As comunidades dos bairros Taquara Preta e São Cristóvão reuniram-se Escola Estadual Professor Quaresma para discutir e traçar ações para o combate à dengue, na noite de quarta-feira, 22 de janeiro. O encontro contou com a participação da equipe do Núcleo de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, dos funcionários do Posto de Saúde da Taquara Preta e do Vereador Vinícius Machado.
Em recente pesquisa realizada na cidade, o LIRA'a (Levantamento Rápido de Índice de Aedes aegypti), pelo Programa Municipal de Combate à Dengue de Cataguases, o bairro São Cristóvão apresentou um percentual de 30,76% de imóveis com índice de infestação pelo mosquito transmissor. Segundo informou o coordenador do Programa, Alencar Francisco Norte Junior, a média do Índice de Infestação Predial do Município (IIP) neste primeiro levantamento foi de 2,20%, sendo que o Ministério da Saúde preconiza como ideal um percentual abaixo de 1%.
Atentas à situação daquela comunidade, a enfermeira responsável pelo Posto de Saúde da Taquara Preta, Tamara Xavier, e a médica Fernanda Leão Tiago Murad, articularam a reunião, convidando população e a administração pública. Na oportunidade, a enfermeira apresentou um trabalho de esclarecimento sobre o contágio da doença. Ao final, ficou decidido a realização de um "Dia D Contra a Dengue", que vai acontecer no sábado, 1º de fevereiro, com a participação de agentes de saúde e da equipe de Controle de Endemias, para um mutirão de bota-fora, na tentativa de sensibilizar os moradores sobre as responsabilidades de cada um e os perigos da dengue."Vamos nos empenhar para reverter esse quadro, e não deixar que essa doença vire uma epidemia. Tenho pedido a oportunidade da palavra durante as celebrações de missas para lembrar que este controle deve ser feito diariamente nas nossas casas. Acredito que juntos vamos vencer esse quadro", afirmou o vereador Vinicius Machado, que entregou ao Secretário Municipal de Serviços Urbanos, Nicolau Siervi, uma lista de locais em que lixo e entulho devem ser retirados e pediu que a equipe de capina e limpeza possa atender ar ruas dos dois bairros nos próximos dias.
{{banner-interno}}
O presidente do Sindicato do Comércio de Cataguases, José Porfiro do Carmo, informou ao Site do Marcelo Lopes, nesta tarde de quinta-feira, 23 de janeiro, a instalação na cidade de uma unidade do Sesc Serviços, acrescentando que sua inauguração será entre o final de março e início de abril deste ano. A agência está sendo instalada na Rua Nogueira Neves, no andar térreo do prédio onde funcionou a Babuch e a DGL Turismo. "Cataguases será a segunda ou terceira cidade do interior de Minas a ganhar uma agência do SESC Serviços", informou José Porfiro, sendo que a primeira foi Lavras, no Sul de Minas. Varginha, também naquela região do Estado, também está instalando a sua unidade e deverá inaugurá-la quase juntamente com a de Cataguases, acrescentou o presidente do Sindicato do Comércio. Belo Horizonte, atualmente, dispõe de duas agências do Sesc Serviços.
Todas as agências do Sesc Serviços possuem horário de funcionamento diferenciado, explica José Porfiro. De segunda a sexta, das 8h às 19h; e aos sábados, das 8h às 14h. A intenção é que os trabalhadores do setor, além do público em geral, possam ser atendidos sem que haja prejuízo em suas jornadas de trabalho. Tudo com tecnologia de ponta e um ambiente de alta qualidade. Ele revela que a unidade de Cataguases vai oferecer atendimento odontológico, cursos profisisonalizantes como o de Cuidador de Idosos e de Informática, entre outros e, inclusive, uma sala para exposição de artes que o presidente do Sindicato afirma "estará permanentemente ocupada pelos nossos artistas". De acordo com José Porfiro, o Sesc Minas quer implantar uma agência do Sesc Serviços em todas as cidades mineiras com população acima de 50 mil habitantes.
O SESC - Serviço Social do Comércio de Minas Gerais - é uma entidade voltada para a prestação de serviços na área social, com 42 Unidades fixas e 17 Unidades volantes de trabalho. O Sesc Minas está presente em praticamente todo o estado, com postos fixos de serviços ou unidades volantes, que viajam em caminhões-baú até os municípios mais longínquos e atua nas áreas de cultura, esporte, lazer, saúde e turismo. Para isso dispõe de profissionais treinados e experientes que trabalham no atendimento médico e odontológico, realizando palestras, sessões de leitura e oficinas, além de cursos diversos: informática, esporte, educação, música, beleza, corte e costura, secretariado, teatro, dança, idiomas entre outros.DOAÇÃO - No último final de semana o Sindicato do Comércio de Cataguases promoveu a doação de 5 toneladas de sucos Del Vale para diversas entidades filantrópicas de Cataguases. Segundo revelou José Porfiro, a iniciativa foi uma parceria do Sindicato com o SEsc Minas, através do Programa Mesa Brasil. Foram beneficiadas as creches Ana Nery e SOS, Asilo São Vicente de Paulo, Projeto Ricardinho, AFAM, APAE, Centro Espírita Paz Luz e Amor e Educandário Dom Silvério, todos cadastrados no Programa Mesa Brasil. Os sucos vieram para Cataguases graças ao apoio da empresa Transportes VT que não cobrou o frete para trazer a mercadoria.{{banner-interno}}
Veja as vagas de emprego oferecidas pelo SINE de Cataguases.
