O Prefeito de Vadinho Baião, o Secretário Municipal da Saúde, Cláudio Ponciano, e a presidente do Conselho Municipal de Saúde de Ubá, Sandra Regina da Silva kilesse, assinaram no ultimo dia 21 de janeiro, os Termos de Compromisso para instalação da Rede de Urgência e Emergência, que possibilitam o repasse aos hospitais de Ubá de mais 8 milhões de reais neste ano de 2014. Durante a assinatura dos Termos, também estiveram presentes Oswaldo Lima, membro do Conselho, e Sebastião Ferreira, da Ouvidoria Municipal de Ubá.
Nos vinte municípios da microrregião de Ubá serão investidos mais de 17 milhões de reais, recursos vindos da união e do estado (clique aqui para ver a planilha). Estes recursos são prioritariamente para custeio de leitos de retaguarda e de UTI, leitos clínicos e Hospital de reposta às urgências e emergências Tipo II.
Os Termos de Compromisso foram assinados também pelos representantes dos hospitais do município (Hospital Santa Isabel, São Vicente de Paula e São Januário) e do Ministério Público. A participação efetiva do Conselho e do Ministério Público na assinatura dos contratos é uma segurança para os usuários de que os recursos serão aplicados na finalidade contratada, oferecendo um retorno positivo no atendimento ao usuário.
Além dos recursos de custeio, em função da Rede Urgência e Emergência, o Hospital Santa Isabel, receberá um milhão e meio de reais para obras de ampliação do pronto atendimento.
Ainda como forma de contribuir com a Urgência e Emergência, o município de Ubá está sendo contemplado com o serviço de Atenção Domiciliar, onde uma equipe multidisciplinar vai acompanhar o paciente egresso dos Hospitais na sua residência. Para implantar este programa federal, o Termo assinado hoje habilita o município a receber seiscentos e quarenta e dois mil reais anuais.{{banner-interno}}
Os quatro rapazes detidos nesta sexta-feira, 24 de janeiro, em Itamarati de Minas, por suposto tráfico de drogas foram liberados na tarde daquele mesmo dia após prestarem depoimento ao delegado Vítor César Leite, em Cataguases. A informação foi dada ao site pelo advogado de um dos detidos, Sílvio Mauro Romero. Segundo ele, o delegado entendeu que a droga encontrada com um dos suspeitos era para consumo próprio e não ratificou o flagrante por tráfico, explicou Silvio. "A suspeita de venda ilegal não foi confirmada", assegurou.
As informações divulgadas pelo Site que serviram de base para a matéria constam do Boletim de Ocorrência lavrado pelos policiais militares. Na reprodução do B.O. que ilustra esta matéria, o leitor pode observar no detalhe da foto que a Polícia Militar foi chamada até o local onde "estava ocorrendo uma 'transação de drogas'". Mais abaixo, no mesmo documento, o campo "Modo da Ação Criminosa", o "meio utilizado" registrado é "5600 TRAFICAR DROGAS (5600)". Silvio Romero explicou que "na apuração dos fatos, o tráfico de drogas não se confirmou" o que levou o delegado responsável pelo caso a liberar os envolvidos.
Com relação à afirmação feita pelo Site de que os rapazes possuem passagem pela polícia, a informação também foi prestada pelos mesmos policiais militares. Eles repassaram ao site anotações do que seriam as infrações cometidas anteriormente por três deles e que o leitor poderá conferir na reprodução ao lado, mantendo sempre preservada a identidade dos envolvidos. O Site aproveita para reiterar seu compromisso com a seriedade no trato com a notícia, bem como o respeito a seus leitores, e a publicar somente informações comprovadas por fontes e documentos. {{banner-interno}}
Um enorme engarrafamento tomou conta das ruas centrais de Cataguases no meio da tarde desta sexta-feira, 24 de janeiro. Um ônibus da Viação Bonança apresentou defeito mecânico na Rua Major Viera, na altura da esquina com a Rua J. H. da Mata, que dá acesso à Praça Rui Barbosa. O trânsito ficou paralisado por cerca de meia hora, afetando as duas praças centrais da cidade (Santa Rita e Rui Barbosa), a Avenida Astolfo Dutra, a Rua Coronel Vieira e as transversais Paulino Fernandes, Travessa Treze de Maio, além das ruas Doutor Lobo Filho, Joaquim Peixoto Ramos, entre outras.
O trânsito voltou a fluir tão logo a empresa enviou mecânicos para o conserto do veículo e providenciou sua retirada, mas o fato deixou o fluxo de veículos lento por quase uma hora, afetando principalmente os usuários de transportes públicos. Esta não é a primeira vez que um defeito mecânico em um ônibus urbano acontece. Na semana passada, na rua Cel. Vieira, paralela do local onde ocorreu o engarrafamento desta sexta-feira, problema semelhante foi registrado com um carro da Viação Dorico.
