Um incêndio - que já é considerado o maior dos últimos dez anos em Cataguases - destruiu quase totalmente a sede da empresa Doces e Balas Larissa Ltda, que fica na Rua Manoel Alves Miranda, próximo ao número 83, no Bairro Taquara Preta. O fogo começou por volta das 2:30 horas e somente foi controlado cerca de uma hora e meia depois, pela equipe da Defesa Civil de Cataguases que atuou no local até a chegada do Corpo deBombeiros, às 5:10 horas. Durante este período o caminhão pipa da Defesa Civil foi abastecido duas vezes e conseguiu conter as chamas que chegaram a cerca de dez metros de altura no auge do incêndio, segundo projeção dos policiais militares que atenderam a ocorrência, Sargento Airton e soldado Gavioli.
Fundada há doze anos e instalada em um galpão com cerca de 2 mil metros quadrados, a empresa emprega vinte funcionários e pertence a Marcos Alexandre da Silva Furtado. Ninguém ficou ferido e até o fechamento desta matéria ainda não era conhecida a causa do incêndio. Três guarnições do Corpo de Bombeiros, uma de Ubá, que chegou primeiro, e duas de Muriaé, estão neste momento no local fazendo o trabalho de rescaldo que deverá durar toda a manhã deste sábado, 11 de janeiro. A parte da frente da empresa ficou totalmente destruída, com parte da parede frontal destruída pelas chamas, sendo que a de trás manteve-se preservada (veja as fotos no final desta matéria). O fogo consumiu cerca de 90% de toda a estrutura, principalmente o depósito onde eram guardadas as embalagens e no setor ao lado onde havia grande quantidade de óleo usado na fritura dos biscoitos tipo "pimentinha". A fábrica também produz doce de leite, conforme apurou a reportagem.
Por volta das 5:30 horas, o sargento Thomaz, do Corpo de Bombeiros de Ubá, que coordenava a operação, avaliou a situação para o Site do Marcelo Lopes. "O foco principal (de incêndio) foi dominado pela equipe da Defesa Civil e agora nós estamos combatendo os secundários. Com relação ao estado do prédio, parte do teto está arriando e a parede esquerda do galpão vai cair para dentro do imóvel. Há, ainda outra parede, lá atrás, que também deverá vir ao chão, já que sua estrutura está bastante comprometida", contou.
Um pequeno acidente aconteceu no local envolvendo o caminhão da Guarnição de Muriaé. Ao fazer uma manobra para se posicionar e dar início ao seu trabalho, o conduíte de fluído de freio estourou e o veículo perdeu todo o freio, subiu na calçada e bateu a lateral direita na parede de uma empresa que fica em frente ao local incendiado. Nada de grave aconteceu porque o veículo estava em velocidade bastante reduzida. Mesmo assim, está sendo usado no trabalho de rescaldo.
Veja mais fotos na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
A Comunidade Terapêutica Plenitude, situada no distrito de Sereno, recebeu em dezembro passado R$ 20 mil, através de emenda parlamentar do Deputado Estadual Rômulo Viegas (PSDB). A Comunidade realiza o trabalho de acolhimento dos pacientes com o histórico de problemas com álcool e drogas e realiza atividades para o tratamento e a reinserção deles ao convívio social.
Dirigida por um conselho que tem na presidência César Ramos e na vice, Yvanoff Fúrfuro, a Plenitude conta hoje com 15 residentes e possui estrutura para atender até 36. Localizada numa chácara de 5 mil metros quadrados de área, no local os residentes recebem atendimento psicológico, participam de várias reuniões e ainda desenvolvem atividades de laborterapia. Também atuam numa oficina de pintura em cerâmica e, em sistema de rodízio, são responsáveis pela limpeza, manutenção e organização do espaço, sempre sob a coordenação de um monitor.
Segundo Yvanoff, a verba recebida será utilizada na aquisição de equipamentos e utensílios. Ele explica que a Comunidade Plenitude é uma instituição sem fins lucrativos e sobrevive graças a ajuda dos próprios residentes e seus familiares, além de doações esporádicas da comunidade e de empresas e instituições da cidade. Possui uma equipe multidisciplinar com profissionais das áreas de psicologia, assistência social e terapia ocupacional e utiliza o conhecido método dos doze passos no tratamento, que tem duração de seis meses.
