Em pouco mais de quinze dias de atividade a Bike Patrulha, nova modalidade de patrulhamento que está em vigor em Cataguases, e que consiste no trabalho de ronda ostensiva feita por dois policiais em bicicletas, contabiliza mais uma operação vitoriosa. Desta vez, a equipe conseguiu prender um traficante no Beco do Haroldo, como é conhecida rua Dom Pedro II, na Vila Resende, imediações do Mercado do Produtor. O fato aconteceu nesta manhã de sábado, 18 de janeiro, por volta das 8:30 horas. Participaram da operação dez policiais militares que deram apoio à ação da Bike Patrulha.
Denúncias anônimas levaram os policias da Bike patrulha, soldado Jean Pierre e sargento Andrade a monitorarem a casa de número 47, da Rua Dom Pedro I, mais conhecido como "Beco do Haroldo". As informações recebidas garantiam que o local era usado para a venda de drogas. Na manhã deste sábado, 18, pouco depois das oito horas da manhã, os dois policiais viram nas proximidades da residência suspeita, dois rapazes conhecidos como usuários de drogas e seguiram até à casa que estava trancada, mas conforme informou Sargento Andrade, "por uma fresta na janela a gente conseguiu ver uma pessoa deitada sobre um colchonete e a seu lado havia alguns objetos suspeitos de acondicionarem droga, além de dinheiro. Batemos à porta mas ele não abriu eo que nos obrigou a arrombar a porta", contou à reportagem do Site.No interior da casa, o rapaz foi identificado como sendo W.R.I.P., de 24 anos, mais conhecido como Paulista, por ser de Diadema (SP), e que mora em Cataguases há três. Ele foi detido sob suspeita de tráfico de drogas. Os policiais da Bike Patrulha chamaram reforço e compareceram os sargentos Veiga e Marques Sales, além dos cabos Édem Resende, Lima, Ednei e os soldados Mário e Ítalo. Eles fizeram uma busca em todo o imóvel e encontraram R$570 em dinheiro, uma pedra de crack de aproximadamenet 40 gramas, uma pedra de maconha de aproximadamente 60 gramas, duas buchas menores da mesma droga e 4 pedras de crack prontas para serem comercializadas. A Polícia também encontrou um revólver calibre 32, sem munição e com a numeração raspada, dois aparelhos celulares, três cordoes de prata, um relógio, uma faca e um cartão de CPF. Todo o material foi apreendido.
Paulista foi preso em flagrante por tráfico de drogas e por porte ilegal de arma de fogo. Ele fez exame de corpo de delito no Pronto Socorro Municipal e em seguida foi levado pelos Políciais até à Delegacia de Polícia em Leopoldina onde prestou depoimento e teve seu flagrante ratificado. Segundo informaram os policiais, há denúncias de que Paulista também vendia drogas no bairro Paraíso.{{banner-interno}}
O alto verão chegou e as temperaturas continuam subindo aqui no hemisfério sul. O Brasil tem registrados alguns recordes mundiais neste janeiro de 2014, segundo os institutos de meteorologia. Quente por natureza Cataguases não tem sido diferente e, juntamente com as férias escolares, o panorama tem levado cada vez mais pessoas a se refrescarem em cachoeiras da região e nas piscinas dos clubes da cidade. Um dos mais tradicionais, o Clube do Remo, que conta hoje com 10 mil associadas, tem recebido uma média de 1500 a 2000 pessoas por dia em suas dependências. E o número sobe quase para o dobro nos finais de semana, conforme informa o presidente Sebastião do Carmo Furtado de Mendonça, o popular Nem.
Além dos associados, cerca de vinte visitantes frequentam o clube diariamente. Segundo Nem, o estatuto do clube não permite que pessoas não associadas e que residam no município frequente o local, apenas visitantes de outras cidades, "assim mesmo, acompanhadas de um sócio maior de idade e apresentando um comprovante de residência". Para atrair todo esse público, o clube conta com um parque aquático, quadras de petecas, de futsal, área para churrasco entre outros atrativos para o período, além de manter atividades rotineiras, como aulas de jiu-jitsu, caratê e capoeira, entre outras.Para este verão, o presidente conta que o clube inovou, promovendo "aulões" de hidroginástica. Elas acontecem aos sábados, às 16 horas e aos domingos, às 9 horas, e são ministradas pelos professores de educação física, Josias Toledo e Rony Alvim. Além disso, o clube cumpre todas as normas de segurança, contando com três salva-vidas em três turnos diferentes, de 5 às 22 horas. "Também tomamos o cuidado de não ligar o filtro d’água nos horários em que o parque aquático é utilizado e todos são também protegidos, evitando assim acidentes que tem se tornado comum neste verão brasileiro", explica Nem.
