O Sicoob Coopemata, no cumprimento de suas metas e objetivos, fez de 2013 um ano de mudanças, inovação, crescimento e transparência, levando com muita credibilidade a disseminação do Cooperativismo de Crédito nos locais de atuação. Foi muito gratificante, principalmente por constatarmos que novamente foi um ano de ascensão. Mais que uma projeção, o Sicoob Coopemata alcançou destaque e fez com que seus cooperados percebessem a sua cooperativa não como uma simples solução financeira, mas sim como parte de seu patrimônio.
Se formos enaltecer aqui todos os nossos diferenciais e conquistas, levaríamos horas para discorrer sobre o assunto, o que fugiria do nosso foco nesta matéria, mas algumas situações são importantes serem citadas: em 2013, o Sicoob Coopemata bateu seu próprio recorde em distribuição de sobras, assim seus cooperados conseguiram sentir de perto o quão importante é sua participação na cooperativa, além das sobras, nossa principal filosofia é disseminar nosso histórico e somarmos representatividade nacional. Um dos exemplos foi a nossa colocação como 1º lugar no Ranking das Cooperativas que mais vendeu consórcios no Brasil, na campanha realizada pelo Sicoob no período de maio a julho de 2013.
São estes e outros exemplos que nos levam a acreditar que estamos no caminho certo, e que o Sicoob Coopemata apesar de jovem, com seus 15 anos comemorados neste ano de 2013, já significa muito para os seus quase seis mil cooperados e mais de setenta colaboradores, que trabalham com dedicação, qualificação e empenho no atendimento diferenciado aos seus cooperados.
O Sicoob Coopemata é uma instituição financeira que associa eficiência ao que há de melhor nas pessoas: União, Solidariedade e Igualdade. Valoriza a realização pessoal no desenvolvimento das comunidades e agrega tecnologia a um atendimento mais humano e solidário, também associa produtos e serviços a valores cooperativistas.
O Sicoob Coopemata, pertencente ao maior sistema de cooperativas de crédito do Brasil é assim, associado ao que há de melhor, associado a você.
Procure-nos em nosso Ponto de Atendimento em Cataguases e conheça mais sobre nossos produtos e serviços que com certeza acrescentarão muito em sua empresa.
Sicoob Coopemata – Você participa, todos crescem.
{{banner-interno}}
Foi iniciado nesta quinta-feira, 2 de janeiro, em Cataguases, o projeto "Base Comunitária Móvel", da Polícia Militar. Trata-se de um trabalho de prevenção ao crime e de atendimento à população que, através de um veículo Fiat Doblô, uma motocicleta e duas bicicletas para patrulhamento, vai estar presente em vários bairros e em horários flexíveis, com uma equipe de quatro policiais. O primeiro ponto de atendimento do programa foi instalado na Praça Antônio Carlos, no bairro Granjaria e, conforme explicou o Sargento Jorge Roberto, pode retornar ao local no dia seguinte ou estar em outro ponto da cidade, "de acordo com a necessidade e com os estudos e levantamentos que a PM realiza constantemente sobre áreas de maior incidência de criminalidade".
Além do Sargento Jorge Roberto, participam do projeto o Cabo Oliveira, o Cabo dos Santos e o Sargento Waldecir. Conforme explicaram os militares, o veículo funciona como base para atendimento e a motocicleta e bicicletas são usadas como apoio e para patrulhar as proximidades do local onde a base estiver montada. No local, a equipe de policiais fará diversos atendimentos, como boletins de ocorrência, orientações, informações à população e, principalmente, coibir furtos e roubos. "O principal objetivo do projeto é mesmo a prevenção com a presença ostensiva da PM no bairro, levando maior segurança à comunidade onde a base estiver estacionada", afirmou o Sargento Jorge Roberto.Ainda segundo ele, o projeto "Base Comunitária Móvel" funciona juntamente a outro da Polícia Militar, que é a Rede de Vizinhos Protegidos, o qual a PM orienta e mobiliza os moradores a cuidarem uns dos outros, de modo a que qualquer situação suspeita em uma residência da rede sirva de alerta aos demais moradores para chamarem a Polícia no local. "Além de contar com a presença da base em seu bairro, a população também pode entrar em contato com a PM para denúncias através do telefone 8709-8216", informou o Sargento Jorge Roberto.
