Após mais de cinco horas ininterruptas de vigília nas imediações da residência de Bruno Faria do Vale, conhecido como "Cupim", no Bairro Ana Carrara, em Cataguases, uma equipe de policiais militares conseguiu prendê-lo por volta das 20 horas desta sexta-feira, 3 de janeiro. Ele é conhecido no meio policial como um ladrão experiente e com diversas passagens pela Polícia. Havia, inclusive um mandado de prisão contra ele. Participaram da operação os policiais militares Sargento Andrade, os cabos Silas, Alexandre, Rezende, Alexsandro, e os soldados Jean Pierre, Araújo, Cássio e Leandro, em duas equipes distintas.
A operação que culminou na prisão de Cupim começou na manhã desta sexta-feira, 3 de janeiro, após a PM na noite anterior (quinta-feira) ter registrado uma ocorrência de furto em uma propriedade rural nas imediações do Ana Carrara, onde o suspeito reside. Pela manhã, uma equipe de policiais à paisana refizeram o possível itinerário feito por Cupim na para roubar o sitio localizado atrás de um morro existente naquele bairro. Lá ele teria roubado um aspirador de pó, aparelho de TV, um tablet e uma sanduicheira, conforme relata o REDS 2014-000145986-001, que a reportagem do Site teve acesso. Paralelamente, outra equipe da PM, do setor de Inteligência, pesquisava informações sobre eventuais crimes que Cupim tenha praticado. Foi encontrado um mandado de prisão contra ele (nº 456577-15,2011.8.09.0100.0001) expedido pela comarca de Luziãnia, estado de Goiás. O delegado de polícia em Cataguases do setor de roubos e furtos e crimes contra o patrimônio, Vítor César Leite Machado, foi comunicado sobre o fato e conseguiu uma cópia do referido documento o que propiciou a prisão de Cupim, horas mais tarde.
Ainda antes de prender o suspeito do roubo no sítio e de outros ocorridos na cidade e região nos últimos meses, os policiais também mostraram a foto dele para as pessoas que tiveram algum bem roubado recentemente e todas o reconhceram, conforme consta no Boletim de Ocorrência da prisão de Bruno Faria. Em seguida, os policiais fizeram o cerco na casa de Cupim e quando o viram transitando à pé, foi chamada uma viatura e os demais PMs se posicionaram e numa ação rápida o abordaram e lhe deram voz de prisão. Os PMs fizeram buscas no entorno de sua residência e encontraram um tubo de um aspirador de pó que acreditam seja parte do roubo ao sitio. Cupim foi levado até o Posto Avançado da PM no Pronto Socorro Municipal e passou por exame de corpo delito. Em seguida foi levado para a Delegacia em Leopoldina onde prestou depoimento ao delegado de plantão.CORPO IDENTIFICADO - Mais cedo e com o apoio do Site do Marcelo Lopes, familiares identificaram o corpo do homem encontrado às margens do rio Pomba na tarde desta quinta-feira, 2 de janeiro. Trata-se de Marcílio Fonseca Martins, 42 anos, que morava em Cataguases. Amigos de seus familiares entraram em contato com a Redação do Site solcitando o fornecimento de outras fotografias (não publicadas) do corpo encontrado para, a partir daí, procurar a Polícia e adotar os procedimentos visando o seu reconhecimento.
O corpo havia sido enterrado em cova rasa por determinação das autoridades policiais, o que tornou o processo de reconhecimento mais demorado, já que foi necessário obter uma autorização especial para este fim. Segundo apurou a reportagem do Site, Marcílio teria saído de casa sozinho, no dia 31 de dezembro e foi visto pela última vez por volta das 18:30 horas próximo ao Hotel Cataguases. Como a perícia técnica realizada em seu corpo logo após ter sido retirado do rio não detectou nenhum tipo de violência física, nem ferimentos à bala ou por arma branca, a causa mais provável de sua morte é afogamento. {{banner-interno}}
O prédio que abrigava o antigo Fórum Dr. José Gomes Domingues da Comarca de Leopoldina poderá ser usado pela Prefeitura Municipal a partir do ano de 2014.
Na época da transferência das instalações da Justiça para o novo Fórum, várias consultas foram feitas ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais, e este informou que a decisão final do destino do antigo prédio do Fórum caberia a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, já que o imóvel pertence ao governo do Estado.
A Secretária de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Renata Vilhena, que ocupa também a presidência da Câmara de Coordenação Geral, Planejamento, Gestão e Finanças, é servidora publica de carreira tendo iniciado sua atuação no governo de Minas em 1985, onde foi chefe de Gabinete e Secretária Adjunta do atual Deputado Federal Marcus Pestana, grande amigo do prefeito de Leopoldina, José Roberto de Oliveira. A Secretária já solicitou toda a documentação necessária à cessão do Fórum para a Prefeitura Municipal de Leopoldina.
Feliz com o desfecho, o prefeito José Roberto disse: "Mas uma vez temos que agradecer a atuação de um Deputado carismático, trabalhador e honesto que é Marcus Pestana", festejou.
{{banner-interno}}
A obra da Rede Farmácia de Minas, da cidade de Recreio, iniciada em 27 de maio de 2013 e com prazo de término para seis meses, foi entregue com aproximadamente um mês de antecedência, conforme informa a Assessoria de Comunicação da Prefeitura do município. Construída na Travessa Sebastião Ferreira de Medeiros, próximo à Câmara Municipal, a obra foi financiada pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, no valor de R$ 158.811,23.