Ele também lembra que no próximo dia 26 de janeiro, o clube vai promover um concurso para escolher o samba de enredo de seu tradicional bloco de carnaval, cujo tema é "Rumo ao Hexa", numa alusão à Copa do Mundo no Brasil. O bloco vai desfilar no dia 27 de fevereiro, antes, porém, acontece o baile do Vermelho e Branco, no dia 22 do mesmo mês. Nem adianta as atrações: Banda Akikalor, de Juiz de Fora, bateria da Escola de Samba Viradouro e suas mulatas. Para o Carnaval, ele informa que duas matinês já estão programadas. Veja na galeria abaixo uma seleção de fotos subaquáticas.
{{banner-interno}}
Moradores de duas residências situadas na Rua Luiz Pinto da Silva, na Vila Minalda, em Cataguases, altura do número 387, estão preocupados com sua segurança por conta de um possível desmoronamento do barranco que fica nos fundos daquelas casas. Nesta manhã de sexta-feira, 17 de janeiro, o ouvinte do programa Gomes Comunicação, identificado por Wellington, pediu ao vereador Maurício Rufino visitar o lugar no sentido de buscar uma solução para o problema. A reportagem do Site também foi convidada a comparecer ao local e esteve lá junto com o vereador.
De acordo com os moradores, as chuvas do final de ano provocaram uma pequena queda de terra no quintal de um dos imóveis que, no entanto, não teve maiores consequências, mas serviu de alerta para o problema que pode ocorrer caso volte a chover durante vários dias. À época, a Defesa Civil foi chamada e fez uma vistoria no local. A chuva, desde então, parou e ninguém da prefeitura apareceu por lá novamente, disseram os moradores.
Na parte de cima do terreno em risco fica o cemitério municipal. O muro daquele lugar, inclusive, está bem próximo da área afetada e, de acordo com os moradores, o temor é de que junto com a terra, venha abaixo também boa parte daquela estrutura. Na tentativa de evitar o pior, os moradores estiveram no día 6 de janeiro último na Prefeitura onde protocolaram um pedido solicitando a substituição do muro por uma cerca de tela, além de ações que impeçam o desmoronamento total do barranco. Maurício Rufino (foto), depois de ouvir toda situação e constatar o risco iminente que correm os moradores daquelas residências também esteve no cemitério e viu que o muro de lá está bem próximo da região onde aconteceu a primeira queda de terra. Depois disse aos moradores que na segunda-feira, 20, vai procurar o prefeito Cesinha Samor para saber quais providências estão sendo tomadas e enviará um ofício à Defesa Civil para que ela o informe sobre os riscos que correm os moradores daquelas casas.
O Site do Marcelo Lopes apurou também que o prefeito Cesinha está ciente e "preocupado" com a situação e que iria se reunir com os setores responsáveis no final da tarde desta sexta-feira, 17, para tratar o assunto. Informações extraoficiais asseguraram à reportagem que o encontro não teria acontecido.{{banner-interno}}
Os oito cursos com inscrições abertas até dia o dia 10 de fevereiro pelo Pronatec são, na avaliação da coordenadora do Acessuas Trabalho, do Programa de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Assistência Social, Janete Garcia, uma excelente oportunidade para quem deseja se capacitar para entrar preparado no mercado de trabalho ou mesmo montar seu próprio negócio. Além de oferecer cursos técnicos, de qualificação e capacitação, o Pronatec também atua na intermediação de mão de obra, encaminhando os alunos, depois de concluídos os cursos, ao emprego formal ou auxiliando quem deseja abrir seu negócio, uma vez que o Pronatec também prevê o acesso dos estudantes ao microcrédito, através de linhas de crédito específicas dos bancos oficiais.
Dos cursos com inscrições abertas, quatro são oferecidos pelo Ifet (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnológica do Sudeste de Minas Gerais), campus Rio Pomba. São eles auxiliar financeiro, com carga horária de 160 horas e destinado a pessoas com o ensino médio incompleto, qualificando o candidato a auxiliar no processo de planejamento e controle de finanças, apoiar o processo decisório com base em indicadores financeiros, operar os instrumentos para análise de risco e crédito e de operações bancária; cuidador infantil, também com carga horária de 160 horas e destinado a pessoas com o ensino fundamental completo, capacitando-os a cuidar da higiene, conforto e alimentação de crianças, a observar possíveis alterações no estado geral das mesmas e a zelar pela integridade física, além de prestar primeiros socorros e promover atividades lúdicas e de entretenimento.