No final da tarde a equipe da Base Comunitária Móvel atendeu ao primeiro caso ocorrido nas imediações daquela praça. Duas mulheres, aparentemente sob efeito de drogas, se desentenderam e começaram a brigar. Uma delas correu e a outra foi atrás com um pedaço de pau acertando-lhe sua perna que sofreu um corte de aproximadamente quinze centímetros. Os policiais separaram as duas e levaram-nas para o Posto Avançado da PM localizado no Pronto Socorro Municipal onde a vítima, Creuza Duarte Gonçalves, que é tia da mulher que a agrediu, identificada como Andressa Gonçalves Pimenta, foi medicada e teve o ferimento suturado. Andressa, que já tem passagem pela polícia, negou ter praticado a agressão dizendo que ao chegar perto de Creuza ela já estava caída ao chão com a perna sangrando.
Matéria modificada às 8h15 do dia 03/12/13 para correção de informação e inclusão de fotos.
{{banner-interno}}
Você precisa mesmo abandonar o Windows XP. Sério. Ele foi um bom sistema operacional e ainda é amado por muitos usuários, mas… tem mais de uma década de vida! E na velocidade com que o mundo da tecnologia evolui, isso o torna quase uma relíquia. E embora ele pareça funcionar bem, o ditado "em time que está ganhando não se mexe" não se aplica ao Windows XP. Ele está perdendo, de várias formas, e quando deixar de ser oficialmente suportado pela Microsoft, em Abril, será oficialmente rebaixado à categoria de "peça de museu".
Você nem precisa migrar para o Windows 8.1, o Windows 7 já é o bastante. E se você ou algum teimoso que conhece ainda precisa ser convencido a mudar, estas três razões devem ser o suficiente.
1. Produtividade
Olhando de longe, o Windows XP parece produtivo o suficiente. Ele roda os aplicativos de que você precisa, baixa seus e-mails e lhe permite navegar na web. Mas quando você olha de perto, vê que as versões mais recentes do Windows tem recursos que permitem que você trabalhe de forma mais eficiente.
O Aero Snap, um recurso que surgiu no Windows 7, torna muito mais simples tarefas como maximizar, minimizar e organizar janelas, basta arrastá-las para os cantos da tela. Arraste para cima para maximizar, para baixo para minimizar, e para a esquerda ou direita para prender a janela à metade correspondente da tela. Quando você começa a usar o Aero Snap ele parece apenas uma curiosidade de pouco valor, mas rapidamente se torna algo natural. E depois de usá-lo por um tempo, você irá descobrir que ele simplifica seu trabalho e irá se arrepender do tempo que perdeu arrastando janelas pra lá e pra cá no Windows XP.
O Windows 8 tem outro recurso que pode lhe ajudar a economizar ainda mais tempo: o File History é similar ao "Time Machine" no Mac OS X: ele analisa seus arquivos a cada duas horas e armazena cópias das mudanças incrementais ao longo do tempo. Se você por acidente sobrescrever uma apresentação crucial, ou decidir abandonar as mudanças e voltar às coisas como era algumas horas atrás, é fácil restaurar um arquivo a qualquer ponto em sua história.
Outro recurso que economia tempo é a Manutenção Automática (Automatic Maintenance), que cuida daquelas pequenas e tediosas tarefas que são necessárias para manter seu PC bem ajustado e otimizado, como a desfragmentação do HD, varreduras contra malware, atualizações do sistema operacional e testes de diagnóstico, enquanto você dorme.