"Esta verba foi a primeira ajuda governamental que recebemos", comemora o vice-presidente da entidade, acrescentando que a Comunidade recebe também ajuda do Supermercado Morais e do Sacolão Cataguases, que suprem semanalmente as necessidades de frutas e hortaliças do local. Yvanoff também informou que a Comunidade Terapêutica Plenitude acaba de ser inserida no Programa Aliança pela Vida, da Secretaria de Estado da Saúde, que vai custear a internação de quinze residentes. "Aguardamos mais quinze vagas patrocinadas pelo programa para este primeiro semestre de 2014", diz. A liberação da verba foi intermediada pelo líder político cataguasense, Carlos Magno, o Maguinho, do Partido Solidariedade. Sinal de celular vai chegar aos distritosMaguinho também anunciou nesta sexta-feira, 10 de janeiro, a inclusão dos distritos de Sereno, Vista Alegre, Cataguarino, Aracati de Minas e Glória no Programa "Comunica 2", do Governo de Minas. Lançado na segunda-feira, 6 de janeiro, pelo Governador Antônio Anastasia, o programa tem por objetivo levar sinal de celular para diversos distritos de municípios mineiros. "Serão dezesseis municípios mineiros que vão receber o benefício nesta segunda edição do programa, que terá outras edições e vai contemplar outras localidades", explicou a assessoria de comunicação do Deputado Rômulo Viegas, o responsável por inserir os distritos de Cataguases neste programa. Nesta segunda-feira, 14, o prefeito de Cataguases, Cesinha Samor, estará em Belo Horizonte, assinando o convênio para a instalação do sistema de telefonia celular nestas localidades.
{{banner-interno}}
Após algumas semanas paralisado, em função de mudança de endereço, o Posto do Sine (Sistema Nacional de Emprego) de Cataguases, iniciou na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o atendimento parcial à população de Cataguases e cidades da região. Funcionando agora à Rua Romualdo Menezes, número 2, bem ao lado do Clube Aexas, o Sine já recebe documentos para dar entrada no seguro desemprego dos trabalhadores demitidos e atende os mesmo com informações e outros serviços básicos, além de disponibilizar o micro-crédito aos micro empreendedores individuais.
No entanto, conforme informou a coordenadora do setor, Aline Rodrigues, ainda não está sendo possível realizar serviços como captação de vagas e encaminhamentos de trabalhadores para as empresas, bem como o recebimento de currículos, já que o sistema ainda não foi completamente implantado. "Já solicitamos este serviço à Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (SETE), e acreditamos que até o final de janeiro já estaremos oferecendo todos os serviços que são de competência do Sistema Nacional de Emprego", afirmou.
O Sine oferece, entre outros, os seguintes serviços: intermediação de emprego, seguro desemprego, primeiro emprego, qualificação voltada para ampliação dos conhecimentos específicos e desenvolvimento das habilidades e atitudes; espaço para encontro de cooperativas, associações, sindicatos e entrevistas; fornecimento do micro-crédito. No mesmo local, também funciona a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio.{{banner-interno}}
A Delegada de Polícia em Cataguases, Érica Nascimento Guedes, divulgou nesta sexta-feira, 10 de janeiro, o resultado preliminar do exame feito no material considerado inicialmente como sendo maconha apreendido na Casa do Adolescente na última segunda-feira, 6 (Veja matéria publicada com exclusividade clicando aqui).
O laudo constatou que "não houve reação positiva para maconha" (Veja abaixo o fac-símile do documento). O exame foi realizado na Seção Técnica Regional de Criminalística da 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil/4ª Delegacia de Polícia Civil Leopoldina - MG e assinado pelo perito Eduardo Claudino Cavalcante.
No próprio documento encaminhado à delegada Érica Guedes, o perito informa que "colheu uma amostra do material examinado encaminhando-o para exames definitivos de laboratório ao Instituto de Criminalística em Belo Horizonte (MG), em invólucro plástico de segurança". Érica Guedes disse ser parte do procedimento novo exame, "que ao contrário do primeiro, mais rápido, podendo até ficar pronto no mesmo dia, leva mais tempo e geralmente confirma o primeiro resultado, apesar de já ter visto conclusões divergentes", explicou.
Logo depois do almoço Érica Guedes encaminhou o documento à Promotora da Vara de Família, Infância e Juventude e Precatórias da Comarca de Cataguases, Carolina Andrade Borges de Mattos. Ela foi procurada pelo Site do Marcelo Lopes na tarde desta sexta-feira, para informar quais providências serão tomadas neste caso, mas funcionários daquela Promotoria informaram que ela só voltará a atender na próxima segunda-feira, 13.{{banner-interno}}
O Sistema Nacional de Emprego (SINE) oferece 18 vagas de trabalho nesta sexta-feira (10/01) em Muriaé, sendo algumas das vagas para portadores de necessidades especiais. Interessados devem comparecer ao SINE. Os candidatos podem ainda se inscrever pela internet.
Veja a relação de vagas de emprego na cidade de Muriaé ofertadas no SINE, que é atualizada diariamente, bem como maiores informações, no endereço abaixo:
http://www.guiamuriae.com.br/servicos/vagas-de-emprego
Sine de MuriaéEndereço: Avenida Juscelino Kubitschek, 1337 (dentro do posto da UAI – Unidade de Atendimento Integrado). Centro. Muriaé-MG. CEP: 36880-000Telefone: (32) 3721-5824 (ramal sobre vagas = 120, ramal sobre seguro desemprego = 101); (32) 3722-2774; (32) 3721-5805Fax: (32) 3721-5511; (32) 3721-5631Horário de Funcionamento: Segunda à sexta, das 8 às 17 horas
Lembrando que para se candidatar a uma vaga na unidade de atendimento do Sine, o interessado deve levar CPF, Cartão do PIS (se possuir) e Carteira de Trabalho e Previdência Social.{{banner-interno}}