1 DOMÉSTICA1 LAVADOR DE CARRO2 OPERADOR DE MÁQUINA1 INSTRUTOR DE INFORMÁTICA2 MOTORISTA DE ÔNIBUS3 TECELÃO3 AUXILIAR DE PRODUÇÃO3 CARREGADOR3 SERVIÇOS GERAIS3 COBRADOR DE ÔNIBUS3 CABELEREIRO1 TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO1 TORNEIRO MECÂNICO1 FARMACÊUTICO2 CAIXA DE LOJA5 VENDEDOR2 INSTALADOR DE ANTENAS1 PADEIRO4 COSTUREIRA1 MANICURE3 PEDREIRO3 ARMADOR10 SERVENTE3 CARPINTEIRO
O SINE funciona na Rua Romualdo Menezes, número 2, ao lado do Clube Aexas, em Cataguases e o telefone é (32) 3429-2546.
{{banner-interno}}
A Prefeitura de Muriaé deu início, na terça-feira (21), ao primeiro de três programas de asfaltamento de ruas do município. Na etapa inicial, serão pavimentadas 28 vias públicas em 12 bairros - Centro, Cardoso de Melo, Cerâmica, Colety, Encoberta, Gávea, João XXIII, Planalto, Safira, São Francisco, São Joaquim e Vale do Castelo, totalizando quase 72 mil metros quadrados de asfalto.
O trabalho, realizado pela empresa Infrater Engenharia, de Belo Horizonte, foi iniciado pela rua Menotti Porcaro, localizada na parte alta do centro. Já nesta quarta-feira, a pavimentação deve ser realizada nas ruas Francisco Lacipreste e Capitão Evaristo de Carvalho, ambas também situadas naquela região.
Na quinta-feira (23), a equipe da Infrater segue para a Rua Coronel Marciano Rodrigues, no coração comercial da cidade. Em virtude das intervenções, o trânsito no via pública ficará interrompido das 7h às 13h.
Nos demais bairros, serão asfaltadas as seguintes ruas: Wanderlei Cardoso de Magalhães, Abgail Nunes de Melo, Lopo Cardoso de Melo e Vivaldi de Souza (Cardoso de Melo); Nicolau Taranto (Cerâmica); Vicente Vargas de Castro (Colety); Doutor Newton Resende (Encoberta); Dona Lourdes Reis Lopes e Lucinda Soares Brum (Gávea); Francisca Madalena e Paulino Cândido Magalhães (João XXIII); Santa Maria (Planalto); Chico Felipe (Safira); Izaú Dias Duarte, Hidemburgo Vilhena e Francisco José Gertrudes (São Francisco); João Micael, Manoel Medina, Herbert de Souza, Waldemar Antônio Pena, Waldemar Dionísio Pena, Aparecida Cristina Lourenço e Rua das Árvores (São Joaquim); e Luís Antônio de Faria (Vale do Castelo).
Vale lembrar que a Prefeitura aguarda a liberação da Caixa Econômica Federal para dar início às próximas duas etapas do serviço de asfaltamento. Nos próximos programas, a pavimentação deverá chegar a bairros como Barra, Chalé e Safira, além de algumas das ruas mais movimentadas do Centro de Muriaé.
{{banner-interno}}
No próximo domingo, 26 de janeiro, acontece a sexta edição da Corrida Rústica de São Sebastião. Promovido pela Associação dos Corredores de Rua de Cataguases (Acorca), com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, o evento será iniciado às 9 horas, com saída das imediações da Policlínica Municipal Doutor José Juber Ribeiro, próximo à Acadenia ao Ar Livre existente no local. O percurso da corrida é de 7 quilômetros, e também haverá uma área para quem pratica caminhada, que vai percorrer 3 quilômetros.
Para participar é necessário se inscrever, a partir das 8 horas, no local de saída da corrida. O valor é de R$ 10,00, que corresponde à aquisição de camiseta alusiva ao evento. A premiação será dividida entre os cinco primeiros colocados, nas categorias masculino e feminino. Também serão entregue medalhas aos três primeiros colocados de cada faixa etária e medalha de participação para quem completar o percurso.
Conforme informou o Secretário de Esportes, Ricardo Dias, a corrida tem por objetivo unir corredores profissionais e amadores, com a participação de pessoas de várias faixas etárias. Ele também adiantou que alguns corredores de ponta da região já confirmaram presença no evento.
{{banner-interno}}