Depois que você se acostumar com estes recursos no Windows 7 ou Windows 8, irá se perguntar como conseguiu viver sem eles por tanto tempo.
2. Novas tecnologias
Usar um sistema operacional que tem mais de uma década de vida irá colocá-lo numa situação difícil quanto aos periféricos e dispositivos que você pode usar com ele. À medida em que novas tecnologias são desenvolvidas, elas geralmente são projetadas com os sistemas operacionais mais recentes em mente, e provavelmente não serão suportadas no Windows XP.
O USB 3.0 é um bom exemplo. A maioria dos dispositivos baseados nesse padrão deve funcionar, tecnicamente falando, no Windows XP porque eles são compatíveis com o padrão anterior. Mas irão entrar em "modo de compatibilidade" com o USB 2.0 e transferir dados com um décimo do desempenho potencial do USB 3.0. E note que mesmo o USB 3.0 está ficando "velhinho" e eventualmente será substituído por tecnologias ainda mais rápidas das quais o Windows XP não saberá fazer proveito.
Não importa se você está falando de impressoras sem fios, teclados Bluetooth ou monitores 4K, será difícil, e às vezes impossível, encontrar drivers e suporte para que as novas tecnologias funcionem com o Windows XP.
3. Segurança
Esse é o principal motivo. Mesmo hoje o Windows XP é inerentemente mais arriscado, e quando a Microsoft encerrar o suporte ao sistema, em Abril, seu PC estará praticamente indefeso. No início de dezembro a Microsoft lançou um boletim de segurança avisando os usuários sobre uma vulnerabilidade "dia zero" no Windows XP. Segundo relatos esta falha está sendo ativamente explorada pelos malfeitores, mas não afeta as versões mais recentes do Windows.
Especialistas em segurança acreditam que os criminosos possam estar "estocando" falhas do Windows XP, aguardando o fim do suporte oficial. Neste ponto não haverá mais boletins de segurança ou correções de falhas críticas no sistema, e a temporada de "caça ao usuário" estará aberta.
Tim Rains, diretor de "Trustworthy Computing" na Microsoft, avisou os usuários do Windows XP de um outro problema em potencial. Criminosos frequentemente esperam um desenvolvedor lançar um patch e então fazem a "engenharia reversa" da atualização para descobrir qual falha ela corrige e projetar um ataque para explorá-la. Após o fim do suporte ao Windows XP, os criadores de malware podem começar a analisar os patches do Windows 7 e 8 em busca de falhas que também se apliquem ao XP e, se elas existirem, criar um ataque. E sem suporte, não haverá patches para proteger o Windows XP.Segundo a 15ª Edição do Security Intelligence Report da Microsoft, o número de máquinas com Windows XPinfectadas por malware é mais de 6x maior que o de máquinas infectadas rodando o Windows 8.1 de 64 Bits
O mais recente Security Intelligence Report da Microsoft mostra que quando exposto a um volume similar de ameaças em potencial do Windows XP SP3 tem uma taxa de infecção por malware quase duas vezes superior à do Windows 7e e 650% superior à do Windows 8 em um sistema de 64 Bits. Máquinas com o Windows XP são mas propensas a invasão e infecção do que as que rodam versões mais novas do Windows. Os efeitos destas invasões são tipicamente muito mais insidiosos, e a eliminação da ameaça geralmente toma mais tempo.
Foi bom enquanto durou
O Windows XP foi um sistema operacional incrível, e podemos dizer que foi a melhor versão na história do Windows. Mas o Windows 7 é um sucessor digno de seu legado, e o Windows 8.1 também é um excelente sistema operacional. E ao se apegar ao Windows XP você está perdendo recursos e tecnologias que podem ajudá-lo a trabalhar de forma mais eficiente e simplificar sua vida.
Mesmo que isso não o atraia, a realidade é que o Windows XP será um pesadelo de segurança quando o suporte acabar, e insistir em usá-lo será algo impraticável, se não impossível.