Segundo o site da Secretaria de Estado da Saúde, a Rede Farmácia de Minas consiste na definição de um modelo de assistência farmacêutica no SUS do Estado de Minas Gerais, onde a farmácia é reconhecida como estabelecimento de saúde e referência de serviços farmacêuticos para a população. Dentro desta perspectiva a Rede Farmácia de Minas é dividida em três componentes: Medicamentos para Atenção Primária à Saúde; Medicamentos de Alto Custo; Medicamentos Estratégicos. A inauguração da Farmácia de Minas em Recreio será em 2014, com data ainda não divulgada pela Prefeitura Municipal.
Além desta inauguração, a Prefeitura de Recreio comemora o projeto que efetivou cirurgias gratuitas no Hospital São Sebastião, e recebeu elogios de toda a população recreiense. Segundo informações do Hospital, no ano de 2013 foram realizadas 134 operações sem custo nenhum para o paciente, graças ao aumento do repasse financeiro da Prefeitura para a entidade. "Para 2014, os serviços de cirurgias gratuitas terão continuidade e em breve novidades na área de saúde serão apresentadas para a população", afirmou o Prefeito de Recreio, Ônio Fialho, o Oninho.
Também em 2013, a Prefeitura de Recreio, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o mutirão de cirurgias de catarata, proporcionando a operação em mais de 30 pacientes. O mutirão foi feito em parceria com hospitais de municípios credenciados na prestação deste serviço na região, sem custo nenhum para o paciente, tanto na viagem para a cirurgia como também nas revisões. {{banner-interno}}
Um Fiat Palio azul marinho, Placa LSX-0960, de Santana de Cataguases, saiu da pista na MG-447, sentido Miraí, pouco depois da suinocultura existente à margem direita daquela rodovia, chocou-se de frente contra o barranco e parou poucos metros à frente. O único ocupante do veículo, Antônio Venerando Baesso, 51 anos de idade, que dirigia o carro e saiu dele andando com apenas dores na altura do pulso direito. O acidente aconteceu pouco depois das 15 horas desta sexta-feira, 3 de janeiro.
A Polícia Rodoviária Estadual, em Dona Eusébia, foi chamada, mas o primeiro atendimento foi realizado por uma equipe da Polícia Militar em Cataguases. Segundo os policiais a vítima foi conduzida ao Pronto Socorro Municipal em Cataguases onde foi atendido pela médica de plantão Maria Lúcia. Lá, ele contou à reportagem do Site não ter certeza do que de fato aconteceu na estrada. "Eu sei que perdi o controle do carro e que saí sozinho dele. Acho que capotei, não sei", completou, enquanto se dirigia para a sala de Raio X confirmar se o antebraço direito estava mesmo fraturado.
Veja mais fotos do acidente.
{{banner-interno}}
A 146ª Companhia de Polícia Militar, através da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica, e o Centro de Referência de Proteção e Inclusão Social de Mulheres (Casa de Maria) revelaram nesta quinta-feira, 2 de janeiro, redução no índice de violência doméstica em Cataguases durante o ano de 2013, em comparação com o ano 2012. De acordo com o Cabo Onéias, que é um dos responsáveis pela Patrulha, essa redução está associada aos trabalhos preventivos feitos pela PM e redes de proteção, deixando a população mais bem informada a respeito do assunto. "As mulheres estão mais atentas aos riscos e, quando necessário, estão recorrendo aos órgãos responsáveis com mais rapidez. Isto é de grande importância para a solução dos problemas", revela o policial. Em 2012, a Polícia Militar registrou em Cataguases 280 ocorrências referentes à violência doméstica. Em 2013 foram 245 registros, uma redução de 12% em comparação ao ano anterior. Segundo Anaína Pires (na foto com as colegas de trabalho), coordenadora da Casa de Maria, o principal objetivo dos trabalhos realizados pela instituição é a prevenção da violência contra a mullher. "Não atendemos só as mulheres vítimas de violência, mas todas aquelas maiores de 15 anos que precisarem de cuidados", afirmou. A advogada Roberta Cabral lembrou que em apenas dois anos e dois meses de funcionamento, os trabalhos realizados pela Casa de Maria já apresentam bons resultados. "A nossa função vai além do atendimento às mulheres, uma vez que oferecemos todo o acompanhamento necessário para que ela possa se reestruturar", destacou.
A assistente social Ana Carolina Damasceno, confirma o panorama favorável, observando que "a realidade desse problema na cidade vem mudando, pois a maior parte das mulheres está denunciando quando são ameaçadas, ou seja, antes de sofrer a agressão. Isto contribui efetivamente para o trabalho de prevenção à violência doméstica". Além da coordenadora, da advogada e da assistente social, a Casa de Maria também conta com uma psicóloga, Leila Urgal, cuja atuação também é fundamental para o resultado apresentado. Vinculada ao programa de Proteção Social Especial, da Secretaria Municipal de Assistência Social, a Casa de Maria realiza cerca de trinta atendimentos por mês e desde o início dos trabalhos de prevenção conta com a parceria da Polícia Militar e de todos os órgãos da rede de proteção do município. Conforme informou o Cabo Onéias (foto), desde a criação do Centro de Atendimento à Mulher e da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica, não foi registrado nenhum homicídio contra mulheres em Cataguases. Wilson Mendonça Filho, coordenador do programa de Proteção Social Especial, considera o trabalho realizado pelo órgão e por todos os que integram a rede de proteção um sucesso. "Parabenizo a todos que participam desta iniciativa, em especial à psicóloga Débora Mantovani, que esteve à frente no atendimento psicológico às mulheres durante o período de novembro de 2010 até meados de 2013", concluiu.
{{banner-interno}}