O grande número de veículos circulando na cidade já tem tornado o tráfego de veículos caótico em horários de pico, o que motivou a Catrans, autarquia responsável pelo trânsito na cidade, a iniciar estudos para realizar importantes mudanças no trânsito, de modo a torná-lo mais fluente e ordenado. A prefeitura vai, inclusive, nos próximos dias, iniciar mudanças de mão de direção em algumas ruas do centro da cidade, em caráter experimental, conforme este Site já noticiou recentemente.{{banner-interno}}
Atendendo ao convite do prefeito de Leopoldina, José Roberto de Oliveira, cerca de dez prefeitos, ex–prefeitos, vereadores, presidentes de câmaras municipais e demais lideranças da cidade e região, como o Gerente Regional de Saúde, Willian Lobo de Almeida, e mais de trezentas pessoas, estiveram na última quinta-feira, 23, naquela cidade, para um bate papo com o deputado federal e pré–candidato ao governo de Minas, Marcus Pestana. Ele, que também é o presidente do PSDB em Minas, falou das suas expectativas e desafios de Minas Gerais nas eleições deste ano.
Depois de passar pelas cidades de Lavras, Campo Belo, Ponte Nova e Ubá, o deputado federal, eleito o melhor de Minas e o segundo do Brasil, era ansiosamente aguardado em Leopoldina. Marcus Pestana foi eleito pela Revista Veja o deputado federal que mais trabalhou para um país moderno, igualitário e competitivo. Ele também conseguiu uma das maiores pontuações no ranking de melhor desempenho no ano de 2013 na Câmara dos Deputados. Por tudo isto, o encontro foi muito concorrido e um bate–papo franco e aberto foi travado com as lideranças em torno da candidatura do senador Aécio Neves à presidência da república e a possibilidade de o próprio Marcus Pestana ser o nome para disputar o governo de Minas Gerais como sucessor de Anastasia.
O prefeito de Leopoldina, José Roberto, que vem conquistando a cada dia mais prestígio e liderança na Zona da Mata, não apenas defendeu o lançamento do deputado federal ao Governo de Minas, como também, afirmou que Marcus Pestana é o único capaz de aglutinar forças em torno de sua candidatura e que se eleito for, vai "tirar a Zona da Mata da paralisia em que se encontra". O prefeito de Leopoldina disse ainda que Pestana vai colocar em discussão o pacto federativo e o desequilíbrio na destinação de recursos para estados e municípios. José Roberto finalizou ressaltando o trabalho realizado pelo deputado em prol de Leopoldina.Marcus Pestana, destacou a importância das parcerias para os municípios e lembrou que as manifestações de junho 2013, mudaram o Brasil. "O congresso ficou perplexo, acuado. Além disso, a população não apresentou lideranças definidas, dando uma lição ao Congresso", disse o deputado. Sobre a Rede de Urgência e Emergência que está sendo implantado na Zona da Mata, ele lembrou o que aconeceu na região Norte de Minas, "onde constatamos queda da mortalidade", disse, aconselhando os prefeitos a apostarem neste projeto e na formalização de parcerias "principalmente no combate á dengue", acrescentou.
Sobre sua eventual candidatura ao governo de Minas, Marcus Pestana, disse que não vai criar problemas para o Partido (PSDB) e que a disputa interna se dará dentro das normas de civilidade "sem criar divisões e atritos", assegurou. E completou seu pensamento a este respeito: "A política é a arte de tornar possível o necessário transformando o mundo, a vida, a realidade, a partir de valores como a democracia e a justiça", finalizou Marcus Pestana arrancando aplausos do grande público presente ao encontro. (Fotos cedidas pela Prefeitura de Leopoldina){{banner-interno}}
Denúncias anônimas levaram os policiais militares de Itamarati de Minas a prenderem em flagrante três rapazes e apreender um menor de idade no final da manhã desta sexta-feira, 24 de janeiro, por tráfico de drogas. A operação foi realizada pelo Sargento Márcio Nunes e o cabo Santoro e aconteceu na ponte do rio dos Pires, que fica no centro daquela cidade. No último dia 20 de janeiro, segunda-feira, a PM descobriu uma "boca de fumo", também na região central de Itamarati de Minas, onde estavam, coincidemente, quatro jovens, sendo um menor de idade.
De acordo com Sargento Nunes, um telefonema anônimo avisou a Polícia a presença do grupo de rapazes na ponte fazendo transação com droga. Ao chegarem, os policiais encontraram os quatro suspeitos sendo que um deles estava manuseando um pequeno pacote de plástico com cerca de quarenta gramas de uma substância parecida com maconha. Eles foram revistados e no bolso da bermuda de um deles, C.N.M.M.S., foi encontrada a droga. Os outros dois maiores de idade detidos foram identificados também apenas pelas iniciais J.M.S. e H.M.C.A. Segundo a Polícia todos três já têm passagem na justiça por tráfico de drogas, inclusive o menor.
Eles foram trazidos para o posto avançado da Polícia Militar que funciona no prédio do Pronto Socorro Municipal de Cataguases onde passaram por avaliação médica e depois levados para a Delegacia de Polícia onde prestaram depoimento. O menor esteve acompanhado da representante legal, Sirlene Voigt de Oliveira, e deverá ser imputado à ele as penas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente.{{banner-interno}}