{{banner-interno}}
A equipe da Defesa Civil de Cataguases foi acionada no final da manhã desta quinta-feira, 2 de janeiro, com a denúncia de que um corpo estaria boiando às margens do rio Pomba nas proximidades da Ponte Sabiá, logo após o Bairro Taquara Preta. Depois de chegar ao local os profissionais percorreram de barco um bom trecho do rio até o encontrarem nas imediações da localidade conhecida por Lajinha, próximo ao distrito de Aracati. A Polícia Militar foi chamada e autorizou a Defesa Civil a retirar a vítima da água logo após a chegada da perícia técnica que fez os exames na busca de identificar a causa de sua morte.
O corpo, ainda não identificado, é de um homem negro, possivelmente com idade entre 30 e 40 anos, aparentando ter estatura em torno de um metro e setenta, cabelos curtos. Informações preliminares da perícia dão indícios de que ele teria se afogado há dois ou três dias, além de não ter sinais de violência. No final da tarde uma funerária o levou para o necrotério municipal onde aguarda a presença de algum parente ou conhecido para fazer o seu reconhecimento. Segundo a Polícia Militar não havia - até o fechamento desta matéria - nenhum registro de pessoa desaparecida em Cataguases. qualquer informação a respeito pode ser feita através do telefone 190, inclusive, de forma anônima.
{{banner-interno}}
Foi assassinado a tiros, na noite desta quarta-feira, 1º de janeiro de 2014, Cléber Afonso Júnior, 42 anos de idade. O crime aconteceu no distrito de Cataguarino e segundo informou a Polícia Militar, teria sido praticado por Drázio Luíz Oliveira de Castro, que fugiu em seguida, ainda conforme a PM. No dia 30, segundo apurou a reportagem do Site junto a familiares de Drázio, Cléber teria feito ameaças a parentes dele e, inclusive, arranhado o carro de um de seus tios. O caso foi parar na Delegacia de Leopoldina para onde foram levados os envolvidos e o delegado tentou apaziguar os ânimos. No dia seguinte, porém, aconteceu nova discussão entre Cléber e Drázio ainda por conta das ameaças.
Na noite desta quarta-feira parentes de Drázio chamaram a Polícia novamente para denunciar terem sido ameaçados de morte por Cléber que teria ido até à residência deles munido de uma foice. De lá ele foi para o bar da Sônia, que fica próximo ao parque de exposição do distrito, onde sentou-se em uma das mesas e pouco tempo depois, chegou Drázio que estaria armado de um revólver, calibre não identificado pelos policiais, com quem voltou a se desentender e, então, teria efetuado três disparos contra Cléber, sendo que uma bala acertou sua barriga no lado direito e duas no lado esquerdo da cabeça, segundo informou o médico plantonista do Pronto Socorro Municipal, Joseph Freire. Cléber, ainda conforme o médico, chegou sem vida ao local. Nenhuma testemunha ouvida pela polícia militar no local afirmou ter visto Drázio atirar em Cléber.
Drázio evadiu-se do local e não havia, até o momento do fechamento desta matéria, informações sobre seu paradeiro. Cléber, por sua vez, de acordo com informações da Polícia, tinha o apelido de "Rambo", respondia a processos por latrocínio e homicidio. Era ex-presidiário e estava em liberdade condicional desde 28 de junho de 2012. A perícia técnica compareceu ao local onde realizou seu trabalho de praxe. O fato foi atendido pelos policiais Sargento Andrade, Cabo Silas e soldado Jean Pierre, além do Cabo Onéias e Sargento Veiga, que acaba de retornar á Cataguases após ter passado um ano em Dona Eusébia comandando o Destacamento da PM naquele munícipio, onde prestou relevantes serviços.
OBS: Matéria atualizada às 9:32h para acrescentar informações sobre a vítima e inserção de sua fotografia. E atualizada no dia 3/01/2014 às 11:41 h para inserir informações fornecidas por familiares de Drázio.{{banner-interno}}