O curso de padeiro é outro oferecido pelo Ifet. A carga horária é de 200 horas e é necessário que o candidato tenha pelo menos o ensino fundamental incompleto no segundo ciclo (do 6º ao 9º ano). Os alunos serão capacitados a elaborar produtos de panificação, realizando o preparo de massas, coberturas e recheios, de acordo com as normas técnicas, de segurança, higiene e saúde no trabalho. Também na área gastronômica, o curso de pizzaiolo possui carga horária de 160 horas e exige também a segunda fase do ensino fundamental incompleta. Os estudantes vão aprender com este curso a elaborar, preparar, montar e apresentar pizzas, molhos e coberturas, além de coordenar e controlar o recebimento, armazenamento e acondicionamento dos insumos.
Já o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) oferece os cursos de confeccionador de lingerie e moda praia, com carga horária de 160 horas e necessidade de ensino fundamental incompleto em seu segundo ciclo, capacitando o aluno a atuar na indústria do vestuário, na modelagem e confecção de lingerie e moda praia; eletricista industrial, também com 160 horas de carga horária e para candidatos com o segundo ciclo do ensino fundamental incompleto, para executar trabalhos de montagem e manutenção de instalações elétricas em baixa tensão, e de sistemas elétricos de máquinas e equipamentos, interpretando esquemas e diagramas, realizando levantamento de carga, montagem de quadro de distribuição e de comando, instalação de dispositivos, componentes e materiais, e programando controladores lógicos, de acordo com as normas técnicas, ambientais, de qualidade e de segurança e saúde no trabalho.
Outro curso oferecido pelo Senai é o de modelista, com 160 horas de carga e também destinado a alunos com o segundo ciclo do ensino fundamental incompleto, capacitando-os a modelar peças do vestuário, considerando a estrutura, caimento e sentido do fio dos tecidos e as instruções especificadas na ficha técnica para elaboração de moldes. Por fim, o curso de instalador hidráulico residencial, também ministrado pelo Senai, tem carga horária de 200 horas e é destinado a pessoas com o primeiro ciclo do ensino fundamental incompleto (1º ao 5º ano). As mesmas serão qualificadas para executar instalações de sistemas hidráulicos de água fria e quente e de tubulações para esgoto; montar e desmontar caixas d´água, identificar e reparar defeitos na rede de água e esgoto. Além disso, o aluno vai aprender a executar atividades de prevenção e correção nas instalações hidrossanitárias, identificar as ferramentas e os equipamentos necessários para a execução dos trabalhos, conforme normas técnicas.
A coordenadora Janete Garcia destacou que o atendimento aos interessados é realizado na sede do Acessuas Trabalho, situado à rua Dr. Antônio Lobo Filho, 184 (Secretaria de Assistência Social) e também nos Cras (Centros de Referência em Assistência Social) dos bairros Leonardo (rua José Alício, 380), São Vicente (rua Orestes Spínola) e do distrito de Sereno (avenida Manuel Inácio Peixoto). Os cursos são oferecidos para cidadãos cadastrados nos programas do Governo Federal (CADÚNICO), com renda familiar de até três salários mínimos. Janete explica que quem ainda não se cadastrou, mas possui este perfil, poderá fazê-lo para participar dos cursos do Pronatec. Maiores informações pelo telefone 3429-2564.{{banner-interno}}
A Delegacia da Polícia Rodoviária Federal de Leopoldina acaba de receber novas viaturas e teve concluídas as obras de reforma e ampliação de seu posto na BR-116, próximo ao bairro Caiçaras, em Leopoldina. Aquela unidade recebeu um veículo GM Trailblazer, um Renault Fluence e um Fiat Linea que se somam às outras viaturas em uso, além de uma motocicleta Honda NC 700.
As obras de reforma no Posto custaram R$467.695,00, e foram realizadas pela empresa Trympho Construções, Indústria, Comércio e Serviços de Miradouro Ltda. O trabalho começou em fevereiro de 2013 e terminou em dezembro do mesmo ano. O Posto da Polícia Rodoviária Federal está instalado em uma área de 768,21 metros quadrados e ocupa 179,30 metros quadrados, além de garagem e alojamento. Além da reforma o local recebeu novos móveis e equipamentos que vão contribuir para a melhoria da qualidade do serviço prestado pelos policiais. O posto é comandado pelo Inspetor Américo Cabral. {{banner-interno}}