proprietária da agência, Mariana Possani.
Matéria modificada dia 28/12/13 às 13h15 para alteração de texto.
{{banner-interno}}
Leopoldina está entre os municípios da Zona da Mata que receberam no dia 16/12, veículos para a área da segurança pública. O município ganhou uma Van Ducato e uma moto, que serão usadas na Base Comunitária Móvel. O projeto trabalha com foco na redução dos índices de crimes de menor potencial ofensivo e a melhoria na sensação de segurança, especialmente, nas áreas com alta densidade populacional. Leopoldina também foi contemplada com uma Caminhonete para a Patrulha Rural, equipada com aparelho GPS e rádios de comunicação móvel e portátil e passa a contar com Pálio Weekend Adventure, destinada ao trânsito rodoviário. O Presídio de Leopoldina recebeu um Fiat Palio Locker.
No total, foram 559 veículos para a Polícia Militar e 178 para a Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi). Também foram assinados convênios com o Tribunal de Justiça para construção de sete unidades da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac), resultando na criação de 812 novas vagas. Ao todo, as ações envolvem investimentos de R$ 63 milhões por parte do Governo de Minas.
Em seu pronunciamento, o governador AntonioAnastasia disse estar "feliz em ver que nessa entrega mais de 420 municípios mineiros, especialmente os menores, estão recebendo viaturas, pois sabemos do uso importante e da presença física da Polícia Militar em todos os 853 municípios de nosso Estado", afirmou.
A Polícia Militar da Zona da Mata recebeu 98 viaturas, enquanto o sistema prisional ficou com outros 18 veículos. O comandante da 4ª Região da Polícia Militar, em Juiz de Fora, Coronel Ronaldo Nazareth, ressaltou a importância dos veículos para o trabalho preventivo e a segurança da população.
"A renovação e modernização da frota darão maior mobilidade e dinâmica à Polícia Militar, durante o trabalho rotineiro de prevenção e combate à criminalidade. Além, é claro, de contribuir para o aumento da sensação de segurança de toda a população, que passa a presenciar e conviver com um número maior de viaturas nas ruas. É importante destacar, ainda, que as novas viaturas garantem ao policial militar maior conforto e segurança ao desenvolver seu trabalho em prol da paz social", afirmou.
Os 18 veículos que foram entregues para o sistema de Defesa Social da Zona da Mata estão divididos entre nove ambulâncias (Kangoo), cinco Citroens Jumper e quatro Fiats Palio Locker, e atenderão a 13 unidades da região: Presídio de Abre Campo; Presídio de Cataguases; Penitenciárias José Edson Cavalieri e Professor Ariosvaldo Campos Pires, Hospital de Toxicômanos Padre Wilson Vale da Costa, Central Integrada de Escoltas e Ceresp, em Juiz de Fora; Presídio de Leopoldina; Presídio de Manhuaçu; Penitenciária Dr. Manoel Martins Lisboa Júnior e Presídio de Muriaé; Complexo Penitenciário de Ponte Nova; e Presídio de Ubá.{{banner-interno}}
A partir do próximo ano, os atendimentos de Bolsa Família e Cadastro Único, em Cataguases, serão realizados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), para as famílias que moram nos territórios onde há abrangência do equipamento. No endereço da Avenida Humberto Mauro, 340, continuarão sendo atendidas as pessoas residentes em outras localidades que não dispõem da cobertura de CRAS.Conforme disse o coordenador da Proteção Social Básica, Murilo Matias, essa mudança permitirá que as famílias sejam mais bem assistidas e que tenham acesso a atendimento mais próximo de onde moram. "Às vezes a pessoa vai ao Bolsa Família, atualiza o cadastro e nem aparece no CRAS, mas, quando ela passa a ser atendida no Centro de Referência de Assistência Social próximo de onde mora, começa a ser observada como uma família daquele território. Isso é importante porque um dos pressupostos do Sistema Único de Assistência Social é a territorialização, destacou Murilo.
{{banner-interno}}